Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX - CAMPUS CAPIM MACIO
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL (TURMA: CIVM2A)
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO GERAL
PROFESSORA: LANA VIVIANE LINHARES
ALUNO: JOSÉ AUGUSTO M. DA SILVA (MAT.: 201622200044)
ESTUDO DIRIGIDO – DIREÇÃO
(1)    Explique o conceito de direção.
Dirigir é traduzir as metas e os objetivos organizacionais para os funcionários, de modo que todos os níveis tenham embasamento necessário para trabalhar visando um propósito para a organização. Corresponde a terceira função administrativa, sendo a que está intrinsecamente ligada ao relacionamento interpessoal dentro dos setores da organização e sendo executada em todos os níveis hierárquicos.
(2)   Como a direção se distribui nos vários níveis hierárquicos da organização?
No nível mais alto da organização a direção é ampla e genérica, corresponde a visão do todo, possuindo um direcionamento para um período de tempo maior; no nível gerencial, a direção foca na departamentalização dos setores, focando em cada área separadamente. O tempo de direcionamento é menor, sendo de médio prazo; e no nível operacional a direção supervisiona o trabalho desempenhado abordando cada operação realizada, é detalhada, possui uma amplitude micro orientada e seu tempo de execução é de curto prazo.
(3)   Comente os estilos de direção.
É possível observar um estilo de direcionamento mais antigo em que se baseia na desconfiança das pessoas, na vontade de trabalhar e na falta de disposição às mudanças e um segundo estilo, mais moderno, em que se é possível observar a disponibilidade das pessoas para trabalhar, são responsáveis e passíveis a mudanças. A partir do estudo dessas características observou-se que o administrador possui duas vertentes de concepção a respeito da natureza das pessoas e partindo disso são criados dois estilos de liderança.
(4)   Explique a Teoria X e a Teoria Y e os estilos administrativos resultantes.
Segundo McGregor, existem dois tipos de estilo administrativo ao observar-se a maneira como encaramos a personalidade humana:
- A Teoria X pressupõe que as pessoas são preguiçosas, detestam o trabalho, são irresponsáveis e resistentes à mudanças, isso gera uma administração mais rígida, autocrática, centrada no poder dos superiores e com desconfiança na execução dos trabalhos desenvolvidos pelas pessoas.
- A Teoria Y sugere que as pessoas têm iniciativa própria, são organizadas, aceitam facilmente as mudanças e desafios empregados e são participativas e criativas. Isso consequentemente gera uma administração colaborativa com uma liderança participativa e compartilhamento de confiança entre as pessoas, tornando possível uma comunicação mais fluida entre os funcionários e os setores.
(5)    Explique as quatro variáveis comportamentais escolhidas por Likert.
Em suas pesquisas, Likert observou quatro vertentes que definem o comportamento dos líderes: o processo decisório define se o administrador utilizará de um processo de tomada de decisões centralizado, em que sua opinião é a única aceita, ou descentralizado, em que o modelo de gestão é um processo participativo e colaborativo entre todos; o administrador pode utilizar-se de um processo de comunicação em que ele limita as informações repassadas e recebe os resultados dos níveis inferiores ou um sistema aberto em que a comunicação chega em todos os setores; quanto ao relacionamento, o gestor pode adotar a divisão de tarefas exclusivas, em que os cargos especializados não permite a comunicação entre os departamentos ou uma postura voltada ao trabalho de equipe, em que os grupos trabalham de forma unida e sistemática; ou ainda, o administrador pode utilizar-se de uma postura em que seus subordinados são punidos por falhas acometidas ou um esquema de recompensas em que os funcionários são motivados a trabalhar ganhando brindes ou nomeações.
(6)   Explique os sistemas 1, 2, 3 e 4.
- No sistema Autoritário-Coercitivo os funcionários são tratados de forma dura, sendo obrigados a obedecer as regras e trabalhar conforme as decisões que são tomadas pela presidência da organização. Não existe relacionamento interpessoal e nem o compartilhamento de informações, além de serem utilizados castigos e punições.
- O sistema 2 é autoritário, porém existe certo compartilhamento de informações e as decisões podem ser tomadas através da delegação de algumas pessoas, desde que siga as orientações dos níveis mais altos. Existem punições, mas é verificado a existência de certos tipos de recompensas.
- No sistema Consultivo existe a contribuição das pessoas nos processos decisórios, ocorrendo delegação e descentralização de poder e por vezes, os trabalhos podem ser realizados em equipes e grupos. O sistema utiliza poucas punições e algumas recompensas.
- O quarto e último sistema, o Participativo, baseia-se na divisão de tarefas e na participação de todos dentro da organização. O poder é descentralizado e todos participam do processo decisório, as informações são compartilhadas por todos os setores e o trabalho conjunto é incentivado. Amplamente são oferecidas recompensas salarias e as punições, quando ocorrem, são decididas pela equipe de trabalho.
(7)   Explique o papel da direção na articulação entre variáveis organizacionais e humanas.
O papel da direção como função administrativa é integrar as variáveis humanas, no que dizem respeito a habilidades, comportamentos, valores e necessidades às variáveis organizacionais, colaborando para que esses dois fatores caminhem juntos em busca a sintetizar os objetivos da organização. A partir desses fatores, o administrador direciona, toma decisões e modifica a estrutura organizacional, repercutindo diretamente no relacionamento do membros da organização e em seu comportamento. 
(8)   Quais os mecanismos de integração utilizados pelo administrador?
O processo decisorial que diz respeito as tomadas de decisão dentro da organização, os sistemas de comunicação que indicam a liberação de informação para os setores, as relações interpessoais que tratam do relacionamento entres os funcionários e o processo de punições e recompensas que age sobre as necessidades e o espirito motivacional dentro da organização.
(9)   Defina o conceito de grupo social.
Grupo social é um conjunto de dois ou mais indivíduos que interagem entre si, trocando experiências, compartilhando suas experiências e tomando decisões que colaborem para que cada membro execute melhor tarefas em sua área.
(10)    Defina o conceito de equipe.
Equipe é um grupo de pessoas que trabalham em conjunto visando o alcance de um objeto comum a todos, do qual são responsáveis todos os membros. Na equipe os esforços individuais são somados resultando em um nível de desempenho maior que o que teria se exercesse suas atividades individualmente.
(11)    Quais os aspectos que diferenciam o grupo de trabalho e a equipe?
Na equipe a responsabilidade e o objetivo são metas de todos, enquanto que no grupo o primordial é o compartilhamento de informações entre os membros. Enquanto no grupo cada membro age individualmente para adquirir aquilo que lhe convém, na equipe os resultados são compartilhadas. No grupo as habilidades de seus membros são variadas e pessoais, enquanto que em equipe um complementa o outro.
(12)    O que é envolvimento das pessoas?
Consiste em atrair os funcionários para o centro administrativo da organização, fazendo com que eles tenha participação nas escolhas e motivando sua responsabilidade e sucesso organizacional.
(13)    Explique a administração participativa, participação representativa, força-tarefa, e círculos de qualidade.
A administração participativa é a descentralização do poder da chefia, sendo compartilhado o processo decisório organizacional entre todos o que fazem parte. A participação representativa consiste na participação direta de um grupo de funcionários no processo de tomada de decisão da organização, com o objetivo de equilibrar a representatividade de todos os envolvidos na organização. Força-tarefa é um agrupamento temporário de certa quantidade de funcionários que se juntam pararealizar determinada tarefa ou missão. Círculos de qualidade é um grupo de funcionários que reúnem-se periodicamente para tomar decisões que dizem respeito a qualidade dos serviços ou produtos prestados pela organização.

Mais conteúdos dessa disciplina