Logo Passei Direto
Buscar
A análise produzida pela UNICEF (no livro “Cenário da Exclusão Escolar no Brasil”, capítulo 2), tendo por parâmetro os dados do PNDA (2019) apontam certos problemas educacionais no Brasil. Dentre as seguintes alternativas, marque a opção correta:

a. Em todo o Brasil, crianças e adolescentes vivendo nas áreas rurais são as(os) mais afetada(o)s pela exclusão escolar. No ano de 2019, mais de 10% das crianças de 4 e 5 anos e de adolescentes de 15 a 17 anos nessas localidades estavam fora da escola. Uma parcela dessas crianças e adolescentes reside em áreas isoladas ou de alta vulnerabilidade, como os territórios da Amazônia Legal e do Semiárido, que, juntos, abrigam 35,7% das matrículas da Educação Básica em redes públicas no Brasil.
b. Pode-se verificar que a exclusão escolar não atinge todas as zonas rurais dos estados brasileiros; por exemplo o índice de exclusão no sul do Brasil é nulo (0%).
c. Cerca de 20% dos jovens excluídos vivem na periferia dos grandes centros urbanos, sendo que na zona rural a defasagem é de apenas 2%.
d. Em todo o Brasil, crianças e adolescentes vivendo nas áreas rurais são as(os) mais afetada(o)s pela exclusão escolar. No ano de 2019, mais de 30% das crianças de 4 e 5 anos e de adolescentes de 15 a 17 anos nessas localidades estavam fora da escola. Neste cenário destacam-se os estados da região Nordeste.
User badge image
Discussões sobre Sociologia da Educação

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as alternativas uma a uma: a) Esta opção menciona que crianças e adolescentes nas áreas rurais são os mais afetados pela exclusão escolar, com dados que parecem coerentes com a realidade de vulnerabilidade em regiões como a Amazônia Legal e o Semiárido. A porcentagem de 10% parece plausível. b) Esta opção afirma que o índice de exclusão no sul do Brasil é nulo (0%). Isso é bastante improvável, pois mesmo em regiões com melhores índices, a exclusão escolar ainda existe. c) Esta opção diz que cerca de 20% dos jovens excluídos vivem na periferia dos grandes centros urbanos, enquanto na zona rural a defasagem é de apenas 2%. Isso parece subestimar a exclusão na zona rural, que geralmente é mais alta. d) Esta opção afirma que mais de 30% das crianças de 4 e 5 anos e de adolescentes de 15 a 17 anos nas áreas rurais estavam fora da escola, destacando os estados do Nordeste. A porcentagem parece exagerada, considerando dados mais comuns. Após essa análise, a alternativa que parece mais correta e coerente com os dados da UNICEF é a) Em todo o Brasil, crianças e adolescentes vivendo nas áreas rurais são as(os) mais afetada(o)s pela exclusão escolar. No ano de 2019, mais de 10% das crianças de 4 e 5 anos e de adolescentes de 15 a 17 anos nessas localidades estavam fora da escola. Uma parcela dessas crianças e adolescentes reside em áreas isoladas ou de alta vulnerabilidade, como os territórios da Amazônia Legal e do Semiárido, que, juntos, abrigam 35,7% das matrículas da Educação Básica em redes públicas no Brasil.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Tendo por referência os estudos realizados neste Tópico 2, analise as considerações e assinale a que está INCORRETA:

a. Ladeira (2021) nos alerta, com base em Saviani (2009), que o discurso da meritocracia é falacioso, pois considera que a todos os alunos são dadas as mesmas condições de garantir uma trajetória escolar de sucesso e, se assim não fazem, é por puro demérito pessoal, deixando de considerar o acesso às oportunidades.
b. As crianças e os adolescentes que vivem em situações de negligenciamento e/ou abandono, não podem passar desapercebidos pelos sistemas de proteção social. Nós professores precisamos estar atentos às realidades e tomar medidas legais institucionalizadas na escola em cooperação com outros órgãos sociais públicos.
c. As crianças e os adolescentes de famílias que sofrem as consequências climáticas, como o caso das enchentes no Rio Grande do Sul em maio de 2024, são as que mais sofrem por estarem em uma fase mais sensível do desenvolvimento.
d. O trecho do documentário "Crianças Invisíveis", sobre os personagens João e Bilú, demonstra a saga de dois adolescentes que após sofrerem para conciliar a geração de renda e os estudos escolares, conseguem êxito, se tornando grandes empreendedores no setor reciclagem em São Paulo.
e. O Relatório de Desenvolvimento Humano do PNUD (2013), segundo Ladeira (2021), evidencia que a renda dos 20% mais ricos do país é 21 vezes maior que a dos 20% mais pobres. Segundo ele, não podemos negar o impacto das desigualdades sociais e econômica na educação escolar.

Mais conteúdos dessa disciplina