Logo Passei Direto
Buscar
Segurança alimentar certamente é a característica mais valorizada pelo consumidor, mais do que bem-estar animal, manejo adequado ou responsabilidade ambiental e social. O produtor rural precisa enxergar sua real responsabilidade para com este tema, de forma com que ele possa contribuir da “porteira para dentro” para oferecer uma carne segura, de qualidade e que não transmita doenças ao homem, podendo ser consumida sem risco algum para o seu bom estado de saúde. A respeito da qualidade e da segurança da carne, assinale a alternativa correta.

A. É fundamental que a segurança alimentar passe a ser cada vez mais um compromisso do produtor, pois, com isso, o consumidor passa a ter a garantia de que está consumindo algo produzido com qualidade, segurança e responsabilidade.
B. Pesquisas afirmam que o consumidor não paga a mais pela segurança e pela qualidade de um produto. Portanto, esses são fatores secundários quando comparados, por exemplo, com as características sensoriais dos alimentos.
C. As carnes brasileiras não representam importância econômica para o país em termos de exportação.
D. A expressão qualidade da carne refere-se à qualidade do produto final, embalado e disponível ao consumidor, e por isso envolve as etapas finais do processo produtivo.
E. A qualidade da carne pode ser atribuída principalmente às características sensoriais e nutricionais do alimento.
User badge image
Ensinando Através de Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta em relação à qualidade e segurança da carne: A. É fundamental que a segurança alimentar passe a ser cada vez mais um compromisso do produtor, pois, com isso, o consumidor passa a ter a garantia de que está consumindo algo produzido com qualidade, segurança e responsabilidade. - Esta afirmação está correta, pois enfatiza a importância da segurança alimentar e a responsabilidade do produtor. B. Pesquisas afirmam que o consumidor não paga a mais pela segurança e pela qualidade de um produto. Portanto, esses são fatores secundários quando comparados, por exemplo, com as características sensoriais dos alimentos. - Essa afirmação é enganosa, pois muitos consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos que garantam segurança e qualidade. C. As carnes brasileiras não representam importância econômica para o país em termos de exportação. - Esta afirmação é falsa, pois as carnes brasileiras são uma importante commodity de exportação. D. A expressão qualidade da carne refere-se à qualidade do produto final, embalado e disponível ao consumidor, e por isso envolve as etapas finais do processo produtivo. - Embora a qualidade do produto final seja importante, a qualidade da carne também envolve as etapas anteriores do processo produtivo, como manejo e processamento. E. A qualidade da carne pode ser atribuída principalmente às características sensoriais e nutricionais do alimento. - Embora as características sensoriais e nutricionais sejam importantes, a qualidade da carne também envolve aspectos de segurança alimentar. Diante da análise, a alternativa correta é: A. É fundamental que a segurança alimentar passe a ser cada vez mais um compromisso do produtor, pois, com isso, o consumidor passa a ter a garantia de que está consumindo algo produzido com qualidade, segurança e responsabilidade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Cada país possui um órgão responsável pela criação de leis, controle, fiscalização e regulamentação das ações voltadas às condições higiênicos-sanitárias dos alimentos. No Brasil, essa função compete a(o): A. a) Ministério da Agricultura. B. b) Agência Nacional de Saúde Complementar. C. c) Conselho Nacional de Saúde. D. d) Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). E. e) Fundação Nacional de Saúde.

A respeito da segurança na produção agrícola, assinale a alternativa correta:

A. As Boas Práticas de Fabricação e o Sistema APPCC são ferramentas de gestão utilizadas nas etapas de industrialização e comercialização dos produtos agrícolas. Entretanto, essas ferramentas não são eficientes para a produção agrícola envolvendo o plantio e a colheita de vegetais.
B. Na etapa de produção primária, a presença de agrotóxicos em vegetais pode ser caracterizada como um perigo físico dentro do sistema APPCC.
C. As atividades associadas ao produto agrícola pós-colheita e que são objeto de beneficiamento assemelham-se às atividades de uma indústria, por serem contínuas, sequenciais e realizadas em períodos de tempo curtos, de modo que algumas horas de trabalho são suficientes para o término de todo o processo ou operação. Por essas características, o processo permite correção imediata de qualquer desvio de controle; pode, portanto, ser objeto da aplicação de toda a sequência lógica do Sistema APPCC.
D. Os programas de qualidade e segurança de produtos vegetais contemplam aqueles que serão destinados ao consumo direto, in natura, pois os utilizados como matéria-prima para a industrialização serão controlados pela própria indústria de beneficiamento.
E. Os perigos químicos, físicos e microbiológicos não podem ser associados à produção agrícola primária, pois, nessa etapa, é natural que ocorram contaminações nos produtos agrícolas; logo, esses perigos devem ser controlados após essa etapa.

Mais conteúdos dessa disciplina