Logo Passei Direto
Buscar
Ao analisar as considerações abaixo com base no artigo de Ladeira (2021), assinale aquela que está INCORRETA:

a. Fundamenta-se em Althusser (1985) para afirmar que historicamente a escola não foi pensada para estar disponível às camadas populares, mas sim para servir como mais um aparelho ideológico do Estado.
b. Defende o posicionamento, de que conforme Ciavatta; Ramos; Frigotto, 2008, nós professores não podemos ser coniventes com uma escola dual: a escola clássica, formativa, de ampla base científica e cultural para a elite, e outra de perfil instrumental e de preparação profissional para os trabalhadores, cujo objetivo era adestrá-los e capacitá-los para melhor serem utilizados no projeto de desenvolvimento pensado pelas classes dirigentes.
c. Com base em Arroyo (1980) compreende que o Brasil precisa enfrentar o problema da negação da educação à classe trabalhadora pois não se pode compactuar com o desconhecimento sobre a língua, sobre a história, sobre as ciências. O trabalhador precisa ter acesso e criar consciência de sua classe e ter direito de se apropriar dos conhecimentos ensinados na escola.
d. Destaca, com base em Hayek (1990) e Friedman (1985), a importância de uma educação escolar que atenda os interesses da elite dominante a partir de certas tendências pedagógicas neoliberais, cujo objetivo é fazer com que
User badge image
Discussões sobre Sociologia da Educação

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para identificar a alternativa INCORRETA, vamos analisar cada uma delas com base no contexto da crítica à educação e suas funções sociais. a) Esta afirmação está correta, pois Althusser realmente discute a escola como um aparelho ideológico do Estado, que não foi pensada para as camadas populares. b) Esta afirmação também está correta, pois reflete a crítica à dualidade da educação, onde uma escola é voltada para a elite e outra para a classe trabalhadora. c) Esta afirmação está correta, pois Arroyo defende a importância do acesso à educação para a classe trabalhadora e a necessidade de conscientização. d) Esta afirmação parece ser a INCORRETA, pois Hayek e Friedman são frequentemente associados a uma visão neoliberal que prioriza os interesses da elite, mas não necessariamente se alinha com a crítica que Ladeira propõe em relação à educação. Portanto, a alternativa INCORRETA é: d.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Tendo por referência os estudos realizados neste Tópico 2, analise as considerações e assinale a que está INCORRETA:

a. Ladeira (2021) nos alerta, com base em Saviani (2009), que o discurso da meritocracia é falacioso, pois considera que a todos os alunos são dadas as mesmas condições de garantir uma trajetória escolar de sucesso e, se assim não fazem, é por puro demérito pessoal, deixando de considerar o acesso às oportunidades.
b. As crianças e os adolescentes que vivem em situações de negligenciamento e/ou abandono, não podem passar desapercebidos pelos sistemas de proteção social. Nós professores precisamos estar atentos às realidades e tomar medidas legais institucionalizadas na escola em cooperação com outros órgãos sociais públicos.
c. As crianças e os adolescentes de famílias que sofrem as consequências climáticas, como o caso das enchentes no Rio Grande do Sul em maio de 2024, são as que mais sofrem por estarem em uma fase mais sensível do desenvolvimento.
d. O trecho do documentário "Crianças Invisíveis", sobre os personagens João e Bilú, demonstra a saga de dois adolescentes que após sofrerem para conciliar a geração de renda e os estudos escolares, conseguem êxito, se tornando grandes empreendedores no setor reciclagem em São Paulo.
e. O Relatório de Desenvolvimento Humano do PNUD (2013), segundo Ladeira (2021), evidencia que a renda dos 20% mais ricos do país é 21 vezes maior que a dos 20% mais pobres. Segundo ele, não podemos negar o impacto das desigualdades sociais e econômica na educação escolar.

Mais conteúdos dessa disciplina