Logo Passei Direto
Buscar
Qual das alternativas a seguir apresenta dois dos principais órgãos responsáveis pela segurança alimentar no Brasil?

A. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
B. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Anvisa.
C. Universidades Federais e Instituto Adolf Lutz.
D. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro).
E. Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
User badge image
Praticando Para Aprender

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para identificar os principais órgãos responsáveis pela segurança alimentar no Brasil, vamos analisar as opções: A. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) - A Anvisa é responsável pela vigilância sanitária de alimentos e o Mapa é fundamental na produção e fiscalização da agricultura e pecuária, ambos essenciais para a segurança alimentar. B. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Anvisa - A Embrapa é importante para a pesquisa, mas a Anvisa sozinha não cobre todos os aspectos da segurança alimentar. C. Universidades Federais e Instituto Adolf Lutz - Embora as universidades contribuam para a pesquisa, não são órgãos reguladores diretos da segurança alimentar. D. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) - O IBGE é focado em estatísticas e o Inmetro em metrologia, não diretamente na segurança alimentar. E. Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) - A Abia representa a indústria, mas não é um órgão regulador. A alternativa que apresenta dois dos principais órgãos responsáveis pela segurança alimentar no Brasil é a A. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Cada país possui um órgão responsável pela criação de leis, controle, fiscalização e regulamentação das ações voltadas às condições higiênicos-sanitárias dos alimentos. No Brasil, essa função compete a(o): A. a) Ministério da Agricultura. B. b) Agência Nacional de Saúde Complementar. C. c) Conselho Nacional de Saúde. D. d) Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). E. e) Fundação Nacional de Saúde.

A respeito da segurança na produção agrícola, assinale a alternativa correta:

A. As Boas Práticas de Fabricação e o Sistema APPCC são ferramentas de gestão utilizadas nas etapas de industrialização e comercialização dos produtos agrícolas. Entretanto, essas ferramentas não são eficientes para a produção agrícola envolvendo o plantio e a colheita de vegetais.
B. Na etapa de produção primária, a presença de agrotóxicos em vegetais pode ser caracterizada como um perigo físico dentro do sistema APPCC.
C. As atividades associadas ao produto agrícola pós-colheita e que são objeto de beneficiamento assemelham-se às atividades de uma indústria, por serem contínuas, sequenciais e realizadas em períodos de tempo curtos, de modo que algumas horas de trabalho são suficientes para o término de todo o processo ou operação. Por essas características, o processo permite correção imediata de qualquer desvio de controle; pode, portanto, ser objeto da aplicação de toda a sequência lógica do Sistema APPCC.
D. Os programas de qualidade e segurança de produtos vegetais contemplam aqueles que serão destinados ao consumo direto, in natura, pois os utilizados como matéria-prima para a industrialização serão controlados pela própria indústria de beneficiamento.
E. Os perigos químicos, físicos e microbiológicos não podem ser associados à produção agrícola primária, pois, nessa etapa, é natural que ocorram contaminações nos produtos agrícolas; logo, esses perigos devem ser controlados após essa etapa.

Mais conteúdos dessa disciplina