Logo Passei Direto
Buscar

Deficiência Visual Prova 1

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Com efeito, o aluno com deficiência é aquele que para evoluir em seus estudos depende de instrumentos especificamente construídos para as suas necessidades. Assim acontece, por exemplo, com as pessoas com Deficiência Visual (DV), Deficiência Auditiva (DA) e com Paralisia Cerebral (PC). No entanto, se por um lado não restam dúvidas de que os recursos pedagógicos adaptados são importantes no processo educacional desses alunos; por outro, é absolutamente necessário que haja clareza por parte de todos e dos educadores em particular sobre a concepção que se deve ter de pessoa com deficiência, pois é justamente essa compreensão que precisa ser tomada como parâmetro para dar os encaminhamentos metodológicos adequados às demandas impostas.
Tendo em vista os recursos ou auxílios ópticos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Recursos ópticos para perto.
II- Lupas manuais ou lupas de mesa e de apoio.
III- Recursos ópticos para longe.
( ) Telescópio usado para leitura no quadro negro, restringe muito o campo visual; telesistemas, telelupas e lunetas.
( ) Óculos especiais com lentes de aumento, óculos bifocais, lentes esferoprismáticas, lentes monofocais esféricas, sistemas telemicroscópicos).
( ) Úteis para ampliar o tamanho de fontes para a leitura, as dimensões de mapas, gráficos, diagramas, figuras etc. Quanto maior a ampliação do tamanho, menor o campo de visão, com diminuição da velocidade de leitura e maior fadiga visual.

Os empregados portadores de deficiência, por sua vez, aceitavam tal situação, a qual viabilizava sua integração ao grupo e minimizava o estigma que sofriam. Por esses motivos, as categorias referentes aos deficientes e aos seus colegas de trabalho foram denominadas, respectivamente, 'barganha dolorosa' e 'utilitarismo cínico'.
Sobre a palavra integração, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O modelo médico incentivou a prática de integração das pessoas com deficiência.
( ) A integração ocorreu porque era necessário preparar a pessoa com deficiência para integrar-se à sociedade.
( ) A integração foi um retrocesso na época em que foi instituída, porque o sistema anterior permitia a escolarização de mais crianças.
( ) Primeiramente foram integradas as pessoas com deficiência visual e auditiva, seguidas das pessoas com deficiência física, e por último, mental.

Não vemos as coisas como são: vemos as coisas como somos.
Tendo em vista as palavras dessa autora francesa, assinale a alternativa CORRETA:
a) As palavras 'ver' e 'enxergar' não se limitam a olhar com os olhos, mas estão carregadas de sentimentos, de sensibilidades, de cheiros, gostos e sensações, e estes são extremamente individuais e mutáveis.
b) Cada pessoa interpreta o que a rodeia a partir daquilo que vê. Por isso a visão é o sentido mais importante para os humanos. Até porque os outros sentidos (paladar, tato, olfato, audição) não contribuem nesse processo.
c) Sempre vemos, enxergamos as coisas da mesma forma. Com as mesmas tonalidades, formatos, nuances e com a mesma intensidade. Isso também vale para os acontecimentos.
d) A forma com que o ser humano enxerga o mundo é coletiva, por isso todos veem as coisas da mesma forma. A visão é homogênea, unívoca e não dá margens para aspectos individuais, subjetivos e abstratos.

Com a divulgação cada vez mais forte dos valores democráticos, em que se diz que todas as pessoas são iguais e se valoriza o respeito à diferença, o preconceituoso sabe que qualquer sentimento discriminatório contra qualquer grupo é mal visto socialmente.
Sobre a inclusão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Cada pessoa tem preconceitos e princípios estabelecidos, que devem ser respeitados e mantidos mesmo que sejam contrários à perspectiva inclusiva.
( ) A inclusão parte do pressuposto de que todos são considerados iguais. Saber conviver com a diversidade humana envolve aceitar as diferenças.
( ) O ideal é que a inclusão não fique restrita às escolas, mas que se estenda a todos os locais.
( ) A inclusão é uma árdua e longa conquista de todos os indivíduos que vivem em uma determinada sociedade.

As pessoas com cegueira apresentam impedimentos apenas visuais, sendo preservadas todas as outras funções, inclusive as sexuais e reprodutivas, ao contrário do que pensa a sociedade que, de forma preconceituosa, generaliza essa limitação.
Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA:
a) De acordo com o saber médico, o sujeito com cegueira tem acuidade visual maior que 6/ 18 à percepção de luz, ou um campo visual maior que 12 graus do seu ponto de fixação.
b) Segundo os médicos oftalmologistas, a pessoa com cegueira é aquela que usa ou é potencialmente capaz de usar a visão para o planejamento e/ou execução de uma tarefa.
c) Os médicos oftalmologistas passaram a se preocupar mais tanto com a visão funcional dos seus pacientes, quanto sobre a educação das pessoas com deficiência visual.
d) Os oftalmologistas consideram que o indivíduo com cegueira é aquele que apresenta diminuição das suas respostas auditivas, mesmo após tratamento e/ou correção óptica convencional.

O conceito de autonomia nos parece útil para a reflexão sobre a deficiência a partir de dois eixos de análise interligados. O primeiro refere-se à consideração da autonomia como conceito-chave para a caracterização de uma condição corporal atípica como normal ou patológica.
Assim sendo, assinale a alternativa CORRETA:
a) A pessoa com deficiência visual é capaz de ter autonomia igualmente ao vidente. Portanto, são desnecessários os recursos adaptados específicos que atendam suas necessidades, em lugares públicos.
b) A disseminação do conhecimento acerca das potencialidades das pessoas com deficiência visual é essencial para que mitos sejam desmistificados. Isso contribui para o desenvolvimento da autonomia.
c) O pleno acesso das pessoas com deficiência visual (DV) na sociedade já foi conquistado e permanece garantido. Sobretudo no que diz respeito aos espaços privados e instituições educacionais.
d) Muitas pessoas com deficiência até conseguem ter autonomia, menos as pessoas com cegueira. Afinal, o sentido da visão é imprescindível para que a pessoa se locomova, e faça suas atividades rotineiras.

Germano et al. (2019, p. 186) realizaram um estudo acerca da cegueira e baixa visão, envolvendo pessoas com deficiência visual que frequentavam um serviço de saúde escolar.
Tendo em vista as doenças e intercorrências que mais comumente geram a cegueira/baixa visão, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
( ) Coronavírus (COVID-19) e artrose.
( ) Retnose pigmentar e acidentes.
( ) Catarata e diabetes melitus.
( ) Prematuridade e glaucoma.

Sobre os modos pelos quais os povos bárbaros lidavam com as doenças dos olhos, assinale a alternativa CORRETA:
Silva (2016, p. 785) destaca que "[...] a Gália e a Itália constituem, na interpretação da historiografia tradicional, dois pontos antipodais no que se refere à sobrevivência da autoridade pública: o Reino dos Ostrogodos seria o mais romanizado dos reinos bárbaros, ao passo que o Reino dos Francos seria o menos romanizado."
a) Assim que percebiam que uma pessoa que estivesse entre eles apresentava cegueira, ela era imediatamente morta, com brutalidade. Eles agiam dessa forma por pensarem que a cegueira era contagiosa.
b) Tratavam com o uso de drogas ou exorcismo. Eram atribuídos aos cegos sentimentos ambíguos, pois ao mesmo tempo em que eram considerados frágeis e indefesos, também se acreditava que possuíam poderes místicos.
c) Faziam compostos a base de plantas, e eles eram aplicados com compressas mornas sobre as vistas das pessoas. Os bárbaros não possuíam crenças em divindades.
d) As pessoas cegas eram expulsas do território ocupado pelos bárbaros. Todas elas eram conduzidas à ilha de Spinalonga, aonde eram abandonadas para esperar a morte.

Por muitas décadas, os pais preferiam manter as crianças com deficiência dentro de casa, como uma forma de protegê-las, ou por acharem que elas não tinham chances de aprender.
A educação dos indivíduos com deficiência ao longo do tempo foi caracterizada basicamente em quatro fases. Conforme essas fases foram se desencadeando ao longo da história, ordene os itens a seguir:
I- Fase da negligência, durante a época pré-cristã, na qual era quase nulo o atendimento aos indivíduos, sendo estes, muitas vezes, excluídos do convívio com a sociedade.
II- Fase da institucionalização, com a reclusão e atendimento em casas de abrigo (o que aconteceu também com os hansenianos).
III- Fase da criação das escolas especiais.

A educação dos indivíduos com deficiência ao longo do tempo foi caracterizada basicamente em quatro fases. Conforme essas fases foram se desencadeando ao longo da história, ordene os itens a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Fase da negligência, durante a época pré-cristã, na qual era quase nulo o atendimento aos indivíduos, sendo estes, muitas vezes, excluídos do convívio com a sociedade.
II- Fase da institucionalização, com a reclusão e atendimento em casas de abrigo (o que aconteceu também com os hansenianos).
III- Fase da criação das escolas especiais que forneciam aos deficientes uma educação exclusiva, com atendimento assistencialista médico-pedagógico e psicopedagógico, substitutivo ao ensino regular.
IV- Fase do movimento de integração social, que tentava incorporar os alunos "excepcionais" em ambientes escolares, mas somente até onde se achava que a capacidade deles podia alcançar.
a) I - II - III - IV.
b) III - II - IV - I.
c) IV - III - I - II.
d) II - IV - I - III.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Com efeito, o aluno com deficiência é aquele que para evoluir em seus estudos depende de instrumentos especificamente construídos para as suas necessidades. Assim acontece, por exemplo, com as pessoas com Deficiência Visual (DV), Deficiência Auditiva (DA) e com Paralisia Cerebral (PC). No entanto, se por um lado não restam dúvidas de que os recursos pedagógicos adaptados são importantes no processo educacional desses alunos; por outro, é absolutamente necessário que haja clareza por parte de todos e dos educadores em particular sobre a concepção que se deve ter de pessoa com deficiência, pois é justamente essa compreensão que precisa ser tomada como parâmetro para dar os encaminhamentos metodológicos adequados às demandas impostas.
Tendo em vista os recursos ou auxílios ópticos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Recursos ópticos para perto.
II- Lupas manuais ou lupas de mesa e de apoio.
III- Recursos ópticos para longe.
( ) Telescópio usado para leitura no quadro negro, restringe muito o campo visual; telesistemas, telelupas e lunetas.
( ) Óculos especiais com lentes de aumento, óculos bifocais, lentes esferoprismáticas, lentes monofocais esféricas, sistemas telemicroscópicos).
( ) Úteis para ampliar o tamanho de fontes para a leitura, as dimensões de mapas, gráficos, diagramas, figuras etc. Quanto maior a ampliação do tamanho, menor o campo de visão, com diminuição da velocidade de leitura e maior fadiga visual.

Os empregados portadores de deficiência, por sua vez, aceitavam tal situação, a qual viabilizava sua integração ao grupo e minimizava o estigma que sofriam. Por esses motivos, as categorias referentes aos deficientes e aos seus colegas de trabalho foram denominadas, respectivamente, 'barganha dolorosa' e 'utilitarismo cínico'.
Sobre a palavra integração, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O modelo médico incentivou a prática de integração das pessoas com deficiência.
( ) A integração ocorreu porque era necessário preparar a pessoa com deficiência para integrar-se à sociedade.
( ) A integração foi um retrocesso na época em que foi instituída, porque o sistema anterior permitia a escolarização de mais crianças.
( ) Primeiramente foram integradas as pessoas com deficiência visual e auditiva, seguidas das pessoas com deficiência física, e por último, mental.

Não vemos as coisas como são: vemos as coisas como somos.
Tendo em vista as palavras dessa autora francesa, assinale a alternativa CORRETA:
a) As palavras 'ver' e 'enxergar' não se limitam a olhar com os olhos, mas estão carregadas de sentimentos, de sensibilidades, de cheiros, gostos e sensações, e estes são extremamente individuais e mutáveis.
b) Cada pessoa interpreta o que a rodeia a partir daquilo que vê. Por isso a visão é o sentido mais importante para os humanos. Até porque os outros sentidos (paladar, tato, olfato, audição) não contribuem nesse processo.
c) Sempre vemos, enxergamos as coisas da mesma forma. Com as mesmas tonalidades, formatos, nuances e com a mesma intensidade. Isso também vale para os acontecimentos.
d) A forma com que o ser humano enxerga o mundo é coletiva, por isso todos veem as coisas da mesma forma. A visão é homogênea, unívoca e não dá margens para aspectos individuais, subjetivos e abstratos.

Com a divulgação cada vez mais forte dos valores democráticos, em que se diz que todas as pessoas são iguais e se valoriza o respeito à diferença, o preconceituoso sabe que qualquer sentimento discriminatório contra qualquer grupo é mal visto socialmente.
Sobre a inclusão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Cada pessoa tem preconceitos e princípios estabelecidos, que devem ser respeitados e mantidos mesmo que sejam contrários à perspectiva inclusiva.
( ) A inclusão parte do pressuposto de que todos são considerados iguais. Saber conviver com a diversidade humana envolve aceitar as diferenças.
( ) O ideal é que a inclusão não fique restrita às escolas, mas que se estenda a todos os locais.
( ) A inclusão é uma árdua e longa conquista de todos os indivíduos que vivem em uma determinada sociedade.

As pessoas com cegueira apresentam impedimentos apenas visuais, sendo preservadas todas as outras funções, inclusive as sexuais e reprodutivas, ao contrário do que pensa a sociedade que, de forma preconceituosa, generaliza essa limitação.
Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA:
a) De acordo com o saber médico, o sujeito com cegueira tem acuidade visual maior que 6/ 18 à percepção de luz, ou um campo visual maior que 12 graus do seu ponto de fixação.
b) Segundo os médicos oftalmologistas, a pessoa com cegueira é aquela que usa ou é potencialmente capaz de usar a visão para o planejamento e/ou execução de uma tarefa.
c) Os médicos oftalmologistas passaram a se preocupar mais tanto com a visão funcional dos seus pacientes, quanto sobre a educação das pessoas com deficiência visual.
d) Os oftalmologistas consideram que o indivíduo com cegueira é aquele que apresenta diminuição das suas respostas auditivas, mesmo após tratamento e/ou correção óptica convencional.

O conceito de autonomia nos parece útil para a reflexão sobre a deficiência a partir de dois eixos de análise interligados. O primeiro refere-se à consideração da autonomia como conceito-chave para a caracterização de uma condição corporal atípica como normal ou patológica.
Assim sendo, assinale a alternativa CORRETA:
a) A pessoa com deficiência visual é capaz de ter autonomia igualmente ao vidente. Portanto, são desnecessários os recursos adaptados específicos que atendam suas necessidades, em lugares públicos.
b) A disseminação do conhecimento acerca das potencialidades das pessoas com deficiência visual é essencial para que mitos sejam desmistificados. Isso contribui para o desenvolvimento da autonomia.
c) O pleno acesso das pessoas com deficiência visual (DV) na sociedade já foi conquistado e permanece garantido. Sobretudo no que diz respeito aos espaços privados e instituições educacionais.
d) Muitas pessoas com deficiência até conseguem ter autonomia, menos as pessoas com cegueira. Afinal, o sentido da visão é imprescindível para que a pessoa se locomova, e faça suas atividades rotineiras.

Germano et al. (2019, p. 186) realizaram um estudo acerca da cegueira e baixa visão, envolvendo pessoas com deficiência visual que frequentavam um serviço de saúde escolar.
Tendo em vista as doenças e intercorrências que mais comumente geram a cegueira/baixa visão, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
( ) Coronavírus (COVID-19) e artrose.
( ) Retnose pigmentar e acidentes.
( ) Catarata e diabetes melitus.
( ) Prematuridade e glaucoma.

Sobre os modos pelos quais os povos bárbaros lidavam com as doenças dos olhos, assinale a alternativa CORRETA:
Silva (2016, p. 785) destaca que "[...] a Gália e a Itália constituem, na interpretação da historiografia tradicional, dois pontos antipodais no que se refere à sobrevivência da autoridade pública: o Reino dos Ostrogodos seria o mais romanizado dos reinos bárbaros, ao passo que o Reino dos Francos seria o menos romanizado."
a) Assim que percebiam que uma pessoa que estivesse entre eles apresentava cegueira, ela era imediatamente morta, com brutalidade. Eles agiam dessa forma por pensarem que a cegueira era contagiosa.
b) Tratavam com o uso de drogas ou exorcismo. Eram atribuídos aos cegos sentimentos ambíguos, pois ao mesmo tempo em que eram considerados frágeis e indefesos, também se acreditava que possuíam poderes místicos.
c) Faziam compostos a base de plantas, e eles eram aplicados com compressas mornas sobre as vistas das pessoas. Os bárbaros não possuíam crenças em divindades.
d) As pessoas cegas eram expulsas do território ocupado pelos bárbaros. Todas elas eram conduzidas à ilha de Spinalonga, aonde eram abandonadas para esperar a morte.

Por muitas décadas, os pais preferiam manter as crianças com deficiência dentro de casa, como uma forma de protegê-las, ou por acharem que elas não tinham chances de aprender.
A educação dos indivíduos com deficiência ao longo do tempo foi caracterizada basicamente em quatro fases. Conforme essas fases foram se desencadeando ao longo da história, ordene os itens a seguir:
I- Fase da negligência, durante a época pré-cristã, na qual era quase nulo o atendimento aos indivíduos, sendo estes, muitas vezes, excluídos do convívio com a sociedade.
II- Fase da institucionalização, com a reclusão e atendimento em casas de abrigo (o que aconteceu também com os hansenianos).
III- Fase da criação das escolas especiais.

A educação dos indivíduos com deficiência ao longo do tempo foi caracterizada basicamente em quatro fases. Conforme essas fases foram se desencadeando ao longo da história, ordene os itens a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Fase da negligência, durante a época pré-cristã, na qual era quase nulo o atendimento aos indivíduos, sendo estes, muitas vezes, excluídos do convívio com a sociedade.
II- Fase da institucionalização, com a reclusão e atendimento em casas de abrigo (o que aconteceu também com os hansenianos).
III- Fase da criação das escolas especiais que forneciam aos deficientes uma educação exclusiva, com atendimento assistencialista médico-pedagógico e psicopedagógico, substitutivo ao ensino regular.
IV- Fase do movimento de integração social, que tentava incorporar os alunos "excepcionais" em ambientes escolares, mas somente até onde se achava que a capacidade deles podia alcançar.
a) I - II - III - IV.
b) III - II - IV - I.
c) IV - III - I - II.
d) II - IV - I - III.

Prévia do material em texto

Deficiência Visual Prova 1
	1.
	"Com efeito, o aluno com deficiência é aquele que para evoluir em seus estudos depende de instrumentos especificamente construídos para as suas necessidades. Assim acontece, por exemplo, com as pessoas com Deficiência Visual (DV), Deficiência Auditiva (DA) e com Paralisia Cerebral (PC). No entanto, se por um lado não restam dúvidas de que os recursos pedagógicos adaptados são importantes no processo educacional desses alunos; por outro, é absolutamente necessário que haja clareza por parte de todos e dos educadores em particular sobre a concepção que se deve ter de pessoa com deficiência, pois é justamente essa compreensão que precisa ser tomada como parâmetro para dar os encaminhamentos metodológicos adequados às demandas impostas" (BIDARRA; BOSCARIOLI; PERES, 2011, p. 154). Tendo em vista os recursos ou auxílios ópticos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Recursos ópticos para perto.
II- Lupas manuais ou lupas de mesa e de apoio.
III- Recursos ópticos para longe.
(    ) Telescópio usado para leitura no quadro negro, restringe muito o campo visual; telessistemas, telelupas e lunetas.
(    ) Óculos especiais com lentes de aumento, óculos bifocais, lentes esferoprismáticas, lentes monofocais esféricas, sistemas telemicroscópicos).
(    ) Úteis para ampliar o tamanho de fontes para a leitura, as dimensões de mapas, gráficos, diagramas, figuras etc. Quanto maior a ampliação do tamanho, menor o campo de visão, com diminuição da velocidade de leitura e maior fadiga visual.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BIDARRA, Jorge; BOSCARIOLI, Clodis; PERES, Sarajane Marques. Software x Lupa - um ampliador de tela para auxílio na educação de alunos com baixa visão. Rev. bras. educ. espec., Marília, v. 17, n. 1, p. 151-172, abr. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382011000100011&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 24 mar. 2020.
	 a)
	III - I - II.
	 b)
	III - II - I.
	 c)
	II - I - III.
	 d)
	I - III - II.
	2.
	"Os empregados portadores de deficiência, por sua vez, aceitavam tal situação, a qual viabilizava sua integração ao grupo e minimizava o estigma que sofriam. Por esses motivos, as categorias referentes aos deficientes e aos seus colegas de trabalho foram denominadas, respectivamente, 'barganha dolorosa' e 'utilitarismo cínico'" (IRIGARAY; VERGARA, 2011, p. 1087). Sobre a palavra integração, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O modelo médico incentivou a prática de integração das pessoas com deficiência.
(    ) A integração ocorreu porque era necessário preparar a pessoa com deficiência para integrar-se à sociedade.
(    ) A integração foi um retrocesso na época em que foi instituída, porque o sistema anterior permitia a escolarização de mais crianças.
(    ) Primeiramente foram integradas as pessoas com deficiência visual e auditiva, seguidas das pessoas com deficiência física, e por último, mental.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: IRIGARAY, Hélio Arthur Reis; VERGARA, Sylvia Constant. O tempo como dimensão de pesquisa sobre uma política de diversidade e relações de trabalho. Cad. EBAPE.BR,  Rio de Janeiro, v. 9, n. 4, p. 1085-1098, dez. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512011000400009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 23 mar. 2020.
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	3.
	"Não vemos as coisas como são: vemos as coisas como somos" (Anaïs Nin). Tendo em vista as palavras dessa autora francesa, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.pensador.com/frase/NTc3Nw/. Acesso em: 23 mar. 2020.
	 a)
	As palavras "ver" e "enxergar" não se limitam a olhar com os olhos, mas estão carregadas de sentimentos, de sensibilidades, de cheiros, gostos e sensações, e estes são extremamente individuais e mutáveis.
	 b)
	Cada pessoa interpreta o que a rodeia a partir daquilo que vê. Por isso a visão é o sentido mais importante para os humanos. Até porque os outros sentidos (paladar, tato, olfato, audição) não contribuem nesse processo.
	 c)
	Sempre vemos, enxergamos as coisas da mesma forma. Com as mesmas tonalidades, formatos, nuances e com a mesma intensidade. Isso também vale para os acontecimentos.
	 d)
	A forma com que o ser humano enxerga o mundo é coletiva, por isso todos veem as coisas da mesma forma. A visão é homogênea, unívoca e não dá margens para aspectos individuais, subjetivos e abstratos.
	4.
	"Com a divulgação cada vez mais forte dos valores democráticos, em que se diz que todas as pessoas são iguais e se valoriza o respeito à diferença, o preconceituoso sabe que qualquer sentimento discriminatório contra qualquer grupo é mal visto socialmente" (NUNES; SAIA; TAVARES, 2015, p. 1114). Sobre a inclusão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Cada pessoa tem preconceitos e princípios estabelecidos, que devem ser respeitados e mantidos mesmo que sejam contrários à perspectiva inclusiva.
(    ) A inclusão parte do pressuposto de que todos são considerados iguais. Saber conviver com a diversidade humana envolve aceitar as diferenças.
(    ) O ideal é que a inclusão não fique restrita às escolas, mas que se estenda a todos os locais.
(    ) A inclusão é uma árdua e longa conquista de todos os indivíduos que vivem em uma determinada sociedade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: NUNES, Sylvia da Silveira; SAIA, Ana Lucia; TAVARES, Rosana Elizete. Educação Inclusiva: Entre a História, os Preconceitos, a Escola e a Família. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 35, n. 4, p. 1106-1119, dez. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000401106&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 25 mar. 2020.
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	5.
	"As pessoas com cegueira apresentam impedimentos apenas visuais, sendo preservadas todas as outras funções, inclusive as sexuais e reprodutivas, ao contrário do que pensa a sociedade que, de forma preconceituosa, generaliza essa limitação" (FRANÇA, 2013, p. 589). A classificação da OMS deu grande impulso aos estudos sobre visão subnominal, principalmente na área médica. Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: FRANÇA, Dalva Nazaré Ornelas. Sexualidade da pessoa com cegueira: da percepção à expressão. Rev. bras. educ. espec., Marília, v. 19, n. 4, p. 583-596, Dec. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382013000400008&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 4 maio 2020.
	 a)
	De acordo com o saber médico, o sujeito com cegueira tem acuidade visual maior que 6/ 18 à percepção de luz, ou um campo visual maior que 12 graus do seu ponto de fixação.
	 b)
	Segundo os médicos oftalmologistas, a pessoa com cegueira é aquela que usa ou é potencialmente capaz de usar a visão para o planejamento e/ou execução de uma tarefa.
	 c)
	Os médicos oftalmologistas passaram a se preocupar mais tanto com a visão funcional dos seus pacientes, quanto sobre a educação das pessoas com deficiência visual.
	 d)
	Os oftalmologistas consideram que o indivíduo com cegueira é aquele que apresenta diminuição das suas respostas auditivas, mesmo após tratamento e/ou correção óptica convencional.
	6.
	"O conceito de autonomia nos parece útil para a reflexão sobre a deficiência a partir de dois eixos de análise interligados. O primeiro refere-se à consideração da autonomia como conceito-chave para a caracterização de uma condição corporal atípica como normal ou patológica. É precisamente tal consideração que permite retirar a deficiência da condição de doença, pois muitos sujeitos que possuem variações corporais podem realizar suas metas vitais, como diz Nordenfelt. Isso se dá, sobretudo, quando se modifica o comportamento mediano e o equipamento do ambiente que em geral não atendem às pessoas atípicas" (GAUDENZI;ORTEGA, 2016, p. 3068). Assim sendo, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: GAUDENZI, Paula; ORTEGA, Francisco. Problematizando o conceito de deficiência a partir das noções de autonomia e normalidade. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 21, n. 10, p. 3061-3070, out. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232016001003061&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 6 maio 2020.
	 a)
	A pessoa com deficiência visual é capaz de ter autonomia igualmente ao vidente. Portanto, são desnecessários os recursos adaptados específicos que atendam suas necessidades, em lugares públicos.
	 b)
	A disseminação do conhecimento acerca das potencialidades das pessoas com deficiência visual é essencial para que mitos sejam desmistificados. Isso contribui para o desenvolvimento da autonomia.
	 c)
	O pleno acesso das pessoas com deficiência visual (DV) na sociedade já foi conquistado e permanece garantido. Sobretudo no que diz respeito aos espaços privados e instituições educacionais.
	 d)
	Muitas pessoas com deficiência até conseguem ter autonomia, menos as pessoas com cegueira. Afinal, o sentido da visão é imprescindível para que a pessoa se locomova, e faça suas atividades rotineiras.
	7.
	Germano et al. (2019, p. 186) realizaram um estudo acerca da cegueira e baixa visão, envolvendo pessoas com deficiência visual que frequentavam um serviço de saúde escolar. Nesse estudo foi constato que "[...] os alunos concordaram que há leis nacionais que os protegem e os amparam, discordaram que a deficiência visual os impede de realizar as atividades diárias, criticaram a acessibilidade de locomoção e a dificuldade de entrar no mercado de trabalho. Um pouco mais da metade dos entrevistados concordaram sobre a facilidade do acesso à saúde e também sobre o sentimento de inclusão social". Tendo em vista as doenças e intercorrências que mais comumente geram a cegueira/baixa visão, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Coronavírus (COVID-19) e artrose.
(    ) Retnose pigmentar e acidentes.
(    ) Catarata e diabetes melitus.
(    ) Prematuridade e glaucoma.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GERMANO, Flavio Augusto Schiave et al. Estudo das causas de cegueira e baixa de visão em uma escola para deficientes visuais na cidade de Bauru. Rev. bras.oftalmol., Rio de Janeiro, v. 78, n. 3, p. 183-187, jun. 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72802019000300183&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 24 mar. 2020.
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	8.
	"Inconstante, como aura, é por natureza o pensamento dos jovens" (Homero). Acredita-se que Homero foi um escritor cego, épico da Grécia Antiga. Sobre o escritor citado, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://citacoes.in/autores/homero/?page=2. Acesso em: 10 maio 2020.
	 a)
	Sua principal obra é "Lusíadas". Ele ficou cego de um olho porque combateu como militar no Norte da África.
	 b)
	O poeta é celebrizado por seus poemas sobre a História do Mundo, como a Ilíada e a Odisseia.
	 c)
	Ele se destacou como dramaturgo e seus escritos mais famosos são "Romeu e Julieta" e "Hamlet".
	 d)
	Ele se tornou famoso pela publicação dos livros "Dom Casmurro" e " Memórias Póstumas de Brás Cubas".
	9.
	Silva (2016, p. 785) destaca que "[...] a Gália e a Itália constituem, na interpretação da historiografia tradicional, dois pontos antipodais no que se refere à sobrevivência da autoridade pública: o Reino dos Ostrogodos seria o mais romanizado dos reinos bárbaros, ao passo que o Reino dos Francos seria o menos romanizado. Do ponto de vista da história política, isso significaria a ausência de uma autoridade pública na Gália e sua continuidade na Itália". Sobre os modos pelos quais os povos bárbaros lidavam com as doenças dos olhos, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SILVA, Marcelo Cândido da. Os agentes públicos e a fome nos primeiros séculos da Idade Média. Varia hist., Belo Horizonte, v. 32, n. 60, p. 779-805, dez. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752016000300779&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 24 mar. 2020.
	 a)
	As pessoas cegas eram expulsas do território ocupado pelos bárbaros. Todas elas eram conduzidas à ilha de Spinalonga, aonde eram abandonadas para esperar a morte.
	 b)
	Assim que percebiam que uma pessoa que estivesse entre eles apresentava cegueira, ela era imediatamente morta, com brutalidade. Eles agiam dessa forma por pensarem que a cegueira era contagiosa.
	 c)
	Faziam compostos a base de plantas, e eles eram aplicados com compressas mornas sobre as vistas das pessoas. Os bárbaros não possuíam crenças em divindades.
	 d)
	Tratavam com o uso de drogas ou exorcismo. Eram atribuídos aos cegos sentimentos ambíguos, pois ao mesmo tempo em que eram considerados frágeis e indefesos, também se acreditava que possuíam poderes místicos.
	10.
	Por muitas décadas, os pais preferiam manter as crianças com deficiência dentro de casa, como uma forma de protegê-las, ou por acharem que elas não tinham chances de aprender. De mais a mais, possivelmente as escolas não aceitavam que crianças com determinadas deficiências fizessem parte do grupo de estudantes. A educação dos indivíduos com deficiência ao longo do tempo foi caracterizada basicamente em quatro fases. Conforme essas fases foram se desencadeando ao longo da história, ordene os itens a seguir:
I- Fase da negligência, durante a época pré-cristã, na qual era quase nulo o atendimento aos indivíduos, sendo estes, muitas vezes, excluídos do convívio com a sociedade.
II- Fase da institucionalização, com a reclusão e atendimento em casas de abrigo (o que aconteceu também com os hansenianos).
III- Fase da criação das escolas especiais que forneciam aos deficientes uma educação exclusiva, com atendimento assistencialista médico-pedagógico e psicopedagógico, substitutivo ao ensino regular.
IV- Fase do movimento de integração social, que tentava incorporar os alunos "excepcionais" em ambientes escolares, mas somente até onde se achava que a capacidade deles podia alcançar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III - IV.
	 b)
	II - IV - I - III.
	 c)
	III - II - IV - I.
	 d)
	IV - III - I - II.

Mais conteúdos dessa disciplina