3. Ref.: 5346264 Pontos: 0,00 / 1,00 Em 2001, a pedagoga Maria Teresa Esteban lançou sua obra O que sabe quem erra? Reflexões sobre avaliação e fracasso escolar. O próprio título parece nos fazer uma provocação já que, infelizmente, no meio escolar tende-se a acreditar que "quem erra nada sabe". A preocupação apresentada pela autora - que poderíamos, grosso modo, resumir a "O que fazer com as incertezas?" - já estava apontada por autores preocupados com a chamada Educação para o século XXI. Assinale a alternativa que apresenta o título e o autor de uma obra que também trata desse e outros temas, num esforço reflexivo para se pensar a Educação tal como se apresentava ao longo do século XX.
O elemento chave (Ken Robinson). Libertando o poder criativo (Ken Robinson). Educação: tesouro a descobrir. Educação para o século XXI (Jacques Delors). Os sete saberes necessários à educação do futuro (Edgar Morin). Dez novas competências para ensinar (Philippe Perrenoud).
1. Ref.: 5331260 Pontos: 0,00 / 1,00 A Tendência Progressista Crítico-social dos Conteúdos prioriza os conteúdos no seu confronto com as realidades sociais. Portanto, a Educação assume a responsabilidade de assegurar que todos tenham acesso aos conhecimentos científicos para que possam desenvolver a sua consciência crítica frente à sociedade em que vivem. Ainda sobre. Sobre essa Tendência, considere as seguintes afirmativas: I - A sociedade é valorizada como local principal para a aquisição dos saberes; o que leva a uma desvalorização do papel da escola, tão comum em modelos tradicionais de ensino. II - O conteúdo a ser estudado baseia-se nos conhecimentos universais, acumulados pela sociedade, que são constantemente reavaliados frente às realidades sociais. III - Define a Aprendizagem como a capacidade do aluno de processar as informações, ligando os conceitos específicos aos mais gerais. Das afirmativas acima:
Somente II é verdadeira. Somente III é verdadeira. Somente I é falsa. Somente III é falsa. Somente II é falsa.
2. Ref.: 5329007 Pontos: 0,00 / 1,00 A Pedagogia Progressista nasceu para fazer uma análise crítica sobre a Educação, buscando identificar os fatores que interferem diretamente no campo educacional e explicam o sucesso e o fracasso do aluno. Mantendo sempre o objetivo de valorizar a experiência do aluno e desenvolver a sua autonomia, a Pedagogia Progressista se ramifica em outras três linhas de pensamento. A partir das características abaixo, assinale a opção que nomeia a Tendência Pedagógica que abarca estas características: O professor está a serviço do aluno, atuando com um conselheiro. Os conteúdos resultam das necessidades do aluno e não são impostos. O método contempla a liberdade de expressão e valorizam a vivência em grupo. Enfatiza a aprendizagem informal e coletiva.
Progressista Renovadora Liberal Renovadora Progressista Crítica-social dos Conteúdos Progressista Libertadora Progressista Libertária
4. Ref.: 5311509 Pontos: 0,00 / 1,00 "Não há obstáculos [para usar ferramentas digitais em sala de aula]. Todos os estudantes têm uma habilidade extraordinária para usar esse tipo de ferramenta. [Mas] os professores têm que conhecer tão bem quanto as crianças. Sobretudo, isso tem que ser utilizado numa ótica de aprendizagem colaborativa." (Pierre Levy, Revista Gestão Educacional, fev. 2013). A fala deste autor parece se contrapor a uma prática legislativa que, na maioria das vezes, proíbe a utilização das tecnologias digitais em sala de aula. Levando-se em conta
Sobre o conceito de disrupção no âmbito da educação, assinale a alternativa correta:
Aplicação da tecnologia de exposição de conteúdo avançadas, como a lousa digital. A utilização de prática pedagógica tradicional, com inovações tecnológicas e manutenção de métodos já estabelecidos. Utilização de práticas pedagógicas que levam em conta as tecnologias digitais existentes, que se reformulam a fim de uma aprendizagem mais significativa. Transformação de práticas pedagógicas analógicas em práticas pedagógicas digitais. Utilização das tecnologias digitais, sem perder de vista a manutenção de métodos de ensino com sucesso já historicamente comprovados.
Leia o texto, a seguir: O trabalho docente é uma das modalidades específicas da prática educativa mais ampla que ocorre na sociedade. Para compreendermos a importância do ensino na formação humana, é preciso considerá-lo no conjunto das tarefas educativas exigidas pela vida em sociedade. A partir dessa afirmativa, o autor salienta que a prática educativa é:
Politicamente determinada e, os objetivos de ensino e o trabalho docente são determinados por exigências sociais, culturais e ideológicas. Filosoficamente determinada e, os objetivos e os conteúdos do ensino, bem como o trabalho docente são determinados por exigências filosóficas e políticas.
Sobre o processo do reforço na relação professor-aluno. Das afirmativas acima: Somente I e IV são verdadeiras. Somente I e III são verdadeiras. I, II e III são verdadeiras. Somente II e III são verdadeiras. I, II e IV são verdadeiras.
Somente I e IV são verdadeiras. Somente I e III são verdadeiras. I, II e III são verdadeiras. Somente II e III são verdadeiras. I, II e IV são verdadeiras. a) 1 e 2 b) 2 e 3 c) 3 e 4 d) 4 e 5 e) 1 e 5