Logo Passei Direto
Buscar

SIMULADO1 Fundamentos para Analista Educacional (SEE MG) 2023

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A trajetória da criança e do adolescente no Brasil é marcada por diversas privações e dificuldades. Ao estudá-la, evidenciam-se diversos problemas enfrentados, tais como, maus tratos, abusos sexuais, mortalidade infantil, miséria, fome, crianças sem teto, sem família, escravas do trabalho, isso tudo sendo causado por negligência do Estado, da família e da sociedade em geral.
A educação da sociedade brasileira foi um fator de extrema importância que serviu para delimitar as classes em:
a) socialistas e capitalistas.
b) povo e políticos.
c) empregados e patrões.
d) sindicalistas e empresários.
e) comunistas e liberais.

Anísio Teixeira foi um dos maiores educadores do século XX lutando incansavelmente para enfrentar os problemas educacionais brasileiros. Seus enfrentamentos relacionavam-se a enfatizar que o Estado deveria garantir uma escola pública, gratuita, obrigatória e laica.
Seu discurso educacional traz a cena de que a escola é
a) um forte mecanismo para desenvolvimento da ciência econômica.
b) a base do pensamento filosófico da humanidade.
c) progressivamente influenciadora do pensamento pedagógico.
d) a principal máquina produtora de democracia.
e) a máquina preparatória para a vida social.

Ladislau Dowbor, em Educação e apropriação da realidade local, assevera que a geração de conhecimentos sobre a realidade local e a promoção de uma atitude proativa para o desenvolvimento fazem parte evidente de uma educação que pode se tornar instrumento científico e pedagógico da transformação local.
Sobre a globalização e o desenvolvimento local, o autor entende que
a) a qualidade de vida não depende muito – ainda que possa sofrer os seus impactos – da globalização: depende da iniciativa local.
b) a globalização impede os municípios de tomarem as rédeas do próprio desenvolvimento e ainda de resgatar o espaço local e buscar melhorias.
c) quanto mais se desenvolve a globalização, mais as pessoas estão abandonando o espaço local e desistindo de melhorar as condições de vida no seu entorno imediato.
d) tudo está globalizado, sendo as regras ditadas por corporações transnacionais, que se organizam entre diferentes nações atuando em vários países.
e) asfaltamento, sistema de drenagem e infraestruturas do bairro são questões locais, mas sua melhoria passa antes por mudanças na concentração mundial do poder econômico.

Para Carvalho (2009), este século está nos mostrando quão necessária é a participação de todos os cidadãos no desenvolvimento da sociedade. Quando se trata da educação, a comunidade deve integrar-se aos projetos da escola, buscando participar de seu cotidiano.
Não é um molde que se aplique a todo mundo. É uma receita que
a) costuma dar bons resultados quando a escola é pequena.
b) deve ser aplicada experimentalmente.
c) todos devem adaptar.
d) pode ser seguida por poucas escolas.
e) se ajusta à maioria das escolas.

Cortella (1995), ao discutir a relação entre a sociedade e a escola, afirma que a escola pode, sim, servir para reproduzir as injustiças mas, concomitantemente, é também capaz de funcionar como instrumento para mudanças; as elites a utilizam para garantir seu poder mas, por não ser asséptica, ela também serve para enfrentá-las.
Tal concepção é denominada pelo autor como otimismo crítico, no qual o educador
a) tem sua profissão como uma vocação.
b) desenvolve uma atividade marcada pela neutralidade.
c) é considerado como um agente do bem comum.
d) é alguém que tem um papel político/pedagógico.
e) é um agente da ideologia dominante.

Para termos cidadania ativa, precisamos de uma cidadania informada. A tendência que temos hoje é que só alguns políticos ou chefes econômicos locais dispõem da informação, e ditam o seu programa à cidade (Dowbor, 2007).
No texto Educação e apropriação da realidade local, o autor defende que a condição central do desenvolvimento é
a) a educação para o desenvolvimento a partir de currículos centrados na formação de pessoas úteis para a economia local.
b) a democratização do conhecimento do território e das suas dinâmicas mais variadas.
c) um currículo escolar formulado a partir de conhecimentos mais práticos e relevantes do ponto de vista da globalização da cultura mundial.
d) a crítica ao paradoxo global, visto que as políticas locais são cada vez mais objetos passivos do processo de globalização.
e) a rejeição a toda forma de globalização da educação e da cultura que se contrapõe às iniciativas locais.

Refere-se a uma área de estudo sobre o desenvolvimento dos indivíduos em um processo histórico e social, se preocupando com as potencialidades do indivíduo, que são impedidas de se desenvolverem diante de um trabalho alienado.
Mediante a essa afirmativa, estamos nos referindo à/ao:
a) Psicologia do Trabalho.
b) Pedagogia do Oprimido.
c) Pedagogia do Trabalho.
d) Trabalho Alienado.

O início dos estudos sociológicos sobre a empresa situa-se, especialmente, na primeira metade do século XIX. Acerca da possível razão que, impulsionou a euforia inicial destes estudos, assinale a alternativa correta.
a) O desenvolvimento industrial daquele contexto de época deu origem a certo ceticismo e desencanto, face aos problemas sociais decorrentes da organização fabril
b) A decadência industrial e as poucas funções de trabalho motivaram um clima de pessimismo em relação às perspectivas de trabalho
c) O excesso de agrados e recompensas destinados aos empregados desencadeou um comportamento não responsável, e também não comprometido com as obrigações laborais diárias
d) Embora os salários estivessem, naquela época, compatíveis com as atividades laborais realizadas pelos funcionários, as condições do ambiente de trabalho eram insalubres

Émile Durkheim (1858-1917) filósofo e sociólogo francês discorreu no texto abaixo sobre educação: “A educação tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança estados físicos e morais que são requeridos pela sociedade política no seu conjunto”.
Sobre a perspectiva durkheimiana a educação tem o objetivo de:
a) Desenvolver seres contrários ao sistema educacional vigente no país nas quais elas residem.
b) Formar cidadãos que serão necessários ao espaço público e, não somente o individual.
c) Formar cidadãos contrários à política empregada pelos administradores das cidades.
d) Individualizar os atos dos futuros adultos evitando a comunicação entre pessoas.

Identifique o teórico que expressou e criticou de forma contundente o fenômeno da alienação do trabalho e do trabalhador da riqueza social que ele produz, ao analisar as condições de privação e sofrimento dos trabalhadores e de seus filhos nos primórdios da Revolução Industrial considerando que ainda hoje, em todo o mundo, milhões de trabalhadores são submetidos a salários de fome, insuficientes para uma vida digna para eles e suas famílias.
Assinale a alternativa correta.
a) Erick Erikson.
b) Olavo de Carvalho.
c) Darcy Ribeiro.
d) Paulo Freire.
e) Karl Marx.

Naura S. C. Ferreira (2004) aponta para a necessidade de humanizar a formação e as condições de existência dos profissionais da educação e da gestão da educação ressignificando-as com outra base ética que permita fazer frente aos desafios violentos da cultura globalizada.
Segundo a autora, fraternidade, solidariedade, justiça social, respeito, bondade e emancipação humana, mais do que nunca, precisam ser assimilados e incorporados como consciência e compromisso da gestão democrática da educação – princípios que necessitam nortear as decisões a serem tomadas no sentido da
a) socialização e da formação intelectual de todos os que passam pela escola.
b) formação de um novo cidadão do mundo, pessoalmente digno e profissionalmente competente.
c) compreensão adequada da realidade e de melhor intercâmbio comercial entre os povos.
d) moldagem de seres humanos intelectualmente fortes, emocionalmente ajustados e tecnicamente capazes.
e) humanização e da formação de todas as pessoas que vivem nesse planeta.

O movimento de Cultura Popular foi engendrado pela
a) Organização Mundial da Saúde.
b) Organização Nacional dos Estudantes.
c) Organização Mundial dos Direitos Civis.
d) Organização Nacional dos Educadores.

A educação acontece nos mais diversos contextos e lugares, cada educador tem uma posição frente à comunidade que está inserido e ao trabalho que desenvolve, pois a educação é uma forma de intervenção no mundo. Exige do educador uma postura ética e política, comprometida com a justiça e a equidade social. Assim é preciso que ele assuma
Está correto o que se afirma em
I. a luta contra a miséria, a fome, a injustiça social e qualquer forma de opressão.
II. a manutenção das hierarquias de poder e das classes sociais, prevalecendo os interesses da elite dominante.
III. a busca pela autonomia, liberdade, expressão do pensamento crítico e criativo de homens e mulheres, pelo exercício pleno da cidadania.
IV. a denúncia de qualquer prática preconceituosa, discriminatória e autoritária que seja contrária a um estado democrático.
a) I, II, III e IV.
b) I, II e III, apenas.
c) II, III e IV, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, III e IV, apenas.

Considere as seguintes afirmativas:
I- Para Karl Marx, a Modernidade é responsável pelo surgimento da burguesia, demarcando a divisão das classes sociais.
II- Marx Weber afirma que o homem na Modernidade deve ser um sujeito racional, cuja educação por meio do direito social é fundamental para o Estado e empresas.
III- A intensificação da divisão do trabalho, o fortalecimento do individualismo e a necessidade da consciência coletiva são ideias defendidas por Emile Durkheim.
a) Estão corretas somente as afirmativas II e III.
b) Somente a afirmativa III está correta.
c) Estão corretas somente as afirmativas I e II.
d) Estão incorretas somente as afirmativas II e III.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Ball (2006) considera que há um novo discurso de poder nas sociedades pós-industriais materializado na responsabilização (accountability) e na competição, legitimando novas identidades sociais. O ato de ensinar e a subjetividade dos(as) professores(as) modificam-se no contexto desse novo modelo de gestão da qualidade e de excelência, diante de novas formas de controle empresarial. Assim, nesse novo modelo de gestão privada que se instala nas instituições públicas, pode-se afirmar que a qualidade frequentemente se faz representar pelo cumprimento de metas de:
a) produtividade, eficácia, efetividade e excelência.
b) produtividade, empenhamento, burocracia e efetividade.
c) ações, desempenho, burocracia e excelência.
d) produtividade, desempenho, eficácia, efetividade e excelência.
e) empenhamento, burocracia, efetividade e excelência.

Ramos (2001) afirma que a importância da relação trabalho-educação justifica-se porque justamente a partir dela, a formação humana se configura como processo contraditório e marcado pelos valores:
(A) deterministas.
(B) socialistas.
(C) profissionais.
(D) capitalistas.

À escola cabe criar condições que garantam o aprendizado de conteúdos necessários para a vida em sociedade, oferecendo instrumentos de compreensão da realidade, bem como favorecendo a participação dos educandos nas instâncias sociais de sua comunidade. O trabalho específico da escola na sociedade contemporânea é
A) articular-se com o sistema produtivo para aperfeiçoamento do sistema capitalista, preocupando-se com a formação de indivíduos para o mercado de trabalho, de acordo com as exigências da sociedade industrial e tecnológica, valorizando aspectos mensuráveis e observáveis.
B) proporcionar um conjunto de práticas planejadas com o propósito de contribuir para que os alunos assimilem determinados elementos culturais, considerados essenciais para seu desenvolvimento e para a sociedade, que, dificilmente, seriam adquiridos sem uma orientação específica.
C) promover uma formação puramente moral e intelectual, lapidando o aluno para a convivência social, tendo como pressuposto a conservação da sociedade em seu estado atual (status quo). A escola terá como foco apenas a cultura, sendo os problemas sociais resguardados apenas à própria sociedade.
D) desenvolver mecanismos de mudanças institucionais e no aluno, com base na participação grupal, no qual ocorre a prática de toda a aprendizagem. Exercer uma transformação na personalidade do aluno no sentido autogestionário, resistindo contra a burocracia como instrumento de ação dominadora e controladora do estado.

Regina Leite Garcia, no livro Revisitando a Pré-Escola, afirma que: “Uma escola comprometida com o projeto da classe trabalhadora estimularia os valores da coletividade, da solidariedade, da cooperação, além de criar metodologias que incorporem a redefinição de materiais e o uso de materiais, não como fim, mas como meio para realizar projetos coletivos das crianças, ou propostos pela
a) família.
b) comunidade.
c) secretaria de educação.
d) professora.

Os novos tempos exigem um padrão educacional que esteja voltado para o desenvolvimento de um conjunto de competências e de habilidades essenciais, a fim de que os alunos possam fundamentalmente compreender e refletir sobre a realidade, participando e agindo no contexto de uma sociedade comprometida com o futuro. Na sociedade da informação, a escola deve
A) oferecer uma formação geral na direção de uma educação integral.
B) ser “lecionadora do conhecimento”, pois tem a possibilidade de ser determinante sobre o desenvolvimento.
C) servir de bússola para navegar no mar do conhecimento, corroborando a visão utilitarista de oferecer informações “úteis” para obter resultados.
D) destacar em primeiro plano as informações que são atualizadas em frações de segundos, evitando o desgaste e o comprometimento das ações voltadas para o aprimoramento do ensino.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A trajetória da criança e do adolescente no Brasil é marcada por diversas privações e dificuldades. Ao estudá-la, evidenciam-se diversos problemas enfrentados, tais como, maus tratos, abusos sexuais, mortalidade infantil, miséria, fome, crianças sem teto, sem família, escravas do trabalho, isso tudo sendo causado por negligência do Estado, da família e da sociedade em geral.
A educação da sociedade brasileira foi um fator de extrema importância que serviu para delimitar as classes em:
a) socialistas e capitalistas.
b) povo e políticos.
c) empregados e patrões.
d) sindicalistas e empresários.
e) comunistas e liberais.

Anísio Teixeira foi um dos maiores educadores do século XX lutando incansavelmente para enfrentar os problemas educacionais brasileiros. Seus enfrentamentos relacionavam-se a enfatizar que o Estado deveria garantir uma escola pública, gratuita, obrigatória e laica.
Seu discurso educacional traz a cena de que a escola é
a) um forte mecanismo para desenvolvimento da ciência econômica.
b) a base do pensamento filosófico da humanidade.
c) progressivamente influenciadora do pensamento pedagógico.
d) a principal máquina produtora de democracia.
e) a máquina preparatória para a vida social.

Ladislau Dowbor, em Educação e apropriação da realidade local, assevera que a geração de conhecimentos sobre a realidade local e a promoção de uma atitude proativa para o desenvolvimento fazem parte evidente de uma educação que pode se tornar instrumento científico e pedagógico da transformação local.
Sobre a globalização e o desenvolvimento local, o autor entende que
a) a qualidade de vida não depende muito – ainda que possa sofrer os seus impactos – da globalização: depende da iniciativa local.
b) a globalização impede os municípios de tomarem as rédeas do próprio desenvolvimento e ainda de resgatar o espaço local e buscar melhorias.
c) quanto mais se desenvolve a globalização, mais as pessoas estão abandonando o espaço local e desistindo de melhorar as condições de vida no seu entorno imediato.
d) tudo está globalizado, sendo as regras ditadas por corporações transnacionais, que se organizam entre diferentes nações atuando em vários países.
e) asfaltamento, sistema de drenagem e infraestruturas do bairro são questões locais, mas sua melhoria passa antes por mudanças na concentração mundial do poder econômico.

Para Carvalho (2009), este século está nos mostrando quão necessária é a participação de todos os cidadãos no desenvolvimento da sociedade. Quando se trata da educação, a comunidade deve integrar-se aos projetos da escola, buscando participar de seu cotidiano.
Não é um molde que se aplique a todo mundo. É uma receita que
a) costuma dar bons resultados quando a escola é pequena.
b) deve ser aplicada experimentalmente.
c) todos devem adaptar.
d) pode ser seguida por poucas escolas.
e) se ajusta à maioria das escolas.

Cortella (1995), ao discutir a relação entre a sociedade e a escola, afirma que a escola pode, sim, servir para reproduzir as injustiças mas, concomitantemente, é também capaz de funcionar como instrumento para mudanças; as elites a utilizam para garantir seu poder mas, por não ser asséptica, ela também serve para enfrentá-las.
Tal concepção é denominada pelo autor como otimismo crítico, no qual o educador
a) tem sua profissão como uma vocação.
b) desenvolve uma atividade marcada pela neutralidade.
c) é considerado como um agente do bem comum.
d) é alguém que tem um papel político/pedagógico.
e) é um agente da ideologia dominante.

Para termos cidadania ativa, precisamos de uma cidadania informada. A tendência que temos hoje é que só alguns políticos ou chefes econômicos locais dispõem da informação, e ditam o seu programa à cidade (Dowbor, 2007).
No texto Educação e apropriação da realidade local, o autor defende que a condição central do desenvolvimento é
a) a educação para o desenvolvimento a partir de currículos centrados na formação de pessoas úteis para a economia local.
b) a democratização do conhecimento do território e das suas dinâmicas mais variadas.
c) um currículo escolar formulado a partir de conhecimentos mais práticos e relevantes do ponto de vista da globalização da cultura mundial.
d) a crítica ao paradoxo global, visto que as políticas locais são cada vez mais objetos passivos do processo de globalização.
e) a rejeição a toda forma de globalização da educação e da cultura que se contrapõe às iniciativas locais.

Refere-se a uma área de estudo sobre o desenvolvimento dos indivíduos em um processo histórico e social, se preocupando com as potencialidades do indivíduo, que são impedidas de se desenvolverem diante de um trabalho alienado.
Mediante a essa afirmativa, estamos nos referindo à/ao:
a) Psicologia do Trabalho.
b) Pedagogia do Oprimido.
c) Pedagogia do Trabalho.
d) Trabalho Alienado.

O início dos estudos sociológicos sobre a empresa situa-se, especialmente, na primeira metade do século XIX. Acerca da possível razão que, impulsionou a euforia inicial destes estudos, assinale a alternativa correta.
a) O desenvolvimento industrial daquele contexto de época deu origem a certo ceticismo e desencanto, face aos problemas sociais decorrentes da organização fabril
b) A decadência industrial e as poucas funções de trabalho motivaram um clima de pessimismo em relação às perspectivas de trabalho
c) O excesso de agrados e recompensas destinados aos empregados desencadeou um comportamento não responsável, e também não comprometido com as obrigações laborais diárias
d) Embora os salários estivessem, naquela época, compatíveis com as atividades laborais realizadas pelos funcionários, as condições do ambiente de trabalho eram insalubres

Émile Durkheim (1858-1917) filósofo e sociólogo francês discorreu no texto abaixo sobre educação: “A educação tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança estados físicos e morais que são requeridos pela sociedade política no seu conjunto”.
Sobre a perspectiva durkheimiana a educação tem o objetivo de:
a) Desenvolver seres contrários ao sistema educacional vigente no país nas quais elas residem.
b) Formar cidadãos que serão necessários ao espaço público e, não somente o individual.
c) Formar cidadãos contrários à política empregada pelos administradores das cidades.
d) Individualizar os atos dos futuros adultos evitando a comunicação entre pessoas.

Identifique o teórico que expressou e criticou de forma contundente o fenômeno da alienação do trabalho e do trabalhador da riqueza social que ele produz, ao analisar as condições de privação e sofrimento dos trabalhadores e de seus filhos nos primórdios da Revolução Industrial considerando que ainda hoje, em todo o mundo, milhões de trabalhadores são submetidos a salários de fome, insuficientes para uma vida digna para eles e suas famílias.
Assinale a alternativa correta.
a) Erick Erikson.
b) Olavo de Carvalho.
c) Darcy Ribeiro.
d) Paulo Freire.
e) Karl Marx.

Naura S. C. Ferreira (2004) aponta para a necessidade de humanizar a formação e as condições de existência dos profissionais da educação e da gestão da educação ressignificando-as com outra base ética que permita fazer frente aos desafios violentos da cultura globalizada.
Segundo a autora, fraternidade, solidariedade, justiça social, respeito, bondade e emancipação humana, mais do que nunca, precisam ser assimilados e incorporados como consciência e compromisso da gestão democrática da educação – princípios que necessitam nortear as decisões a serem tomadas no sentido da
a) socialização e da formação intelectual de todos os que passam pela escola.
b) formação de um novo cidadão do mundo, pessoalmente digno e profissionalmente competente.
c) compreensão adequada da realidade e de melhor intercâmbio comercial entre os povos.
d) moldagem de seres humanos intelectualmente fortes, emocionalmente ajustados e tecnicamente capazes.
e) humanização e da formação de todas as pessoas que vivem nesse planeta.

O movimento de Cultura Popular foi engendrado pela
a) Organização Mundial da Saúde.
b) Organização Nacional dos Estudantes.
c) Organização Mundial dos Direitos Civis.
d) Organização Nacional dos Educadores.

A educação acontece nos mais diversos contextos e lugares, cada educador tem uma posição frente à comunidade que está inserido e ao trabalho que desenvolve, pois a educação é uma forma de intervenção no mundo. Exige do educador uma postura ética e política, comprometida com a justiça e a equidade social. Assim é preciso que ele assuma
Está correto o que se afirma em
I. a luta contra a miséria, a fome, a injustiça social e qualquer forma de opressão.
II. a manutenção das hierarquias de poder e das classes sociais, prevalecendo os interesses da elite dominante.
III. a busca pela autonomia, liberdade, expressão do pensamento crítico e criativo de homens e mulheres, pelo exercício pleno da cidadania.
IV. a denúncia de qualquer prática preconceituosa, discriminatória e autoritária que seja contrária a um estado democrático.
a) I, II, III e IV.
b) I, II e III, apenas.
c) II, III e IV, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, III e IV, apenas.

Considere as seguintes afirmativas:
I- Para Karl Marx, a Modernidade é responsável pelo surgimento da burguesia, demarcando a divisão das classes sociais.
II- Marx Weber afirma que o homem na Modernidade deve ser um sujeito racional, cuja educação por meio do direito social é fundamental para o Estado e empresas.
III- A intensificação da divisão do trabalho, o fortalecimento do individualismo e a necessidade da consciência coletiva são ideias defendidas por Emile Durkheim.
a) Estão corretas somente as afirmativas II e III.
b) Somente a afirmativa III está correta.
c) Estão corretas somente as afirmativas I e II.
d) Estão incorretas somente as afirmativas II e III.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Ball (2006) considera que há um novo discurso de poder nas sociedades pós-industriais materializado na responsabilização (accountability) e na competição, legitimando novas identidades sociais. O ato de ensinar e a subjetividade dos(as) professores(as) modificam-se no contexto desse novo modelo de gestão da qualidade e de excelência, diante de novas formas de controle empresarial. Assim, nesse novo modelo de gestão privada que se instala nas instituições públicas, pode-se afirmar que a qualidade frequentemente se faz representar pelo cumprimento de metas de:
a) produtividade, eficácia, efetividade e excelência.
b) produtividade, empenhamento, burocracia e efetividade.
c) ações, desempenho, burocracia e excelência.
d) produtividade, desempenho, eficácia, efetividade e excelência.
e) empenhamento, burocracia, efetividade e excelência.

Ramos (2001) afirma que a importância da relação trabalho-educação justifica-se porque justamente a partir dela, a formação humana se configura como processo contraditório e marcado pelos valores:
(A) deterministas.
(B) socialistas.
(C) profissionais.
(D) capitalistas.

À escola cabe criar condições que garantam o aprendizado de conteúdos necessários para a vida em sociedade, oferecendo instrumentos de compreensão da realidade, bem como favorecendo a participação dos educandos nas instâncias sociais de sua comunidade. O trabalho específico da escola na sociedade contemporânea é
A) articular-se com o sistema produtivo para aperfeiçoamento do sistema capitalista, preocupando-se com a formação de indivíduos para o mercado de trabalho, de acordo com as exigências da sociedade industrial e tecnológica, valorizando aspectos mensuráveis e observáveis.
B) proporcionar um conjunto de práticas planejadas com o propósito de contribuir para que os alunos assimilem determinados elementos culturais, considerados essenciais para seu desenvolvimento e para a sociedade, que, dificilmente, seriam adquiridos sem uma orientação específica.
C) promover uma formação puramente moral e intelectual, lapidando o aluno para a convivência social, tendo como pressuposto a conservação da sociedade em seu estado atual (status quo). A escola terá como foco apenas a cultura, sendo os problemas sociais resguardados apenas à própria sociedade.
D) desenvolver mecanismos de mudanças institucionais e no aluno, com base na participação grupal, no qual ocorre a prática de toda a aprendizagem. Exercer uma transformação na personalidade do aluno no sentido autogestionário, resistindo contra a burocracia como instrumento de ação dominadora e controladora do estado.

Regina Leite Garcia, no livro Revisitando a Pré-Escola, afirma que: “Uma escola comprometida com o projeto da classe trabalhadora estimularia os valores da coletividade, da solidariedade, da cooperação, além de criar metodologias que incorporem a redefinição de materiais e o uso de materiais, não como fim, mas como meio para realizar projetos coletivos das crianças, ou propostos pela
a) família.
b) comunidade.
c) secretaria de educação.
d) professora.

Os novos tempos exigem um padrão educacional que esteja voltado para o desenvolvimento de um conjunto de competências e de habilidades essenciais, a fim de que os alunos possam fundamentalmente compreender e refletir sobre a realidade, participando e agindo no contexto de uma sociedade comprometida com o futuro. Na sociedade da informação, a escola deve
A) oferecer uma formação geral na direção de uma educação integral.
B) ser “lecionadora do conhecimento”, pois tem a possibilidade de ser determinante sobre o desenvolvimento.
C) servir de bússola para navegar no mar do conhecimento, corroborando a visão utilitarista de oferecer informações “úteis” para obter resultados.
D) destacar em primeiro plano as informações que são atualizadas em frações de segundos, evitando o desgaste e o comprometimento das ações voltadas para o aprimoramento do ensino.

Prévia do material em texto

201) 
202) 
Fundamentos para Analista Educacional (SEE MG) 2023
https://www.tecconcursos.com.br/s/Q2lMbC
Ordenação: Por Matéria
www.tecconcursos.com.br/questoes/1225737
IBADE - Prof (Vila Velha)/Pref Vila Velha/Educação Infantil/2020
Pedagogia - Sociologia da Educação
A trajetória da criança e do adolescente no Brasil é marcada por diversas privações e dificuldades.
Ao estudá-la, evidenciam-se diversos problemas enfrentados, tais como, maus tratos, abusos sexuais,
mortalidade infantil, miséria, fome, crianças sem teto, sem família, escravas do trabalho, isso tudo sendo
causado por negligência do Estado, da família e da sociedade em geral.
 
No Brasil, segundo a historiadora Mary Del Priore, “o ensino público só foi instalado, e mesmo assim de
forma precária, durante o governo do Marquês de Pombal, na segunda metade do século XVIII (...) No
século XIX, a alternativa para os filhos dos pobres não seria a educação, mas a sua transformação em
cidadãos úteis e produtivos na lavoura, enquanto os filhos de uma pequena elite eram ensinados por
professores particulares.”
 
Por muito tempo a educação dos filhos dos pobres foi o trabalho, momento no qual trabalhavam junto
com seus pais, aprendendo a cultivar, plantar, colher e pescar. Neste tempo, os filhos dos pobres não
tinham acesso ao saber como os filhos das elites. Aos empregados, a educação era a do aprender a fazer
e, para os filhos de patrões, a escola que ensinava a pensar.
 
(Adaptado: Angelica Henick e Paula de Faria, in: História da Infância do Brasil)
 
A educação da sociedade brasileira foi um fator de extrema importância que serviu para delimitar as
classes em:
a) socialistas e capitalistas.
b) povo e políticos.
c) empregados e patrões.
d) sindicalistas e empresários.
e) comunistas e liberais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1225021
Instituto AOCP - Peda (Pref Betim)/Pref Betim/2020
Pedagogia - Sociologia da Educação
Anísio Teixeira foi um dos maiores educadores do século XX lutando incansavelmente para
enfrentar os problemas educacionais brasileiros. Seus enfrentamentos relacionavam-se a enfatizar que o
Estado deveria garantir uma escola pública, gratuita, obrigatória e laica. Seu discurso educacional traz a
cena de que a escola é
a) um forte mecanismo para desenvolvimento da ciência econômica. 
b) a base do pensamento filosófico da humanidade.
https://www.tecconcursos.com.br/s/Q2lMbC
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1225737
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1225021
203) 
204) 
c) progressivamente influenciadora do pensamento pedagógico.
d) a principal máquina produtora de democracia.
e) a máquina preparatória para a vida social.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1257108
VUNESP - Prof (Pref Cananéia)/Pref Cananéia/Ensino Fundamental I/2020
Pedagogia - Sociologia da Educação
Ladislau Dowbor, em Educação e apropriação da realidade local, assevera que a geração de
conhecimentos sobre a realidade local e a promoção de uma atitude proativa para o desenvolvimento
fazem parte evidente de uma educação que pode se tornar instrumento científico e pedagógico da
transformação local. Sobre a globalização eo desenvolvimento local, o autor entende que
a) a qualidade de vida não depende muito – ainda que possa sofrer os seus impactos – da
globalização: depende da iniciativa local.
b) a globalização impede os municípios de tomarem as rédeas do próprio desenvolvimento e ainda
de resgatar o espaço local e buscar melhorias.
c) quanto mais se desenvolve a globalização, mais as pessoas estão abandonando o espaço local e
desistindo de melhorar as condições de vida no seu entorno imediato.
d) tudo está globalizado, sendo as regras ditadas por corporações transnacionais, que se organizam
entre diferentes nações atuando em vários países.
e) asfaltamento, sistema de drenagem e infraestruturas do bairro são questões locais, mas sua
melhoria passa antes por mudanças na concentração mundial do poder econômico.
www.tecconcursos.com.br/questoes/841712
VUNESP - Sup EQM (SEDUC SP)/SEDUC SP/2019
Pedagogia - Sociologia da Educação
Para Carvalho (2009), este século está nos mostrando quão necessária é a participação de todos os
cidadãos no desenvolvimento da sociedade. Quando se trata da educação, a comunidade deve integrar-
se aos projetos da escola, buscando participar de seu cotidiano. A mobilização e participação da
comunidade deve ser algo concreto, ajudando os gestores, os professores e os funcionários a
desempenharem da melhor forma possível suas funções e, assim, proporcionando aos alunos uma
educação de qualidade. Dirigindo-se diretamente aos gestores, Carvalho orienta-os: “Você e a sua
comunidade escolar devem estabelecer a estratégia de mobilização social para sua escola e para sua
comunidade externa com base nos recursos existentes. Alunos podem escrever cartas para várias
autoridades que devem ser sensibilizadas para a causa; pode ser criado um jornalzinho da escola, caso
não exista, que noticiará o evento; um mural pode complementar a ação do jornalzinho; a associação de
bairro, o sindicato, igrejas, comércio, indústrias, além de várias outras instituições, podem ser convidadas
a integrar o projeto da escola. Não é um molde que se aplique a todo mundo. É uma receita que
a) costuma dar bons resultados quando a escola é pequena”.
b) deve ser aplicada experimentalmente”.
c) todos devem adaptar”.
d) pode ser seguida por poucas escolas”.
e) se ajusta à maioria das escolas”.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1257108
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/841712
205) 
206) 
207) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1132955
VUNESP - CPEB (Pref S Roque)/Pref São Roque/2019
Pedagogia - Sociologia da Educação
Cortella (1995), ao discutir a relação entre a sociedade e a escola, afirma que a escola pode, sim,
servir para reproduzir as injustiças mas, concomitantemente, é também capaz de funcionar como
instrumento para mudanças; as elites a utilizam para garantir seu poder mas, por não ser asséptica, ela
também serve para enfrentá-las. Tal concepção é denominada pelo autor como otimismo crítico, no qual
o educador
a) tem sua profissão como uma vocação.
b) desenvolve uma atividade marcada pela neutralidade.
c) é considerado como um agente do bem comum.
d) é alguém que tem um papel político/pedagógico.
e) é um agente da ideologia dominante.
www.tecconcursos.com.br/questoes/862138
VUNESP - PEBII (Pref Itapevi)/Pref Itapevi/PEB II/Educação Física/2019
Pedagogia - Sociologia da Educação
Para termos cidadania ativa, precisamos de uma cidadania informada. A tendência que temos hoje
é que só alguns políticos ou chefes econômicos locais dispõem da informação, e ditam o seu programa à
cidade (Dowbor, 2007). No texto Educação e apropriação da realidade local, o autor defende que a
condição central do desenvolvimento é
a) a educação para o desenvolvimento a partir de currículos centrados na formação de pessoas úteis
para a economia local.
b) a democratização do conhecimento do território e das suas dinâmicas mais variadas.
c) um currículo escolar formulado a partir de conhecimentos mais práticos e relevantes do ponto de
vista da globalização da cultura mundial.
d) a crítica ao paradoxo global, visto que as políticas locais são cada vez mais objetos passivos do
processo de globalização.
e) a rejeição a toda forma de globalização da educação e da cultura que se contrapõe às iniciativas
locais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1034398
Instituto CONSULPAM - Prof (Pref Quadra)/Pref Quadra/Educação Infantil/2019
Pedagogia - Sociologia da Educação
Refere-se a uma área de estudo sobre o desenvolvimento dos indivíduos em um processo histórico
e social, se preocupando com as potencialidades do indivíduo, que são impedidas de se desenvolverem
diante de um trabalho alienado. Mediante a essa afirmativa, estamos nos referindo à/ao:
a) Psicologia do Trabalho.
b) Pedagogia do Oprimido.
c) Pedagogia do Trabalho.
d) Trabalho Alienado.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1132955
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/862138https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1034398
208) 
209) 
210) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1077224
IBFC - Peda (Pref C S Agos)/Pref C Sto Agostinho/2019
Pedagogia - Sociologia da Educação
O início dos estudos sociológicos sobre a empresa situa-se, especialmente, na primeira metade do
século XIX. Acerca da possível razão que, impulsionou a euforia inicial destes estudos, assinale a
alternativa correta.
a) O desenvolvimento industrial daquele contexto de época deu origem a certo ceticismo e
desencanto, face aos problemas sociais decorrentes da organização fabril
b) A decadência industrial e as poucas funções de trabalho motivaram um clima de pessimismo em
relação às perspectivas de trabalho
c) O excesso de agrados e recompensas destinados aos empregados desencadeou um
comportamento não responsável, e também não comprometido com as obrigações laborais diárias
d) Embora os salários estivessem, naquela época, compatíveis com as atividades laborais realizadas
pelos funcionários, as condições do ambiente de trabalho eram insalubres
www.tecconcursos.com.br/questoes/1034394
Instituto CONSULPAM - Prof (Pref Quadra)/Pref Quadra/Educação Infantil/2019
Pedagogia - Sociologia da Educação
Émile Durkheim (1858-1917) filósofo e sociólogo francês discorreu no texto abaixo sobre educação:
“A educação tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança estados físicos e morais que são
requeridos pela sociedade política no seu conjunto”. Sobre a perspectiva durkheimiana a educação tem o
objetivo de:
a) Desenvolver seres contrários ao sistema educacional vigente no país nas quais elas residem.
b) Formar cidadãos que serão necessários ao espaço público e, não somente o individual.
c) Formar cidadãos contrários à política empregada pelos administradores das cidades.
d) Individualizar os atos dos futuros adultos evitando a comunicação entre pessoas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1044081
IDECAN - Peda (IF PB)/IF PB/2019
Pedagogia - Sociologia da Educação
Identifique o teórico que expressou e criticou de forma contundente o fenômeno da alienação do
trabalho e do trabalhador da riqueza social que ele produz, ao analisar as condições de privação e
sofrimento dos trabalhadores e de seus filhos nos primórdios da Revolução Industrial considerando que
ainda hoje, em todo o mundo, milhões de trabalhadores são submetidos a salários de fome, insuficientes
para uma vida digna para eles e suas famílias. Assinale a alternativa correta.
a) Erick Erikson
b) Olavo de Carvalho
c) Darcy Ribeiro
d) Paulo Freire
e) Karl Marx
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1077224
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1034394
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1044081
211) 
212) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/841698
VUNESP - Sup EQM (SEDUC SP)/SEDUC SP/2019
Pedagogia - Sociologia da Educação
Naura S. C. Ferreira (2004) aponta para a necessidade de humanizar a formação e as condições de
existência dos profissionais da educação e da gestão da educação ressignificando-as com outra base
ética que permita fazer frente aos desafios violentos da cultura globalizada. Segundo a autora,
fraternidade, solidariedade, justiça social, respeito, bondade e emancipação humana, mais do que nunca,
precisam ser assimilados e incorporados como consciência e compromisso da gestão democrática da
educação – princípios que necessitam nortear as decisões a serem tomadas no sentido da
a) socialização e da formação intelectual de todos os que passam pela escola.
b) formação de um novo cidadão do mundo, pessoalmente digno e profissionalmente competente.
c) compreensão adequada da realidade e de melhor intercâmbio comercial entre os povos.
d) moldagem de seres humanos intelectualmente fortes, emocionalmente ajustados e tecnicamente
capazes.
e) humanização e da formação de todas as pessoas que vivem nesse planeta.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1365189
DIRENS Aeronáutica - EAOAp (CIAAR)/CIAAR/Pedagogia/2019
Pedagogia - Sociologia da Educação
Leia o texto a seguir.
 
Neste começo de um novo milênio, a educação apresenta-se numa dupla encruzilhada: de um lado, o
desempenho do sistema escolar não tem dado conta da universalização da educação básica de
qualidade; de outro, as novas matrizes teóricas não apresentam ainda a consistência global necessária
para indicar caminhos realmente seguros numa época de profundas e rápidas transformações”. (GADOTI,
2000.p.6).
 
Para pensar no desafio da educação para o futuro, o autor apresesenta categorias “nascidas da prática
da educação e da reflexão sobre ela” (p.10) que deveriam ser agregadas às reflexões pedagógicas na
contemporaneidade.
 
Associe corretamente a categoria apresentada por Gadoti (2000) ao seu respectivo fundamento.
 
CATEGORIAS 
 
(1) Cidadania
 
(2) Planetaridade
 
(3) Sustentabilidade
 
(4)Virtualidade
 
(5)Globalização
 
(6)Transdisciplinaridade
 
(7) Dialeticidade
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/841698
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1365189
213) 
 
FUNDAMENTOS
 
(...) Novo paradigma na educação que envolve temas como ecoformação e ecopedagogia.
 
(...) A reflexão crítica não basta, como também não basta a prática sem a reflexão sobre ela.
 
(...) Implica toda a discussão atual sobre a educação a distância e o uso dos computadores nas
escolas.
 
(...) Remete também ao poder local e às consequências locais da nossa dívida externa global e de
suas consequências.
 
(...) Diz respeito aos patrimônios social, cultural, ambiental e econômico que deixaremos para as
futuras gerações.
 
(...) Implica no tratamento do tema da autonomia da escola, da participação de todos nas tomadas
de decisões e construção de uma educação de qualidade.
 
(...) Diz respeito à uma educação que traz para a sala de aula estudos, pesquisas e debates sem
discriminação étnica, cultural, de gênero.
 
A sequência correta é
a) (1); (2); (3); (4); (5); (6); (7).
b) (2); (7); (4); (5); (3); (1); (6).
c) (3); (6); (1); (2); (7); (5); (4).
d) (4); (1); (6); (3); (2); (7); (5).
www.tecconcursos.com.br/questoes/967494
FGV - Prof (Salvador)/Pref Salvador/História/2019
Pedagogia - Sociologia da Educação
A cena, extraída do filme Tempos Modernos (1936), de Charles Chaplin, retrata o mundo do
trabalho e as relações dos homens com os meios de produção.
 
Fonte: https://noticias.bol.uol.com.br/ultimasnoticias/ entretenimento/2017/02/06/tempos-modernos-de-
charleschaplin- mensagem-politica-ou-pura-diversao.htm
 
Essa relação entre indivíduo e meios de produção está descrita na obra de
a) Karl Marx.
b) Max Weber.
c) Émile Durkheim.
d) Jean Piaget.
e) Lev Vygotsky.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/967494
214) 
215) 
216) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/599490
PR4 (UFRJ) - TAE (UFRJ)/UFRJ/Geral/2018
Pedagogia - Sociologia da Educação
Zygmunt Bauman (1925-2017), sociólogo, desenvolveu diversos trabalhos sobre a sociedade pós-
moderna. Entre seus conceitos mais difundidos estão os de modernidade sólida e modernidade líquida. O
diálogo entre as obras do sociólogo e a pedagogia foi exercitado em algumas obras e artigos, nos quais
se questiona o modelo educativo e o papel da educação na sociedade líquida.
 
Assinale a alternativa que, de acordo com Bauman, apresenta características que podem ser
consideradas marcantes da educação no período caracterizado como modernidade líquida.
a) No ambiente líquido moderno, para que possam ser úteis, a educação e a aprendizagem devem
ser contínuas e durar toda a vida. Neste contexto, nenhum outro tipo de educação e/ou
aprendizagem deve ser concebível.
b) Apesar do mundo líquido moderno, a pedagogia deveria se manter fiel às suas concepções
formadas em um contexto histórico marcado pela longa duração das estruturas. No caso das
concepções pedagógicas, a longa duração continua sendo uma qualidade a favor das mesmas.
c) O caráter imprevisível das mudanças contemporâneas valoriza o conhecimento construído como
representação fiel do mundo. A partir desse conhecimento construído e transmitido pelos professoresaos alunos, considerado imutável, deveria se desenvolver o processo pedagógico e de aprendizagem.
d) Em um ambiente com tamanhas transformações, é inviável que a pedagogia consiga acompanhar
o ritmo das mudanças. Assim, a educação continua tendo como princípio a formação inicial de nível
básico, mesmo que marcada por características de uma determinada época.
e) A educação e a aprendizagem devem ser contínuas e permanentes, pois é através delas que a
luta de classes se desenvolve. Em uma sociedade líquida, a disputa pelo poder está necessariamente
vinculada ao projeto político-pedagógico das ações educativas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/577236
CONSESP - Prof (Ouro Verde SP)/Pref Ouro Verde/Ensino Fundamental I/2018
Pedagogia - Sociologia da Educação
O movimento de Cultura Popular foi engendrado pela
a) Organização Mundial da Saúde.
b) Organização Nacional dos Estudantes.
c) Organização Mundial dos Direitos Civis.
d) Organização Nacional dos Educadores.
www.tecconcursos.com.br/questoes/715423
FCC - Edu Sc (Pref Macapá)/Pref Macapá/2018
Pedagogia - Sociologia da Educação
A educação acontece nos mais diversos contextos e lugares, cada educador tem uma posição
frente à comunidade que está inserido e ao trabalho que desenvolve, pois a educação é uma forma de
intervenção no mundo. Exige do educador uma postura ética e política, comprometida com a justiça e a
equidade social. Assim é preciso que ele assuma
I. a luta contra a miséria, a fome, a injustiça social e qualquer forma de opressão.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/599490
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/577236
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/715423
217) 
218) 
II. a manutenção das hierarquias de poder e das classes sociais, prevalecendo os interesses da elite
dominante.
III. a busca pela autonomia, liberdade, expressão do pensamento crítico e criativo de homens e
mulheres, pelo exercício pleno
da cidadania.
IV. a denúncia de qualquer prática preconceituosa, discriminatória e autoritária que seja contrária a
um estado democrático.
Está correto o que se afirma em
a) I, II, III e IV.
b) I, II e III, apenas.
c) II, III e IV, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, III e IV, apenas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/927379
MS CONCURSOS - Ana Soc Cul (SAP SP)/SAP SP/Pedagogo/2018
Pedagogia - Sociologia da Educação
Considere as seguintes afirmativas:
I- Para Karl Marx, a Modernidade é responsável pelo surgimento da burguesia, demarcando a divisão
das classes sociais.
II- Marx Weber afirma que o homem na Modernidade deve ser um sujeito racional, cuja educação
por meio do direito social é fundamental para o Estado e empresas.
III- A intensificação da divisão do trabalho, o fortalecimento do individualismo e a necessidade da
consciência coletiva são ideias defendidas por Emile Durkheim.
Assinale a alternativa correta:
a) Estão corretas somente as afirmativas II e III.
b) Somente a afirmativa III está correta.
c) Estão corretas somente as afirmativas I e II.
d) Estão incorretas somente as afirmativas II e III.
e) Todas as afirmativas estão corretas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/599519
PR4 (UFRJ) - TAE (UFRJ)/UFRJ/Atendimento ao Aluno/2018
Pedagogia - Sociologia da Educação
Ball (2006) considera que há um novo discurso de poder nas sociedades pós-industriais
materializado na responsabilização (accountability) e na competição, legitimando novas identidades
sociais. O ato de ensinar e a subjetividade dos(as) professores(as) modificam-se no contexto desse novo
modelo de gestão da qualidade e de excelência, diante de novas formas de controle empresarial. Assim,
nesse novo modelo de gestão privada que se instala nas instituições públicas, pode-se afirmar que a
qualidade frequentemente se faz representar pelo cumprimento de metas de:
a) produtividade, eficácia, efetividade e excelência.
b) produtividade, empenhamento, burocracia e efetividade.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/927379
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/599519
219) 
220) 
221) 
c) ações, desempenho, burocracia e excelência.
d) produtividade, desempenho, eficácia, efetividade e excelência.
e) empenhamento, burocracia, efetividade e excelência.
www.tecconcursos.com.br/questoes/575694
CONSESP - Prof (Sta Mercedes)/Pref Santa Mercedes/Educação Básica/2018
Pedagogia - Sociologia da Educação
Ramos (2001) afirma que a importância da relação trabalho-educação justifica-se porque
justamente a partir dela, a formação humana se configura como processo contraditório e marcado pelos
valores:
a) deterministas.
b) socialistas.
c) profissionais.
d) capitalistas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/679525
CONSULPLAN - AEB (Pref Sabará)/Pref Sabará/Bibliotecário/2017
Pedagogia - Sociologia da Educação
À escola cabe criar condições que garantam o aprendizado de conteúdos necessários para a vida
em sociedade, oferecendo instrumentos de compreensão da realidade, bem como favorecendo a
participação dos educandos nas instâncias sociais de sua comunidade. O trabalho específico da escola na
sociedade contemporânea é
a) artircular-se com o sistema produtivo para aperfeiçoamento do sistema capitalista, preocupando-
se com a formação de indivíduos para o mercado de trabalho, de acordo com as exigências da
sociedade industrial e tecnológica, valorizando aspectos mensuráveis e observáveis.
b) proporcionar um conjunto de práticas planejadas com o propósito de contribuir para que os
alunos assimilem determinados elementos culturais, considerados essenciais para seu
desenvolvimento e para a sociedade, que, dificilmente, seriam adquiridos sem uma orientação
específica.
c) promover uma formação puramente moral e intelectual, lapidando o aluno para a convivência
social, tendo como pressuposto a conservação da sociedade em seu estado atual (status quo). A
escola terá como foco apenas a cultura, sendo os problemas sociais resguardados apenas à própria
sociedade.
d) desenvolver mecanismos de mudanças institucionais e no aluno, com base na participação grupal,
no qual ocorre a prática de toda a aprendizagem. Exercer uma transformação na personalidade do
aluno no sentido autogestionário, resistindo contra a burocracia como instrumento de ação
dominadora e controladora do estado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/620493
CONSESP - Prof (Rib Bonito)/Pref Ribeirão Bonito/Assistente de Educação Básica
I/2017
Pedagogia - Sociologia da Educação
Regina Leite Garcia, no livro Revisitando a Pré-Escola, afirma que: “Uma escola comprometida com
o projeto da classe trabalhadora estimularia os valores da coletividade, da solidariedade, da cooperação,
além de criar metodologias que incorporem a redefinição de materiais e o uso de materiais, não como
fim, mas como meio para realizar projetos coletivos das crianças, ou propostos pela
a) família.”
b) comunidade.”
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/575694
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/679525
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/620493
222) 
223) 
c) secretaria de educação.”
d) professora.”
www.tecconcursos.com.br/questoes/679528
CONSULPLAN - AEB (Pref Sabará)/Pref Sabará/Bibliotecário/2017
Pedagogia - Sociologia da Educação
Os novos tempos exigem um padrão educacional que esteja voltado para o desenvolvimento de um
conjunto de competências e de habilidades essenciais, a fim de que os alunos possam fundamentalmente
compreender e refletir sobre a realidade, participando e agindo no contexto de uma sociedade
comprometida com o futuro. Na sociedade da informação, a escola deve
a) oferecer uma formação geral na direção de uma educação integral.
b) ser “lecionadora do conhecimento”, pois tem a possibilidade de ser determinante sobre o
desenvolvimento.
c) servir de bússola para navegar no mar do conhecimento, corroborando a visão utilitarista de
oferecer informações “úteis” para obter resultados.
d) destacar em primeiro plano as informações que são atualizadas em frações de segundos, evitando
o desgaste e o comprometimento das ações voltadas para o aprimoramentodo ensino.
www.tecconcursos.com.br/questoes/518067
PUC PR - Prof (Pref Faz RG)/Pref Faz RG/40 Horas/2017
Pedagogia - Sociologia da Educação
Para Viegas e Osório (2007, p.92), a Educação emerge nos discursos políticos como meio de
mobilização no contexto das transformações sociais, tornando-se necessárias possíveis mudanças no
contexto escolar. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.
 
I. A sociedade e a cultura são elementos transformadores da escola.
 
II. Esses discursos sinalizam a importância de se compreender a educação na dinâmica de
transformações do movimento político.
 
III. A sociedade e a cultura são elementos transformadores da escola, da economia, mas não
influenciam a escola de forma globalizada.
 
IV. As possíveis mudanças no contexto escolar não exigem um perfil de indivíduo participativo, que
transforma e é transformado no contexto de suas relações sociais.
 
V. As mudanças no modelo de escola buscam transformá-la com a possibilidade de atender à
demanda social e cultural.
 
Assinale a alternativa CORRETA.
a) I e IV.
b) I, II e III.
c) I, II e V.
d) II e V.
e) II e III.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/679528
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/518067
224) 
225) 
226) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/620499
CONSESP - Prof (Rib Bonito)/Pref Ribeirão Bonito/Assistente de Educação Básica
I/2017
Pedagogia - Sociologia da Educação
Em Uma Escola para o Povo, a autora afirma que: “A sociedade valoriza especialmente o
triunfador; consequentemente, a escola vai incentivando essa formação de pequenos triunfadores e
a) competidores.”
b) perdedores.”
c) derrotados.”
d) excluídos.”
www.tecconcursos.com.br/questoes/494867
FEPESE - Prof (Pref Tijucas)/Pref Tijucas/Anos Iniciais/2017
Pedagogia - Sociologia da Educação
Muitas questões sociais poderiam ser eleitas como temas transversais para o trabalho escolar, uma
vez que o que os norteia, a construção da cidadania e a democracia, são questões que envolvem
múltiplos aspectos e diferentes dimensões da vida social.
Assinale abaixo a alternativa que indica corretamente um dos critérios utilizado para defini-los e
escolhê-los.
a) Classes Sociais
b) Urgência Social
c) Padrão Empresarial
d) Demandas do Capital
e) Empreendedorismo
www.tecconcursos.com.br/questoes/932590
FUNEC - TNS (Esmeraldas)/Pref Esmeraldas/Biblioteconomia/2017
Pedagogia - Sociologia da Educação
Educar é um desafio social. Sabemos que a prática educativa pode tornar se um instrumento
mobilizador da sociedade ou ainda ser um meio de alienação dela. Sabemos também que os interesses
políticos, sociais e econômicos que coordenam a ação pedagógica são inúmeros e fazem da educação
sinônimo de acomodação.
 
“Criticar ou contradizer qualquer que seja o trabalho político desenvolvido é motivo de repressão, de
anarquia e/ou vandalismo. Ao povo é preciso aceitar a situação de pobreza, dominação e exploração,
pois opor-se é ser revolucionário. Portanto, é preciso que o homem cidadão busque no seu passado um
princípio filosófico de vida para que assim seja capaz de refletir a atualidade”.
 
(Disponível em:< http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao.>. Acesso em: 17 nov. 2016)
 
 
A concepção teórica presente no pensamento acima é:
a) Marxista.
b) Positivista.
c) Tecnicista.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/620499
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/494867
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/932590
227) 
228) 
229) 
d) Anarquista.
www.tecconcursos.com.br/questoes/670604
COSEAC UFF - Peda (UFF)/UFF/2017
Pedagogia - Sociologia da Educação
Momentos de crise civilizatória como o que estamos vivendo valorizam, certamente, o papel da
Educação. Educação em um sentido amplo. Momentos de transição podem fornecer elementos
significativos para uma reflexão sobre uma nova escola. Uma escola que possa superar a atual, ainda
calcada nos velhos paradigmas da civilização em crise, e que não conseguiu solucionar os problemas
propostos pela própria. Uma escola que ainda se encontra fundamentada apenas no discurso oral e na
escrita, centrada em procedimentos dedutivos e lineares, e que praticamente desconhece o universo
audiovisual que domina o mundo contemporâneo.
A sociedade, ainda meio perplexa com os avanços do mundo tecnológico e da comunicação, começa a
apresentar sinais de incorporação, aceitação e até de intimidade com os novos procedimentos desta nova
era. Porém, para Nelson Pretto o papel reservado à escola:
a) serve de reflexo da sociedade, apresentando os avanços do mundo digital globalizado.
b) é e sempre será de inovação para atender as demandas das gerações recentes.
c) ainda não está definido e, certamente, não será definido no interior da própria escola.
d) está sendo visto sob uma perspectiva integralizadora, conservacionista e estagnada.
e) define, como sempre fez, as regras de socialização e de avanços na aprendizagem formal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/878241
FUNDEP - Ass Alu (IFNMG)/IFNMG/2017
Pedagogia - Sociologia da Educação
Para Dimenstein (2001), a educação é considerada um dos pilares básicos da cidadania.
Tendo como referência as ideias desse autor sobre a educação, analise as seguintes afirmativas.
I. Um dos sintomas mais antigos da falta de cidadania é o analfabetismo.
II. Quanto maior for o nível de instrução do trabalhador, maior será a sua produtividade.
III. Os índices de repetência e evasão contribuem para a desigualdade social.
Estão corretas as afirmativas:
a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II e III, apenas
d) I, II e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/680125
IAUPE - PsiPeda (Pref Pombo)/Pref Pombos/2017
Pedagogia - Sociologia da Educação
Leia o texto abaixo:
 
A educação escolar não pode ser reduzida a um produto que se negocia na lógica do mercado nem ter
como referência quase que exclusivamente a aquisição de determinados “conteúdos”, por mais
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/670604
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/878241
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/680125
230) 
socialmente reconhecidos que sejam. Deve ter como horizonte a construção de uma cidadania
participativa, a formação de sujeitos de direito, o desenvolvimento da vocação humana de todas as
pessoas nela implicadas, (CANDAU, 2012, p. 721).
 
Fonte: CANDAU, Vera Maria Ferrão. Direito à educação, diversidade e educação em direitos 
humanos. Educação e Sociedade, Campinas, v. 33, n. 120, p. 715-726, 2012.
 
Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo:
 
I. O nosso processo de colonização e colonialidade acabou. Pessoas e grupos que foram
historicamente subalternizados passaram a conviver em condições de igualdade após a promulgação
da nossa Constituição Federal: todos passaram a ter acesso a uma cidadania plena.
 
II. Educar não se restringe a ensinar conteúdos ou a só explorar competências cognitivas; deve
apresentar também como seus compromissos a formação de sujeitos de direitos e o
desenvolvimento da vocação humana.
 
III. Precisamos formar pessoas que exijam o cumprimento de seus direitos, pois só assim a
verdadeira cidadania se efetiva. Daí advém a concepção de cidadania ativa.
 
IV. Vivemos cotidianamente, no Brasil, com isonomia, em razão de nossa origem racial, étnica, de
gênero, condições sociais, deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades
ou superdotação, conforme assegurado na Declaração Universal dos Direitos Humanos.
 
V. Os “diferentes” demandam pertencimento e reconhecimento como sujeitos de direitos, e, para
conquistarem a cidadania política, social e civil, devem se constituir como sujeitos coletivos para se
tornarem sujeitos empoderados.
 
Estão CORRETAS apenas
a) I, II e III.
b) II, III e IV.
c) I, II, III e V.
d) III, IV e V.
e) II, III e V.
www.tecconcursos.com.br/questoes/827467
FGV - Prof (SEE PE)/SEE PE/Educação Física/2016
Pedagogia - Sociologia da Educação
Leia o fragmento a seguir.
 
“Na escola percebemos que este fator está relacionado não apenas ao ingresso, mas também à
permanênciana escola. Por inúmeras razões, tais como não possuir o material adequado para
acompanhar as aulas, por terem que ingressar rapidamente no mercado de trabalho para auxiliar a
família ou por repetirem de ano, crianças e adolescentes acabam desistindo ou mesmo sendo obrigadas
a abandonar a escola.”
 
(Darido, 2001)
 
Assinale a opção que indica o tipo de exclusão sugerido no fragmento acima.
a) Social.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/827467
231) 
232) 
233) 
b) Econômica.
c) Política.
d) Étnica.
e) De gênero.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1024767
Instituto Verbena - Prof E II (Pref GYN)/Pref GYN/Educação Física/2016
Pedagogia - Sociologia da Educação
Leia o excerto.
 
Uma verdadeira filosofia da educação não poderá fundar-se apenas em ideias. Tem de identificar-se com
o contexto a que vai se aplicar o seu agir educativo. Tem de ter consciência crítica do contexto – dos
seus valores em transição –, somente como pode interferir neste contexto, para que dele também não
seja uma escrava.
 
FREIRE, Paulo. Educação e atualidade brasileira. São Paulo: Cortez Editora, 2001.
 
Neste trecho, Paulo Freire se refere à relação entre:
a) educação e sociedade.
b) conteúdo e metodologia.
c) método e epistemologia.
d) educação e subjetividade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1086123
IBAM - Prof (Pref Paty Alf)/Pref Paty do Alferes/A/2016
Pedagogia - Sociologia da Educação
Ao apresentar alguns pareceres sobre a relação entre educação, sociedade e práxis educativa,
Demerval Saviani (2001) afirma que é necessário o educador superar o olhar ingênuo da "síntese
precária" da prática docente pelo seguinte motivo:
a) aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende
b) educar é buscar uma compreensão histórico-crítica do fazer educacional
c) ensinar é transmitir conhecimento sobre alguma coisa a alguém
d) formar é o mesmo que treinar o aprendiz para o desempenho de destrezas 
www.tecconcursos.com.br/questoes/824680
FUNCERN - Estag (TJ RN)/TJ RN/Pedagogia/2016
Pedagogia - Sociologia da Educação
Gramsci, em sua abordagem sociológica da educação, vê a escola como um espaço da
contraideologia, um espaço de formação de sujeitos comprometidos com o papel de criar e fomentar a
consciência entre os membros da classe a que pertencem.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1024767
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1086123
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/824680
234) 
235) 
A esses sujeitos, Gramsci chama de
a) líderes comunitários.
b) pensadores críticos.
c) intelectuais orgânicos.
d) cientistas sociais.
e) mediadores políticos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/655577
CCC IFCE - Tec (IF CE)/IF CE/Assuntos Educacionais/2016
Pedagogia - Sociologia da Educação
“Em Atenas, procurava-se formar espíritos delicados, prudentes, sutis, embebidos da graça e
harmonia, capazes de gozar o belo e os prazeres da pura especulação; em Roma, desejava-se
especialmente que as crianças se tornassem homens de ação, apaixonados pela glória militar,
indiferentes no que tocasse às letras e às artes. Na Idade Média, a educação era cristã, antes de tudo;
na Renascença, toma caráter mais leigo, mais literário; nos dias de hoje, a ciência tende a ocupar o lugar
que a arte outrora preenchia”.
MEKSENAS, Paulo. Sociologia da educação. São Paulo: Loyola,1998.
 
Com base no texto acima, o objetivo da educação e o autor estão revelados na opção
a) a educação tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos,
intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política, no seu conjunto, e pelo meio especial a que
a criança, particularmente, se destine. (Émile Durkheim).
b) ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos,
todos nós envolvemos pedaços da vida com ela, para aprender, para ensinar, para aprender e ensinar.
Para saber, para fazer, para ser ou para conviver, todos os dias misturamos a vida com a educação.
(Carlos Rodrigues Brandão).
c) a educação tem como objetivo desenvolver as habilidades e competências necessárias para a vida
social. (Karl Mannheim).
d) o objetivo principal da educação é o de assegurar, aos dominados, a apropriação crítica do saber
científico e universal como instrumento de luta para a elaboração de um novo projeto social.
(Dermeval Saviani).
e) a educação tem o propósito de formar os indivíduos de acordo com as necessidades da sociedade.
(Max Weber).
www.tecconcursos.com.br/questoes/1086138
IBAM - Prof (Pref Paty Alf)/Pref Paty do Alferes/A/2016
Pedagogia - Sociologia da Educação
"Meus heróis morreram de overdose, meus inimigos estão no poder, ideologia, eu quero uma pra
viver. Ideologia, eu quero uma pra viver". O trecho da música Ideologia, interpretada pelo cantor
brasileiro Cazuza, retrata descontentamento com algumas questões ideológicas. Podemos dizer que
ideologia é:
a) a participação do povo, que tem no voto a sua principal forma de demonstração política
b) um conjunto de ideias ou pensamentos de uma pessoa ou de um grupo de indivíduo e pode estar
ligada a ações políticas, econômicas e sociais
c) uma condição de pessoa que, como membro de um Estado, se acha no gozo de direitos que lhe
permitem participar da vida política
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/655577
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1086138
236) 
237) 
d) um conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo de um grupo
social ou de uma sociedade
www.tecconcursos.com.br/questoes/824705
FUNCERN - Estag (TJ RN)/TJ RN/Pedagogia/2016
Pedagogia - Sociologia da Educação
Com o advento do capitalismo, muda-se não só a forma de organização da sociedade mas também
as relações de produção e as concepções de homem, trabalho e educação.
Frente às mudanças citadas, pensar uma educação comprometida com o social e com a
contemporaneidade pressupõe, primordialmente,
a) entender que a educação se constitui em uma atividade humana e histórica que se define na
totalidade das relações sociais.
b) compreender que o acesso ao saber sistematizado prescinde da necessidade de promovê-lo
democraticamente a todos os cidadãos.
c) facultar a educação escolar da socialização e difusão dos saberes sistematizados.
d) franquear a instituição escolar de aliar o saber científico ao saber popular.
e) assegurar que o currículo escolar oficial da educação seja transmitido e assimilado pelos
estudantes.
www.tecconcursos.com.br/questoes/955284
UFMT - Peda (Rondonópolis)/Pref Rondonópolis/SUAS/2016
Pedagogia - Sociologia da Educação
Contemporaneamente tem havido uma retomada de pressupostos da Teoria do Capital Humano
para se explicar os níveis de desemprego em países como o Brasil. Considerando a coerência com a
concepção de educação advinda da referida teoria, analise as afirmativas.
I - Os investimentos públicos e privados em educação formal potencializam as chances de inserção
dos indivíduos no mercado de trabalho e aumentam os rendimentos individuais.
II - A reestruturação produtiva, à medida que possibilita maior produção com menos mão de obra,
pode ser considerada a principal responsável pelo decréscimo dos postos de trabalho e,
consequentemente, pelo aumento dos níveis de desemprego, mesmo de pessoas qualificadas.
III - A taxa de empregabilidade do indivíduo tende a ser reduzida com a conquista de melhores
níveis de educação, considerando-se maior grau de escolaridade e de qualificação profissional.
IV - Os investimentos públicos e privados em educação básica e em qualificação profissional são
condições para a empregabilidade dos indivíduos e para a competitividade das empresas.
V - As políticas públicas precisam deixar de pensar a educação como instrumento de
desenvolvimento econômico para pensá-la como instrumento de construção da Nação.
Estão corretas as afirmativas
a) II e III, apenas.
b) I e IV, apenas.
c) I, II, III, IV e V.
d) II, III e V, apenas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/824705
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/955284238) 
239) 
240) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/824693
FUNCERN - Estag (TJ RN)/TJ RN/Pedagogia/2016
Pedagogia - Sociologia da Educação
Com base na abordagem sociológica da educação de Durkheim, é correto afirmar:
a) todas as crianças devem receber ideias e práticas, que são valores do seu povo, da sua nação até
um certo ponto de sua vida escolar. Num dado momento da vida, a educação deve ser diferenciada
para que os jovens assumam os seus papéis na sociedade.
b) o desenvolvimento social está intimamente ligado à educação, e o progresso da sociedade está
ligado às escolhas individuais das pessoas, as quais podem, graças à instrução garantida pelo Estado,
desenvolver suas aptidões e potencialidades.
c) todos os professores, funcionários e alunos, adultos e jovens, na relação que estabelecem,
aprendem e ensinam, apesar das diferenças de conhecimento, idade e responsabilidades. Porém o
indivíduo deve ser respeitado por seus talentos próprios e aptidões.
d) cada homem deve ser preparado para refletir, pensar e ser dirigente do país e, simultaneamente,
para a ação, execução do trabalho manual e a obediência.
e) deve haver uma geração de pessoas adultas e outra de jovens, para que haja educação, e uma
ação educativa exercida a partir das necessidades formativas e do protagonismo dos jovens.
www.tecconcursos.com.br/questoes/308755
FGV - AJ (TJ RO)/TJ RO/Pedagogo/2015
Pedagogia - Sociologia da Educação
A literatura de áreas como a Sociologia, a Administração, a Psicologia e a Educação tem sido
bastante pródiga na discussão das transformações que vêm ocorrendo na realidade do trabalho. Em
função do conjunto de mudanças sociais, políticas e econômicas que vem marcando o final do século XX
e o início do século XXI, o mundo do trabalho passa a apostar na ideia de que cada trabalhador produzirá
mais na razão direta de sua maior capacidade de aprender a aprender. Esse contexto caracteriza-se pela
maximização das competências:
a) cognitivas;
b) técnicas;
c) especiais;
d) curriculares;
e) operacionais.
 
www.tecconcursos.com.br/questoes/217674
FGV - TNS (ALBA)/ALBA/Pedagogia/2014
Pedagogia - Sociologia da Educação
Com relação às características da Perspectiva Funcionalista da Sociologia, assinale V para a
afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Estuda sistemas sociais como um todo, a forma como funcionam, como mudam e as
consequências sociais que produzem.
( ) Os efeitos sobre o funcionamento e os valores do sistema só podem ser do tipo disfuncionais, ou
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/824693
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/308755
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/217674
241) 
seja, que interferem no sistema.
( ) Tem sido criticada por não priorizar o conflito e a mudança social e por supor que todos os
aspectos dos sistemas sociais estão ligados às necessidades do sistema.
As afirmativas são, respectivamente,
a) V, F e V.
b) F, V e V.
c) V, V e F.
d) F, V e F.
e) F, F e V.
www.tecconcursos.com.br/questoes/486189
FGV - Ana PS (CONDER)/CONDER (BA)/Integração Social/Pedagogo/2013
Pedagogia - Sociologia da Educação
Como processo de investigação das questões relacionadas à sociologia da educação três grandes
pesquisas foram realizadas com o objetivo de um melhor entendimento das relações que se estabelecem
entre escola e a sociedade.
A primeira geração de estudos, de base na mobilidade social, obteve conclusões pessimistas quanto à
capacidade da escola de reverter as desigualdades socioeconômicas dos alunos, oriundas de suas
famílias. Contrapondo‐se a esta, uma segunda geração buscou o efeito das oportunidades escolares,
através do desempenho escolar, para demonstrar que a “escola faz diferença”, podendo alcançar maior
eficácia e equidade de resultados.
Conjugando a sociologia urbana e a sociologia da educação, surge uma terceira geração para ampliar
além da família e da escola, a organização social do território e seus possíveis efeitos sobre as
oportunidades educacionais.
Relacione as três gerações de estudos com os fatores a ela associados:
1. Primeira geração de estudos sobre desigualdades educacionais:
2. Segunda geração de estudos sobre desigualdades educacionais:
3. Terceira geração de estudos sobre desigualdades educacionais:
( ) a escola, através de suas práticas pedagógicas e sua organização curricular, é responsável pelo
sucesso ou fracasso dos alunos.
( ) as desigualdades educacionais são decorrentes da origem socioeconômica do aluno.
( ) equidade e eficácia escolar são articulados como uma necessidade em busca de uma educação
de qualidade.
Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para baixo.
a) 1 – 2 – 3
b) 3 – 1 – 2
c) 2 – 1 – 3
d) 3 – 2 – 1
e) 2 – 3 – 1
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/486189
242) 
243) 
244) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/148229
FGV - AJ (TJ AM)/TJ AM/Pedagogia/2013
Pedagogia - Sociologia da Educação
A Teoria do Capital Humano tem impacto significativo no âmbito da sociologia da educação. Entre
as afirmativas abaixo, aquela que não representa esta teoria é:
a) Propõe a relação da educação com investimento econômico e produtividade.
b) A educação deixa de ser percebida como um bem de consumo para ser vista como investimento.
c) A educação é um fator básico de garantia da estagnação social.
d) Destaca o papel impulsionador da educação no processo de crescimento econômico.
e) A educação escolar é considerada um instrumento de equalização das oportunidades sociais e de
redistribuição de bens e serviços.
www.tecconcursos.com.br/questoes/175794
FGV - Ana Amb (INEA)/INEA/Pedagogo/2013
Pedagogia - Sociologia da Educação
Para Émile Durkheim, a educação
a) é o processo que não contribui para a formação do "ser social".
b) é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as que ainda não estão maduras para a vida social.
c) é um processo individual.
d) acontece desvinculada da sociedade em que está inserida.
e) é um processo universal, independente do contexto social.
www.tecconcursos.com.br/questoes/175805
FGV - Ana Amb (INEA)/INEA/Pedagogo/2013
Pedagogia - Sociologia da Educação
“A sociologia da educação configura seu objeto particular quando se constitui como ciência das
relações entre a reprodução cultural e a reprodução social, ou seja, no momento em que se esforça por
estabelecer a contribuição que o sistema de ensino oferece com vistas à reprodução da estrutura das
relações de força e das relações simbólicas entre as classes”
(Bourdieu, 1975, p. 295).
 
A respeito esta afirmativa do sociólogo francês, analise as interpretações a seguir.
I. A escola é reprodutora e legitimadora de desigualdades sociais.
II. A escola é uma instituição necessariamente conservadora e mantém a dominação dos
dominantes sobre as classes populares, sendo representada como reprodutora cultural, pois legitima
o acesso desigual à cultura segundo a classe social.
Assinale:
a) se nenhuma das interpretações estiver relacionada à afirmativa de Bourdieu.
b) se somente a primeira interpretação corresponder à afirmativa de Bourdieu.
c) se somente a segunda interpretação corresponder à afirmativa de Bourdieu.
d) se as duas interpretações, apesar de divergentes, corresponderem à afirmativa de Bourdieu.
e) se as duas interpretações forem complementares e traduzirem o pensamento de Bourdieu
expresso pela citação reproduzida.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/148229
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/175794
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/175805
245) 
246) 
247) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2069143
IMPARH - Prof (Fortaleza)/Pref Fortaleza/Pedagogia/2022
Pedagogia - Funções da escola/educação
Sobre o trabalho docente, marque a alternativa correta.
a) Bernhard Fichtner defende que o papel do professor é de um intelectual exemplar. Com base em
Gramsci, esse autor fala sobre o professor como mediador entre o conhecimento e o aluno, entre
conhecimento científico e seres humanos em desenvolvimento.
b) O papel do professor é o de ser instrutor no processo de ensino. Nessecontexto, os alunos são
depósitos que devem ser cheios de conhecimento.
c) Na escola, o trabalho do professor deve ter relação direta com o ensino de conhecimentos
desconectados, descontextualizados e empobrecidos de sentido e significado para o desenvolvimento
dos alunos.
d) O papel do professor vincula-se, exclusivamente, ao ensino dos conteúdos presentes no material
didático. Isso exclui todas as demandas apresentadas pelos estudantes, seus interesses e
necessidades.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2042883
FCC - Prof P (SEDU ES)/SEDU ES/Ensino Fundamental e Médio/Pedagogo/2022
Pedagogia - Funções da escola/educação
Segundo Érika Dias e Fátima Cunha de Ferreira Pinto, [...] o ato de educar é um processo
constante na história de todas as sociedades, não é o mesmo em todos os tempos e lugares, e é, em sua
essência, um processo social. Sobre as relações entre educação e sociedade, NÃO representa
decorrências da concepção de Dias e Pinto:
a) A proposta educativa de uma dada sociedade revela uma certa concepção de mundo, a qual
determina os fins a serem atingidos pelo processo educativo.
b) A educação é um fenômeno social, estando relacionada ao contexto político, econômico, científico
e cultural de uma determinada sociedade.
c) A organização e as formas de funcionamento social não são influenciadas pelo processo educativo
ensejado no âmbito escolar.
d) As relações entre sociedade e educação concretizam-se também pelo preparo para o trabalho e
pelo exercício da cidadania.
e) O exercício da cidadania, em uma sociedade democrática, é mediado pelas oportunidades
educativas ofertadas às crianças, adolescentes e adultos que a constituem.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2039016
FCC - Ag Sup (SEDU ES)/SEDU ES/2022
Pedagogia - Funções da escola/educação
No estudo de Melo e Morais (2019), a avaliação do clima escolar revelou que as dimensões com
maior influência sobre o sucesso no Enem foram ‘Aprendizagem’ e ‘Regras’, temas que contemplam
questões relacionais, mostrando-se importantes tanto ...I... quanto na conquista de ...II... , considerando
dados contextuais.
 
Completam, correta e respectivamente, as lacunas I e II:
a) na convivência respeitosa − um desempenho acadêmico esperado
b) na avaliação dos professores − um melhor status para a escola
c) no trabalho individual − um comportamento vanguardista
d) na gestão eficiente da escola − um impulso previsível
e) na organização burocrática − uma melhoria na informação tecnológica escolar
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2069143
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2042883
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2039016
248) 
249) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1946912
CPCON UEPB - Prof (Pref Sousa)/Pref Sousa/Educação Básica/2022
Pedagogia - Funções da escola/educação
Para Libâneo (2013. p.15), “não há sociedade sem prática educativa e nem prática educativa sem
sociedade.” Para o autor, a prática educativa não é só uma exigência da vida em sociedade, mas também
o processo de prover os indivíduos dos conhecimentos e experiências culturais que os tornam aptos a
atuar no meio social e a transformá-lo em função de necessidades econômicas, sociais e políticas da
coletividade.” A partir da reflexão deste pensamento, é possível afirmar que:
 
I. Por meio da ação educativa, o meio social exerce influências sobre os indivíduos e estes, ao
assimilarem e recriarem essas influências, tornam-se capazes de estabelecer uma relação ativa e
transformadora em relação ao meio social.
 
II. A educação compreende os processos formativos que ocorrem no meio social, nos quais os
indivíduos estão envolvidos de modo necessário e inevitável pelo simples fato de existirem
socialmente.
 
III. A prática educativa existe em uma grande variedade de instituições e atividades sociais
decorrentes da organização econômica, política e legal de uma sociedade, da religião, dos costumes,
das formas de convivência humana.
 
A alternativa que apresenta a(as) afirmativa(as) CORRETA(AS) é:
a) III apenas.
b) I e II apenas.
c) I, apenas.
d) I, II e III.
e) II e III, apenas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2117290
Instituto Consulplan - Prof (Pref Linhares)/Pref Linhares/Educação Infantil e Anos
Iniciais/2022
Pedagogia - Funções da escola/educação
A autonomia refere-se à capacidade de posicionar-se, elaborar projetos pessoais e participar
enunciativa e cooperativamente de projetos coletivos, ter discernimento, organizar-se em função de
metas eleitas, governar-se, participar da gestão de ações coletivas, estabelecer critérios e eleger
princípios éticos. Isto é, a autonomia fala de uma relação emancipada, íntegra com as diferentes
dimensões da vida, o que envolve aspectos intelectuais, morais, afetivos e sociopolíticos. Nos Parâmetros
Curriculares Nacionais (PCNs), a autonomia é:
a) Motor de todo o planejamento do professor e condição última para a promoção do aluno.
b) Utopia preconizada nos currículos tradicionais, versão ultrapassada com a publicação dos PCNs.
c) Tomada ao mesmo tempo como capacidade a ser desenvolvida pelos alunos e como princípio
didático geral, orientador das práticas pedagógicas.
d) Entendida como condição a ser conquistada quando os alunos ingressarem no mundo adulto, já
que, durante a escolarização, atingem apenas a heteronomia.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2117298
Instituto Consulplan - Prof (Pref Linhares)/Pref Linhares/Educação Infantil e Anos
Iniciais/2022
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1946912
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2117290
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2117298
250) 
251) 
252) 
Pedagogia - Funções da escola/educação
Educação é uma ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram
ainda preparadas para a vida social e tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança certo número de
estados físicos, intelectuais e morais reclamados pela sociedade política, no seu conjunto e pelo meio
especial a que a criança particularmente se destina. O processo da educação, nessa concepção,
confunde-se com a ideia de:
a) Engajamento: o indivíduo educado passa por uma reflexão sobre a experiência, favorecendo a
construção de novos saberes.
b) Apatia: o indivíduo educado entende a educação como ação transformadora da sociedade em
busca de objetivos considerados como válidos.
c) Transformação: o indivíduo educado compreende a vida de sua comunidade, recebendo ideias e
conceitos fundamentalmente transformadores de realidades sociais.
d) Ajustamento: o indivíduo educado seria o ajustado à vida da sua comunidade, sem nenhum
julgamento crítico sobre seus usos e costumes, sobre o seu modo de viver, aceitando passivamente a
cultura de seu meio social.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2115292
Instituto Consulplan - Prof (Pref Jequié)/Pref Jequié/Turmas de Educação
Infantil/2022
Pedagogia - Funções da escola/educação
Educação é uma ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram
ainda preparadas para a vida social e tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança certo número de
estados físicos, intelectuais e morais reclamados pela sociedade política, no seu conjunto e pelo meio
especial a que a criança particularmente se destina.
 
O processo da educação, nessa concepção, confunde-se com a ideia de:
a) Engajamento: o indivíduo educado passa por uma reflexão sobre a experiência, favorecendo a
construção de novos saberes.
b) Apatia: o indivíduo educado entende a educação como ação transformadora da sociedade em
busca de objetivos considerados como válidos.
c) Transformação: o indivíduo educado compreende a vida de sua comunidade, recebendo ideias e
conceitos fundamentalmente transformadores de realidades sociais.
d) Ajustamento: o indivíduo educado seria o ajustado à vida da sua comunidade, sem nenhum
julgamento crítico sobre seus usos e costumes, sobre o seu modo de viver, aceitando passivamente a
cultura de seu meio social.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1565443
CETREDE - SEsc (Frecheirinha)/Pref Frecheirinha/2021Pedagogia - Funções da escola/educação
Analise as afirmativas a seguir em relação ao papel da escola na sociedade. Coloque (V) para as
afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
 
( ) A peculiaridade da escola está em ser a primeira instituição que os cidadãos, ainda crianças,
conhecem depois da família.
 
( ) A escola é uma instituição que tem como missão primordial educar.
 
( ) A experiência na escola contribui positivamente para desenvolver os sentimentos de confiança e
satisfação de pertencer à sociedade e de exercer a cidadania.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2115292
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1565443
253) 
254) 
Assinale a opção que indica a sequência CORRETA.
a) F – V – V.
b) V – V – F.
c) V – F – F.
d) V – F – V.
e) F – V – F.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1564763
CETREDE - Prof (Frecheirinha)/Pref Frecheirinha/PEB I/2021
Pedagogia - Funções da escola/educação
A discussão sobre a função social da escola tem sido abordada por diversos olhares que carregam
em si suas particularidades conforme o papel desenvolvido em cada tempo histórico. Dessa forma,
analise as afirmativas a seguir.
 
I. É indiscutível a importância da escola no desenvolvimento de uma sociedade.
 
II. A finalidade da escola é voltada, exclusivamente, para o atendimento das classes mais
vulneráveis da sociedade.
 
III. O papel da escola perpassa a compreensão de que seu eixo principal de atuação é a evolução e
a transformação do ser humano.
 
IV. Desde sua criação, a escola tem tido o papel de expor as desigualdades sociais e econômicas.
 
V. A escola, enquanto instituição social, tem o papel de socialização do saber sistematizado.
 
Marque a opção que indica as afirmativas CORRETAS.
a) I – II – III.
b) III – IV – V.
c) I – III – V.
d) II – IV – V.
e) I – II – V.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1559222
CMM Concursos - Prof (Bataguassu)/Pref Bataguassu/Educação Infantil/Ensino
Fundamental/2021
Pedagogia - Funções da escola/educação
Conforme o Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol. 1 (RCNEI). A escola é uma
Instituição social com proposito explicitamente educativo (...) . Essa função socializadora requer levar em
consideração os seguintes aspectos:
a) o desenvolvimento intelectual e a formação acadêmica.
b) a ascensão social e a prática do trabalho.
c) o desenvolvimento individual, o contexto social e cultural.
d) a mudança social, a formação ética e moral.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1659717
INTEGRI BRASIL - SEsc (Pref 3 Coroas)/Pref Três Coroas/2021
Pedagogia - Funções da escola/educação
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1564763
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1559222
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1659717
255) 
256) 
257) 
258) 
A estrutura organizacional de escolas se diferencia conforme a legislação dos Estados e Municípios
e, obviamente, conforme as concepções de organização e gestão adotada, mas considerando a estrutura
básica de uma escola, é ERRADO afirmar que pertence ao organograma básico da escola:
a) Conselho de Escola
b) Associação de Bairros.
c) Associação de Pais e Mestres.
d) Coordenador.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1659720
INTEGRI BRASIL - SEsc (Pref 3 Coroas)/Pref Três Coroas/2021
Pedagogia - Funções da escola/educação
É a apresentação sistemática e justificada do que a escola pretende realizar e que deve ser
traduzida num documento que registre o que a escola pensa fazer, como fazer, quando fazer com que e
com quem fazer. Assinale a alternativa que define o conceito acima:
a) Projeto Político-Pedagógico
b) Regimento escolar.
c) Plano escolar.
d) Registro de classe.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1659719
INTEGRI BRASIL - SEsc (Pref 3 Coroas)/Pref Três Coroas/2021
Pedagogia - Funções da escola/educação
É um órgão de natureza deliberativa quanto à avaliação escolar dos alunos, decidindo sobre ações
preventivas e corretivas em relação ao rendimento dos alunos, ao comportamento discente, às
promoções e reprovações e a outras medidas concernentes à melhoria da qualidade da oferta dos
serviços educacionais e ao melhor desempenho escolar dos alunos.
 
Trata-se de:
a) Diretoria.
b) Conselho de Classe ou Série.
c) Orientador Educacional.
d) Associação de Pais e Mestres (APM).
www.tecconcursos.com.br/questoes/1659718
INTEGRI BRASIL - SEsc (Pref 3 Coroas)/Pref Três Coroas/2021
Pedagogia - Funções da escola/educação
Responsável pelos serventes, cuida da manutenção, conservação e limpeza do prédio; da guarda
das dependências, instalações e equipamentos; da cozinha e da preparação e distribuição da merenda
escolar; da execução de pequenos consertos e outros serviços rotineiros da escola. Trata-se de:
a) Vigilância.
b) Coordenador.
c) Zeladoria.
d) Serviço de multimeios.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1659720
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1659719
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1659718
259) 
260) 
261) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1100922
VUNESP - SEsc (Pref S Roque)/Pref São Roque/2020
Pedagogia - Funções da escola/educação
Complete a sentença a seguir, tornando-a verdadeira, de acordo com o conceito expresso no
Caderno 11 do Programa Profuncionário – Disciplinas de Formação Técnica em Secretaria.
 
“Como outro elemento fundamental da gestão democrática, a transparência está intrinsecamente ligada
à ideia de escola como espaço público. Face ao predomínio da lógica econômica em todos os setores
sociais, em especial na educação, garantir a visibilidade da escola frente à sociedade, torna-se _______.”
a) uma utopia educacional
b) um desejo da comunidade escolar
c) uma questão ética
d) mais uma demanda ao servidor nunca consultada pelos munícipes
e) um obstáculo ao funcionário público
www.tecconcursos.com.br/questoes/1384042
IDECAN - PEBTT (IF Roraima)/IF RR/Administração/2020
Pedagogia - Funções da escola/educação
A função social da Escola prepara, instrumentaliza e proporciona condições para que os estudantes
possam apropriar-se de conhecimentos e se constituir cidadãos.
 
Para cumprir o seu papel social, a Escola necessita
 
I. compreender o seu papel para a diminuição da repetência e evasão.
II. buscar sua competência e autonomia, sendo um espaço de apropriação de conhecimentos e
habilidades.
III. oferecer condições de acesso as tecnologias educacionais para contribuir com a produção do
conhecimento.
 
Assinale
a) se somente o item III estiver correto.
b) se somente o item II estiver correto.
c) se nenhum dos itens estiver correto.
d) se somente o item I estiver correto.
e) se todos os itens estiverem corretos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1329413
VUNESP - Peda (EBSERH HC-UFU)/EBSERH HC-UFU/"Sem Área"/2020
Pedagogia - Funções da escola/educação
Nos trabalhos sobre a qualidade, é possível identificar uma série de eixos semânticos que permitem
organizar o conteúdo do conceito de qualidade e aplicá-lo à análise de diferentes realidades da vida
social. Entre outras visões frequentes, destaca-se a qualidade vinculada, que se refere
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1100922
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1384042
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1329413
262) 
263) 
a) aos resultados de alto nível e a um clima de trabalho satisfatório para todos aqueles que
participam na situação ou no processo avaliado.
b) à identificação com valores-chave formativos, o que esteja comprometido com valores educativos
que fazem parte do que a educação pretende oferecer para a sociedade.
c) à dimensão pessoal do processo educativo: satisfação, motivação, sentimento de sucesso,
autoestima e nível de expectativas.
d) aos valores, à efetividade, à satisfação dos participantes no processo e dos usuários do mesmo.
e) aos aspectos estruturais da escola, os ambientes, os equipamentos, os recursos físicos, materiais
e sociais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1224806
IBADE - Prof (Vila Velha)/Pref Vila Velha/Coordenador/2020
Pedagogia - Funções da escola/educação
Aprendera ser cidadão e a ser cidadã é, entre outras coisas, aprender a agir com respeito,
solidariedade, responsabilidade, justiça, não-violência; aprender a usar o diálogo nas mais diferentes
situações e comprometer-se com o que acontece na vida coletiva da comunidade e do País.
 
Esses valores e essas atitudes precisam ser aprendidos e desenvolvidos pelos estudantes e, portanto,
podem e devem ser ensinados na escola. Para que os estudantes possam assumir os princípios éticos,
são necessários pelo menos dois fatores: - que os princípios se expressem em situações reais, nas quais
os estudantes possam ter experiências e conviver com a sua prática; - e que haja um desenvolvimento
da sua capacidade de autonomia moral, isto é, da capacidade de analisar e eleger valores para si,
conscientemente e livremente.
 
Uma educação em valores deve partir de temáticas significativas do ponto de vista ético e propiciar
condições para que os alunos e as alunas desenvolvam sua capacidade dialógica, tomem consciência de
seus sentimentos e emoções (e das demais pessoas) e desenvolvam a capacidade autônoma de tomar
decisões em situações conflitantes do ponto de vista ético/moral.
 
A melhor forma de ensiná-los, portanto, é fazer com que:
a) sejam o centro de interesse de reflexões e de vivências.
b) pesquisem e observem o entorno da instituição.
c) tomem parte de campanhas de cunho social.
d) colaborem com a limpeza e a manutenção do ambiente.
e) participem de competições junto com outras escolas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1303635
ITAME - Prof (Pref Edéia)/Pref Edéia/Pedagogo/2020
Pedagogia - Funções da escola/educação
“[...] trazê-la para o espaço escolar significa enfrentar o desafio de inserir, no segmento de ensino
e aprendizagem que é realizada em cada uma das áreas do conhecimento, uma contínua atitude crítica.
É onde o reconhecimento dos limites e das possibilidades dos sujeitos configura-se em propostas de uma
educação moral que proporcione aos educandos condições para o desenvolvimento de sua autonomia,
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1224806
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1303635
264) 
265) 
dando-lhes capacidade de posicionar-se diante da realidade, fazendo escolhas, estabelecendo critérios e
participando da gestão das ações coletivas [...]”. O Fragmento de texto acima refere-se a:
a) Plano de Ensino e dinâmica escolar
b) Aspectos sócio-políticos da aprendizagem
c) Ética e Educação.
d) Educação moral e cívica no currículo
www.tecconcursos.com.br/questoes/1224815
IBADE - Prof (Vila Velha)/Pref Vila Velha/Coordenador/2020
Pedagogia - Funções da escola/educação
Mais do que os discursos, são a prática, o exemplo, a convivência e a reflexão sobre eles mesmos,
em situações reais, que farão com que os alunos e as alunas desenvolvam atitudes coerentes com os
valores que queremos que aprendam.
 
Por isso, o convívio escolar é um elemento-chave na formação ética dos estudantes e, ao mesmo tempo,
é o instrumento mais poderoso que a escola tem para cumprir sua tarefa educativa nesse aspecto.
 
Os educadores devem sempre estar atentos à coerência entre o discurso e a ação: respeitar para ser
respeitado, assumir e cumprir suas responsabilidades como forma de compartilhar com os estudantes a
importância dessas atitudes.
 
Daí a necessidade de os adultos reverem o ambiente escolar e o convívio social que ali se expressa, a
partir das relações que estabelecem entre si e com os estudantes, buscando a construção de ambientes
mais:
a) homogêneos.
b) autônomos.
c) comprometidos.
d) democráticos.
e) comunitários.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1303626
ITAME - Prof (Pref Edéia)/Pref Edéia/Pedagogo/2020
Pedagogia - Funções da escola/educação
“[...] É dentro do contexto educacional que se encontram diferentes sujeitos, que pertencem a
diferentes contextos sociais, que trazem sua historicidade construída a partir de diferentes vivências. [...]
O fenômeno educativo não pode ser, pois, entendido de maneira fragmentada, ou como uma abstração
válida para qualquer tempo e lugar, mas sim, como uma prática social, situada historicamente, numa
realidade total, que envolve aspectos valorativos, culturais, políticos e econômicos, que permeiam a vida
total do homem concreto a que a educação diz respeito.” O texto acima refere-se à:
a) Prática pedagógica e preparação para a vida.
b) Compreensão da Educação como Processo Social.
c) Função educativa do convívio social. 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1224815
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1303626
266) 
267) 
268) 
d) Dinâmica escolar e Plano de Ensino.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1365216
VUNESP - CFO/QC (EsFCEx)/EsFCEx/Magistério Biologia/2020
Pedagogia - Funções da escola/educação
Para Ladislau Dowbor, permitir que os jovens acessem informações básicas que afetam suas vidas,
tais como a destinação do dinheiro público, poluidores da sua região, etc., representa o
a) objetivo da educação, que se realiza ao privilegiar questões práticas relativamente a questões
teóricas.
b) conceito de conectividade, fornecendo-se um embasamento concreto à própria teoria.
c) conceito de cidadania, privilegiando-se questões práticas relativamente a questões teóricas.
d) objetivo da educação, que se realiza ao fornecer um embasamento concreto à própria teoria.
e) conceito de conectividade, privilegiando-se questões práticas relativamente a questões teóricas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1329429
VUNESP - Peda (EBSERH HC-UFU)/EBSERH HC-UFU/"Sem Área"/2020
Pedagogia - Funções da escola/educação
É inegável que podem existir práticas educativas na família, no trabalho, na mídia, no lazer e nas
demais formas de convívio social; no entanto, a prática escolar distingue-se das demais, por constituir-se
em uma ação intencional, sistemática, planejada e continuada para o indivíduo durante um período
contínuo e extenso de tempo. Nesse sentido, é correto afirmar que a função social da escola consiste em
a) passar informações aos seus alunos de modo que eles possam conviver em harmonia com os seus
semelhantes na sociedade.
b) preparar o indivíduo para o mercado de trabalho de tal forma que ele se torne um profissional de
sucesso.
c) contribuir para que os alunos se apropriem dos conteúdos de maneira crítica e construtiva.
d) servir, indistintamente, a todas as classes sociais, por constituir-se em uma instituição
suprassocial.
e) formar talentos que sejam capazes de contribuir para o desenvolvimento da sociedade e para a
produção de riquezas ao país.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1224814
IBADE - Prof (Vila Velha)/Pref Vila Velha/Coordenador/2020
Pedagogia - Funções da escola/educação
A Ciência deve adentrar a escola para ajudar a superar visões educativas de senso comum lá
presentes.
 
Ao mesmo tempo, deve-se evidenciar o papel crítico e transformador do professor, o qual pode
desenvolver através de teorias e práticas críticas, atividades educativas de caráter emancipatório,
reservando à educação escolar a importante tarefa de:
a) visar o mercado de trabalho.
b) incentivar o desenvolvimento tecnológico.
c) construir a transformação da sociedade.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1365216
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1329429
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1224814
269) 
270) 
d) garantir um futuro melhor.
e) socializar e educar os jovens.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1065691
IDECAN - PEBTT (IF Baiano)/IF Baiano/Licenciatura em Pedagogia/2019
Pedagogia - Funções da escola/educação
A educação é, por suas origens, seus objetivos e funções um fenômeno social, estando relacionada
ao contexto político, econômico, científico e cultural de uma sociedade historicamente determinada.
Assim sendo, analise as assertivas abaixo:
I. A educação é um processo constante na história de todas as sociedades; ela é a mesma em
todos os tempos e todos os lugares, e se acha vinculada ao projeto de homem e de sociedade que
se quer ver emergir através do processo educativo.II. A educação é, portanto, um processo social que se enquadra numa concepção determinada de
mundo, a qual estabelece os fins a serem atingidos pelo ato educativo em consonância com as ideias
dominantes numa dada sociedade.
III. O fenômeno educativo não pode ser, pois, entendido de maneira fragmentada, ou como uma
abstração válida para qualquer tempo e lugar, mas sim, como uma prática social, situada
historicamente, numa realidade total, que envolve aspectos valorativos, culturais, políticos e
econômicos, que permeiam a vida total do homem concreto a que a educação diz respeito.
Assinale
a) se somente a assertiva I estiver correta.
b) se todas as assertivas estiverem corretas.
c) se somente as assertivas I e II estiverem corretas.
d) se somente as assertivas I e III estiverem corretas.
e) se somente as assertivas II e III estiverem corretas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1365195
DIRENS Aeronáutica - EAOAp (CIAAR)/CIAAR/Pedagogia/2019
Pedagogia - Funções da escola/educação
A escola é o lugar privilegiado para a socialização sistemática e intencional dos saberes socialmente
construídos pela humanidade.
 
Assim sendo, faz parte da função social da escola
a) primar pela inclusão, homogeneização e aprendizagem de todos.
b) evitar estabelecer relações com os saberes advindos do senso comum que os alunos trazem de
seu convívio social.
c) ser o espaço privilegiado para a sistematização do conhecimento, evitando as manifestações
advindas do senso comum.
d) garantir aos estudantes o acesso aos conhecimentos sistematizados e legitimados social, histórica
e cientificamente.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1065691
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1365195
271) 
272) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/928008
VUNESP - Dir Esc (Olímpia)/Pref Olímpia/2019
Pedagogia - Funções da escola/educação
Em Ética e Competência, Terezinha Rios explora as relações entre educação, cultura e sociedade.
Segundo a autora, é correto afirmar que a escola
a) é a alavanca de mudança social, pois é o melhor dos remédios contra os males da sociedade.
b) por ser um espaço privilegiado de transmissão da cultura, é, por excelência, quem “dá o tom” à
sociedade.
c) tem uma função contraditória – ao mesmo tempo em que é fator de manutenção, ela transforma
a cultura.
d) reproduz os rumos da sociedade, e é continuamente influenciada pelo que ocorre fora do seu
âmbito, na sociedade global.
e) no interior de uma sociedade capitalista como a nossa, é a instituição que será capaz de romper
com os limites do sistema, promovendo a luta de classes.
www.tecconcursos.com.br/questoes/911663
VUNESP - Coor Peda (Peruíbe)/Pref Peruíbe/2019
Pedagogia - Funções da escola/educação
Nas sociedades contemporâneas, urbano-industriais e de economia capitalista globalizada, a
educação escolar é fator primordial de desenvolvimento social e de inserção dos indivíduos nas práticas
produtivas e nas práticas sociais em geral. As interpretações dessa relação entre a Escola e a Sociedade
apresentam certa diversidade e, de acordo com Cortella (2011), podem ser sintetizadas em três
diferentes concepções, às quais ele atribui “apelidos circunstanciais” de: “otimismo ingênuo”,
“pessimismo ingênuo” e “otimismo crítico”. A respeito dessas concepções e, apoiados nas considerações
de Cortella, o “otimismo” ou o “pessimismo” se definem em relação à possibilidade real de a escola
influenciar a sociedade, ajudando a promover mudanças ou ser apenas um instrumento de reprodução
das injustiças e da dominação.
 
Quanto à criticidade, ou à ingenuidade, tanto do otimismo quanto do pessimismo, com base no autor, é
correto afirmar que elas se referem
a) às atitudes dos educadores, de dócil aceitação das propostas pedagógicas impostas pelas políticas
oficiais, por vê-las, sempre, com “óculos de cor rosa”, ou, de contraposição a elas.
b) a levar em consideração as contradições existentes na sociedade, com uma visão de totalidade
ou, a ter uma visão que não radicaliza, mas sectariza, vê apenas um lado.
c) aos reflexos dos movimentos de trabalhadores do ensino publico: os dos professores são sempre
pela criticidade, enquanto os dos gestores tendem à ingenuidade.
d) a acreditar, sem garantias, nas promessas governamentais de melhoria da escola pública, ou a
criticar os otimistas que sempre se contentam com pouco.
e) a entender que a verdadeira educação é neutra, não tem ideologia, ou a criticar a visão de que a
escola não pode assumir uma determinada ideologia.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/928008
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/911663
273) 
274) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/927993
VUNESP - Dir Esc (Olímpia)/Pref Olímpia/2019
Pedagogia - Funções da escola/educação
Buscando clarear os movimentos fundamentais do processo didático e como eles podem efetivar a
mediação entre teoria e prática, Cipriano C. Luckesi, em sua obra Filosofia da Educação, define princípios
pedagógicos. Um dos princípios citados pelo autor diz “Querendo ou não, a ação educativa em geral, e a
escolar em particular, está comprometida com alguma perspectiva filosófico-política. Quando não
escolhemos explicitamente uma concepção teórica para direcionar nossa ação, seguimos a teoria
dominante, que se transformou em senso comum e é por isso hegemônica. Assim, não temos saída: ou
assumimos criticamente uma posição de comprometimento político, ou executamos nossa ação com um
comprometimento político sobre o qual não temos consciência nem decisão. Em suma, a nossa opção é:
ou temos uma opção filosófica consciente ou agimos por valores e finalidades que desconhecemos”.
 
Na citação o autor está descrevendo o seguinte princípio pedagógico:
a) Papel da escola.
b) A escola como instância mediadora da elevação cultural dos educandos.
c) Relação professor-aluno como meio necessário da elevação cultural do educando.
d) A educação não é neutra.
e) Independência e reciprocidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/841689
VUNESP - Sup EQM (SEDUC SP)/SEDUC SP/2019
Pedagogia - Funções da escola/educação
Considere o texto a seguir para responder a questão.
 
Como analisam Libâneo, Oliveira e Toschi (2012), nas sociedades urbano-industriais contemporâneas, a
globalização do capitalismo industrial e das comunicações moldou um contexto socioeconômico e
político-cultural, umbilicalmente ligado ao conhecimento sistematizado, o qual passou a exigir a educação
escolar e sua crescente ampliação para promover o acesso a esse conhecimento, pois ele constitui
condição de inserção social, tornando-se, por isso mesmo, um direito de todos, nos países que
pertencem a esse contexto. Pela mesma razão, o Brasil, assim como outros países em desenvolvimento e
também marcados pela desigualdade social, é signatário de acordos internacionais no sentido de garantir
educação para todos, sem exceção alguma, como um dos direitos fundamentais, importante para dar
acesso aos demais direitos da cidadania.
 
A Constituição Federal de 1988, em seu art. 205, estabelece a educação escolar como um direito de
todos e, no art. 208, estabelece sua garantia em todos os níveis, etapas e modalidades, como dever do
Estado. No Parágrafo 1º do art. 208, afirma que “o acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito
público subjetivo”.
 
 
Segundo Cortella (2016), é preciso reafirmar uma questão básica: “se o Conhecimento é relativo à
história e à sociedade, ele não é neutro”. A Escola, afirma o autor, “está grávida de história e sociedade,
e, sendo esse processo marcado pelas relações de poder, o Conhecimento é também político, isto é,
articula-se com as relações de poder. Sua transmissão, produção e reprodução no espaço educativo
escolar decorre de uma posição ideológica (consciente ou não), de uma direção deliberada e de um
conjunto de técnicas que lhes são adequadas”. Dessa forma, de acordo com o autor, “é preciso que
recoloquemos o problema de seu sentido social concreto”. Após reafirmar o que chama de óbvio, que “há
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/927993
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/841689275) 
276) 
um fortíssimo reflexo das condições de vida dos alunos no seu desempenho escolar”, Cortella argumenta
que é necessária, de nossa parte, como educadores, “uma atenção aguda à nossa realidade na qual há
vários modos de ser criança”, para que nos qualifiquemos para “um exercício socialmente competente da
profissão docente”. E adverte que se tomarmos por referência uma criança idealizada, com base no modo
minoritário de ser criança, e “se não nos qualificarmos para atuar junto aos vários modos de ser
criança em nossa realidade social”, o resultado concreto de nosso trabalho educativo pode
a) sofrer críticas de gestores, colegas e pais, por não conseguirmos ensinar a todos.
b) contribuir para o aprofundamento das diferenças e a manutenção da injustiça.
c) frustrar-nos, pelas dificuldades de aprendizagem que as crianças têm, levando-nos a desistir da
docência.
d) valer-nos a pecha de incompetentes, porque nossos alunos não alcançam bons resultados nas
avaliações padronizadas.
e) ter um efeito padronizador na formação dos educandos, aplainado as diferenças nos modos de ser
criança, tanto as negativas quanto as positivas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/927988
VUNESP - Dir Esc (Olímpia)/Pref Olímpia/2019
Pedagogia - Funções da escola/educação
A escola e a construção do conhecimento são temas sobre os quais Mario Sérgio Cortella discorre
no seu livro A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. De acordo com o autor,
é correto afirmar que
a) o conhecimento não interessa mais tanto pela questão de sobrevivência, mas na oposição entre
os homens; ele tem relevância na luta pelo poder.
b) se desejamos colaborar na formação política e educacional das classes populares, não podemos
com elas trabalhar a “ciência burguesa”.
c) por ser um lugar de relações afetivas, a sala de aula não comporta confrontos, conflitos, rejeições,
antipatias, paixões, medos e sabores.
d) a criação e recriação do conhecimento na escola está em falarmos sobre coisas prazerosas, assim
o aluno se apaixona pelo assunto e aprende. O gosto é fundamental para passar a gostar. 
e) a ludicidade deve permear o conhecimento nas turmas de educação infantil e primeiros anos do
ensino fundamental, e a metacognição/conhecimento para pré-adolescentes e adolescentes.
www.tecconcursos.com.br/questoes/783113
FGV - Peda (Niterói)/Pref Niterói/(SASDH Niterói)/2018
Pedagogia - Funções da escola/educação
O caráter político da educação é marcado por sua:
a) complementaridade;
b) neutralidade;
c) internacionalidade;
d) parcialidade;
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/927988
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/783113
277) 
278) 
e) não neutralidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/731704
FGV - Prof (Boa Vista)/Pref Boa Vista/Licenciado em Pedagogia/2018
Pedagogia - Funções da escola/educação
Marialva Pereira da Silva nasceu no meio rural e estudou numa escola pública de São Sebastião.
Em uma cidade onde, de acordo com o IBGE, menos de 1% dos moradores fazem curso superior, ela
conseguiu passar para Pedagogia na Universidade de Brasília. A única dos dez irmãos a chegar tão longe.
[...]
Mesmo com alguns de seus familiares desacreditando de um futuro reservado à maioria de seus pares,
Marialva perseguiu seus propósitos. Hoje Marialva leciona em São Sebastião e diz aos alunos que todos
podem chegar à universidade, se quiserem.
Sobre o texto, analise as afirmativas a seguir.
I. A mobilidade social ligada à escola é um juízo de valor comum em sociedades democráticas, já
que se espera uma igualdade de oportunidades para os indivíduos.
II. Há uma reprodução social através da escola, onde os filhos de pais mais escolarizados tendem
ao sucesso escolar.
III. Democratizar o acesso à educação básica é suficiente para garantir o ingresso no ensino
superior.
Está correto o que se afirma em:
a) somente I;
b) somente II;
c) somente I e II;
d) somente II e III;
e) I, II e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/814362
DIRENS Aeronáutica - EAOAp (CIAAR)/CIAAR/Pedagogia/2018
Pedagogia - Funções da escola/educação
Analise as afirmativas a seguir.
I - Mário Sergio Cortella (2008), em sua obra “A escola e o conhecimento: fundamentos
epistemológicos e políticos”, discute a relação entre o desenvolvimento do ser humano e o
conhecimento, sendo esse proveniente da experiência ou de estudos científicos. Ou seja, o ser
humano na relação com o outro está sempre aprendendo. Dessa forma, a educação pode ocorrer em
diferentes espaços sociais, tais como: na família, na escola, na comunidade, na igreja, entre outros.
Porém, considera que a escola é uma instituição criada para desenvolver nas crianças, nos jovens e
nos adultos ali inseridos, competências, habilidades e atitudes específicas.
PORQUE
II - Os professores são os únicos profissionais aptos a instruir as crianças, os jovens e os adultos na
reflexão sobre a vida, considerando seus aspectos sociais, culturais, religiosos, econômicos,
linguísticos, físicos, matemáticos e afetivos. A sociedade sem escola não alcançaria o nível de
desenvolvimento intelectual necessário a própria subsistência.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/731704
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/814362
279) 
280) 
281) 
Considerando a relação entre escola, conhecimento e sociedade, é correto afirmar que
a) a primeira assertiva está correta e a segunda incorreta, pois não justifica a primeira.
b) as duas assertivas estão corretas e a segunda complementa a ideia da primeira.
c) as duas assertivas estão corretas, mas a segunda nega a ideia apresentada na primeira.
d) a primeira assertiva está incorreta e a segunda correta, não ocorrendo nenhuma relação entre
elas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/783112
FGV - Peda (Niterói)/Pref Niterói/(SASDH Niterói)/2018
Pedagogia - Funções da escola/educação
Uma das funções sociais da escola é a transmissão do conhecimento produzido historicamente e
socialmente pela humanidade. Eis uma função que se realiza em meio aos seguintes movimentos:
a) hegemônicos e contra-hegemônicos;
b) de ampliação e de universalização;
c) de fluxos e de influxos;
d) contraditórios e parciais;
e) de assistência e de acompanhamento.
www.tecconcursos.com.br/questoes/731722
FGV - Prof (Boa Vista)/Pref Boa Vista/Licenciado em Pedagogia/2018
Pedagogia - Funções da escola/educação
A escola refletiu sempre o seu tempo e não podia deixar de refleti-lo; sempre esteve a serviço das
necessidades de um regime social determinado e, se não fosse capaz disso, teria sido eliminada como
um corpo estranho inútil. (Pistrak)
Entre as definições da função social da escola apresentadas a seguir, a que mais se relaciona ao texto
acima é:
a) ser histórica e contextualmente definida;
b) formar um cidadão que seja conhecedor da situação social na qual vive;
c) ter como aspecto central democratizar o conhecimento;
d) visar à apropriação do saber sistematizado;
e) garantir a igualdade de oportunidades.
www.tecconcursos.com.br/questoes/814622
DIRENS Aeronáutica - EAOAp (CIAAR)/CIAAR/Pedagogia/2018
Pedagogia - Funções da escola/educação
Analise as afirmativas a seguir.
I - Na Educação Básica o respeito aos estudantes e aos seus tempos mentais, socioemocionais,
culturais e identitários é um princípio orientador de toda a ação educativa. É responsabilidade dos
sistemas educativos responderem pela criação de condições para que os estudantes com sua
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/783112
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/731722
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/814622
282) 
283) 
diversidade tenham a oportunidade de receber a formação que corresponda à idade própria do
percurso escolar.
PORQUE
II - As crianças, os adolescentes, os jovens e os adultos reconhecidos como sujeitos do processo de
aprendizagem tem sua identidade cultural e humana respeitada, desenvolvida nas suas relações com
os demais que compõem o coletivo da unidade escolar, em articulação com a sociedade na
perspectiva da inclusão socialem compromisso com a equidade e a qualidade.
Assinale a opção correta.
a) As duas assertivas estão corretas e a segunda complementa a ideia da primeira.
b) A primeira assertiva está correta e a segunda incorreta, portanto não se relacionam.
c) A primeira assertiva está correta e a segunda incorreta, pois contradiz a informação da primeira.
d) As duas assertivas estão corretas, porém não se relacionam porque tratam de assuntos
diferenciados.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1503051
RBO - Prof S (Piracicaba)/Pref Piracicaba/Ensino Fundamental/2017
Pedagogia - Funções da escola/educação
Há uma estreita relação entre a função social da escola e o currículo. Assim, em meio à
diversidade, às diferenças, as posturas desrespeitosas manifestas por discriminações e atos de
preconceito constituem-se cerne norteador para o cumprimento da função esperada. Para tanto, espera-
se das escolas, quanto ao exercício de função e papel da educação,
a) o discurso replicado com as orientações previstas nos documentos curriculares.
b) um efetivo trabalho de preparação das gerações vindouras à convivência ética e de respeito na e
entre sociedades.
c) adotar práticas de tolerância para todos que sejam identificados como diferentes.
d) favorecer o estreitamento de relações entre os indivíduos de diferentes nacionalidades.
e) tornar o ambiente escolar aberto a ouvir as demandas sociais em prol do indivíduo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/608121
NC UFPR (FUNPAR) - Prof Mag (Araucária/Pref Araucária/Pedagogo/2017
Pedagogia - Funções da escola/educação
Entre as atribuições definidas em lei sob responsabilidade de escolas e docentes, NÃO consta: 
a) A escola deve assumir o transporte escolar dos seus alunos.
b) A escola deve elaborar e executar sua proposta pedagógica.
c) Aos docentes cumpre elaborar e efetivar o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica da
escola.
d) As escolas necessitam articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de
integração com a sociedade.
e) Os professores devem estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor
rendimento. 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1503051
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/608121
284) 
285) 
 
 
www.tecconcursos.com.br/questoes/827342
FGV - Prof (SEE PE)/SEE PE/Biologia/2016
Pedagogia - Funções da escola/educação
Sobre os Fundamentos da Educação, analise as afirmativas a seguir.
 
I. A educação é um verdadeiro mosaico de conhecimentos oriundos de diversas áreas que lhe
fornecem as bases conceituais, os pressupostos filosóficos e os conteúdos ideológicos.
 
II. A educação é um campo do conhecimento humano composto por saberes inéditos, oriundos do
seu próprio campo de conhecimento.
 
III. A educação, como fenômeno social, não se esgota no estudo de uma única ciência e, como
fenômeno múltiplo, requer a pluralidade de enfoques.
 
Está correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/392602
FGV - Dir UE (Paulínia)/Pref Paulínia/2016
Pedagogia - Funções da escola/educação
“Pensar a função social da educação e da escola implica problematizar a escola que temos, na
tentativa de construirmos a escola que queremos”.
 
(DOURADO)
As opções a seguir apresentam possíveis objetivos do trabalho escolar para garantir o cumprimento
dessa função, à exceção de uma.
 
Assinale-a.
a) Formar o cidadão capaz de intervir na vida pública.
b) Provocar o desenvolvimento de conhecimentos, ideias, atitudes e pautas que permitam sua
incorporação à vida política e social.
c) Desenvolver atividades que favoreçam a participação ativa e responsável de todos, considerando-
os por direito como iguais.
d) Reproduzir a arbitrariedade cultural, naturalizando a reprodução social.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/827342
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/392602
286) 
287) 
e) Utilizar o conhecimento social e historicamente construído como ferramenta de análise para
compreender a sociedade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/817107
DIRENS Aeronáutica - EAOAp (CIAAR)/CIAAR/Pedagogia/2015
Pedagogia - Funções da escola/educação
Segundo Libâneo (2002), a preparação das crianças e jovens para a participação na vida social é o
objetivo mais imediato da escola pública. Esse objetivo é atingido pela instrução e ensino, tarefas que se
caracterizam no trabalho do professor. Para o autor, a escolarização é um dos requisitos fundamentais
para o processo de democratização da sociedade. Acerca do papel da escola como atividade mediadora
para a democratização, assinale a afirmativa incorreta.
a) A escola e os professores, ao realizarem suas tarefas básicas, estão cumprindo responsabilidades
sociais e políticas ao possibilitarem aos alunos o domínio dos conhecimentos culturais e científicos; a
educação escolar socializa o saber sistematizado e desenvolve capacidades cognitivas e operativas
para a atuação no trabalho e nas lutas sociais pela conquista dos direitos de cidadania.
b) A escolarização proporciona um instrumento crítico da realidade através do estudo das matérias
escolares, do domínio de métodos pelos quais desenvolvem suas capacidades cognoscitivas e formam
habilidades para elaborar; independentemente dos conhecimentos, os alunos podem expressar de
forma elaborada os conhecimentos que correspondem aos interesses majoritários da sociedade e
inserir-se ativamente nas lutas sociais.
c) A instrução proporciona domínio dos conhecimentos sistematizados e promove desenvolvimento
das capacidades intelectuais dos alunos. O ensino, por sua vez, corresponde às ações indispensáveis
para a realização da instrução; é a atividade conjunta do professor e dos alunos na qual transcorre o
processo de transmissão e assimilação ativa de conhecimentos, habilidades e hábitos, tendo em vista
a instrução e a educação.
d) A escola pública deve ser unitária. O ensino básico é um direito fundamental de todos os
brasileiros e um dever do Estado para com a sociedade, cabendo-lhe a responsabilidade de assegurar
a escolarização da população, devendo, ainda, assegurar uma base comum de conhecimentos
expressos num plano de estudos básicos de âmbito nacional, garantindo um padrão de qualidade
para toda a população. A base comum, garantida num plano nacional de educação escolar, deve dar
ao aluno o pleno domínio dos conhecimentos sistematizados, pois asseguram uma compreensão mais
ampla e maior do que os conhecimentos regionais e locais de forma a inseri-los nas conquistas pelos
seus direitos de cidadania. 
www.tecconcursos.com.br/questoes/282210
FGV - AJ (TJ GO)/TJ GO/Especializada/Pedagogo/2014
Pedagogia - Funções da escola/educação
PARO, em sua obra denominada Administração escolar: introdução crítica (2012), ao discutir a
especificidade da administração escolar, relata: “...a escola assume um papel efetivamente revolucionário
à medida que consiga levar as massas trabalhadoras a se apropriarem do saber historicamente
acumulado e a desenvolverem a consciência crítica da realidade em que se encontram.”
Ainda segundo o autor, um dos principais impedimentos para que a escola consiga empreender o papel
acima descrito seria:
a) a subordinação às diretrizes educacionais comumente constituídas à revelia das reais demandas
escolares, que faz com que a escola termine por exercer um papel eminentemente inovador nas suas
práticas educacionais cotidianas;
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/817107
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/282210
288) 
289) 
290) 
b) o negligenciamento, no processo prático, de tais objetivos, ficando estes restritos ao plano do
discurso, e sendo substituídos por conteúdos vinculados aos interesses dominantes e desprovidos de
utilidade prática para a população;
c) a conscientização da escola em relação aos problemas sociais, fortalecendo-a como instrumento de
mobilização e formação crítica;
d) a baixa capacidade crítica dos alunos que adentram os bancos escolares em função de um
históricoprocesso de desestimulação da leitura, fortemente influenciado pelo avanço tecnológico
vigente na sociedade contemporânea;
e) o alto índice de descompromisso dos profissionais da educação em função das baixas
remunerações, falta de políticas de incentivo à formação continuada e crescente avanço da política de
aprovação automática vigente nas escolas brasileiras.
www.tecconcursos.com.br/questoes/418557
FUMARC - Ana Pol (PC MG)/PC MG/Pedagogia/2013
Pedagogia - Funções da escola/educação
Segundo Perrenoud, “a razão de ser da escola é fazer aprender, todo o resto é apenas meio”. Para
aprender, o aluno deverá se encontrar, EXCETO em uma situação
a) de medo de ser ridicularizado, humilhado ou agredido.
b) que solicite o sujeito em sua zona próxima de aprendizagem.
c) que não ameace a identidade, a segurança, a solidariedade dos que aprendem.
d) mobilizadora, que tenha sentido e que provoque uma atividade na qual o aprendiz se envolva
pessoal e duradouramente.
www.tecconcursos.com.br/questoes/229376
CEBRASPE (CESPE) - Ana MPU/MPU/Técnico Administrativo/Educação/2013
Pedagogia - Funções da escola/educação
A respeito de ética e trabalho, dilemas éticos ligados à profissão e educação de adultos, julgue o
item.
 
Segundo Paulo Freire, adotar um suposto ponto de vista neutro em face do mundo, do histórico e dos
valores significa ter medo de se comprometer. A escolha do procedimento de ensino pelo educador, por
exemplo, é ato político que envolve, além de conhecimentos técnicos, uma reflexão ética, que será feita
a partir da concepção pedagógica do educador.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/418581
FUMARC - Ana Pol (PC MG)/PC MG/Pedagogia/2013
Pedagogia - Funções da escola/educação
Para Perrenoud, “a razão de ser da escola é fazer aprender, todo o resto é apenas meio”. Segundo
esse autor, são condições essenciais para o aprendizado, EXCETO:
a) Situação favorável do ponto de vista econômico e recursos materiais.
b) Situação que solicite o sujeito em sua zona próxima de aprendizagem.
c) Situação que não ameace a identidade, a segurança e a solidariedade dos que aprendem.
d) Situação mobilizadora, que tenha sentido e que provoque uma atividade na qual o aprendiz se
envolva pessoal e duradouramente.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/418557
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/229376
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/418581
291) 
292) 
293) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/418554
FUMARC - Ana Pol (PC MG)/PC MG/Pedagogia/2013
Pedagogia - Funções da escola/educação
Referindo-se à educação não formal, a nova escola deve reconhecer a existência de demandas
individuais e coletivas, orientar-se para a liberdade do sujeito pessoal, para a comunicação intercultural e
para a gestão democrática da sociedade e suas mudanças.
 
Para tanto, essa escola deve se estruturar a partir dos seguintes princípios, EXCETO:
a) Ter a vontade de corrigir a desigualdade das situações e das oportunidades.
b) Unir motivação, objetivos estratégicos e memória cultural para participar do mundo técnico e
mercantil.
c) Unir a formação para a cidadania, a transmissão competente de conhecimentos básicos e preparar
os indivíduos para os vestibulares.
d) Atribuir importância central à diversidade histórica e cultural e ao reconhecimento do outro e a
todas as formas de comunicação intercultural.
www.tecconcursos.com.br/questoes/77069
FEMPERJ - ACE (TCE RJ)/TCE RJ/Organizacional/Pedagogia/2012
Pedagogia - Funções da escola/educação
A educação escolar exerce um papel importante na manutenção da estrutura de classes, pois está
impregnada da ideologia dos grupos dominantes. Para efetivar práticas que colaborem com a
transformação social, um processo escolar emancipatório deve buscar:
a) reproduzir os conhecimentos necessários à divisão social do trabalho;
b) garantir aos grupos excluídos a aquisição de conhecimentos técnicos;
c) transmitir conhecimentos úteis que formem para o mercado de trabalho;
d) fomentar práticas que colaborem com a reflexão e a crítica;
e) realizar atividades colaborativas que ensinem o civismo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/77036
FEMPERJ - ACE (TCE RJ)/TCE RJ/Organizacional/Pedagogia/2012
Pedagogia - Funções da escola/educação
A passagem da criança de um estado de heteronomia moral para um estado de autonomia moral,
segundo a tendência da escola democrática, é influenciada, dentre outros fatores, por experiências que
ela tem ao longo de sua passagem pela escola, na medida em que essa instituição pode lhe
proporcionar:
a) socialização, que permite o desenvolvimento de sua afetividade, respeito próprio e racionalidade;
b) contato com discursos modernizadores, modelos edificantes a serem copiados, coerção e
interdição;
c) professores, vistos como possuidores de grande autoridade, que apresentam, em suas aulas,
elementos da moral;
d) socialização de regras, inculcadas nas novas gerações a partir das aulas que tratam de temas
relacionados à ética, em algumas disciplinas;
e) conhecimento acerca de diferentes discursos sobre a moral, conhecimento este que lhe permite
fazer escolhas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/418554
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/77069
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/77036
294) 
295) 
296) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/77049
FEMPERJ - ACE (TCE RJ)/TCE RJ/Organizacional/Pedagogia/2012
Pedagogia - Funções da escola/educação
Diversos autores e mesmo a legislação educacional ressaltam a importância da educação para
cidadania, compreendida como a possibilidade de o indivíduo usufruir de direitos e participar de forma
ativa da vida política. Esse objetivo coloca desafios para o currículo escolar, que deve privilegiar o
desenvolvimento de:
a) atividades que ofereçam reforço para os alunos com dificuldades de aprendizagem;
b) metodologias que favoreçam a cooperação e o posicionamento reflexivo dos discentes;
c) aprendizagens de normas de comportamento e a prática de boas ações pelos alunos;
d) conteúdos que focalizem a vida política e doutrinem os discentes para a participação social;
e) disciplinas e projetos que ensinem ao aluno como proceder corretamente no mercado do trabalho.
www.tecconcursos.com.br/questoes/77054
FEMPERJ - ACE (TCE RJ)/TCE RJ/Organizacional/Pedagogia/2012
Pedagogia - Funções da escola/educação
"A educação nas democracias, a educação intencional e organizada, não é apenas uma das
necessidades desse tipo de vida social, mas a condição mesma de sua realização. Ou a educação se faz o
processo das modificações necessárias na formação do homem para que se opere a democracia, ou o
modo democrático de viver não se poderá efetivar. Daí ser a educação um dos fundamentos da crença
democrática e, ao mesmo tempo, uma das razões de se descrer da democracia, por isto mesmo que não
vem a escola sendo o desejado instrumento de sua realização, mas, tantas vezes, um outro meio de se
confirmarem e se preservarem as desigualdades sociais. É que não é qualquer educação que produz
democracia, mas, somente, insisto, aquela que for intencionalmente e lucidamente planejada para
produzir esse regime político e social". (Anísio Teixeira. Democracia e educação. XII Conferência Nacional
de Educação. Rio de Janeiro, 1956).
Considerando o trecho acima, para desenvolver ideais democráticos a escola deve priorizar a formação
de:
a) valores, cooperação e espírito de equipe;
b) qualidades requeridas pelo mercado de trabalho;
c) saberes humanistas, eruditos e enciclopédicos;
d) aptidões demandadas pela sociedade atual;
e) conhecimentos intelectuais para a competição.
www.tecconcursos.com.br/questoes/110485
CEBRASPE (CESPE) - TAE (PRF)/PRF/2012
Pedagogia - Funções da escola/educação
Acerca da educação, do treinamento e do desenvolvimento, julgue o item seguinte.
A educação é o nível mais amplo das ações de aprendizagem, que têm por finalidade a formação
permanente voltada para a qualificação profissional dos indivíduos em longo prazo.
Certo
Errado
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/77049
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/77054https://www.tecconcursos.com.br/questoes/110485
297) 
298) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/147232
FUNRIO - EspFAEP (DEPEN)/DEPEN/S9 - Pedagogia/2009
Pedagogia - Funções da escola/educação
“A opção pelo diálogo com os Estados na construção e na implementação de uma política pública
setorial no sistema penitenciário tem sido, sem dúvida, decisiva para o “consolidar uma trajetória de
mudança”, e isso se verifica pela própria iniciativa dos participantes em propor a institucionalização de
um coletivo destinado a prosseguir com essa experiência. O desafio é garantir que a abertura à
participação gire em torno de uma pauta politicamente objetiva e tecnicamente densa.” (Coordenação
Geral de Ensino/DEPEN/MJ, 2006)
Essa fala do DEPEN (2006) nos mostra que os paradigmas presentes já não davam conta da realidade do
sistema penitenciário, até aquela data, e que novo paradigma precisava ser criado, a partir da promoção
de uma mudança conceitual que desse conta da crise dos paradigmas, indo em busca de novas
possibilidades de respostas para atender às necessidades, que a realidade exigia.
 
Essa transformação deveria partir da proposta de uma mudança de visão de mundo que propusesse
soluções aos problemas existentes, dando conta da insatisfação que os modelos anteriores
apresentavam. Logo, a necessidade da mudança de paradigmas geralmente advém da crise dos
paradigmas.
Segundo Kuhn, em Brandão (1994), existem causas internas e externas que provocam essas mudanças,
entendendo como causas internas “o resultado de desenvolvimentos teóricos e metodológicos dentro de
uma mesma teoria e também do esgotamento dos modelos tradicionais de explicação oferecidos pela
própria teoria, o que leva à busca de alternativas” e como causas externas
a) os princípios que norteiam a tradição institucional.
b) as crenças dos que trabalham no sistema penitenciário.
c) as opções de ação do gestor das empresas privadas.
d) as mudanças na sociedade e na cultura de uma época.
e) os espaços físicos dos sistemas penitenciários existentes.
www.tecconcursos.com.br/questoes/147236
FUNRIO - EspFAEP (DEPEN)/DEPEN/S9 - Pedagogia/2009
Pedagogia - Funções da escola/educação
Enquanto processos de transformação social, mais lentos e profundos, reproduzidos também na
cultura – entendida como modo de vida característico de determinado grupo, lugar e/ou momento da
história – uma luta social, entendida no movimento da história, tem um peso maior, quando produz e
reproduz um movimento sociocultural que é maior do que ela mesma, evidenciando as dimensões
relacionadas às formas de vida dos sujeitos, expondo seus valores, posturas, visão de mundo, tradições,
costumes..., acabando por exigir uma reflexão da sociedade sobre si mesma.
Para GENTILLE & FRIGOTTO (2001), a luta social que produz e reproduz um movimento sociocultural,
maior que si mesma, é a que forma
a) pessoas de sucesso, conscientes de seu poder.
b) sujeitos trabalhadores, numa sociedade plural.
c) pessoas capazes para exercer sua profissão liberal.
d) sujeitos sociais, políticos e humanos.
e) homens e mulheres fortes e saudáveis para conviver em sociedade.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/147232
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/147236
299) 
300) 
301) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2347312
VUNESP - Prof (Pref Marília)/Pref Marília/Educação Especial da Educação
Básica/2023
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Na introdução de seu artigo sobre o debate da inclusão no Brasil, Mendes (2006) relata que a
história da educação especial começou a ser traçada no século XVI, com médicos e pedagogos que,
desafiando os conceitos vigentes na época, acreditaram nas possibilidades de indivíduos que, até então,
eram considerados
a) ineducáveis.
b) incapazes.
c) aptos.
d) enfermos.
e) contagiosos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2347297
VUNESP - Prof (Pref Marília)/Pref Marília/Educação Especial da Educação
Básica/2023
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Em sua Tese, Campellini (2004) defende que uma escola poderá ser considerada inclusiva somente
quando estiver organizada para atender a cada aluno independente de qualquer condição. Para isso
ocorrer, deverá estar organizada de modo a operar com
a) flexibilidade didático-pedagógica, ajustando o ensino às características de aprendizagem dos
aluno.
b) apoio de auxiliar de vida escolar para atividades de alimentação, locomoção e higiene, garantindo
participação na rotina escolar.
c) professores com formação em educação especial para a oferta do serviço em turno escolar,
apoiando o professor da sala comum.
d) atendimento educacional especializado ofertado em sala de recursos ou em escolas
especializadas.
e) intérprete de Libras para alunos com deficiência auditiva, oferta de braile para alunos cegos e
eliminação de barreiras para alunos com autismo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2347308
VUNESP - Prof (Pref Marília)/Pref Marília/Educação Especial da Educação
Básica/2023
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Carneiro (2012), em seu artigo intitulado “Reflexões sobre a avaliação da aprendizagem de alunos
da modalidade Educação Especial na Educação Básica”, defende que a educação especial será efetivada
em uma perspectiva inclusiva quando as práticas pedagógicas escolares forem organizadas coletivamente
na escola, preservando sempre
a) o papel fundamental do profissional do Atendimento Educacional Especializado na condução do
alinhamento curricular em sala comum.
b) a autonomia da escola nos processos de organização das salas comuns e salas especiais para o
atendimento educacional especializado.
c) a decisão da família e do aluno sobre a modalidade de ensino mais adequada a ser realizada na
escola comum ou especial.
d) a organização do currículo escolar de modo a atender a todos os alunos, público-alvo da educação
especial, com adaptações às necessidades coletivas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2347312
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2347297
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2347308
302) 
303) 
304) 
e) o protagonismo do professor regente na condução dos processos de escolarização de todos os
alunos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2347311
VUNESP - Prof (Pref Marília)/Pref Marília/Educação Especial da Educação
Básica/2023
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Ropoli [et.al] (2010), sobre identidade e diferenças na escola, destaca que, em ambientes
escolares excludentes, a identidade “normal” é tida sempre como
a) inferior às demais identidades minoritárias.
b) natural, generalizada e positiva em relação às demais.
c) superior e com capital cultural ampliado pela normatividade.
d) compatível ao nível sócio-econômico de populações mais privilegiadas.
e) privilegiada em relação às tidas como “anormais” ou “diferentes.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2347307
VUNESP - Prof (Pref Marília)/Pref Marília/Educação Especial da Educação
Básica/2023
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Sartoretto (2010), ao tratar sobre Comunicação Aumentativa e Alternativa, destaca que um recurso
de comunicação pode variar quanto ao formato, ao tamanho, à quantidade de mensagens que contém e
quanto ao material utilizado para sua confecção. De acordo com a autora, são exemplos de recursos de
comunicação:
a) dublagem e legenda; intérprete bilíngue; textos ampliados e braile.
b) audiodescrição; cartões individuais e personalizados e rádios transmissores.
c) dicionários píctóricos; tábua de comunicação; língua de sinais e tradutor.
d) cartões, pranchas, agendas e pastas de comunicação; vocalizadores; calendário e quadro de
atividades.
e) sinalizadores de som e luz; contrastes; piso tátil e podotátil e mesas de comunicação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2410727
FUMARC - Ana Leg (ALMG)/ALMG/Analista de Projetos Educacionais/2023
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
“Inclusão é um processo que reitera princípios democráticos de participação social plena. Neste
sentido, a inclusão não se resumea uma ou algumas áreas da vida humana, como, por exemplo, saúde,
lazer ou educação. Ela é uma luta, um movimento que tem por essência estar presente em todas as
áreas da vida humana, inclusive a educacional. Inclusão refere-se, portanto, a todos os esforços no
sentido de garantia da participação máxima de qualquer cidadão em qualquer arena da sociedade em
que viva, à qual ele tem direito, e sobre a qual ele tem deveres” (SANTOS, 2003, p. 4) (grifos do autor).
 
Fonte: ANDRADE, P. F. de; DAMASCENO, A. R. Novas construções sociais de aprendizagens: inclusão em educação
para que?
Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 25, n. 3, p. 211-230, set./ dez. 2020. Disponível em:https://
periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/arti-cle/view/32909/22079. Acesso em: 02 dez. 2022.
 
Com base neste texto, assinale a afirmativa CORRETA em relação ao papel da educação, quando se trata
da inclusão.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2347311
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2347307
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2410727
305) 
a) A inclusão em educação permitirá a experiência do convívio das diferenças na mesma ambiência
educativa, se contrapondo, assim, à manutenção da segregação que sistematizou escolas diferentes
para pessoas diferentes.
b) Dentre as atribuições da escola inclusiva, não se faz necessário inserir ações de pensar em direitos
que vão ao encontro da diversidade.
c) Para a consolidação de escolas mais inclusivas, é necessário manter os fazeres e saberes
atualmente estabelecidos dentre os integrantes da ação educativa.
d) Pensar a educação inclusiva é primordial para práticas reprodutivistas que colaboram para a
formação de sujeitos acríticos na e da realidade em que ocupam.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2410735
FUMARC - Ana Leg (ALMG)/ALMG/Analista de Projetos Educacionais/2023
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
No texto “A questão da diversidade e da política de reconhecimento das diferenças”, escrito por
Kabengele Munanga (2014), o autor traz a seguinte colocação: “Em vez de opor igualdade e diferença, é
preciso combiná-las para poder construir a democracia. É nessa preocupação que se coloca a questão do
multiculturalismo, definido como encontro de culturas, ou seja, a existência de conjuntos culturais
fortemente constituídos, cuja identidade, especificidade e lógica interna devem ser reconhecidas, mas
que não são inteiramente estranhas umas às outras, embora diferentes entre si.”.
 
Fonte: MUNANGA, K. A questão da diversidade e da política de reconhecimento das diferenças.
Crítica e Sociedade: Revista de Cultura Política, v. 4, n. 1, jul. 2014. Dossiê: Relações raciais e
diversidade cultural. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/criticaso-ciedade/article/
view/26989/14725. Acesso em: 28 nov. 2022.
 
A partir da afirmativa acima, sinalize entre as figuras abaixo, aquela que ratifica o posicionamento do
autor, bem como o título do texto.
a) 
 
Fonte: Disponível em: https://desventurasdeumacacheada.com.br/volta-pra-bahia-
preconceito-contra-baianos-no-sul/. Acesso em: 28 nov. 2022.
b) 
 
Fonte: Disponível em: http://www.juniao.com.br/wp-content/uplo-ads/2015/06/Charge_
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2410735
306) 
307) 
Ponte_Juniao_Maioridade_Penal_Chico_Alencar_72.jpg. Acesso em: 28 nov. 2022.
c) 
 
Fonte: Disponível em: https://jornaldaparaiba.com.br/comunidade/2022/03/08/dia-das-
mulheres-saiba-a-diferenca-entre-igualdade-e-equidade. Acesso em: 28 nov. 2022.
d) 
 
Disponível em: https://www.facebook.com/tirasarmandinho/pho-tos/a.48836
1671209144/961806510531322/?type=3. Acesso em: 28 nov. 2022.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2360355
IBAM - Aux (Pref Saquarema)/Pref Saquarema/Educação Infantil/2023
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Os estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e transtornos do espectro
do autismo, superdotação e altas habilidades têm direito a receber uma assistência voltada para a
remoção de barreiras que impeçam a sua aprendizagem em condição de igualdade no ambiente escolar.
 
Essa assistência é denominada:
a) atendimento educacional especializado
b) assistência educativa especifica
c) acompanhamento educacional especifico
d) acolhimento estudantil especial
www.tecconcursos.com.br/questoes/2357712
FGV - Prof (Pref SP)/Pref SP/Ensino Fundamental II e Médio/Arte/2023
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Assinale a opção que indica o termo utilizado para identificar todo o conjunto de Recursos e
Serviços que contribuem para conceder ou aumentar habilidades funcionais da pessoa com deficiência,
concedendo maior oportunidade de independência, autonomia e melhoria das suas capacidades
funcionais.
a) Tecnologia Crítica (TC).
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2360355
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2357712
308) 
309) 
b) Técnica educativa (TE).
c) Tecnologia Assistiva (TA).
d) Tecnologia Educacional (TE).
e) Tecnologia Independente (TI).
www.tecconcursos.com.br/questoes/2357763
FGV - Prof (Pref SP)/Pref SP/Ensino Fundamental II e Médio/Arte/2023
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
“A ética, em sua dimensão crítica e transformadora, é que referenda nossa luta pela inclusão
escolar. A posição é oposta à conservadora, porque entende que as diferenças estão sendo
constantemente feitas e refeitas, já que vão diferindo, infinitamente. Elas são produzidas e não
podem ser naturalizadas, como pensamos habitualmente. Essa produção merece ser compreendida,
e não apenas respeitada e tolerada. Nossas ações educativas têm como eixos o convívio com as
diferenças e a aprendizagem como experiência relacional, participativa, que produz sentido para o
aluno, pois contempla sua subjetividade, embora construída no coletivo das salas de aula.”
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como Fazer? São Paulo: Moderna, 2006.
Com base na concepção de inclusão da autora, assinale a afirmativa que caracteriza corretamente sua
proposta para uma “ética da inclusão”.
a) Pode ser resumida na busca pela tolerância e pelo respeito.
b) Compreende que as diferenças se caracterizam por um movimento contínuo.
c) Resulta na produção de espaços isolados para cada tipo de diferença.
d) Parte de uma homogeneidade natural entre todos os indivíduos.
e) Exige o reconhecimento e tolerância das essências fixas dos alunos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2361098
IBAM - Ori (Pref Saquarema)/Pref Saquarema/Pedagógico/2023
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
O atendimento educacional especializado fornece o suporte técnico, metodológico e conceitual para
os alunos com deficiência e garante uma atenção de qualidade aos alunos que enfrentam barreiras à
aprendizagem e à participação. Para isso, a equipe do AEE deve:
a) identificar, elaborar e organizar tecnologias assistivas pedagógicas e de acessibilidade que
eliminem as barreiras para a plena participação desses alunos
b) preparar aulas de reforço do conteúdo de sala de aula para amenizar as barreiras de
aprendizagem
c) substituir as aulas nas salas regulares, em função das barreiras, por aulas de desenvolvimento de
objetos do conhecimento em salas separadas
d) solicitar ao professor regente e à equipe do apoio do aluno que eliminem as barreiras a fim de que
o aluno consiga desenvolver competências e habilidades
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2357763
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2361098
310) 
311) 
312) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2358201
FGV - Prof (Pref SP)/Pref SP/Ensino Fundamental II e Médio/Biologia/2023
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
“O objetivo da integração é inserir um aluno, ou um grupo de alunos, que já foi anteriormente
excluído, e o mote da inclusão, ao contrário, é o de não deixar ninguém no exterior do ensino
regular, desde o começo da vida escolar. As escolas inclusivas propõem um modo de organização do
sistema educacional que considera as necessidades detodos os alunos e que é estruturado em
função dessas necessidades.”
MANTOAN, Maria Tereza Eglér. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como Fazer? São Paulo: Moderna, 2006.
Segundo o trecho destacado, é correto afirmar que
a) a inclusão e a integração designam o mesmo processo de inserir alunos excluídos no sistema
regular de ensino.
b) a inclusão diz respeito ao oferecimento de espaços de discriminação positiva nas instituições
regulares.
c) a proposta da inclusão exige uma reforma do sistema de ensino desde a base, de modo a abri-lo
para as diferenças.
d) o paradigma da inclusão exige a criação de escolas separadas para crianças com necessidades
específicas.
e) a integração se distingue da inclusão por exigir mudanças que atinjam todos os alunos e não
apenas alguns.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2365816
IBFC - Ass (UFPB)/UFPB/Alunos/2023
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Considerando que a escola é um espaço de inclusão e que o Brasil tem um conjunto de
leis e decretos que garantem os direitos civis e de cidadania para pessoas com mobilidade
reduzida, é de fundamental importância que todos os profissionais da educação tenham
conhecimento sobre esse conceito. Pessoa com mobilidade reduzida é aquela que:
a) é portadora de deficiência e necessita de cadeira de rodas
b) tem dificuldade de locomoção devido cegueira e precisa do auxílio de outros indivíduos
c) não tem os mesmos direitos da pessoa portadora de deficiência
d) temporariamente, não tem os mesmos direitos legais de uma pessoa com deficiência física
congênita
e) por qualquer motivo, tem dificuldade de movimentar-se, permanente ou temporariamente
www.tecconcursos.com.br/questoes/2361698
FUNDATEC - Prof (Pref Sta Rosa)/Pref Santa Rosa/Séries e ou Anos Iniciais/2023
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Termo utilizado para identificar recursos e serviços voltados às pessoas com deficiência, visando
proporcionar a elas autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. Os recursos
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2358201
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2365816
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2361698
313) 
314) 
315) 
correspondem a equipamentos, sistemas ou produtos que possam aumentar, manter ou melhorar a
capacidade funcional das pessoas com deficiência.
 
Que termo é esse?
a) Tecnologia Assistiva.
b) Recursos inclusivos.
c) Multimeios interdisciplinares.
d) Materiais de Apoio ao Especial.
e) Elementos pedagógicos para a inclusão.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2347293
VUNESP - Prof (Pref Marília)/Pref Marília/Educação Especial da Educação
Básica/2023
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Considere Mazzota (1996). Ao buscar na história informações sobre o atendimento educacional de
pessoas com deficiência, o autor constatou que, até o século XVIII, as noções sobre deficiência estavam
relacionadas ao
a) estudo clínico e genético para a definição de deficiência com base em dados quantitativos e
qualitativos de pesquisas.
b) preconceito cultural e social sobre as capacidades de contribuição na vida cotidiana da população
da época.
c) conhecimento sobre normalidade e anormalidade que foram definidos desde a Grécia antiga.
d) reconhecimento das pessoas com deficiência como humanas, pois até então eram relacionadas
como próximas aos animais.
e) misticismo e ocultismo, não havendo base científica para o desenvolvimento de noções realísticas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2347294
VUNESP - Prof (Pref Marília)/Pref Marília/Educação Especial da Educação
Básica/2023
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Considere Mazzota (1996). O autor, a partir de seus estudos, destaca que houve dois períodos na
evolução da educação especial no Brasil – primeiro de 1854 a 1956 e segundo de 1957 a 1993, que
foram marcados por ações para a educação das pessoas com deficiência, gerando iniciativas,
respectivamente:
a) privadas não oficiais e políticas públicas inclusivas.
b) oficiais e particulares isoladas e oficiais de âmbito nacional.
c) governamentais inclusivas e oficiais inclusivas.
d) particulares isoladas e públicas oficializadas pelo governo.
e) integradoras para escolas e inclusivas para escolas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2409756
FUMARC - Ana Leg (ALMG)/ALMG/Analista de Projetos Educacionais/2023
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Sobre as características de uma política de educação inclusiva, é CORRETO afirmar que
a) considera a diversidade em seus aspectos culturais e étnico-raciais como medida indispensável ao
reconhecimento de identidades culturais.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2347293
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2347294
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2409756
316) 
317) 
318) 
b) considera o acesso de alunos com necessidades educacionais especiais a medida única de inclusão
das políticas educacionais e ela depende do educando.
c) considera todas as crianças e jovens iguais, o que dispensa medidas discriminatórias de
acompanhamentos especializados.
d) pressupõe os serviços de atendimentos educacionais especializados como discriminatórios e
prejudiciais ao reconhecimento da diversidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2347285
VUNESP - Prof (Pref Marília)/Pref Marília/Educação Especial da Educação
Básica/2023
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Dentre os desafios que emergem das propostas de educação inclusiva, segundo Fleuri (2009), é
possível indicar em relação
a) ao processo educativo, em específico, a criação de padrões que potencializem a constituição de
diferenças.
b) à prática pedagógica, o foco na transmissão de conceitos estereotipados que fundamentem
análises críticas do educador.
c) à gestão escolar, centrada na dialogicidade, o entendimento da diferença como algo natural do ser
humano.
d) à formação de educadores, justamente, o repensar e ressignificar a própria concepção de
educador.
e) às políticas públicas educacionais, a necessidade de alinhamento nacional com os avanços da
ciência e da tecnologia.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2347286
VUNESP - Prof (Pref Marília)/Pref Marília/Educação Especial da Educação
Básica/2023
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Considere o excerto de Louro (2008):
 
Há que perceber os modos como se constrói e se reconstrói a posição da normalidade e a posição da
diferença, porque, afinal, é disso que se trata.
 
Assinale a alternativa correta com relação ao conceito de diferença.
a) Está inscrita nos saberes legitimados, para além das práticas sociais e pedagogias culturais.
b) É um atributo que só faz sentido ou só pode se constituir em uma relação entre pessoas.
c) Ostenta uma relação de normatização, poder e uso da força, para além do contexto social.
d) Preexiste nos corpos dos indivíduos e ao se evidenciar é (re)conhecida pelo grupo social.
e) É, de algum modo, onipresente, sempre presumida, e isso a torna, paradoxalmente, invisível.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2347321
VUNESP - Prof (Pref Marília)/Pref Marília/Educação Especial da Educação
Básica/2023
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Considere Domingues [et.al] (2010) - A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: os
alunos com deficiência visual: baixa visão e cegueira.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2347285
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2347286
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2347321
319) 
320) 
321) 
Caio é um estudante com baixa visão que está matriculado no 6o ano do Ensino Fundamental. A
professora do AEE indicou que ele faça uso de contraste nas cores, oclusores laterais; folhas com pautas
escuras e com maior espaço entre as linhas; prancheta inclinada para leitura e tiposcópio. Esses são
exemplos de auxílios
a) aumentativos e suplementares.
b) não ópticos.
c) ópticos e ampliados.
d) para atividades de vida diária.
e) ortóptico.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2347323
VUNESP - Prof (Pref Marília)/PrefMarília/Educação Especial da Educação
Básica/2023
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Gomes [et.al] (2007), aponta que o número de alunos categorizados com deficiência intelectual
(no original ainda consta o termo “deficientes mentais”) aumentou consideravelmente, passando a
abranger todos os que
a) apresentam comportamentos estereotipados e atraso nos desenvolvimentos de habilidades
escolares.
b) demonstram aptidões e habilidades destacadas e superiores aos grupos de mesma faixa etária e
agrupamento escolar.
c) não desenvolvem as habilidades mínimas necessárias para as provas escolares e demais
instrumentos avaliativos.
d) apresentam baixo rendimento escolar no que se refere aos conteúdos exigidos pelos parâmetros
curriculares nacionais.
e) não demonstram bom aproveitamento escolar e que apresentam dificuldade de seguir as normas
disciplinares das escolas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2361154
IBAM - Ori (Pref Saquarema)/Pref Saquarema/Pedagógico/2023
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
A construção de políticas públicas inclusivas, de acesso aos serviços e recursos pedagógicos e de
acessibilidade nas escolas regulares elimina a discriminação e a segregação, superando o modelo de
escolas e classes especiais. Nessa perspectiva, os sistemas de ensino modificam sua organização,
assegurando aos alunos público-alvo da educação especial a matricula nas classes comuns e a oferta do
atendimento educacional especializado, previstos
a) no projeto pedagógico da escola
b) no regimento pedagógico
c) contrato entre a escola e responsáveis
d) na proposta curricular da escola
www.tecconcursos.com.br/questoes/2347319
VUNESP - Prof (Pref Marília)/Pref Marília/Educação Especial da Educação
Básica/2023
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Bosco (2010) apresenta, de acordo com McIness (1999), a premissa básica para a definição de
surdocegueira, destacando que
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2347323
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2361154
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2347319
322) 
323) 
a) se trata de duas deficiências associadas: surdez e cegueira, que somadas apresentam
necessidades específicas para o sujeito com a deficiência.
b) é uma deficiência complexa e com múltiplas possibilidades de avaliações sobre os suportes
necessários para cada caso, devido aos diferentes níveis de resíduos sensoriais.
c) é uma deficiência única que requer uma abordagem específica para favorecer a pessoa surdocega
e um sistema para dar o suporte necessário.
d) é deficiência múltipla por apresentar duas deficiências com diferentes possiblidades de
combinações entre as perdas sensoriais, que podem variar de pouco a muito resíduo visual e auditivo.
e) é denominada Síndrome de Usher, de caráter genético e hereditário, apresenta momentos
diferentes para as perdas visuais e auditivas, apresentando diferentes suportes ao longo da vida.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2410730
FUMARC - Ana Leg (ALMG)/ALMG/Analista de Projetos Educacionais/2023
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
O movimento inclusivo reconhece o direito subjetivo de cada sujeito/estudante.
 
Dessa forma, para a consolidação de ambiências educativas mais democráticas e acolhedoras, é
pertinente compreender a orientação político-filosófica da inclusão, visto que a mesma é contrária à
escola tradicional/integracionista, que prevê um público estudantil padronizado.
 
Fonte: ANDRADE, P. F. de; DAMASCENO, A. R. Novas construções sociais de aprendizagens: inclusão em educação
para que?
Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 25, n. 3, p. 211-230, set./ dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/
index.php/edufoco/arti-cle/view/32909/22079. Acesso em: 02 dez. 2022. (adaptado).
 
Considerando a posição acima, avalie as asserções a seguir:
 
I. Discorrer sobre a importância da inclusão em educação é caminhar rumo à democratização do
ensino, e, quiçá, da sociedade.
 
II. Nas raízes da sociedade inclusiva, há a previsão de um padronizar da forma de ser e pensar dos
indivíduos.
 
III. Pensar em ações inclusivas é idealizar os indivíduos focalizado em regras, e não no processo de
autonomia, independência e participação social.
 
IV. Tanto na escola como na sociedade, faz se necessário pensar em direitos que vão ao encontro
da diversidade e inclusão
 
São verdadeiras apenas as asserções:
a) I e II.
b) I e IV.
c) II e III.
d) III e IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2347313
VUNESP - Prof (Pref Marília)/Pref Marília/Educação Especial da Educação
Básica/2023
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Giacomini (2010) afirma que a orientação e mobilidade (O&M) se aplica a
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2410730
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2347313
324) 
325) 
326) 
a) pessoas com deficiência visual e que necessitam de pistas para se locomoverem nos espaços com
autonomia.
b) todas as pessoas com deficiência sensorial que se beneficiam de pistas e referência para
locomoção e orientação nos diferentes ambientes.
c) toda e qualquer pessoa que necessita chegar a algum local e que, para isso, dispõe de referências
para cumprir sua rota.
d) jovens e adultos com deficiência visual, que necessitam de pistas e apoios para as atividades de
vida diária com independência.
e) estudantes com cegueira para que, no atendimento educacional especializado, aprendam a criar
mapas mentais e pistas de ambiente para vida autônoma.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2236377
FGV - Peda (SEAD AP)/SEAD AP/2022
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Segundo Dainez, Smolka e Souza (2022, p.2), “Após um longo período de ditadura cívico-militar
(1964-1985), na luta por um Estado democrático, destaca-se a efetiva participação do movimento das
pessoas com deficiência na elaboração e no lançamento da Constituição Cidadã de 1988 (BRASIL, 1988).
Na Constituinte, em meio a muitos embates, uma conquista importante foi a mudança do modelo
assistencialista para o paradigma dos direitos humanos. Ou seja, de um modelo sedimentado em
estratégias caritativas, que objetivavam suprir as necessidades, reiterando a dependência e a tutela, para
uma perspectiva de política pública em que as pessoas com deficiência passassem a ser concebidas como
sujeitos de direitos”.
 
(SIEMS-MARCONDES; CAIADO, 2013).
 
As opções apresentam princípios para as políticas e as práticas de educação inclusiva atuais, à exceção
de uma.
 
Assinale-a.
a) Educação é um direito de todos.
b) Todas as pessoas são capazes de aprender.
c) A educação inclusiva deve ocorrer somente no espaço escolar.
d) A aprendizagem se dá por processos que variam de pessoa para pessoa.
e) É importante a convivência entre todos os alunos nas escolas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2065413
CEBRASPE (CESPE) - Prof (Pires do Rio)/Pref Pires do Rio/Nível I/2022
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Julgue o item subsequente, relativos à educação especial e à inclusão.
 
Na escola inclusiva, a diversidade é valorizada em detrimento da homogeneidade.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1939216
FCM - CEFETMINAS - ACD (Pref Timóteo)/Pref Timóteo/2022
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Sobre o processo de inclusão escolar, avalie o que se afirma.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2236377
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2065413
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1939216
327) 
 
I - A inclusão escolar é um movimento mundial que implica uma profunda transformação nas
escolas, uma vez que envolve o rompimento de atitudes de discriminação e de preconceito, de
práticas de ensino que não levam em consideração as diferenças e de barreiras de acesso,
permanência e participação dos alunos com deficiência nos ambientes escolares.
 
II - A inclusão escolar é uma inserção condicional que defende as pessoas com deficiência, visando
mudanças prioritariamente para essas pessoas, sendo necessárias concessões do sistema; busca
qualidade nasestruturas que atendem as pessoas com deficiência consideradas aptas para auxiliá-
las a continuar se desenvolvendo.
 
III - A inclusão escolar deve englobar todos os indivíduos, independentemente de sua condição,
pois, segundo a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação, todos têm o
direito de aprender e se desenvolver em qualquer escola, a qual deve respeitar as diferenças, limites
e facilidades de cada estudante.
 
Está correto apenas o que se afirma em
a) I.
b) II.
c) I e III.
d) II e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1939217
FCM - CEFETMINAS - ACD (Pref Timóteo)/Pref Timóteo/2022
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
De acordo com os aspectos importantes dos transtornos globais do desenvolvimento para a
educação escolar, avalie o que se afirma sobre a função executiva.
 
I - Compreende o conjunto de condutas de pensamento que permite a utilização de estratégias
adequadas para se alcançar um objetivo.
 
II - É a capacidade de atribuir estados mentais a outras pessoas e predizer o seu comportamento
em função dessas atribuições.
 
III - É um conjunto de funções responsáveis por iniciar e desenvolver uma atividade com um
objetivo final determinado.
 
IV - É essencial para o ser humano, uma vez que permite a teorização do estado mental das outras
pessoas, o que sentem, o que pensam, quais as suas intenções e como poderão agir.
 
Está correto apenas o que se afirma em
a) I.
b) II.
c) I e III.
d) II e IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1946916
CPCON UEPB - Prof (Pref Sousa)/Pref Sousa/Educação Básica/2022
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1939217
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1946916
328) 
329) 
De acordo com Brasil (2007, p. 11), “o movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação
política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem
juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. A educação inclusiva constitui um
paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e
diferença como valores indissociáveis, [...] dentro e fora da escola (BRASIL 2007, p. 1). O movimento
mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em
defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de
discriminação. A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de
direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, [...] dentro e fora da
escola. Neste sentido, é CORRETO afirmar que:
 
I. A Educação Inclusiva é a transformação para uma sociedade inclusiva, um processo em que se
amplia a participação de todos os alunos nos estabelecimentos de ensino regular.
 
II. A Educação Inclusiva trata-se de uma reestruturação da cultura, da prática e das políticas
vivenciadas nas escolas, de modo que estas respondam à diversidade dos alunos. É uma abordagem
humanística, democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades, tendo como objetivos o
crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos.
 
III. As necessidades das crianças com deficiência não podem ser supridas nas escolas regulares,
pois ainda não dispomos de recursos didático-pedagógicos necessários, como professores
capacitados, estruturas adequadas nas escolas e uma dinâmica escola para a recepção dos alunos
especiais, entre outros aspectos. Então, para discutirmos a verdadeira inclusão é preciso atender a
essas crianças fora do ensino regular, em escolas especiais.
 
A alternativa que responde CORRETAMENTE é:
a) III, apenas.
b) I, II e III.
c) I, apenas.
d) I e II, apenas.
e) II e III, apenas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1939223
FCM - CEFETMINAS - ACD (Pref Timóteo)/Pref Timóteo/2022
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Avalie o que se afirma sobre a Língua Brasileira de Sinais.
 
I - É uma língua natural e complexa que utiliza o canal visual-espacial, a articulação das mãos, as
expressões faciais e do corpo para estabelecer sua estrutura, possuindo estruturas gramaticais
próprias, compostas de vários aspectos linguísticos: fonológico, morfológico, sintático e semântico-
pragmático.
 
II - Na construção de uma prática pedagógica bilíngue voltada para o desenvolvimento das
potencialidades dos Surdos na escola é necessário que a escola busque estar preparada para
compreender cada aluno em suas potencialidades, singularidades e diferenças e em seus contextos
de vida.
 
III - Na abordagem bilíngue, a Libras e a Língua Portuguesa, em suas variantes de uso padrão,
quando ensinadas no âmbito escolar, devem ser aproximadas de seus lugares especificamente
linguísticos e não devem ser tomadas em seus componentes históricocultural, textual e pragmático.
 
IV - A língua de sinais não é universal e cada país possui sua própria língua de sinais com variações
regionais; é entendida como a forma de comunicação e de expressão em que o sistema linguístico
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1939223
330) 
331) 
de natureza visual-motora constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos.
 
Está correto apenas o que se afirma em
a) I e II.
b) III e IV.
c) I, II, III.
d) I, II e IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1939221
FCM - CEFETMINAS - ACD (Pref Timóteo)/Pref Timóteo/2022
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Historicamente as concepções desenvolvidas sobre a educação de pessoas com surdez se
fundamentaram em três abordagens diferentes.
 
Avalie o que se afirma sobre essas abordagens educacionais.
 
I – O oralismo visa a capacitação da pessoa com surdez para a utilização da língua da comunidade
ouvinte na modalidade oral e apresenta como única possibilidade linguística o uso da voz e da leitura
labial, tanto na vida social como na escola.
 
II– O bilinguismo se propõe a capacitar a pessoa com surdez para a utilização de duas línguas no
cotidiano escolar e na vida social: a língua de sinais e a língua da comunidade ouvinte.
 
III – A comunicação total considera a pessoa com surdez de forma natural, aceitando suas
características e prescrevendo o uso de todo e qualquer recurso possível para a comunicação, com
vistas a potencializar as interações sociais e a considerar as áreas cognitivas, linguísticas e afetivas
dos alunos.
 
IV – O bimodalismo se volta para a liberdade do aluno se expressar em uma ou em outra língua e
de participar de um ambiente escolar que desafie seu pensamento e exercite sua capacidade
perceptivocognitiva e suas habilidades para atuar e interagir com o mundo social.
 
Está correto apenas o que se afirma em
a) I e II.
b) III e IV.
c) I, II, III.
d) II, III e IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1984415
FCC - AgAAS (Pref Recife)/Pref Recife/2022
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Luciano é criança com deficiência intelectual e cadeirante. Está matriculado em escola pública da
rede regular de educação e enfrenta diariamente três dificuldades: 1) não há guias rebaixadas nas
calçadas para facilitar a travessia das ruas com a cadeira de rodas até chegar à escola; 2) na escola, os
funcionários não permitem que ele explore todos os espaços do prédio, temendo que ele se machuque;
3) na escola não existe elevador que lhe permita chegar ao laboratório de ciências, que fica no segundo
andar. Considerando os conceitos trazidos na lei brasileira de inclusão, Luciano enfrenta,
respectivamente, nas situações 1, 2 e 3, barreiras
a) de mobilidade; simbólicas; científicas.
b) de acessibilidade; de segurança; tecnológicas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1939221
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1984415
332) 
333) 
334) 
c) físicas; de superproteção; de transporte.
d) arquitetônicas; de oportunidade; de inclusão.
e) urbanísticas; atitudinais; arquitetônicas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2065404
CEBRASPE (CESPE) - Prof (Piresdo Rio)/Pref Pires do Rio/Nível I/2022
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Julgue o item subsequente, relativos à educação especial e à inclusão.
 
O modelo de educação especial segregada é o mais defendido na atualidade.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1939232
FCM - CEFETMINAS - ACD (Pref Timóteo)/Pref Timóteo/2022
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I - Alunos com paralisia cerebral e sem comunicação, surdocegos, aqueles que possuem deficiência
mental e dificuldades na fala e tantos outros que estão limitados na interação com seus pares
tornam-se passivos e dependentes da atenção de adultos, uma vez que é comum ver famílias e
professores se anteciparem e atenderem necessidades, falarem e determinarem o que é bom e
importante para eles.
 
ALÉM DISSO,
 
II - outra consequência dessa dificuldade de expressar sentimentos é o comportamento agressivo ou
de rejeição do conhecimento que alguns alunos podem manifestar quando estão compreendendo
tudo o que se passa ao redor, sem poder comunicar seus sentimentos e opiniões a respeito,
deixando ou sendo colocados como se não existissem, como se não tivessem interesses e desejos.
 
A respeito dessas asserções, é correto afirmar que
a) as duas são falsas.
b) a primeira é falsa e a segunda é verdadeira.
c) a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.
d) as duas são verdadeiras e a segunda complementa corretamente a primeira.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1939218
FCM - CEFETMINAS - ACD (Pref Timóteo)/Pref Timóteo/2022
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Sobre o profissional de apoio na inclusão escolar, segundo a Política Nacional de Educação Especial
na perspectiva da Educação Inclusiva, de 2008, é incorreto afirmar que
a) é responsável pela formação e pelo aprendizado do aluno com deficiência, planejando, adequando
práticas pedagógicas de acordo com as especificidades dos educandos e executando atividades.
b) a sua parceria com a escola favorece o estabelecimento de metas realistas no que se refere ao
desenvolvimento da criança, como também possibilita avaliá-la de acordo com suas próprias
conquistas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2065404
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1939232
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1939218
335) 
336) 
337) 
c) precisa trabalhar sempre em parceria com a escola e o professor regente, para que suas funções
fiquem bem delimitadas e que um possa auxiliar o outro quando preciso, sempre em busca de
atender as especificidades do educando.
d) é um profissional que presta atendimento educacional ao aluno que necessita de auxílio e
mediação em tempo integral e irá auxiliar o professor regente e a equipe técnico-pedagógica da
escola no trabalho com esses alunos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1939230
FCM - CEFETMINAS - ACD (Pref Timóteo)/Pref Timóteo/2022
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Para o auxílio pedagógico a alunos com deficiência, algumas ações estão relacionadas ao trabalho
realizado por profissionais da educação, que necessitam estar preparados para atuar em classes comuns
com alunos que apresentam alguma deficiência.
 
Nesse sentido, avalie o que se afirma sobre os apontamentos da legislação quanto a algumas
competências necessárias ao professor para o atendimento a esses alunos.
 
I - Perceber as necessidades educacionais especiais desses alunos.
II - Flexibilizar a ação pedagógica nas diferentes áreas de conhecimento.
III - Avaliar de forma sistemática, priorizando o processo somativo.
 
Está correto apenas o que se afirma em
a) I.
b) I e II.
c) I e III.
d) II e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2065412
CEBRASPE (CESPE) - Prof (Pires do Rio)/Pref Pires do Rio/Nível I/2022
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Julgue o item subsequente, relativos à educação especial e à inclusão.
 
A educação inclusiva como forma prioritária de atendimento a alunos com necessidades educativas
especiais está plenamente implementada nas escolas brasileiras.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1939235
FCM - CEFETMINAS - ACD (Pref Timóteo)/Pref Timóteo/2022
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Sobre as ajudas técnicas e os recursos pedagógicos, indique se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que
se afirma.
 
( ) Ajudas técnicas buscam garantir produtos, instrumentos e equipamentos ou tecnologias
adaptados ou especialmente projetados para melhorar a funcionalidade da pessoa com deficiência
ou com mobilidade reduzida, favorecendo a autonomia pessoal, total ou assistida.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1939230
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2065412
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1939235
338) 
( ) Para descrever a utilização de recursos pedagógicos de acessibilidade na escola é necessária a
atenção às características do aluno, à atividade proposta pelo professor e aos objetivos educacionais
pretendidos na atividade em questão.
 
( ) O recurso pedagógico de acessibilidade denominado sorobã é destinado a pessoas sem fala ou
escrita funcional ou em defasagem entre necessidade comunicativa e habilidade em falar e/ou
escrever, possibilitando a construção de novos canais de comunicação.
 
( ) A comunicação aumentativa e alternativa é destinada a pessoas sem fala ou sem escrita funcional
ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade em falar e/ou escrever,
manifestar desejos, necessidades, opiniões e posicionamentos.
 
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
a) V, F, V, F.
b) V, V, F, V.
c) F, F, V, V.
d) F, V, F, F.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1946946
CPCON UEPB - Prof (Pref Sousa)/Pref Sousa/Educação Básica/2022
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
De acordo com Glat e Nogueira (2012), “a inclusão de indivíduos com necessidades educacionais
especiais na rede regular de ensino não consiste apenas na sua permanência junto aos demais alunos,
nem na negação dos serviços especializados àqueles que deles necessitem. Ao contrário, implica numa
reorganização do sistema educacional, o que acarreta a revisão de antigas concepções e paradigmas
educacionais na busca de se possibilitar o desenvolvimento cognitivo, cultural e social desses alunos,
respeitando suas diferenças e atendendo às suas necessidades”. Neste sentido, é CORRETO afirmar
que:
 
I- Ao imprimir um olhar pedagógico e estimulador em torno das dimensões, a escola pode se tornar
um espaço inclusivo, democrático socializador que estimule relações e modelos de saberes.
 
II- Para se tornar um espaço inclusivo, a escola precisa promover diálogo, interatividade ou
propostas de construção de aplicação. Todavia pelo contrário, nela predominam modelos educativos
racionalistas e comportamentalistas.
 
III- O fato de que a educação especial está virtualmente excluída do debate educativo não se
configura como uma discriminação. Esta já é expressa em Lei e isto já garante os direitos civis,
legais, laborais, culturais dos sujeitos.
 
A alternativa que responde CORRETAMENTE é:
a) II e III, apenas.
b) I, II e III.
c) I, apenas.
d) III, apenas.
e) I e II, apenas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1946946
339) 
340) 
341) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1789684
FGV - AJ (TJ RO)/TJ RO/Pedagogo/2021
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
O conceito de escola inclusiva está embasado no princípio da:
a) integração progressiva dos portadores de necessidades especiais ao convívio social;
b) igualdade de oportunidades educacionais e sociais a que todos os alunos têm direito;
c) disciplinarização dos alunos com deficiência para sua adaptação à vida em sociedade;
d) adequação à realidade social dos alunos com deficiência para torná-los economicamente
funcionais;
e) convivência com a diversidade como experiência fraterna e humanizadora para os outros alunos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/967491
FGV - Prof (Salvador)/Pref Salvador/História/2019Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Na figura a seguir estão representados agrupamentos que podem ocorrer em diferentes espaços
de educação.
 
Fonte: http://ddhccreremas.blogspot.com/2013/06
 
Na figura acima, I, II, III e IV correspondem, respectivamente, a
a) Integração – Segregação – Exclusão – Inclusão.
b) Exclusão – Segregação – Integração – Inclusão.
c) Inclusão – Exclusão – Segregação – Integração.
d) Segregação – Exclusão – Inclusão – Integração.
e) Integração – Exclusão – Segregação – Inclusão.
www.tecconcursos.com.br/questoes/783117
FGV - Peda (Niterói)/Pref Niterói/(SASDH Niterói)/2018
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
A pedagogia social é um componente da Pedagogia que se responsabiliza diretamente pela
inclusão das crianças e jovens, em situação de vulnerabilidade social, no universo escolar. Quanto mais a
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1789684
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/967491
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/783117
342) 
343) 
população de um país é entregue à própria sorte, maior se faz a necessidade de um fazer pedagógico
voltado para a realidade das crianças e adolescentes expostos a todo o tipo de dificuldades oriundas de
uma educação direcionada para um público com valores e necessidades bem diferentes.
Falamos sobre uma pedagogia com ações voltadas ao desenvolvimento humano pleno, tomando como
foco o processo educacional.
Então, é correto afirmar que a pedagogia social é uma pedagogia:
a) do passado;
b) da inclusão;
c) tradicional;
d) experimental;
e) consensual.
www.tecconcursos.com.br/questoes/731231
FGV - Ass CE (Boa Vista)/Pref Boa Vista/2018
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Na escola de ensino regular em que Marta trabalha, a equipe está reestruturando o projeto
pedagógico, considerando também o trabalho com crianças com deficiência.
Nesse sentido, o projeto pedagógico deve prever:
a) o encaminhamento desses alunos para as escolas especiais;
b) a elaboração do Plano de Atendimento Educacional Especializado;
c) o atendimento a esses alunos em espaço padrão;
d) que esses alunos seguirão o cronograma comum da escola;
e) a adaptação das necessidades desses alunos aos materiais já disponíveis na escola.
www.tecconcursos.com.br/questoes/783118
FGV - Peda (Niterói)/Pref Niterói/(SASDH Niterói)/2018
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Os sujeitos em situação de vulnerabilidade são, geralmente, alvo de múltiplos vetores de exclusão.
A perspectiva interseccional aponta para práticas educacionais:
a) tradicionais;
b) corporativas;
c) inclusivas;
d) parciais;
e) domesticadoras.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/731231
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/783118
344) 
345) 
346) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/731235
FGV - Ass CE (Boa Vista)/Pref Boa Vista/2018
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Para garantir a plena inclusão das pessoas com deficiência nas escolas, é necessário:
 
“aprimoramento dos sistemas educacionais, visando a garantir condições de _________, permanência,
participação e ___________, por meio da oferta de serviços e de recursos de acessibilidade que
eliminem as ____________ e promovam a ___________ plena”
 
A alternativa que completa adequadamente a frase acima é:
a) acesso – aprendizagem – conquistas – inclusão;
b) acesso – aprendizagem – barreiras – segmentação;
c) acesso – segmentação – barreiras – inclusão;
d) acesso – aprendizagem – barreiras – inclusão;
e) segmentação – aprendizagem – barreiras – inclusão.
www.tecconcursos.com.br/questoes/416189
FGV - Prof (Pref SP)/Pref SP/Ensino Fundamental II e Médio/Sociologia/2016
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Leia a manchete a seguir.
 
' Fiquei revoltada', diz mãe de criança anã que teve matrícula escolar negada
Escola de Votorantim (SP) foi condenada a pagar indenização de RS 20 mil.
Instituição nega preconceito e afirma que vai recorrer de decisão.
 
(Materia publicada no site de noticias G1, em 19/01/2016)
 
Esse caso é um exemplo de descumprimento do seguinte princípio legal:
a) a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.
b) a gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.
c) a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola.
d) a garantia de que o ensino será ministrado segundo padrões de qualidade.
e) a seleção de condições para o acesso e a permanência na escola.
www.tecconcursos.com.br/questoes/394239
FGV - Prof III (Paulínia)/Pref Paulínia/Português/2016
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Com relação aos objetivos e às metas para a educação das pessoas com necessidades
educacionais especiais, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Devem ser disponibilizados recursos didáticos especializados de apoio à aprendizagem nas áreas
visual e auditiva.
( ) Devem ser promovidas ações de educação especial sem relação com o mercado de trabalho.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/731235
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/416189
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/394239
347) 
( ) Devem ser assegurados padrões mínimos de infraestrutura das escolas para atendimento de
alunos com necessidades educacionais especiais.
As afirmativas são, respectivamente,
a) V, V e F.
b) F, V e V.
c) F, F e F.
d) V, F e V.
e) V, V e V.
www.tecconcursos.com.br/questoes/394781
FGV - Prof III (Paulínia)/Pref Paulínia/Educação Especial/2016
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
O Gráfico a seguir representa a evolução das matrículas de educação especial.
 
 
(Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional
de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008, p.8.)
Considerando o gráfico acima e o processo de implementação da Educação Especial no Brasil, analise as
afirmativas a seguir.
I. No período analisado houve um aumento expressivo no número total de matrículas, ocasionado
pela expansão dos sistemas de ensino.
II. A redução do número de matrículas em escolas especializadas e classes especiais é ocasionada
pelas matrículas nas modalidades paralela e substitutiva.
III. Há um aumento significativo no número de matrículas em escolas regulares e classes comuns,
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/394781
348) 
349) 
decorrentes do processo de ampliação e consolidação das políticas de educação inclusiva.
Assinale:
a) se somente a afirmativa I estiver correta.
b) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
c) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/394771
FGV - Prof III (Paulínia)/Pref Paulínia/Educação Especial/2016
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Leia o fragmento a seguir:
"A discussão sobre políticas _____ costuma centrar-se nos eixos da organização sociopolítica necessária a
viabilizá-la e nos direitos _____ do público a que se destina. Os importantes avanços da sociedade,
alavancados pelos movimentos de direitos humanos, indicam a emergência da construção de espaços sociais
menos _____ e de alternativas para o convívio na diversidade. A capacidade que uma cultura tem de lidar
com as _____ que a compõem tornou-se uma espécie de critério de avaliação de seu estágio evolutivo,
especialmente em tempos de fundamentalismos e intolerâncias de todas as ordens".
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.
a) suplementares – coletivos – excludentes – homogeneidades
b) suplementares – humanos – includentes – semelhanças
c) inclusivas – coletivas – includentes – homogeneidades
d) inclusivas – individuais – excludentes – heterogeneidades
e) afirmativas – humanos – includentes – diferenças
www.tecconcursos.com.br/questoes/394775
FGV - Prof III (Paulínia)/PrefPaulínia/Educação Especial/2016
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Leia atentamente o seguinte estudo de caso:
"Jonas é um menino com Síndrome de Down com 11 anos de idade. Atualmente, frequenta uma escola comum
de ensino fundamental da rede municipal, cursando o terceiro ano do primeiro ciclo. Aos dois meses de vida,
iniciou o trabalho de estimulação precoce no serviço de reabilitação de uma escola da APAE. Segundo o
relato da terapeuta que realizava este trabalho, Jonas era um menino que vinha se desenvolvendo bem, com
poucas defasagens. A única exceção dizia respeito à linguagem, já que apresentava dificuldades importantes e
um atraso significativo em sua aquisição. Começou a articular algumas palavras aos dois anos, falando de
forma quase inaudível e com o passar do tempo, sua fala seguiu sendo bastante restrita, limitando-se a
articular poucas palavras com muitos desvios fonológicos. Por este motivo, aos três anos, ao término do
trabalho de estimulação precoce, iniciou um atendimento fonoaudiológico nessa mesma instituição. Desde os
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/394771
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/394775
350) 
dois anos de idade, Jonas frequentou o maternal numa escola de educação infantil e a partir dos sete,
ingressou na escola municipal de Ensino Fundamental, na qual se encontra matriculado até hoje. Nessa
mesma época, interrompeu o tratamento na APAE e iniciou um novo tratamento em outro local."
 
(PAULON, Simone Mainieri, et al. Documento subsidiário à política de inclusão.
Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2005, p. 35).
 
Assinale a opção que indica um encaminhamento ou ação que deve ser realizada visando uma maior
promoção e inserção de Jonas.
a) Criar um currículo paralelo para atender as especificidades de Jonas.
b) Jonas deve ser matriculado em uma escola que possua toda a equipe interdisciplinar necessária
ao trabalho com o aluno, com a finalidade de lhe oferecer todo o apoio necessário.
c) Avaliar sua produção espontânea no contexto do grupo, de modo a aprimorar sua capacidade
criativa e sua expressão simbólica.
d) Evitar situações em que o corpo entra em jogo, como o teatro e os jogos corporais, que podem
ocasionar colisões entre os alunos e resultar em frustrações ou situações desagradáveis.
e) Evitar situações em que a fala seja um elemento necessário para a comunicação, já que o mesmo
ainda encontra-se em tratamento fonoaudiológico. Apenas após a alta no tratamento fonoaudiológico
é que o professor deve inserir, aos poucos, atividades de comunicação verbal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/394763
FGV - Prof III (Paulínia)/Pref Paulínia/Educação Especial/2016
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Relacione as seguintes necessidades especiais às respectivas características.
1. Superdotação
2. Condutas típicas
3. Deficiência física
4. Deficiência mental
( ) Variedade de condições não sensoriais que afetam o indivíduo em termos de mobilidade, de
coordenação motora geral ou da fala, como decorrência de lesões neurológicas, neuromusculares e
ortopédicas, ou, ainda, de malformações congênitas ou adquiridas.
( ) Elevada potencialidade nos seguintes aspectos, isolados ou combinados: pensamento criativo ou
produtivo; capacidade de liderança; talento especial para artes; capacidade psicomotora; dentre
outros.
( ) Funcionamento intelectual geral significativamente abaixo da média, concomitante com limitações
associadas a duas ou mais áreas da conduta adaptativa ou da capacidade do indivíduo em responder
adequadamente às demandas da sociedade.
( ) Manifestações de comportamento características de portadores de síndromes e quadros
psicológicos, neurológicos ou psiquiátricos que ocasionam atrasos no desenvolvimento e prejuízos no
relacionamento social.
Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/394763
351) 
352) 
a) 1 – 3 – 2 – 4
b) 4 – 1 – 3 – 2
c) 2 – 4 – 1 – 3
d) 3 – 1 – 4 – 2
e) 4 – 2 – 3 – 1
www.tecconcursos.com.br/questoes/394767
FGV - Prof III (Paulínia)/Pref Paulínia/Educação Especial/2016
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Com relação aos procedimentos do professor que atua no Atendimento Educacional Especializado
(AEE), assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Na organização do AEE os alunos sempre devem ser atendidos de maneira individualizada, com a
finalidade de um atendimento específico e direcionado.
( ) O aluno com necessidades educacionais especiais não deve ser avaliado, visto que sua condição
implica dificuldade de aprendizagem.
( ) O atendimento ao aluno com necessidades educacionais especiais, segundo a sua deficiência,
deve seguir um roteiro e protocolos visando a uniformidade de procedimentos, conteúdos e ações.
As afirmativas são, respectivamente,
a) V, V e V.
b) V, V e F.
c) F, F e V.
d) F, F e F.
e) V, F e V.
www.tecconcursos.com.br/questoes/416846
FGV - Prof (Pref SP)/Pref SP/Ensino Fundamental II e Médio/Português/2016
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Considerando as definições para a Educação Especial nas Diretrizes Curriculares para a Educação
Básica, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Os sistemas de ensino devem matricular os estudantes com deficiência, transtornos globais do
desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas classes comuns do ensino regular.
( ) A Educação Especial, como modalidade transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de
ensino, é parte integrante da educação regular, devendo ser prevista no projeto político-pedagógico
da unidade escolar.
( ) Na organização da Educação Especial, os sistemas de ensino devem observar, o pleno acesso e a
efetiva participação dos estudantes no ensino regular.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/394767
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/416846
353) 
354) 
As afirmativas são, respectivamente,
a) V, F e V.
b) F, V e V.
c) V, V e F.
d) V, V e V.
e) F, F e V.
www.tecconcursos.com.br/questoes/394757
FGV - Prof III (Paulínia)/Pref Paulínia/Educação Especial/2016
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Clara é uma criança com 10 anos de idade e para realizar suas atividades em sala de aula utiliza
tiposcópio (também conhecido como guia de leitura).
Levando em consideração o instrumento utilizado por Clara, assinale a opção que indica o seu tipo de
deficiência.
a) Física.
b) Auditiva.
c) Visual.
d) Mental.
e) Locomotora.
www.tecconcursos.com.br/questoes/394758
FGV - Prof III (Paulínia)/Pref Paulínia/Educação Especial/2016
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Na escola onde Felipe estuda há estruturas como a apresentada na imagem a seguir.
 
 
(Fonte: GIACOMINI, Lília. A educação especial na perspectiva da inclusão educacional. Volume 7.
Brasília: Ministério da Educação Especial; Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2010. p. 32.)
 
Assinale a opção que indica a finalidade dessa estrutura.
a) Orientação socioespacial.
b) Acessibilidade espacial.
c) Adequação postural.
d) Mobilidade interna.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/394757
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/394758
355) 
356) 
e) Correção de alterações neuromotoras.
www.tecconcursos.com.br/questoes/394745
FGV - Prof III (Paulínia)/Pref Paulínia/Educação Especial/2016
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Lúcia é diretora de uma escola que possui alunos com necessidades especiais. Com a finalidade de
inserir a escola no contexto de educação inclusiva levou em consideração importantes medidas
preventivas que levam o aluno a aprender os conteúdos curriculares de maneira mais ajustada às suas
condições individuais, evitando seu afastamento da escola regular. Para isso, realizou adequações
curriculares na escola.
A esse respeito, relacione as adequações realizadas aos fatores a elas correspondentes.
1. Adequações relativas aos objetivos e conteúdos2. Adequações avaliativas
3. Adequações nos procedimentos didáticos e nas atividades
( ) compreende adequar e modificar técnicas e instrumentos.
( ) engloba modificações de procedimentos e a introdução de atividades alternativas às previstas.
( ) abrange a priorização de áreas ou unidades de conteúdo e eliminação dos conteúdos
secundários.
Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.
a) 1 – 2 – 3
b) 1 – 3 – 2
c) 2 – 3 – 1
d) 3 – 1 – 2
e) 3 – 2 – 1
www.tecconcursos.com.br/questoes/837579
FGV - Prof (SEE PE)/SEE PE/Ambiente e Saúde/Análises Clínicas/2016
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Bruno é aluno do 5º ano e acaba de se mudar do interior de Pernambuco para Recife com sua
família. Ao ser matriculado em sua nova escola da rede estadual, a professora esclarece a seus pais que
o aluno provavelmente não terá dificuldades de adaptação ao currículo trabalhado na escola, uma vez
que o trabalho das escolas está pautado nos Parâmetros curriculares para a educação básica do estado
de Pernambuco.
 
Considerando o exemplo apresentado, é correto afirmar que o documento citado foi elaborado
a) reconhecendo a importância de que todos os pernambucanos em idade escolar devam ter acesso
a um núcleo básico de competências, habilidades, estratégias de ação e conteúdos considerados
essenciais.
b) como um recurso para garantir a fragmentação do ensino no estado.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/394745
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/837579
357) 
358) 
359) 
c) para ser seguido exatamente da mesma forma por todas as escolas do estado.
d) para inibir a autonomia docente e uniformizar a prática nas escolas.
e) em divergência aos documentos educacionais nacionais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/394749
FGV - Prof III (Paulínia)/Pref Paulínia/Educação Especial/2016
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Leia o fragmento a seguir.
"A educação _____ concebe a escola como um espaço de todos, no qual os alunos constroem o conhecimento
segundo suas ______, expressam suas ideias livremente, participam ativamente das tarefas de ensino e se
desenvolvem como cidadãos, nas suas _____."
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.
a) substitutiva – habilidades – diferenças.
b) complementar – atitudes – semelhanças.
c) transversal – necessidades – semelhanças.
d) substitutiva – habilidades – identidades.
e) inclusiva – capacidades – diferenças.
www.tecconcursos.com.br/questoes/394748
FGV - Prof III (Paulínia)/Pref Paulínia/Educação Especial/2016
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Sobre os recursos específicos de acesso ao currículo para alunos com deficiência auditiva, assinale
V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
 
( ) Posicionamento do aluno na sala de tal modo que possa ver os movimentos orofaciais do
professor e dos colegas.
 
( ) Adaptação dos materiais de apoio pedagógico às suas necessidades específicas.
 
( ) Uso de textos escritos, complementados com elementos que favoreçam sua compreensão:
linguagem gestual, língua de sinais, etc.
As afirmativas são, respectivamente,
a) V, F e V.
b) V, F e F.
c) V, V e V.
d) F, F e V.
e) V, V e F.
www.tecconcursos.com.br/questoes/394751
FGV - Prof III (Paulínia)/Pref Paulínia/Educação Especial/2016
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Sobre o atendimento educacional às pessoas com deficiência no Brasil, assinale a afirmativa
correta.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/394749
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/394748
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/394751
360) 
361) 
a) A educação para pessoas com deficiência passou a ser organizada pelo Estado na segunda
metade do século XVIII.
b) O atendimento às pessoas com deficiência teve início na época do Império, por volta dos anos de
1850.
c) O surgimento da Escola Nova coincide com a proposta educacional voltada para a educação
especial, na década de 1930.
d) A modalidade educacional para pessoas com deficiência começou a ser pensada na Constituição
Federal de 1988.
e) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional é o primeiro documento a apresentar
preocupação com a educação voltada para alunos com deficiência.
www.tecconcursos.com.br/questoes/394739
FGV - Prof III (Paulínia)/Pref Paulínia/Educação Especial/2016
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Bernardo é um aluno com necessidades educacionais especiais e, mesmo com os diversos tipos de
apoios e adaptações necessárias, não alcançou o resultado de escolarização previsto.
Com base no caso apresentado, assinale a opção que indica o encaminhamento que deve ser adotado
pela escola.
a) Convidar o aluno, por meio de seus responsáveis, a retirar o aluno da escola.
b) Fornecer uma certificação de conclusão escolar.
c) Utilizar a reprovação como um instrumento de apropriação dos conteúdos.
d) Encaminhar o aluno para o sistema de dependências, em horário oposto às aulas regulares.
e) Retirar o aluno do sistema de matrículas, mas permitir que ele continue frequentando a escola.
www.tecconcursos.com.br/questoes/394743
FGV - Prof III (Paulínia)/Pref Paulínia/Educação Especial/2016
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
João, como gestor de uma escola da rede municipal, está analisando as implicações das matrículas
de alunos de Educação Especial e as responsabilidades dos docentes que vão atuar diretamente com
esses alunos.
Com relação à matrícula do aluno de Educação Especial e às atribuições e competências do professor
para com este aluno, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Alunos da educação especial são contabilizados duplamente no âmbito do FUNDEB quando estão
matriculados em classe comum de ensino regular público e, concomitantemente, no Atendimento
Educacional Especializado (AEE).
( ) O professor de ensino regular deve identificar, elaborar, produzir e organizar recursos
pedagógicos e estratégias de acessibilidade, que considerem as necessidades específicas dos alunos
público-alvo da Educação Especial.
( ) A elaboração e a execução do plano de AEE são de competência dos professores que atuam na
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/394739
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/394743
362) 
363) 
sala de recursos multifuncionais ou centros de AEE, em articulação com os demais professores do
ensino regular, com a participação das famílias e em interface com os demais serviços setoriais
necessários ao atendimento.
As afirmativas são, respectivamente,
a) V, V e F.
b) F, V e V.
c) V, F e V.
d) F, F e V.
e) F, V e F.
www.tecconcursos.com.br/questoes/394729
FGV - Prof III (Paulínia)/Pref Paulínia/Educação Especial/2016
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Uma Organização Não-Governamental (ONG) vai realizar um levantamento do número de crianças
que devem ser matriculadas na educação especial no seu município para apresentar aos órgãos
específicos. Para isso, necessitam saber os tipos de necessidades educacionais especiais englobados pela
educação especial.
Assinale a opção que apresenta todos os tipos de necessidades educacionais englobados pela educação
especial.
a) Deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
b) Necessidades especiais, deficiências visuais e transtornos de desenvolvimento.
c) Doença congênita, deficientes físicos e distúrbios neurológicos.
d) Defasagem, atraso escolar e repetência.
e) Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), distúrbios neurológicos e Tetralogia
de Fallot.
www.tecconcursos.com.br/questoes/394728
FGV - Prof III (Paulínia)/Pref Paulínia/Educação Especial/2016
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Os professores de uma turma com alunos com necessidades especiais, no final do ano letivo,
tinham que decidir sobre a promoção ou a retenção desses alunos na série.
Para orientar a promoção ou a retenção, eles analisaram os aspectos a seguir.
I. A possibilidadede os alunos terem acesso a situações escolares regulares e com menor
necessidade de apoio especial.
II. A permanência com os colegas e grupos iria favorecer o desenvolvimento, a comunicação, a
autonomia e a aprendizagem desses alunos.
III. O efeito emocional da promoção ou da retenção para os alunos e suas famílias.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/394729
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/394728
364) 
365) 
Está correto o que se afirma em
a) III, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/394735
FGV - Prof III (Paulínia)/Pref Paulínia/Educação Especial/2016
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Com a finalidade de dar apoio ao desenvolvimento das atividades de Educação Especial, o
Atendimento Educacional Especializado (AEE) deve ser realizado
a) em instituição de ensino especificamente designada para tal função, em caráter substitutivo.
b) exclusivamente em Centros de Atendimento Educacional especializado da rede pública ou de
instituições conveniadas.
c) na sala de recursos multifuncionais da própria escola ou em outra escola de ensino regular, no
turno inverso ao da escolarização.
d) prioritariamente no próprio espaço de sala de aula, com a presença do mediador, de maneira
paralela as aulas de conteúdos específicos.
e) em escolas de ensino regular, porém em sala de aula específica e em turmas formados apenas por
alunos pertencentes à modalidade de Educação Especial.
www.tecconcursos.com.br/questoes/394725
FGV - Prof III (Paulínia)/Pref Paulínia/Educação Especial/2016
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Maria é mãe de Pedro, um menino de dois anos de idade, que possui necessidade educacional
especial. Maria deseja matricular seu filho em uma escola pública, para que o mesmo possa se
desenvolver e se socializar.
Em relação à matrícula de Pedro, assinale a afirmativa correta.
a) Maria só poderá matriculá-lo na escola quando ele tiver 4 (quatro) anos, idade mínima para
ingresso na pré-escola.
b) A matrícula de Pedro deverá ocorrer, obrigatoriamente, em uma escola especializada para
atendimento de crianças com necessidades educacionais especiais.
c) Pedro deverá ser matriculado apenas em escolas da rede privada, porque elas têm melhores
condições de infraestrutura e um atendimento mais especializado.
d) Maria poderá matriculá-lo em uma escola de rede pública desde que contrate um mediador para
acompanhar a criança nas atividades escolares.
e) Pedro poderá ser matriculado em qualquer escola de educação infantil.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/394735
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/394725
366) 
367) 
368) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/394727
FGV - Prof III (Paulínia)/Pref Paulínia/Educação Especial/2016
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Uma escola da rede municipal de Paulínia oferecerá, no próximo ano, Atendimento Educacional
Especializado.
 
Os professores que irão atuar no Atendimento Educacional Especializado deverão apresentar o seguinte
pré-requisito:
a) licenciatura plena em Pedagogia.
b) curso normal, ou normal superior, com habilitação para os anos iniciais do ensino fundamental.
c) graduação em alguma área das Ciências Humanas e especialização em Educação Especial.
d) formação inicial que o habilite para o exercício da docência e formação específica para a Educação
Especial.
e) pós-graduação stricto sensu em Educação Especial.
www.tecconcursos.com.br/questoes/394726
FGV - Prof III (Paulínia)/Pref Paulínia/Educação Especial/2016
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Luiz é diretor de uma escola pública municipal e, em decorrência do recebimento de alunos com
necessidades educacionais especiais, convidou os demais membros da equipe gestora e os professores
para juntos discutirem e implementarem um conjunto de novas práticas.
Assinale a opção que indica a característica de prática escolar inclusiva que deve ser adotada por Luiz e
sua equipe.
a) A avaliação por meio de notas, provas e outros instrumentos similares, visando atingir um padrão
de qualidade do ensino.
b) O ensino diferente para todos, em que cada um aprende segundo suas capacidades.
c) A formação de turmas escolares homogêneas para que os alunos tenham procedimentos
uniformes.
d) O ensino individualizado para atender os alunos com deficiência e/ou problemas de aprendizagem.
e) O ensino dos conteúdos das áreas disciplinares, a partir de currículos adaptados.
www.tecconcursos.com.br/questoes/416858
FGV - Prof (Pref SP)/Pref SP/Ensino Fundamental II e Médio/Português/2016
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Nessa semana, uma escola da rede municipal de São Paulo recebeu a matrícula de uma estudante
diagnosticada com um Transtorno Global do Desenvolvimento.
Na referida unidade escolar, de acordo com a legislação municipal, a estudante deverá ser atendida
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/394727
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/394726
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/416858
369) 
370) 
a) por um trabalho específico dos professores responsáveis pelo Atendimento Educacional
Especializado - AEE.
b) pelos coordenadores pedagógicos
c) pelos professores especializados.
d) por um trabalho desenvolvido pelos funcionários do sistema de saúde.
e) por um trabalho articulado entre todos os educadores da UE e os professores responsáveis pelo
Atendimento Educacional Especializado - AEE.
www.tecconcursos.com.br/questoes/392615
FGV - Dir UE (Paulínia)/Pref Paulínia/2016
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Com relação aos objetivos e às metas para a educação das pessoas com necessidades
educacionais especiais, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Devem ser disponibilizados recursos didáticos especializados de apoio à aprendizagem nas áreas
visual e auditiva.
( ) Devem ser promovidas ações de educação especial sem relação com o mercado de trabalho.
( ) Devem ser assegurados padrões mínimos de infraestrutura das escolas para atendimento de
alunos com necessidades educacionais especiais.
As afirmativas são, respectivamente,
a) V, V e F.
b) F, V e V.
c) F, F e F.
d) V, F e V.
e) V, V e V.
www.tecconcursos.com.br/questoes/344587
FGV - Prof (Pref Cuiabá)/Pref Cuiabá/Licenciatura em Pedagogia/2015
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Maria, Dora e Carla são professoras. Maria acabou de concluir sua primeira graduação em
Pedagogia; Dora também é pedagoga e fez um curso de Especialização em Educação Especial; Carla fez
Licenciatura em Letras.
 
As três pretendem se candidatar a uma vaga de professora de Educação Especial, mas
a) somente Dora está apta.
b) somente Maria está apta.
c) somente Carla e Maria estão aptas.
d) somente Carla e Dora estão aptas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/392615
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/344587
371) 
372) 
373) 
e) somente Maria e Dora estão aptas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1320562
FGV - PNS (SEDUC AM)/SEDUC AM/Psicólogo/2014
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Em relação à Educação Inclusiva no Brasil, assinale a opção correta.
a) O acompanhamento clínico, no caso de portadores de necessidades especiais, faz parte do
trabalho do psicólogo escolar.
b) Apesar dos documentos relativos à educação inclusiva, não há avanço numérico das publicações
sobre o tema.
c) O psicólogo escolar deve trabalhar as propostas de educação inclusiva junto à equipe da escola.
d) As crianças portadoras de necessidades especiais, somente após uma avaliação psicológica,
poderão ser matriculadas em escolas públicas.
e) A permanência da criança na escola pública depende de uma avaliação semestral do psicólogo
escolar.
www.tecconcursos.com.br/questoes/217672
FGV - TNS (ALBA)/ALBA/Pedagogia/2014
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Com relação aos aspectos da Inclusão Escolar, analise as afirmativas a seguir.I. Na LDB de 1964, a inclusão escolar era prevista, mas na pratica os alunos na rede pública,
frequentemente, estudavam em classes separadas e tinham rotinas escolares diferenciadas.
II. Internacionalmente, a inclusão escolar está presente no texto da Conferência Mundial de Jomtein
e na Declaração de Salamanca.
III. A LDB de 1996 expressa o atendimento preferencial aos portadores de necessidades especiais
na rede de ensino regular, mediante serviços pedagógicos especializados.
Assinale:
a) se somente a afirmativa I estiver correta.
b) se somente a afirmativa II estiver correta.
c) se somente a afirmativa III estiver correta.
d) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/148250
FGV - AJ (TJ AM)/TJ AM/Pedagogia/2013
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
Com relação às políticas inclusivas, analise as afirmativas a seguir.
I. Têm como objetivo combater toda e qualquer forma de exclusão que impeça o acesso a maior
igualdade de oportunidade e condições.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1320562
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/217672
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/148250
374) 
375) 
II. Corrigem as fragilidades de uma universalidade focalizada em todo e cada indivíduo e que, em
uma sociedade de classes, apresenta graus consideráveis de desigualdade.
III. São estratégicas para focalizar grupos socialmente vulneráveis.
Assinale:
a) se somente a afirmativa I estiver correta.
b) se somente a afirmativa II estiver correta.
c) se somente a afirmativa III estiver correta.
d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
e) se todas as afirmativas estiverem corretas
www.tecconcursos.com.br/questoes/567526
FGV - Tec Leg (ALESP)/ALESP/Educador Infantil/2002
Pedagogia - Educação inclusiva ou Ensino inclusivo
A Escola Inclusiva é uma tendência internacional desde o final do século XX. É considerada Escola
Inclusiva aquela que:
a) Abre espaço para todas as crianças, exceto aquelas com necessidades especiais.
b) Abre espaço para todas as crianças, exceto aquelas consideradas superdotadas.
c) Abre espaço para todas as crianças, abrangendo aquelas com necessidades especiais.
d) Não abre espaço para crianças. 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2346049
IBFC - Prof (SEC BA)/SEC BA/Educação Profissional/2023
Pedagogia - Políticas Públicas em Educação
A educação politécnica tem como objetivo instituir um processo formativo para o
estudante adotando todas as dimensões que visam a formação humana intencionando
favorecer o desenvolvimento das suas potencialidades na qual o trabalho aconteça em uma
perspectiva ontológica: o fundamento social da produção além do trabalho exigido pelo
mercado capitalista. O cerne do processo formativo é a vida cotidiana e os valores sociais e
culturais do estudante. A seguir leia afirmativas que unidas completam na educação a
definição da concepção de Politecnia e assinale a alternativa incorreta a ideia do enunciado.
a) A Politecnia envolve a articulação entre trabalho intelectual e trabalho manual
b) A Politecnia implica na formação que desenvolva a compreensão das bases da organização do
trabalho na sociedade
c) A Politecnia como perspectiva de ensino considera o conjunto de diferentes técnicas a serem
utilizadas no exercício de uma profissão de relevância acadêmica
d) A Politecnia possibilita o exercício do trabalho social e a compreensão do seu funcionamento
e) A noção da Politecnia deriva da problemática do trabalho. A noção de trabalho, o conceito e o fato
do trabalho como princípio educativo geral
www.tecconcursos.com.br/questoes/2361691
FUNDATEC - Prof (Pref Sta Rosa)/Pref Santa Rosa/Séries e ou Anos Iniciais/2023
Pedagogia - Políticas Públicas em Educação
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/567526
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2346049
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2361691
376) 
377) 
Resiliência das escolas e desafios da recuperação: os 5 destaques no Ideb
Ideb de 2021, medido durante a pandemia, mostrou parte das perdas na educação geradas pela Covid-
19
 
Carolina Riveira
18 de setembro de 2022
 
Os novos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foram divulgados na sexta-
feira, 16, em um cenário sem precedentes — com avaliações feitas no fim de 2021, quando muitas
escolas ainda tinham aulas à distância.
 
Os números mostram queda já esperada no aprendizado, sobretudo na alfabetização. Mas, mais do que
as notas em si — que têm inevitáveis problemas de medição na pandemia —, os resultados do Ideb
devem servir para que as secretarias de educação planejem as medidas de recuperação a partir de
agora, dizem especialistas [...].
 
“Não gosto muito da leitura de que ‘voltamos ao patamar de tal ano’”, diz Faria, do Iede. “Acho que
podemos ter uma perspectiva razoavelmente otimista: tivemos tantos avanços no fundamental I [na
última década] que temos perspectiva de recuperar essa etapa. Mesmo que tenha de levar conteúdos do
fundamental I para o fundamental II, muitas redes aprenderam a monitorar e a garantir essa
aprendizagem” [...]. Para todas as etapas, mesmo as que tiveram quedas menores registradas, a
defasagem herdada da pandemia seguirá sendo um desafio adicional a partir de agora.
 
[...] Cara, da USP, avalia que a situação econômica do Brasil é um dos grandes desafios da educação no
momento. "É absurda essa ideia de que o Brasil retrocedeu uma década. Isso não é real. São outras
gerações, e inclusive outras situações econômicas. O que as avaliações de larga escala têm mensurado é
como o aprendizado está muito ligado à situação econômica”, diz.
 
[...] Não significa que os dados do Ideb devem ser descartados, mas especialistas têm apontado que as
informações devem ser analisadas com cautela e sobretudo pelas próprias redes para, internamente,
avaliar onde estão os desafios de recomposição da aprendizagem. O trabalho a ser feito é, afinal,
urgente.
 
O Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado em lei em 2014, após três anos de debate no Congresso,
tem como meta alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o fim do:
a) 1º ano, antes dos sete anos de idade.
b) 2º ano, antes dos oito anos de idade.
c) 3º ano, antes dos nove anos de idade.
d) 5º ano, antes dos onze anos de idade
e) 9º ano, antes dos quatorze anos de idade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2065526
CEBRASPE (CESPE) - Prof (Pires do Rio)/Pref Pires do Rio/Nível I/2022
Pedagogia - Políticas Públicas em Educação
Acerca das políticas públicas para a educação básica no Brasil, julgue o item que se segue.
 
O currículo do ensino fundamental pode ser complementado por um bloco separado com conteúdo
diversificado de ensino.
Certo
Errado
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2065526
378) 
379) 
380) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2065527
CEBRASPE (CESPE) - Prof (Pires do Rio)/Pref Pires do Rio/Nível I/2022
Pedagogia - Políticas Públicas em Educação
Acerca das políticas públicas para a educação básica no Brasil, julgue o item que se segue.
 
As organizações populares são responsáveis por promover a interculturalidade na comunidade escolar e
podem receber apoio desta.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2114532
Instituto Consulplan - Prof (Pref Jequié)/Pref Jequié/Turmas de Educação Infantil
Ensino Fundamental (anos iniciais) nas Escolas da SEDE/2022
Pedagogia - Políticas Públicas em Educação
As escolas que desejam alavancar sua qualidade pedagógica e, consequentemente, a
aprendizagem dos alunos, devem se basear em dados que ofereçam indicadores concretos para construir
e aprimorar sua proposta pedagógica. Um indicador importante e que tem orientado as políticas
educacionais no Brasil é o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
 
No município de Jequié, no ensino fundamental, foram auferidos IDEBs inferiores aos observados no
estado e no Brasil.
 
 
(Fonte: Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) – INEP.
Acesso em: 15/02/2022 | Comparação: Disponívelem: estadosecidades.com.br.)
 
As variáveis que devem ser trabalhadas para que haja impacto neste indicador são:
a) A eficiência e o rendimento escolar, que demonstram se os alunos estão aprendendo de acordo
com o plano escolar.
b) O financiamento e o gasto com a educação, pois o investimento é destinado à educação,
sobretudo no ensino fundamental.
c) O contexto sociodemográfico e as condições de oferta relacionadas à infraestrutura das salas de
aula da sede e do campo.
d) O tempo que o aluno leva para concluir o percurso educacional e o desempenho que evidenciam
se sua aprendizagem está adequada à etapa escolar.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2065519
CEBRASPE (CESPE) - Prof (Pires do Rio)/Pref Pires do Rio/Nível I/2022
Pedagogia - Políticas Públicas em Educação
Acerca das políticas públicas para a educação básica no Brasil, julgue o item que se segue.
 
Os estados, o Distrito Federal e os municípios devem assegurar formação básica comum por meio dos
currículos com conteúdos mínimos.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2065527
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2114532
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2065519
381) 
382) 
383) 
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2065516
CEBRASPE (CESPE) - Prof (Pires do Rio)/Pref Pires do Rio/Nível I/2022
Pedagogia - Políticas Públicas em Educação
Acerca das políticas públicas para a educação básica no Brasil, julgue o item que se segue.
 
O Compromisso Nacional pela Educação Básica prevê a parcialização do ensino médio até 2030.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1789694
FGV - AJ (TJ RO)/TJ RO/Pedagogo/2021
Pedagogia - Políticas Públicas em Educação
Instância responsável por articular e coordenar as conferências de educação e promover a
articulação com as conferências regionais, estaduais e municipais, além de acompanhar o cumprimento
das metas e a execução do Plano Nacional de Educação.
O trecho acima descreve atribuições do(a):
a) Fórum Nacional de Educação;
b) Conselho Nacional de Educação;
c) Comissão de Educação da Câmara dos Deputados;
d) Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica;
e) Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1564914
CETREDE - Prof (Frecheirinha)/Pref Frecheirinha/PEB I/2021
Pedagogia - Políticas Públicas em Educação
Nas palavras da diretora executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz, esse momento pelo qual
passamos não tem precedentes e nenhum lugar do mundo tem a solução ideal sobre o que devemos
fazer. Isso quer dizer que tivemos que mobilizar recursos e criar procedimentos de um dia para o outro
para atender uma demanda gigantesca que não existia antes.
 
Há uma necessidade urgente de que todos nós brasileiros, sejamos
a) confiantes.
b) passivos.
c) tolerantes.
d) fiscalizadores.
e) supervisores.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2065516
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1789694
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1564914
384) 
385) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1564805
CETREDE - Prof (Frecheirinha)/Pref Frecheirinha/PEB I/2021
Pedagogia - Políticas Públicas em Educação
 
O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC) e em diálogo com
representantes das Secretarias Municipais de Educação (SMEs), apresentou o documento acima com o
objetivo de
a) orientar o distanciamento social nas escolas provocado pela pandemia, repensando as aulas
presenciais.
b) modificar o desenho curricular atualmente definido, considerando que este não atende mais às
necessidades das crianças.
c) considerar o homem como agente transformador do mundo e da sociedade, favorecendo as
aprendizagens holísticas.
d) determinar a relação entre os campos de experiências e os objetos de aprendizagem
selecionados.
e) auxiliar a reorganização das atividades pedagógicas nas redes de ensino, considerando o impacto
causado pelo novo coronavírus (Covid-19).
www.tecconcursos.com.br/questoes/1508836
Unifil - Prof (Itambaracá)/Pref Itambaracá/Educação Especial/2021
Pedagogia - Políticas Públicas em Educação
A equidade na área educacional tem sido considerada no que se refere às políticas afirmativas, por
meio de medidas que visam superar as iniquidades historicamente ocorridas no Brasil. Para Sposati
(2010), a falta de equidade provoca a iniquidade. Assinale a alternativa que condiz com a afirmação do
autor em relação à iniquidade.
a) O sistema educacional não pode ser indiferente à diversidade de sujeitos na escola.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1564805
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1508836
386) 
387) 
b) A ausência de acesso justo para que as pessoas superem suas necessidades e tenham garantida a
igualdade distributiva na qualidade do atendimento a essas necessidades e no acesso às
oportunidades construídas pela sociedade.
c) A presença de acesso justo para que as pessoas superem suas necessidades e tenham garantida a
igualdade distributiva na qualidade do atendimento a essas necessidades e no acesso às
oportunidades construídas pela sociedade.
d) O sistema educacional tem que reconhecer e prover condições de maneira justa a todos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1789692
FGV - AJ (TJ RO)/TJ RO/Pedagogo/2021
Pedagogia - Políticas Públicas em Educação
Considerando o sistema educacional brasileiro e os Parâmetros Curriculares Nacionais, analise as
afirmativas a seguir.
I. Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem o primeiro nível de concretização curricular.
II. As secretarias de educação de estados e municípios podem adaptar os Parâmetros Curriculares
Nacionais para elaborar suas respectivas propostas curriculares.
 
III. Os professores são a instância de concretização curricular, mas sua autonomia pedagógica é
limitada em nome da homogeneização do currículo.
 
Está correto o que se afirma em:
a) somente I;
b) somente II;
c) somente III;
d) somente I e II;
e) I, II e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1224798
IBADE - Prof (Vila Velha)/Pref Vila Velha/Coordenador/2020
Pedagogia - Políticas Públicas em Educação
“Muito se tem falado atualmente na necessidade de uma educação voltada para a diversidade.
Todavia, muitas vezes têm-se a noção equivocada de que tal educação relaciona-se apenas aos alunos
com necessidades especiais. (...) A educação para todos, sem qualquer tipo de discriminação é, antes de
tudo, um direito. A própria Constituição Federal (1988) garante a igualdade de condições de acesso e
permanência na escola (art. 206, inc. I).” (Maria José de Moura Alves)
 
Mas não basta garantir o acesso e a permanência, é necessário que se garanta:
a) o efetivo direito de aprender.
b) a vinculação com a prática social.
c) a ligação com o mundo do trabalho.
d) o pluralismo de ideias.
e) a valorização das experiências.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1789692
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1224798
388) 
389) 
390) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1502922
RBO - OEsc (Pref M Mor)/Pref Monte Mor/2019
Pedagogia - Políticas Públicas em Educação
É um conjunto de regras que definem a organização administrativa, didática, pedagógica,
disciplinar da instituição escolar, estabelecendo normas que deverão ser seguidas para sua elaboração,
como por exemplo, os direitos e deveres de todos os que convivem no ambiente.
Trata-se do(a)
a) Regras do Conselho Escolar.
b) Projeto Político e Pedagógico.
c) Plano Municipal de Educação.
d) Regime Escolar.
www.tecconcursos.com.br/questoes/927996
VUNESP - Dir Esc (Olímpia)/Pref Olímpia/2019
Pedagogia - Políticas Públicas em Educação
O Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE consiste na assistência financeira às escolas públicas
da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de
educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos. De acordo com a legislação vigente e com
as informações prestadas por José Carlos Libâneo em Educação Escolar: políticas, estrutura e
organização, sobre o PDDE, écorreto afirmar que
a) se a escola não possuir uma unidade executora, como uma Associação de Pais e Mestres, não
haverá nenhum tipo de repasse financeiro.
b) uniformes para alunos carentes deverão ser providenciados com uso do recurso recebido.
c) capacitação e aperfeiçoamento de profissionais da educação não estão contemplados para
utilização dos recursos.
d) um dos objetivos do programa é envolver a comunidade escolar a fim de otimizar a aplicação dos
recursos.
e) despesas administrativas como tarifas bancárias, pagamento de tributos e multas serão custeadas
pelo Programa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/813147
VUNESP - Peda (UFABC)/UFABC/2019
Pedagogia - Políticas Públicas em Educação
A Universidade tem uma função democratizadora e isso justifica os esforços para concretizar a
expansão do sistema educacional em todo o mundo. O direito à educação passou a ser considerado
parte do conceito de cidadania, assim como o direito ao voto, à assistência social, ao salário-mínimo, às
melhores condições de trabalho e aos direitos trabalhistas. O sistema educacional e, principalmente, a
educação superior teriam por função oportunizar a todos igual participação nos espaços sociais.
 
Para tanto, são implantadas as ações afirmativas que se definem como
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1502922
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/927996
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/813147
391) 
392) 
a) políticas públicas voltadas à concretização do princípio constitucional da igualdade formal como
princípio jurídico a ser respeitado por todos, independentemente do contexto.
b) estratégias de inclusão planejadas para além de cada realidade e de cada momento histórico,
pensadas a partir de uma perspectiva multinacional e não local.
c) políticas públicas e privadas que têm como objetivo coibir a discriminação do presente e não
eliminar os efeitos persistentes da discriminação do passado.
d) políticas públicas e privadas voltadas à concretização do princípio constitucional da igualdade
material e à neutralização dos efeitos da discriminação racial, de gênero, de origem nacional e de
compleição física.
e) medidas especiais e permanentes que buscam resolver as consequências de um passado
discriminatório favorecendo a igualdade de todos os cidadãos perante a lei.
www.tecconcursos.com.br/questoes/841711
VUNESP - Sup EQM (SEDUC SP)/SEDUC SP/2019
Pedagogia - Políticas Públicas em Educação
Luiz e Nascente (2013) comentam que a discussão sobre diversidade precisa abranger uma
dimensão política, uma vez que ela diz respeito às relações sociais e, por isso, está diretamente ligada às
relações de poder. Para esclarecer essa questão, Luiz e Nascente recorrem, em seu texto, à seguinte
argumentação de Gomes (2013) segundo a qual “assumir a diversidade cultural significa muito mais do
que um elogio às diferenças, representando não somente fazer uma reflexão mais densa sobre as
particularidades dos grupos sociais, mas também implementar políticas públicas, alterar relações de
poder, redefinir escolhas e
a) desenvolver a compaixão pelo sofrimento dos humilhados.”
b) adotar práticas pedagógicas que sejam tolerantes para com as diferenças.”
c) compreender os que nos são estranhos ou antipáticos.”
d) questionar a nossa visão de democracia.”
e) evitar de reduzir o ser humano à menor parte dele próprio.”
www.tecconcursos.com.br/questoes/650632
FUMARC - EEB (SEE MG)/SEE MG/Orientação Educacional ou Supervisão
Pedagógica/2018
Pedagogia - Políticas Públicas em Educação
A Educação Integral e Integrada visa a assegurar o acesso e a permanência dos estudantes na
Edu-cação Básica, com a melhoria da qualidade do ensino e o respeito à diversidade, garantindo-se as
condições necessárias ao desenvolvimento dos diversos saberes e habilidades pelos estudantes e a
ampliação da oferta da jornada em tempo integral, em consonância com as metas estabelecidas no Plano
Nacional de Educação.
 
(Fonte: MINAS GERAIS. Decreto 47.227 de 02 de agosto de 2017. Dispõe sobre a Educação Integral e Integrada
na rede de ensino pública do Estado. Belo Horizonte: SEE, 2017.
 
Analise as seguintes afirmativas sobre a educação integral:
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/841711
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/650632
393) 
394) 
I. A jornada escolar constará de 30 horas semanais, durante todo o período letivo, compreendendo o
tempo total em que os estudantes permanecerem na escola ou em outros espaços educacionais, em
atividades educativas.
 
II. As Escolas Polem são unidades de ensino que desenvolverão atividades curriculares em período
integral, contemplando os componentes da Base Nacional Comum Curricular – BNCC –, bem como os
diferentes campos de conhecimento e de práticas socioculturais.
 
III. Os campos de conhecimento da Educação em Tempo Integral devem ser distintos dos Com-
ponentes Curriculares das áreas de conhecimento do Ensino Fundamental e Médio.
 
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
a) I.
b) I e II.
c) II e III.
d) II.
e) III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1054083
NEC UFMA - Tec (UFMA)/UFMA/Assuntos Educacionais/2017
Pedagogia - Políticas Públicas em Educação
Ristoff (2008) identifica e sintetiza em dez termos as características básicas da educação superior
brasileira a partir do período pós-LDB (1996). Considerando o entendimento sobre a expansão e
democratização, MARQUE a alternativa que completa corretamente as lacunas da citação:
Se a , que não pode ser confundida com democratização e define-se pelo crescimento
expressivo do sistema, a pode ser constatada pelo crescimento das instituições privadas e
aumento no total das matrículas da educação superior. Já, a tem a ver, ao mesmo tempo,
com a superação do modelo único de instituição de educação superior e com banalização do termo
universidade, decorrente da rápida perda de centralidade por parte das universidades, tal qual definido
na Constituição Brasileira de 1988. Enquanto que a refere-se principalmente ao sistema
regulatório da educação superior do País, a do acesso nos remete ao fato de que a expansão
da educação superior não teve apenas sentido de ampliação geográfica, mas de ampliação de
oportunidades de acesso para setores até então excluídos desse nível de ensino.
Assinale a alternativa que apresenta os 05 (cinco) termos dessas características, definidos pelo autor
citado.
a) ampliação, privatização, centralização, diversificação e expansão
b) ampliação, privatização, diversificação, centralização e expansão
c) expansão, privatização, diversificação, centralização e ampliação
d) expansão, diversificação, privatização, centralização e ampliação;
e) centralização, ampliação, expansão, privatização e diversificação
www.tecconcursos.com.br/questoes/818201
DIRENS Aeronáutica - EAOAp (CIAAR)/CIAAR/Pedagogia/2017
Pedagogia - Políticas Públicas em Educação
O sistema é um conjunto de elementos, materiais e ideais, entre os quais haja alguma relação.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1054083
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/818201
395) 
396) 
 
Qual opção apresenta a estrutura do sistema de ensino, seja ele federal, estadual ou municipal?
a) Refere-se ao conjunto de escolas que, a partir de sua identidade, divergem. Por isso, sua
organização se faz em separado.
b) Refere-se ao conjunto de escolas e organizações de ensino integradas em todos os seus níveis:
federal, estadual e municipal.
c) Refere-se ao conjunto de escolas sem ligações e são constituídas a partir da responsabilidade do
municí pio, estado e da federação.
d) Refere-se ao conjunto de escolas organizadas em cada rede de ensino, a partir de origem e
independência: estadual, municipal e federal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/416190
FGV - Prof (Pref SP)/Pref SP/Ensino Fundamental II e Médio/Sociologia/2016
Pedagogia - Políticas Públicas em Educação
Sobre o ensino religioso na rede municipal de ensino da cidade de São Paulo,de acordo com a
legislação vigente, assinale a afirmativa correta.
a) O ensino religioso deve ser, obrigatoriamente, oferecido pela escola pública e cursado pelos
alunos.
b) A oferta do ensino religioso é facultativa nas escolas públicas, mas, uma vez ofertado, o aluno é
obrigado a cursar a disciplina.
c) A oferta do ensino religioso é facultativa nas escolas públicas e a frequência às aulas também é
facultativa.
d) A oferta de ensino religioso é uma decisão de cada escola.
e) A oferta de ensino religioso é obrigatória nas escolas públicas, ainda que a matrícula seja
facultativa para o aluno.
www.tecconcursos.com.br/questoes/394233
FGV - Prof III (Paulínia)/Pref Paulínia/Português/2016
Pedagogia - Políticas Públicas em Educação
Relacione a esfera governamental às respectivas atribuições.
1. União
2. Estados
3. Municípios
( ) Elabora e executa políticas educacionais em consonância com os planos nacionais de educação,
integrando e coordenando as suas ações às dos Municípios.
( ) Oferece a Educação Infantil em creches e pré-escolas e, com prioridade, o Ensino Fundamental.
( ) Realiza o processo nacional de avaliação do rendimento escolar, objetivando a definição de
prioridades e a melhoria da qualidade do ensino.
Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/416190
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/394233
397) 
398) 
a) 1 – 2 – 3
b) 3 – 2 – 1
c) 2 – 3 – 1
d) 1 – 3 – 2
e) 2 – 1 – 3
www.tecconcursos.com.br/questoes/217655
FGV - TNS (ALBA)/ALBA/Pedagogia/2014
Pedagogia - Políticas Públicas em Educação
Com relação às características do Salário Educação, uma fonte de recursos para a educação,
analise as afirmativas a seguir.
I. A aprovação da Emenda Constitucional nº 53, de 2006, restringiu sua destinação ao Ensino
Fundamental.
II. Equivale a 2,5% de pagamentos recolhidos pelas empresas em geral e as entidades públicas e
privadas vinculadas à Previdência Social.
III. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é o órgão responsável pela gestão e
distribuição da arrecadação.
Assinale:
a) se somente a afirmativa I estiver correta.
b) se somente a afirmativa II estiver correta.
c) se somente a afirmativa III estiver correta.
d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/217690
FGV - TNS (ALBA)/ALBA/Pedagogia/2014
Pedagogia - Políticas Públicas em Educação
Com relação às características do Plano de Ações Articuladas (PAR) assinale V para a afirmativa
verdadeira e F para a falsa.
( ) Estabelecido no Decreto Presidencial nº 6.094/07, como um programa estratégico do Plano de
Desenvolvimento da Educação (PDE)
( ) Tem como objetivo apoiar técnica e financeiramente os entes federativos classificados como de
baixo nível no IDEB.
( ) O gestor elabora um diagnóstico da situação do ente federado em dimensões preestabelecidas
para, então, elaborar um plano de ação
As afirmativas são, respectivamente,
a) V, F e V.
b) V, V e V
c) V, V e F.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/217655
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/217690
399) 
400) 
d) F, V e F.
e) F, F e V.
www.tecconcursos.com.br/questoes/217689
FGV - TNS (ALBA)/ALBA/Pedagogia/2014
Pedagogia - Políticas Públicas em Educação
Com relação às características do Programa Vamos Cuidar do Brasil nas Escolas, implementado
pelo Ministério da Educação, analise as afirmativas a seguir.
I. Uma das ações estruturantes é a constituição da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida
nas escolas.
II. Tem como objetivo fomentar a Educação Ambiental, principalmente na Educação Infantil e no
Ensino Fundamental.
III. A estratégia de trabalho envolve temas geradores.
Assinale:
a) se somente a afirmativa I estiver correta.
b) se somente a afirmativa II estiver correta.
c) se somente a afirmativa III estiver correta.
d) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/282226
FGV - AJ (TJ GO)/TJ GO/Especializada/Pedagogo/2014
Pedagogia - Políticas Públicas em Educação
Sem dúvida, a educação nacional é campo de grandes disputas e alvo constante de análises e
reflexões. Nas últimas décadas, diversas novas políticas, decretos e parcerias foram concebidas pelas
diferentes esferas do poder público, pela sociedade civil e pelos órgãos internacionais e multinacionais.
Entretanto, a simples promulgação de uma nova lei ou a implementação de políticas públicas de ampla
escala não garantem, por si só, mudanças significativas no cenário educacional brasileiro.
Para tal, é essencial que haja, em cada uma das diferentes redes de ensino e cada escola, uma
compreensão e um comprometimento com o que se planeja nos diferentes níveis de articulação da
educação nacional. Portanto, faz-se imprescindível a participação ativa dessas instituições na discussão e
elaboração de políticas educacionais.
Quando não há essa prerrogativa, as políticas nacionais para o ensino não se enraízam nas escolas, o
que se deve à:
a) independência da escola frente às políticas e diretrizes nacionais, que, por muitas vezes, não
condizem com a realidade da escola e de seus alunos;
b) inexistência de uma real reflexão e posicionamento crítico e consistente do Projeto Político
Pedagógico das escolas frente as políticas públicas;
c) independência das redes de ensino em relação às políticas e diretrizes nacionais, que, por muitas
vezes, entram em conflito dada a existência de perspectivas políticas antagônicas;
d) volatilidade desses decretos e parcerias, que se desfazem após a vigência dos mandatos políticos
ou da existência de crises financeiras;
e) descentralização do ensino no Brasil, que impossibilita reformas curriculares em escala nacional,
devido à impotência da união frente às outras dimensões da esfera pública.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/217689
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/282226
Gabarito
201) C 202) D 203) A 204) C 205) D 206) B 207) C
208) A 209) B 210) E 211) E 212) B 213) A 214) A
215) B 216) E 217) E 218) D 219) D 220) B 221) D
222) A 223) C 224) A 225) B 226) A 227) C 228) D
229) E 230) A 231) A 232) B 233) C 234) A 235) B
236) A 237) B 238) A 239) A 240) A 241) C 242) C
243) B 244) E 245) A 246) C 247) A 248) D 249) C
250) D 251) D 252) D 253) C 254) C 255) B 256) C
257) B 258) C 259) C 260) D 261) D 262) A 263) C
264) D 265) B 266) D 267) C 268) C 269) E 270) D
271) C 272) B 273) D 274) B 275) A 276) E 277) A
278) A 279) A 280) A 281) A 282) B 283) A 284) C
285) D 286) D 287) B 288) A 289) Certo 290) A 291) C
292) D 293) A 294) B 295) A 296) Certo 297) D 298) D
299) A 300) A 301) E 302) B 303) D 304) A 305) C
306) A 307) C 308) B 309) A 310) C 311) E 312) A
313) E 314) B 315) A 316) D 317) B 318) B 319) E
320) A 321) C 322) B 323) C 324) C 325) Certo 326) C
327) C 328) D 329) D 330) C 331) E 332) Errado 333) D
334) A 335) B 336) Errado 337) B 338) E 339) B 340) B
341) B 342) B 343) C 344) D 345) C 346) D 347) C
348) D 349) C 350) D 351) D 352) D 353) C 354) C
355) C 356) A 357) E 358) C 359) B 360) B 361) C
362) A 363) E 364) C 365) E 366) D 367) B 368) E
369) D 370) A 371) C 372) E 373) E 374) C 375) C
376) C 377) Errado 378) Errado 379) D 380) Certo 381) Errado 382) A
383) C 384) E 385) B 386) D 387) A 388) D 389) D
390) D 391) D 392) C 393) C 394) B 395) E 396) C
397) D 398) B 399) D 400) B

Mais conteúdos dessa disciplina