Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com os dados apresentados pela UNICEF (no livro “Cenário da Exclusão Escolar no Brasil”, capítulo 7), marque a opção correta:

a. O Brasil conseguiu contornar bem a circunstância pandêmica do Covid-19, sendo que as escolas da zona rural não apresentaram déficit.
b. O estado do Rio Grande do Sul, por ter uma alta infraestrutura enfrentou problemas isolados de falta de comunicação e de evasão escolar, sendo que apenas 0,1% das crianças e adolescentes foram excluídos.
c. Cerca de 5 milhões de crianças e adolescentes, após a Pandemia ficaram fora da escola, ou não conseguiram se manter aprendendo na pandemia (podemos considerá-los como excluídos da escola devido a Pandemia).
d. A Pandemia do Covdid-19 afetou diretamente os centros urbanos, mas devido a alta infraestrutura das residências e a utilização da internet, o índice de evasão e reprovação foi de menos de 500 mil (em nível de Brasil).
User badge image
Discussões sobre Sociologia da Educação

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas com base nos dados apresentados pela UNICEF sobre a exclusão escolar no Brasil durante a pandemia: a) O Brasil conseguiu contornar bem a circunstância pandêmica do Covid-19, sendo que as escolas da zona rural não apresentaram déficit. - Essa afirmação é exagerada, pois a pandemia afetou significativamente a educação, especialmente nas áreas rurais. b) O estado do Rio Grande do Sul, por ter uma alta infraestrutura, enfrentou problemas isolados de falta de comunicação e de evasão escolar, sendo que apenas 0,1% das crianças e adolescentes foram excluídos. - Essa informação parece subestimar a realidade, já que a exclusão escolar foi um problema mais amplo. c) Cerca de 5 milhões de crianças e adolescentes, após a Pandemia, ficaram fora da escola, ou não conseguiram se manter aprendendo na pandemia (podemos considerá-los como excluídos da escola devido à Pandemia). - Essa alternativa reflete dados que são mais consistentes com a realidade da exclusão escolar durante a pandemia. d) A Pandemia do Covid-19 afetou diretamente os centros urbanos, mas devido à alta infraestrutura das residências e à utilização da internet, o índice de evasão e reprovação foi de menos de 500 mil (em nível de Brasil). - Essa afirmação minimiza o impacto da pandemia e não é condizente com os dados. Com base nessa análise, a alternativa correta é: c) Cerca de 5 milhões de crianças e adolescentes, após a Pandemia, ficaram fora da escola, ou não conseguiram se manter aprendendo na pandemia (podemos considerá-los como excluídos da escola devido à Pandemia).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Tendo por referência os estudos realizados neste Tópico 2, analise as considerações e assinale a que está INCORRETA:

a. Ladeira (2021) nos alerta, com base em Saviani (2009), que o discurso da meritocracia é falacioso, pois considera que a todos os alunos são dadas as mesmas condições de garantir uma trajetória escolar de sucesso e, se assim não fazem, é por puro demérito pessoal, deixando de considerar o acesso às oportunidades.
b. As crianças e os adolescentes que vivem em situações de negligenciamento e/ou abandono, não podem passar desapercebidos pelos sistemas de proteção social. Nós professores precisamos estar atentos às realidades e tomar medidas legais institucionalizadas na escola em cooperação com outros órgãos sociais públicos.
c. As crianças e os adolescentes de famílias que sofrem as consequências climáticas, como o caso das enchentes no Rio Grande do Sul em maio de 2024, são as que mais sofrem por estarem em uma fase mais sensível do desenvolvimento.
d. O trecho do documentário "Crianças Invisíveis", sobre os personagens João e Bilú, demonstra a saga de dois adolescentes que após sofrerem para conciliar a geração de renda e os estudos escolares, conseguem êxito, se tornando grandes empreendedores no setor reciclagem em São Paulo.
e. O Relatório de Desenvolvimento Humano do PNUD (2013), segundo Ladeira (2021), evidencia que a renda dos 20% mais ricos do país é 21 vezes maior que a dos 20% mais pobres. Segundo ele, não podemos negar o impacto das desigualdades sociais e econômica na educação escolar.

Mais conteúdos dessa disciplina