Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Prévia do material em texto

Unidade
	
	Tipo de Prova
	
	
	Alcantara
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Avaliação
	
	Ano/Semestre
	
	Horário
	
	Data
	
	
	AV1
	
	2020.1
	
	Noite
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Curso
	
	Professor
	
	Administração 
	
	
	
	
	
	
	Disciplina: Teoria das Organizações
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Observações – Rasura invalida a questão!
	
	A prova deverá ser feita com caneta azul ou preta
 
	
	
	
	
	
1 ) Diante dos problemas existentes em sua indústria, Walter Lemos solicitou a assessoria de um consultor de empresas. Depois de um cuidado diagnóstico da situação da indústria, o consultor elaborou um longo relatório no qual mencionava, entre outras coisas, que a empresa somente se preocupava com sua área industrial, que a visão predominante da empresa era tipicamente mecanicista, com uma abordagem de sistema fechado, que os operários eram superespecializados, os gerentes tinham uma visão microscópica de seus subordinados e os gerentes se preocupavam mais em como fazer as coisas do que com o que fazer. O que o consultor queria dizer com essas afirmações ?
R - A empresa seguia os mesmos padrões das teorias da Administração Científica e o consultor identificou os pontos negativos desse processo. 
Todo o processo é mecânico e pouco expressivo, sem espaço para novas ideias, adaptações e inovação. Colocando os empregados em uma limitação e impedindo seu progresso e evolução como profissional, o fazendo trabalhar de maneira “robótica”, como se o mesmo fosse apenas uma peça de engrenagem na empresa. Pois nesse tipo de processo não há dinâmica, plano de carreira e nem disposição em aperfeiçoar o funcionário.
2 ) Carlos Siqueira é gerente do Departamento de Vendas da Mayerlinck. Dirige cerca de 15 vendedores, dois assessores de vendas e dois auxiliares internos de apoio. Em recente reunião de diretoria, Carlos foi incubido de aumentar em 12% as vendas da empresa no decorrer do ano. A meta é ambiciosa e o seu principal desafio é saber como motivar seu pessoal e canalizar os esforços da equipe na direção correta. Em sua mesa de trabalho, Carlos está imaginando as necessidades humanas que deveriam ser priorizadas para poder realizar sua meta por meio dos vendedores. Como montar o esquema ?
 R - O esquema pode ser montado através de uma boa estratégia, bem definida e bem repassada aos funcionários. Além de, criar ações de incentivo, com metas a serem atingidas e foco no retorno que o funcionário receberá mediante o esforço disposto.
3 ) A mudança da Mandrágora - O mundo mudou e Herivelto Barcelos queria também mudar a sua empresa para mantê-la sempre inovadora e competitiva, Queria contratar um consultor para ajuda-lo nessa tarefa, mas todos os diretores foram unânimes em afirmar que Mandrágora tinha condições de tocar por si mesma o processo de mudança. A própria organização informal da empresa poderia ser acionada como elemento de reforço. Como Herivelto poderia equacionar as forças positivas e negativas à mudança ?
R - Forças positivas – Inovação , expansão, crescimento e desenvolvimento da empresa.
Forças negativas – Processos mais complexos, dificuldade de adaptação, demora de resultados positivos, erro em alguma definição de processo, dificuldade em aplicar tudo o que for decidido.
4 ) A diretoria da J.J. Albano está frente a uma opção muito difícil. O crescimento da empresa e a expansão dos mercados estão exigindo uma nova postura para garantir a sobrevivência e o sucesso da organização. A empresa sempre foi centralizada e a matriz concentra todas as decisões e controles. Todavia, essa centralização tem trazido problemas de congestionamento e saturação de informação na cúpula, demora nas decisões, desconhecimento do problemas locais, sobrecarga dos executivos da matriz, impotência dos executivos regionais para resolver problemas, falta de comprometimento dos funcionários que apenas executam e nada decidem, e problemas com clientes. O que fazer ?
O melhor caminho é a descentralização. Capacitar novos funcionários a assumir cargos de responsabilidade e gestão nas filiais, na qual tenha a capacidade de decisão, solução de problemas e administração de conflitos. Quando a empresa se dispõe a ampliar o leque de cargos para facilitar o andamento dos processos da empresa, é importante que sejam profissionais capacitados, que entendam o processo da empresa como um todo e sejam competentes nas suas tarefas e deveres. Os funcionários precisam ser treinados para aprender a resolver problemas por menores e ter autonomia para junto a um gestor achar a melhor solução de possíveis problemas que venham a surgir na empresa. Importante destacar a relevância em se ter uma ótima comunicação interna para que não haja problemas futuros.

Mais conteúdos dessa disciplina