Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

·  área da Matemática que calcula as chances de um evento ocorrer, em um determinado contexto 
· A palavra “aleatório” significa algo que não segue um padrão. Portanto, um experimento aleatório é qualquer experiência que dê um resultado desconhecido e incerto. Não podemos afirmar que um determinado resultado sempre sairá, o máximo que podemos fazer é calcular as chances de cada resultado ocorrer. O mesmo acontece com um dado.
· Ponto amostral é o nome formal para “resultado”. 
Em um experimento aleatório, qualquer resultado que sair é chamado de ponto amostral. Se lançarmos um dado, o resultado pode ser 1, 2, 3, 4, 5 ou 6. Então, cada um desses números é um ponto amostral desse experimento.
· O Espaço amostral é o conjunto de todos os pontos amostrais de um experimento aleatório. Também pode ser chamado de Universo. O número de elementos de um espaço amostral é representado pela expressão: n(Ω).
Como se trata de um conjunto, qualquer notação da matérias de Conjuntos Numéricos  pode representá-lo. Não deixe de dar uma olhada nesse conteúdo antes de continuarmos!
Como exemplo, podemos dizer que o espaço amostral do lançamento de um dado é:
Ou seja, o espaço amostral é S = {1,2,3,4,5,6)
Neste caso, n(Ω) = 6. 
Espaços equiprováveis
Um espaço amostral é classificado como equiprovável quando todos os pontos amostrais dentro dele têm a mesma chance de ocorrer. Quando lançamos uma moeda, há exatamente 50% de chance de sair cara ou coroa.
Se um dado estiver “viciado”, não será mais um espaço equiprovável, pois haverá mais chance de sair o número pesado do que os demais. 
Se o dado estiver viciado a ponto de sair sempre o mesmo número, mais nenhum outro, não será nem sequer um experimento aleatório.
Evento é qualquer subconjunto de um espaço amostral. 
São formados por pontos amostrais de um contexto específico, delimitado do espaço amostral. O número de elementos de um evento é representado por n(E).
Se queremos saber as chances de sair apenas números ímpares no lançamento de um dado, isto é um evento. Pois houve a delimitação, ou seja, formação de um subconjunto dentro do espaço amostral total.
· Pode ser chamado de evento simples quando possui apenas um elemento, ou seja, só há a chance de sair um resultado único. Ex: chance de sair 1 no lançamento de um dado.
· Um evento certo é igual ao espaço amostral, por isso, a probabilidade de que um evento certo ocorra é de 100%. Ex: chance de sair um número natural no lançamento de um dado.
· Um evento impossível ocorre quando o conjunto é vazio, ou seja, não possui nenhum ponto amostral. Ex: chance de sair 7 no lançamento de um dado.
· Eventos complementares são aqueles em que a intersecção entre os eventos  resulta num conjunto vazio e a união é igual a todo o espaço amostral. Ex: O evento (A), em que se olha a probabilidade de sair um número par, e o evento (B), em que se olha a probabilidade de sair um número ímpar, são complementares. 
image1.png
image2.png

Mais conteúdos dessa disciplina