Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Prévia do material em texto

6.1 – Verificar se a UAN dispõe de manual de boas práticas e se este está completo e atualizado .Mencionar a data que foi realizado a última revisão.
O manual de boas práticas fica de fácil acesso, se encontra atualizado e contém 87 páginas está completo, com as assinaturas e a última atualização data de janeiro de 2018 e irá ser feito novamente em agora no meio do ano de 2019.
6.2 – Verificar se a UAN dispõe dos POP relacionados à higienização de instalações, equipamentos e móveis, controle integrado de vetores e pragas urbanas, higienização do reservatório e higiene e saúde dos manipuladores e se estão atualizados (mencionar a data que foi realizada a última revisão).
Apresenta o POP de fácil acesso e legível com data de última revisão de Janeiro de 2018. O POP possui numerados seus objetivos, resultados esperados, materiais necessários, principais cuidados a serem evitados. 
6.3 – Verificar se há planilhas de controle de atividades (e temperaturas) e mencionar o quantitativo total de planilhas, local onde ficam disponíveis, responsável, pela verificação (preenchimento) e quais atividades e temperaturas são registradas.
Possui 4 planilhas de controle, são elas: Planilha de temperatura do café da manhã, planilha de temperatura do almoço, planilha de temperatura do jantar e planilha dos equipamentos.
Nas planilhas são anotadas as temperaturas aferidas dos alimentos no balcão pronto para o consumo, alimentos que devem se manter resfriados e aquecidos. São aferidos em dois momentos: no café da manhã ocorre primeiro às 7:00. No almoço, ocorre às 12:00. No jantar ocorre às 18:00. As planilhas ficam disponíveis em um local de fácil acesso, em cima de um balcão localizado entre a cozinha e o refeitório, escondidos da visão dos clientes por freezers, juntamente com uma pasta de documentos, um termômetro digital, etiquetas e saquinhos para amostragem, com informações dos alimentos. A temperatura registrada dos alimentos, geralmente atendem as normas de refrigeração até 10 graus e aquecimento acima de 65 graus.
6.4 – Descrever o procedimento adotado quando a temperatura do equipamento está inadequada.
Transferir os alimentos para equipamentos com a mesma função e procurar um técnico autorizado o equipamento que esta com a temperatura inadequada.
6.5 – Descrever o procedimento adorado para o descongelamento dos alimentos.
No final de semana é feito por temperatura ambiente no máximo 2hrs e nos dias de semana consegue fazer sob refrigeração. 
6.6 – Descrever o procedimento adotado para higienização de frutas e verduras.
Na higienização, é seguido o fluxograma fixado na parede da área de pré-preparo e preparo das frutas e verduras. Por ordem : Retira-se as partes danificadas ou estragadas; Lavar folha por folha, cacho por cacho em água corrente; preparar solução sanitizante (meia tampa do produto em pó em 5 litros de água tratada); colocar frutas e verduras imersos nessa solução por 10 minutos; enxaguar os alimentos em água corrente; deixar escorrer em local livre de contaminação; após secos, se não utilizados, guarda-los em sacos plásticos na geladeira para manter resfriados.
6.7 – Descrever o procedimento adotado quando as matérias primas e os ingredientes não são utilizados na sua totalidade.
Todo alimento preparado que vai para o balcão térmico é descartado, porém as matérias primas e ingredientes não utilizados na preparação voltam a ser armazenados sobre refrigeração e reutilizados na preparação da próxima refeição. Na maioria das vezes, são servidos como outro tipo de preparação, como exemplo: Frango grelhado sendo reutilizado na receita de salpicão como recheio, ovo mexido que volta como farofa.
6.8 – Descrever o procedimento adotado para o controle integrado de vetores e pragas urbanas, e as medidas adotadas antes e pós aplicação do controle químico, afim de evitar contaminação dos alimentos, equipamentos e utensílios.
Há um contrato com uma empresa terceirizada que presta o serviço mensalmente. O procedimento é padrão: há a retirada dos utensílios do ambiente, o procedimento químico é feito e então ocorre a higienização do
local e dos utensílios para daí serem realocados em seus respectivos lugares.
6.9 – Descrever o procedimento adotado para a destinação de resíduos orgânicos, recicláveis e óleos.
Os óleos são recolhidos a cada 3 dias por uma empresa credenciada. Os recicláveis são levados por uma empresa terceirizada. Resíduos orgânicos servem como lavagem e também como adubo.
6.10 – Identificar possíveis problemas para atender as normas BPFA.
Falta de estoque, separado por sala ou setor, dos produtos secos de higiene e limpeza. O espaço físico da padaria é pequeno em relação ao número de equipamentos e fornos. As verduras e frutas não tem estoques separados e bem armazenados, elas ficam no corredor o lado dos sanitários masculino e feminino, correndo risco de contaminação, principalmente de animais como gato, onde lá tem bastante. Não há sala para os profissionais de nutrição. Não há área climatizada para degelo, principalmente para ser manuseadas as carnes. Há uma necessidade de um contêiner para separar a grande quantidade de caixas de papelão, onde é recolhido pela própria empresa SESC semanalmente, ficando exposto no corredor das verduras e frutas, onde também dá acesso ao depósito de armazenamento dos alimentos industrializados. Utilização de toalhas de pano; Colher de pau; Sanitização incorreta; Equipamentos irregulares; Manuseio com má conduta.

Mais conteúdos dessa disciplina