Ed
há 2 meses
A terceira lei de Kepler pode ser expressa pela fórmula: \[ T^2 = \frac{4\pi^2}{G M} A^3 \] onde: - \( T \) é o período orbital, - \( A \) é o semieixo maior da órbita, - \( G \) é a constante gravitacional, - \( M \) é a massa do Sol. Isso significa que o quadrado do período orbital é proporcional ao cubo do semieixo maior da órbita, e essa relação é a mesma para todos os planetas que orbitam o Sol, independentemente da massa do planeta. Portanto, para corpos na mesma distância média do Sol (mesmo \( A \)), o período orbital \( T \) será igual, ou seja, terão o mesmo "ano". Além disso, planetas mais distantes (maior \( A \)) têm períodos orbitais maiores, ou seja, orbitam mais lentamente. Também é correto que os planetas do Sistema Solar orbitam aproximadamente no mesmo plano e no mesmo sentido. Resposta correta: A terceira lei de Kepler estabelece que o quadrado do período orbital é proporcional ao cubo do semieixo maior da órbita, com constante que depende apenas da massa do Sol, da constante gravitacional e de π, e que planetas na mesma distância do Sol têm o mesmo período orbital.
Cadastre-se ou realize login