Logo Passei Direto
Buscar

Medicina

Outros
O fenômeno químico a que o diagrama se refere é:
(A) o derretimento do gelo em um copo de uísque.
(B) a secagem de roupa no varal.
(C) a formação de água líquida em um condensador.
(D) a decomposição térmica da sacarose.
(E) a combustão da gasolina.
User badge image
Praticando Para Aprender

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Para identificar o fenômeno químico correto, vamos analisar cada alternativa: (A) O derretimento do gelo em um copo de uísque - Este é um fenômeno físico, pois envolve a mudança de estado da água (sólido para líquido) sem alterar sua composição química. (B) A secagem de roupa no varal - Também é um fenômeno físico, relacionado à evaporação da água, sem alteração na composição química da roupa. (C) A formação de água líquida em um condensador - Este é um fenômeno físico, pois é a mudança de estado do vapor de água para líquido. (D) A decomposição térmica da sacarose - Este é um fenômeno químico, pois envolve a quebra da molécula de sacarose em substâncias diferentes. (E) A combustão da gasolina - Este também é um fenômeno químico, pois envolve a reação da gasolina com oxigênio, resultando em produtos diferentes. Dentre as opções, tanto a decomposição térmica da sacarose quanto a combustão da gasolina são fenômenos químicos. No entanto, a pergunta pede um fenômeno químico específico, e a decomposição térmica da sacarose é um exemplo claro de uma reação química que altera a composição da substância. Portanto, a alternativa correta é: (D) a decomposição térmica da sacarose.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A teoria da evolução proposta por Charles Darwin no século XIX é fundamentada em três conclusões gerais, a saber: 1. Grande número de indivíduos, nascidos a cada geração, morre sem deixar descendentes. 2. Os indivíduos sobreviventes de cada geração são preferencialmente mais adaptados ao ambiente. 3. Os sobreviventes que se reproduzem tendem a transmitir as características mais adaptadas ao ambiente aos seus descendentes.
Com relação às ideias darwinistas sobre o mecanismo evolutivo, é correto afirmar que
(A) a conclusão 1 se refere diretamente à diversidade genética existente nos organismos de uma população.
(B) as conclusões 1, 2 e 3 se referem ao processo seletivo no qual interagem o ambiente e a diversidade dos indivíduos.
(C) a conclusão 2 se refere ao desenvolvimento das estruturas corpóreas dos organismos em função de sua maior ou menor utilização.
(D) a conclusão 3 se refere às leis da hereditariedade, amplamente conhecidas, pesquisadas e divulgadas no século XIX.
(E) as conclusões 1 e 2 se referem à “lei do mais forte”, em que apenas os organismos mais fortes fisicamente sobrevivem.

Bactérias foram mantidas em meio de cultura com aminoácidos radioativos. Em seguida, essas bactérias foram expostas a bacteriófagos com o objetivo de se investigar o mecanismo de infecção desses vírus. Após a replicação dos bacteriófagos, é esperado encontrar aminoácidos radioativos
(A) no DNA viral.
(B) no RNA viral.
(C) no capsídeo viral.
(D) nos ribossomos virais.
(E) na membrana plasmática viral.

De modo geral, as preparações comerciais de lactases provenientes de fungos, essencialmente de Aspergillus niger e Aspergillus oryzae, são importantes quando as condições operacionais estão em um pH de 2,5 a 4,5 e temperatura ótima entre 30 ºC e 40 ºC.
A partir das informações do texto e de conhecimentos sobre ação enzimática, é correto afirmar que a lactase proveniente do fungo Aspergillus oryzae, quando ingerida, age
(A) no intestino e o produto de sua ação são duas moléculas de glicose.
(B) no estômago e o produto de sua ação são duas moléculas de galactose.
(C) no estômago e o produto de sua ação é uma molécula de glicose e outra de galactose.
(D) no intestino e o produto de sua ação é uma molécula de lactose e outra de glicose.
(E) no intestino e o produto de sua ação são duas moléculas de galactose.

O resultado desse experimento indica que a membrana plasmática é
Em um experimento, a fusão de uma célula de camundongo com uma célula humana originou uma célula híbrida. Para visualizar as proteínas presentes nas membranas plasmáticas das células iniciais foram empregados dois anticorpos com marcadores fluorescentes: a fluoresceína e a rodamina, que se ligam, respectivamente, às proteínas humanas e de camundongos. A célula híbrida foi incubada a 37 ºC e o posicionamento espacial das proteínas foi monitorado por 40 minutos após a fusão.
(A) semipermeável.
(B) fluida.
(C) fosfolipídica.
(D) seletiva.
(E) regenerativa.

Mais conteúdos dessa disciplina