Logo Passei Direto
Buscar
Tendo por parâmetro os argumentos de Ladeira (2021), assinale o argumento correto:

a. A partir da inserção dos mais pobres nas escolas, houve uma estagnação da materialização da divisão social. A escola é o espaço por excelência do acesso ao saber crítico, a apropriação de conhecimento por parte do proletariado que passou a ascender socialmente nesta segunda década do século XXI.
b. Existe uma estratégia de inclusão nas escolas da classe proletária, por parte do governo; todavia, essa inclusão possui como interesse majoritário preparar uma camada de trabalhadores para comandar a revolução social contra a burguesia.
c. O autor concorda com a afirmação de Adam Smith de que a classe trabalhadora não tem condições de ser educada 100%, por isto somente uma parcela do povo deve ter acesso à Escola.
d. Defende que a escola pública deve ser exclusividade da classe trabalhadora, pois os filhos dos ricos podem pagar escolas particulares. Com esta ideia o autor concorda com o ensino neoliberal.
e. Há uma naturalização das desigualdades intrínsecas a uma despolitização das questões sociais, resultado de uma total negação à classe popular de um saber crítico e das riquezas culturais produzidas pela humanidade e que foram apropriadas e monopolizadas pelas classes domintes em diferentes tempos históricos como forma de manutenção da governabilidade.
User badge image
Discussões sobre Sociologia da Educação

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas com base nos argumentos de Ladeira (2021): a) A partir da inserção dos mais pobres nas escolas, houve uma estagnação da materialização da divisão social... - Essa afirmação parece contradizer a ideia de que a educação pode promover a ascensão social. b) Existe uma estratégia de inclusão nas escolas da classe proletária... - Essa opção sugere uma intenção de preparar a classe trabalhadora para uma revolução, o que pode não ser o foco principal do autor. c) O autor concorda com a afirmação de Adam Smith... - Essa afirmação parece limitar o acesso à educação, o que não é uma posição comum em discussões sobre inclusão educacional. d) Defende que a escola pública deve ser exclusividade da classe trabalhadora... - Essa ideia de exclusividade não é uma posição típica em debates sobre educação pública. e) Há uma naturalização das desigualdades intrínsecas a uma despolitização das questões sociais... - Esta opção aborda a questão das desigualdades e a falta de acesso ao saber crítico, o que está mais alinhado com críticas sociais contemporâneas. Após essa análise, a alternativa que parece mais correta e coerente com os argumentos de Ladeira é: e) Há uma naturalização das desigualdades intrínsecas a uma despolitização das questões sociais, resultado de uma total negação à classe popular de um saber crítico e das riquezas culturais produzidas pela humanidade e que foram apropriadas e monopolizadas pelas classes dominantes em diferentes tempos históricos como forma de manutenção da governabilidade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Tendo por referência os estudos realizados neste Tópico 2, analise as considerações e assinale a que está INCORRETA:

a. Ladeira (2021) nos alerta, com base em Saviani (2009), que o discurso da meritocracia é falacioso, pois considera que a todos os alunos são dadas as mesmas condições de garantir uma trajetória escolar de sucesso e, se assim não fazem, é por puro demérito pessoal, deixando de considerar o acesso às oportunidades.
b. As crianças e os adolescentes que vivem em situações de negligenciamento e/ou abandono, não podem passar desapercebidos pelos sistemas de proteção social. Nós professores precisamos estar atentos às realidades e tomar medidas legais institucionalizadas na escola em cooperação com outros órgãos sociais públicos.
c. As crianças e os adolescentes de famílias que sofrem as consequências climáticas, como o caso das enchentes no Rio Grande do Sul em maio de 2024, são as que mais sofrem por estarem em uma fase mais sensível do desenvolvimento.
d. O trecho do documentário "Crianças Invisíveis", sobre os personagens João e Bilú, demonstra a saga de dois adolescentes que após sofrerem para conciliar a geração de renda e os estudos escolares, conseguem êxito, se tornando grandes empreendedores no setor reciclagem em São Paulo.
e. O Relatório de Desenvolvimento Humano do PNUD (2013), segundo Ladeira (2021), evidencia que a renda dos 20% mais ricos do país é 21 vezes maior que a dos 20% mais pobres. Segundo ele, não podemos negar o impacto das desigualdades sociais e econômica na educação escolar.

Mais conteúdos dessa disciplina