Logo Passei Direto
Buscar

Metodologia do Ensino da História - Avaliação I

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Na trajetória histórica, ressaltam-se aspectos que configuram desde a história da educação, como as funções e o papel de professores, do historiador, o papel dos estudantes, os objetivos do conhecimento, os conteúdos que eram ministrados, entre outros. Se fizermos um recorte histórico que foca o ensino da história na Idade Média, podemos afirmar que:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Foi nesta época que as aulas passaram a ser realizadas no interior de mosteiros e conventos, locais em que monges copistas se dedicavam às transcrições de documentos religiosos e papais.
II- Os estudantes frequentavam os espaços escolares em regime integral e com dedicação exclusiva, os conteúdos variavam de formação geral em ciências exatas, belas artes, ciências da natureza, astronomia e educação física.
III- Os conteúdos ministrados contemplavam temas teológicos e filosóficos, da política e do direito, bem como métodos de tratamento e armazenamento de documentos.
IV- A principal preocupação dos estudiosos foi a de tratar de documentos religiosos, narrar a história de santos e da Igreja, enumerar e classificar relíquias, santuários e objetos considerados sagrados.
a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.

Nossos adolescente também detestam a História. Votam-lhe ódio estranhado e dela se vingam sempre que podem, ou decorando o mínimo de conhecimentos que o 'ponto' exige ou se valendo lestamente da 'cola' para passar nos exames. Demos ampla absolvição à juventude. A História como lhes é ensinada é, realmente, odiosa [...]. (MENDES, 1935, p. 41).
A que contexto educacional e do ensino da História os escritos do poeta brasileiro Murilo Mendes (1901-1975) podem ser associados? Analise as sentenças a seguir:
I- Trata-se do modelo de ensino que vigorou e prevaleceu no século XIX, em que a memorização e repetição dos escritos eram as principais preocupações dos educadores.
II- Os escritos de Murilo Mendes criticavam o modelo proposto pela Escola Nova, que recomendavam leituras específicas e memorização dos conteúdos presentes nos livros didáticos.
III- Os escritos de Murilo Mendes defendiam a renovação didático-pedagógica e a superação dos métodos tradicionais em História.
IV- Defende que os adolescentes não são culpados pelo desinteresse pela História, nem pelos comportamentos equivocados que apresentam nos processo avaliativos.
A As sentenças I, III e IV estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D As sentenças I, II e IV estão corretas.

Quando o profissional da História se dedica ao estudo e compreensão da noção de tempo, existe uma constelação de variáveis que precisam ser levadas em conta, tais como o tempo vivido, biológico, astronômico, geológico, da natureza, das alternâncias políticas, dentre outros.
Quando se trata de perceber a alternância e sucessão de uma geração à outra, é preciso que se leve em consideração:
A Um tempo aproximado de um século.
B Um tempo estimado de três décadas.
C O tempo para além de um milênio.
D O tempo máximo de uma década.

A frase de Paulo Freire (1981, p. 79): ?Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo? pode ser encontrada nas concepções de ensino-aprendizagem de diversos estudiosos e professores que se dedicam às questões de ensino-aprendizagem a partir dos mais diversos espaços e indivíduos da sociedade.
A partir desta afirmação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O processo de ensino e aprendizagem não reside somente no bom planejamento, criatividade e alcance dos objetivos que foram estruturados pelo professor em seu plano de ensino.
( ) A autoridade e a exclusividade do papel do professor nos processos de ensino e aprendizagem já existia no interior dos espaços escolares e deve ser resgatada com urgência.
( ) O professor deve estar atento à diversidade e à heterogeneidade do qual o processo de ensino e aprendizagem é constituído, no sentido de fazer alianças, parcerias com os mais diversos âmbitos e espaços sociais.
( ) Nem o professor, nem a unidade escolar podem articular suas atividades e conteúdos de forma isolada ou centradas somente no universo escolar, antes precisam estabelecer relações e parcerias com os demais espaços coletivos de sociabilidade.
a) F - V - V - V.
b) V - F - V - V.
c) V - V - V - F.
d) V - V - F - V.

Rüsen (2007), Diehl e Machado (2001) são estudiosos que se dedicam a refletir sobre a didática e o ensino de História, e defendem que, no processo de transposição e didática do conhecimento histórico/científico ao universo escolar, é necessário levar em consideração alguns cuidados para que este conhecimento possua tanto plausibilidade/teor científico como comporte relevância/importância ao universo social em que será aplicado. Diante deste contexto, sobre as implicações desta tese ao fazer didático pedagógico da História, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A origem dos conhecimentos e conteúdos deve ser a partir dos problemas que se encontram na práxis social, ou seja, do cotidiano em que os indivíduos se encontram inseridos.
( ) O universo acadêmico pode contribuir para o cotidiano escolar com os conhecimentos já existentes, com referências teóricas e metodológicas já sistematizadas sobre o problema/tema em questão.
( ) O universo acadêmico pode contribuir na orientação/estruturação das formas de sistematização e comunicação do conhecimento, tais como dissertações, teses, livros, filmes, entre outros.
( ) Os métodos e as referências teóricas existentes no universo acadêmico devem servir como uma espécie de lupa, no sentido de identificar de forma antecipada problemas que possam abalar a coesão social.
a) F - V - V - V.
b) V - F - V - V.
c) V - V - V - F.
d) V - V - F - V.

Disciplinas, currículos, conteúdos, metodologias, avaliações são componentes escolares que podem adquirir diferentes conotações conforme o momento histórico e a sociedade na qual encontram-se veiculados. Tendo em vista que tais fatores influenciam e determinam o caráter e o perfil dos componentes no interior dos processos educacionais, analise as sentenças a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- No contexto da Revolução Industrial, as disciplinas e os conteúdos da Biologia, Física, Química, Botânica e Matemática eram preferidos diante das disciplinas oriundas das Ciências Humanas.
II- Desde que ocorreu a instalação e regulamentação do ensino superior no Brasil, os conteúdos, as estratégias didáticas e metodológicas adquiriram a finalidade de capacitar os estudantes para que melhor concorram à aprovação e ao ingresso a esta modalidade de ensino.
III- Como exemplo destes aspectos, pode-se afirmar que as diretrizes curriculares do século XXI apontam para que os estudantes adquiram formação voltada ao letramento, desenvolvam habilidades como a da oratória e competências que permitam que se reconheça as mais variadas expressões da cultura erudita.
IV- Pode-se dizer que ocorre uma espécie de sintonia entre os objetivos e finalidades dos conteúdos com os objetivos escolares, tais como a socialização, noções de disciplina do comportamento e higienização do corpo por parte dos estudantes.
A As sentenças I, II e IV estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças III e IV estão corretas.
D As sentenças II, III e IV estão corretas.

João Amós Comenius (1592-1614) foi responsável por escrever a obra 'Didática Magna'. Nela constam pressupostos didático-pedagógicos que apontam a necessidade de universalização e democratização do ensino e do conhecimento como um todo, o que se tornou parte das intenções e das políticas públicas em educação de muitas nações e instituições na época contemporânea.
Quais seriam as implicações dos princípios da didática que foram anunciados por Comenius?
a) A arte de ensinar somente conhecimentos técnicos.
b) A arte de ensinar de tudo a públicos específicos.
c) A arte de ensinar de tudo aos adultos masculinos.
d) A arte de ensinar de tudo a todos os públicos.

Um dos principais aspectos discutidos e refletidos na época contemporânea diz respeito ao papel e à relação que deve ser construída entre professores dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem. Por muito tempo, prevaleceram concepções que revelam uma hierarquia rígida, vertical e autoritária entre ambos, e que atualmente vem sendo debatida no sentido de se alcançar superação.
Com relação entre estudantes e professores nos processos de ensino e aprendizagem, analise as sentenças a seguir: I- As principais teorias e concepções educacionais contemporâneas indicam que os conhecimentos prévios e as experiências sociais dos estudantes devem ser consideradas no fazer dos professores desde a elaboração de currículos e planos. II- O professor deve estar atento à diversidade em termos de faixas etárias, as origens étnicas e culturais dos estudantes, bem como às problemáticas sociais e políticas que ocorrem em sua localidade e região. III- Os estudantes devem se aproximar dos professores e dos demais colegas, demonstrando pleno domínio das normas cultas de tratamento e relacionamento interpessoal. IV- No fazer educacional, o professor pode construir parcerias e contatos com diversos movimentos sociais, espaços ou experiências solidárias ou de justiça social, reunir e envolver os mais diversos indivíduos que possam contribuir e fortalecer o processo educativo. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.

O processo de ensino-aprendizagem, a apreensão e a assimilação das noções de cronologia e do tempo histórico constituem um tema de grande complexidade do fazer didático-pedagógico dos educadores e, ao mesmo tempo, representa uma especificidade do conhecimento histórico.
Para as noções de tempo histórico, que cuidados e percepções os professores precisam levar em consideração em seu fazer profissional? Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os professores de História precisam estar atentos e preocupados em despertar a percepção de mudanças e continuidades que se encontram no interior dos fatos e fenômenos históricos.
( ) No interior dos fatos e fenômenos sociais, existem leis e ciclos que se repetem periodicamente, em que as sociedades encontram momentos de equilíbrio e coesão.
( ) Existem convenções em termos de cronologias que se tornaram universais, tais como a cronologia do calendário gregoriano e do tempo do relógio, que marcam em especial o ritmo do trabalho industrial e dos espaços urbanos.
( ) A natureza possui uma cronologia que é independente da experiência humana, tal como o tempo geológico (formação das rochas e da natureza), astronômico (deslocamento/órbita dos planetas e cometas).
a) V - F - V - V.
b) V - V - V - F.
c) V - V - F - V.
d) F - V - V - V.

O conhecimento histórico e a didática/metodologia do ensino da História encontram-se permeados por tendências historiográficas que vigoraram em diferentes momentos sociais e culturais. No momento contemporâneo, as possibilidades e alternativas que se apresentam são de forte crítica e reflexão diante da experiência da modernidade (industrialização, racionalização, urbanização, secularização). Sobre as principais abordagens e temas presentes na historiografia e nos materiais didáticos contemporâneos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A historiografia contemporânea tem-se dedicado a criticar o relativismo, os irracionalismos, o senso comum, o saber popular, as tradições, o folclore e os valores religiosos das comunidades.
( ) A micro-história trouxe a possibilidade de incluir no interior da historiografia sujeitos históricos, tais como indivíduos comuns que até então haviam sido esquecidos e excluídos diante de grandes nomes da história política e da ciência mundial.
( ) Nos anos de 1970, em especial no caso brasileiro, a educação apresentou forte caráter nacionalista, preocupada com a aprendizagem de questões de cronologia cívica e dos grandes fatos e fenômenos da política nacional e mundial.
( ) A micro-história e a nova história cultural passaram a estudar e compreender os modos de vida que existiram em tempos anteriores ou que sobreviviam em meio aos processos de modernização (artesãos, moleiros, curandeiras, parteiras entre outros).

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Na trajetória histórica, ressaltam-se aspectos que configuram desde a história da educação, como as funções e o papel de professores, do historiador, o papel dos estudantes, os objetivos do conhecimento, os conteúdos que eram ministrados, entre outros. Se fizermos um recorte histórico que foca o ensino da história na Idade Média, podemos afirmar que:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Foi nesta época que as aulas passaram a ser realizadas no interior de mosteiros e conventos, locais em que monges copistas se dedicavam às transcrições de documentos religiosos e papais.
II- Os estudantes frequentavam os espaços escolares em regime integral e com dedicação exclusiva, os conteúdos variavam de formação geral em ciências exatas, belas artes, ciências da natureza, astronomia e educação física.
III- Os conteúdos ministrados contemplavam temas teológicos e filosóficos, da política e do direito, bem como métodos de tratamento e armazenamento de documentos.
IV- A principal preocupação dos estudiosos foi a de tratar de documentos religiosos, narrar a história de santos e da Igreja, enumerar e classificar relíquias, santuários e objetos considerados sagrados.
a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.

Nossos adolescente também detestam a História. Votam-lhe ódio estranhado e dela se vingam sempre que podem, ou decorando o mínimo de conhecimentos que o 'ponto' exige ou se valendo lestamente da 'cola' para passar nos exames. Demos ampla absolvição à juventude. A História como lhes é ensinada é, realmente, odiosa [...]. (MENDES, 1935, p. 41).
A que contexto educacional e do ensino da História os escritos do poeta brasileiro Murilo Mendes (1901-1975) podem ser associados? Analise as sentenças a seguir:
I- Trata-se do modelo de ensino que vigorou e prevaleceu no século XIX, em que a memorização e repetição dos escritos eram as principais preocupações dos educadores.
II- Os escritos de Murilo Mendes criticavam o modelo proposto pela Escola Nova, que recomendavam leituras específicas e memorização dos conteúdos presentes nos livros didáticos.
III- Os escritos de Murilo Mendes defendiam a renovação didático-pedagógica e a superação dos métodos tradicionais em História.
IV- Defende que os adolescentes não são culpados pelo desinteresse pela História, nem pelos comportamentos equivocados que apresentam nos processo avaliativos.
A As sentenças I, III e IV estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D As sentenças I, II e IV estão corretas.

Quando o profissional da História se dedica ao estudo e compreensão da noção de tempo, existe uma constelação de variáveis que precisam ser levadas em conta, tais como o tempo vivido, biológico, astronômico, geológico, da natureza, das alternâncias políticas, dentre outros.
Quando se trata de perceber a alternância e sucessão de uma geração à outra, é preciso que se leve em consideração:
A Um tempo aproximado de um século.
B Um tempo estimado de três décadas.
C O tempo para além de um milênio.
D O tempo máximo de uma década.

A frase de Paulo Freire (1981, p. 79): ?Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo? pode ser encontrada nas concepções de ensino-aprendizagem de diversos estudiosos e professores que se dedicam às questões de ensino-aprendizagem a partir dos mais diversos espaços e indivíduos da sociedade.
A partir desta afirmação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O processo de ensino e aprendizagem não reside somente no bom planejamento, criatividade e alcance dos objetivos que foram estruturados pelo professor em seu plano de ensino.
( ) A autoridade e a exclusividade do papel do professor nos processos de ensino e aprendizagem já existia no interior dos espaços escolares e deve ser resgatada com urgência.
( ) O professor deve estar atento à diversidade e à heterogeneidade do qual o processo de ensino e aprendizagem é constituído, no sentido de fazer alianças, parcerias com os mais diversos âmbitos e espaços sociais.
( ) Nem o professor, nem a unidade escolar podem articular suas atividades e conteúdos de forma isolada ou centradas somente no universo escolar, antes precisam estabelecer relações e parcerias com os demais espaços coletivos de sociabilidade.
a) F - V - V - V.
b) V - F - V - V.
c) V - V - V - F.
d) V - V - F - V.

Rüsen (2007), Diehl e Machado (2001) são estudiosos que se dedicam a refletir sobre a didática e o ensino de História, e defendem que, no processo de transposição e didática do conhecimento histórico/científico ao universo escolar, é necessário levar em consideração alguns cuidados para que este conhecimento possua tanto plausibilidade/teor científico como comporte relevância/importância ao universo social em que será aplicado. Diante deste contexto, sobre as implicações desta tese ao fazer didático pedagógico da História, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A origem dos conhecimentos e conteúdos deve ser a partir dos problemas que se encontram na práxis social, ou seja, do cotidiano em que os indivíduos se encontram inseridos.
( ) O universo acadêmico pode contribuir para o cotidiano escolar com os conhecimentos já existentes, com referências teóricas e metodológicas já sistematizadas sobre o problema/tema em questão.
( ) O universo acadêmico pode contribuir na orientação/estruturação das formas de sistematização e comunicação do conhecimento, tais como dissertações, teses, livros, filmes, entre outros.
( ) Os métodos e as referências teóricas existentes no universo acadêmico devem servir como uma espécie de lupa, no sentido de identificar de forma antecipada problemas que possam abalar a coesão social.
a) F - V - V - V.
b) V - F - V - V.
c) V - V - V - F.
d) V - V - F - V.

Disciplinas, currículos, conteúdos, metodologias, avaliações são componentes escolares que podem adquirir diferentes conotações conforme o momento histórico e a sociedade na qual encontram-se veiculados. Tendo em vista que tais fatores influenciam e determinam o caráter e o perfil dos componentes no interior dos processos educacionais, analise as sentenças a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- No contexto da Revolução Industrial, as disciplinas e os conteúdos da Biologia, Física, Química, Botânica e Matemática eram preferidos diante das disciplinas oriundas das Ciências Humanas.
II- Desde que ocorreu a instalação e regulamentação do ensino superior no Brasil, os conteúdos, as estratégias didáticas e metodológicas adquiriram a finalidade de capacitar os estudantes para que melhor concorram à aprovação e ao ingresso a esta modalidade de ensino.
III- Como exemplo destes aspectos, pode-se afirmar que as diretrizes curriculares do século XXI apontam para que os estudantes adquiram formação voltada ao letramento, desenvolvam habilidades como a da oratória e competências que permitam que se reconheça as mais variadas expressões da cultura erudita.
IV- Pode-se dizer que ocorre uma espécie de sintonia entre os objetivos e finalidades dos conteúdos com os objetivos escolares, tais como a socialização, noções de disciplina do comportamento e higienização do corpo por parte dos estudantes.
A As sentenças I, II e IV estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças III e IV estão corretas.
D As sentenças II, III e IV estão corretas.

João Amós Comenius (1592-1614) foi responsável por escrever a obra 'Didática Magna'. Nela constam pressupostos didático-pedagógicos que apontam a necessidade de universalização e democratização do ensino e do conhecimento como um todo, o que se tornou parte das intenções e das políticas públicas em educação de muitas nações e instituições na época contemporânea.
Quais seriam as implicações dos princípios da didática que foram anunciados por Comenius?
a) A arte de ensinar somente conhecimentos técnicos.
b) A arte de ensinar de tudo a públicos específicos.
c) A arte de ensinar de tudo aos adultos masculinos.
d) A arte de ensinar de tudo a todos os públicos.

Um dos principais aspectos discutidos e refletidos na época contemporânea diz respeito ao papel e à relação que deve ser construída entre professores dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem. Por muito tempo, prevaleceram concepções que revelam uma hierarquia rígida, vertical e autoritária entre ambos, e que atualmente vem sendo debatida no sentido de se alcançar superação.
Com relação entre estudantes e professores nos processos de ensino e aprendizagem, analise as sentenças a seguir: I- As principais teorias e concepções educacionais contemporâneas indicam que os conhecimentos prévios e as experiências sociais dos estudantes devem ser consideradas no fazer dos professores desde a elaboração de currículos e planos. II- O professor deve estar atento à diversidade em termos de faixas etárias, as origens étnicas e culturais dos estudantes, bem como às problemáticas sociais e políticas que ocorrem em sua localidade e região. III- Os estudantes devem se aproximar dos professores e dos demais colegas, demonstrando pleno domínio das normas cultas de tratamento e relacionamento interpessoal. IV- No fazer educacional, o professor pode construir parcerias e contatos com diversos movimentos sociais, espaços ou experiências solidárias ou de justiça social, reunir e envolver os mais diversos indivíduos que possam contribuir e fortalecer o processo educativo. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.

O processo de ensino-aprendizagem, a apreensão e a assimilação das noções de cronologia e do tempo histórico constituem um tema de grande complexidade do fazer didático-pedagógico dos educadores e, ao mesmo tempo, representa uma especificidade do conhecimento histórico.
Para as noções de tempo histórico, que cuidados e percepções os professores precisam levar em consideração em seu fazer profissional? Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os professores de História precisam estar atentos e preocupados em despertar a percepção de mudanças e continuidades que se encontram no interior dos fatos e fenômenos históricos.
( ) No interior dos fatos e fenômenos sociais, existem leis e ciclos que se repetem periodicamente, em que as sociedades encontram momentos de equilíbrio e coesão.
( ) Existem convenções em termos de cronologias que se tornaram universais, tais como a cronologia do calendário gregoriano e do tempo do relógio, que marcam em especial o ritmo do trabalho industrial e dos espaços urbanos.
( ) A natureza possui uma cronologia que é independente da experiência humana, tal como o tempo geológico (formação das rochas e da natureza), astronômico (deslocamento/órbita dos planetas e cometas).
a) V - F - V - V.
b) V - V - V - F.
c) V - V - F - V.
d) F - V - V - V.

O conhecimento histórico e a didática/metodologia do ensino da História encontram-se permeados por tendências historiográficas que vigoraram em diferentes momentos sociais e culturais. No momento contemporâneo, as possibilidades e alternativas que se apresentam são de forte crítica e reflexão diante da experiência da modernidade (industrialização, racionalização, urbanização, secularização). Sobre as principais abordagens e temas presentes na historiografia e nos materiais didáticos contemporâneos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A historiografia contemporânea tem-se dedicado a criticar o relativismo, os irracionalismos, o senso comum, o saber popular, as tradições, o folclore e os valores religiosos das comunidades.
( ) A micro-história trouxe a possibilidade de incluir no interior da historiografia sujeitos históricos, tais como indivíduos comuns que até então haviam sido esquecidos e excluídos diante de grandes nomes da história política e da ciência mundial.
( ) Nos anos de 1970, em especial no caso brasileiro, a educação apresentou forte caráter nacionalista, preocupada com a aprendizagem de questões de cronologia cívica e dos grandes fatos e fenômenos da política nacional e mundial.
( ) A micro-história e a nova história cultural passaram a estudar e compreender os modos de vida que existiram em tempos anteriores ou que sobreviviam em meio aos processos de modernização (artesãos, moleiros, curandeiras, parteiras entre outros).

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Metodologia do Ensino da História (HID23)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:455082) ( peso.:1,50)
	Prova:
	12844638
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Na trajetória histórica, ressaltam-se aspectos que configuram desde a história da educação, como as funções e o papel de professores, do historiador, o papel dos estudantes, os objetivos do conhecimento, os conteúdos que eram ministrados, entre outros. Se fizermos um recorte histórico que foca o ensino da história na Idade Média, podemos afirmar que:
I- Foi nesta época que as aulas passaram a ser realizadas no interior de mosteiros e conventos, locais em que monges copistas se dedicavam às transcrições de documentos religiosos e papais.
II- Os estudantes frequentavam os espaços escolares em regime integral e com dedicação exclusiva, os conteúdos variavam de formação geral em ciências exatas, belas artes, ciências da natureza, astronomia e educação física.
III- Os conteúdos ministrados contemplavam temas teológicos e filosóficos, da política e do direito, bem como métodos de tratamento e armazenamento de documentos.
IV- A principal preocupação dos estudiosos foi a de tratar de documentos religiosos, narrar a história de santos e da Igreja, enumerar e classificar relíquias, santuários e objetos considerados sagrados.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	2.
	"Nossos adolescente também detestam a História. Votam-lhe ódio estranhado e dela se vingam sempre que podem, ou decorando o mínimo de conhecimentos que o 'ponto' exige ou se valendo lestamente da 'cola' para passar nos exames. Demos ampla absolvição à juventude. A História como lhes é ensinada é, realmente, odiosa [...]." (MENDES, 1935, p. 41). A que contexto educacional e do ensino da História os escritos do poeta brasileiro Murilo Mendes (1901-1975) podem ser associados? Analise as sentenças a seguir:
I- Trata-se do modelo de ensino que vigorou e prevaleceu no século XIX, em que a memorização e repetição dos escritos eram as principais preocupações dos educadores. 
II- Os escritos de Murilo Mendes criticavam o modelo proposto pela Escola Nova, que recomendavam leituras específicas e memorização dos conteúdos presentes nos livros didáticos.
III- Os escritos de Murilo Mendes defendiam a renovação didático-pedagógica e a superação dos métodos tradicionais em História.
IV- Defende que os adolescentes não são culpados pelo desinteresse pela História, nem pelos comportamentos equivocados que apresentam nos processo avaliativos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MENDES, Murilo. A História no curso secundário. São Paulo: Gráfica Paulista, 1935.
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	3.
	Quando o profissional da História se dedica ao estudo e compreensão da noção de tempo, existe uma constelação de variáveis que precisam ser levadas em conta, tais como o tempo vivido, biológico, astronômico, geológico, da natureza, das alternâncias políticas, dentre outros. Quando se trata de perceber a alternância e sucessão de uma geração à outra, é preciso que se leve em consideração:
	 a)
	Um tempo aproximado de um século.
	 b)
	O tempo máximo de uma década.
	 c)
	O tempo para além de um milênio.
	 d)
	Um tempo estimado de três décadas.
	4.
	A frase de Paulo Freire (1981, p. 79): ?Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo? pode ser encontrada nas concepções de ensino-aprendizagem de diversos estudiosos e professores que se dedicam às questões de ensino-aprendizagem a partir dos mais diversos espaços e indivíduos da sociedade. A partir desta afirmação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O processo de ensino e aprendizagem não reside somente no bom planejamento, criatividade e alcance dos objetivos que foram estruturados pelo professor em seu plano de ensino.
(    ) A autoridade e a exclusividade do papel do professor nos processos de ensino e aprendizagem já existia no interior dos espaços escolares e deve ser resgatada com urgência. 
(    ) O professor deve estar atento à diversidade e à heterogeneidade do qual o processo de ensino e aprendizagem é constituído, no sentido de fazer alianças, parcerias com os mais diversos âmbitos e espaços sociais.
(    ) Nem o professor, nem a unidade escolar podem articular suas atividades e conteúdos de forma isolada ou centradas somente no universo escolar, antes precisam estabelecer relações e parcerias com os demais espaços coletivos de sociabilidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	5.
	Rüsen (2007), Diehl e Machado (2001) são estudiosos que se dedicam a refletir sobre a didática e o ensino de História, e defendem que, no processo de transposição e didática do conhecimento histórico/científico ao universo escolar, é necessário levar em consideração alguns cuidados para que este conhecimento possua tanto plausibilidade/teor científico como comporte relevância/importância ao universo social em que será aplicado. Diante deste contexto, sobre as implicações desta tese ao fazer didático pedagógico da História, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A origem dos conhecimentos e conteúdos deve ser a partir dos problemas que se encontram na práxis social, ou seja, do cotidiano em que os indivíduos se encontram inseridos. 
(    ) O universo acadêmico pode contribuir para o cotidiano escolar com os conhecimentos já existentes, com referências teóricas e metodológicas já sistematizadas sobre o problema/tema em questão.
(    ) O universo acadêmico pode contribuir na orientação/estruturação das formas de sistematização e comunicação do conhecimento, tais como dissertações, teses, livros, filmes, entre outros.
(    ) Os métodos e as referências teóricas existentes no universo acadêmico devem servir como uma espécie de lupa, no sentido de identificar de forma antecipada problemas que possam abalar a coesão social.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: DIEHL, Astor Antônio; MACHADO, Ironita P. Apontamentos para uma didática da história. Passo Fundo: Clio, 2001.
RÜSEN, J. História viva. Teoria da História III: formas e funções do conhecimento histórico. Trad. de Estevão de Rezende Martins. Brasília: UnB, 2007.
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	6.
	Disciplinas, currículos, conteúdos, metodologias, avaliações são componentes escolares que podem adquirir diferentes conotações conforme o momento histórico e a sociedade na qual encontram-se veiculados. Tendo em vista que tais fatores influenciam e determinam o caráter e o perfil dos componentes no interior dos processos educacionais, analise as sentenças a seguir:
I- No contexto da Revolução Industrial, as disciplinas e os conteúdos da Biologia, Física, Química, Botânica e Matemática eram preferidos diante das disciplinas oriundas das Ciências Humanas.
II- Desde que ocorreu a instalação e regulamentação do ensino superior no Brasil, os conteúdos, as estratégias didáticas e metodológicas adquiriram a finalidade de capacitar os estudantes para que melhor concorram à aprovação e ao ingresso a esta modalidade de ensino.
III- Como exemplo destes aspectos, pode-se afirmar que as diretrizes curriculares do século XXI apontam para que os estudantes adquiram formação voltada ao letramento, desenvolvam habilidades como a da oratória e competências que permitam que se reconheça as maisvariadas expressões da cultura erudita.
IV- Pode-se dizer que ocorre uma espécie de sintonia entre os objetivos e finalidades dos conteúdos com os objetivos escolares, tais como a socialização, noções de disciplina do comportamento e higienização do corpo por parte dos estudantes. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	  d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	7.
	João Amós Comenius (1592-1614) foi responsável por escrever a obra 'Didática Magna'. Nela constam pressupostos didático-pedagógicos que apontam a necessidade de universalização e democratização do ensino e do conhecimento como um todo, o que se tornou parte das intenções e das políticas públicas em educação de muitas nações e instituições na época contemporânea. Quais seriam as implicações dos princípios da didática que foram anunciados por Comenius?
	 a)
	A arte de ensinar de tudo a todos os públicos.
	 b)
	A arte de ensinar de tudo a públicos específicos.
	 c)
	A arte de ensinar de tudo aos adultos masculinos.
	 d)
	A arte de ensinar somente conhecimentos técnicos.
	8.
	Um dos principais aspectos discutidos e refletidos na época contemporânea diz respeito ao papel e à relação que deve ser construída entre professores dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem. Por muito tempo, prevaleceram concepções que revelam uma hierarquia rígida, vertical e autoritária entre ambos, e que atualmente vem sendo debatida no sentido de se alcançar superação. Com relação entre estudantes e professores nos processos de ensino e aprendizagem, analise as sentenças a seguir:
I- As principais teorias e concepções educacionais contemporâneas indicam que os conhecimentos prévios e as experiências sociais dos estudantes devem ser consideradas no fazer dos professores desde a elaboração de currículos e planos.
II- O professor deve estar atento à diversidade em termos de faixas etárias, as origens étnicas e culturais dos estudantes, bem como às problemáticas sociais e políticas que ocorrem em sua localidade e região.
III- Os estudantes devem se aproximar dos professores e dos demais colegas, demonstrando pleno domínio das normas cultas de tratamento e relacionamento interpessoal.
IV- No fazer educacional, o professor pode construir parcerias e contatos com diversos movimentos sociais, espaços ou experiências solidárias ou de justiça social, reunir e envolver os mais diversos indivíduos que possam contribuir e fortalecer o processo educativo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	9.
	O processo de ensino-aprendizagem, a apreensão e a assimilação das noções de cronologia e do tempo histórico constituem um tema de grande complexidade do fazer didático-pedagógico dos educadores e, ao mesmo tempo, representa uma especificidade do conhecimento histórico. Para as noções de tempo histórico, que cuidados e percepções os professores precisam levar em consideração em seu fazer profissional? Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Os professores de História precisam estar atentos e preocupados em despertar a percepção de mudanças e continuidades que se encontram no interior dos fatos e fenômenos históricos. 
(    ) No interior dos fatos e fenômenos sociais, existem leis e ciclos que se repetem periodicamente, em que as sociedades encontram momentos de equilíbrio e coesão.
(    ) Existem convenções em termos de cronologias que se tornaram universais, tais como a cronologia do calendário gregoriano e do tempo do relógio, que marcam em especial o ritmo do trabalho industrial e dos espaços urbanos.
(    ) A natureza possui uma cronologia que é independente da experiência humana, tal como o tempo geológico (formação das rochas e da natureza), astronômico (deslocamento/órbita dos planetas e cometas).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	10.
	O conhecimento histórico e a didática/metodologia do ensino da História encontram-se permeados por tendências historiográficas que vigoraram em diferentes momentos sociais e culturais. No momento contemporâneo, as possibilidades e alternativas que se apresentam são de forte crítica e reflexão diante da experiência da modernidade (industrialização, racionalização, urbanização, secularização). Sobre as principais abordagens e temas presentes na historiografia e nos materiais didáticos contemporâneos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A historiografia contemporânea tem-se dedicado a criticar o relativismo, os irracionalismos, o senso comum, o saber popular, as tradições, o folclore e os valores religiosos das comunidades. 
(    ) A micro-história trouxe a possibilidade de incluir no interior da historiografia sujeitos históricos, tais como indivíduos comuns que até então haviam sido esquecidos e excluídos diante de grandes nomes da história política e da ciência mundial.
(    ) Nos anos de 1970, em especial no caso brasileiro, a educação apresentou forte caráter nacionalista, preocupada com a aprendizagem de questões de cronologia cívica e dos grandes fatos e fenômenos da política nacional e mundial.
(    ) A micro-história e a nova história cultural passaram a estudar e compreender os modos de vida que existiram em tempos anteriores ou que sobreviviam em meio aos processos de modernização (artesãos, moleiros, curandeiras, parteiras entre outros).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - F - V - V.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina