Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Prévia do material em texto

A Teoria do Esquema
A Teoria do Esquema, desenvolvida pelo psicólogo Jeffrey Young, é um modelo de psicoterapia que se concentra em padrões de pensamento e comportamento profundamente enraizados, chamados de esquemas iniciais desadaptativos. Esses esquemas são considerados a base de muitos transtornos de personalidade e problemas crônicos que não respondem a outras formas de terapia.
O Que São Esquemas Iniciais Desadaptativos?
Imagine que, durante a infância ou adolescência, certas necessidades emocionais fundamentais, como segurança, aceitação ou autonomia, não foram adequadamente atendidas. Como resultado, a criança desenvolve uma lente distorcida para interpretar o mundo, formando padrões de pensamento, sentimento e ação que se repetem ao longo da vida adulta. Esses são os esquemas.
Eles não são apenas crenças passageiras; são estruturas cognitivas e emocionais persistentes. Por exemplo, uma pessoa que não se sentiu amada na infância pode desenvolver o esquema de Abandono/Instabilidade, vivendo com a constante expectativa de ser deixada por aqueles que ama. Outro exemplo é o esquema de Defectividade/Vergonha, onde a pessoa se sente inerentemente falha ou inferior.
A teoria divide esses esquemas em cinco grandes domínios, cada um representando uma necessidade emocional não atendida:
1. Desconexão e Rejeição: Esquemas relacionados à falta de segurança e aceitação (ex: Abandono, Desconfiança).
2. Autonomia e Desempenho Prejudicados: Esquemas que impedem o desenvolvimento de independência e competência (ex: Dependência, Fracasso).
3. Limites Prejudicados: Esquemas que dificultam a autodisciplina e o respeito aos outros (ex: Grandiosidade/Arrogo, Autocontrole Insuficiente).
4. Orientação para o Outro: Esquemas focados em agradar os outros à custa de suas próprias necessidades (ex: Subjugação, Autossacrifício).
5. Supervigilância e Inibição: Esquemas que levam à inibição da expressão emocional e à busca por padrões perfeccionistas (ex: Inibição Emocional, Padrões Inflexíveis/Hipercríticos).
Como os Esquemas se Manifestam?
Para lidar com a dor de um esquema, as pessoas desenvolvem estilos de enfrentamento. A Terapia do Esquema identifica três estilos principais:
· Submissão: A pessoa aceita o esquema como verdade e se submete a ele. Por exemplo, alguém com o esquema de Abandono se relaciona com parceiros que a abandonam repetidamente, confirmando sua crença.
· Esquiva: A pessoa evita situações ou pensamentos que ativam o esquema. Alguém com o esquema de Defectividade pode evitar relacionamentos íntimos para não se sentir julgado ou rejeitado.
· Hipercompensação: A pessoa age de forma oposta ao esquema. Por exemplo, alguém com o esquema de Fracasso se torna um workaholic para provar, a si mesmo e aos outros, que é bem-sucedido.
A terapia, nesse sentido, busca identificar os esquemas do indivíduo e os estilos de enfrentamento que ele usa, trabalhando para enfraquecer o esquema e desenvolver formas mais saudáveis de satisfazer as necessidades emocionais que não foram atendidas na infância.
Questões para Análise e Reflexão
1. Explique o conceito de "esquema inicial desadaptativo" e como ele se diferencia de uma crença ou pensamento negativo comum.
· Resposta esperada: O esquema é um padrão profundo e persistente, enquanto a crença ou pensamento negativo pode ser mais superficial e situacional. Os esquemas se formam na infância, geralmente em resposta a necessidades emocionais não atendidas, e funcionam como lentes distorcidas que interpretam a realidade.
2. Identifique e descreva um exemplo de um esquema de cada um dos cinco domínios propostos por Young. Como cada um pode se manifestar na vida adulta?
· Exemplo de resposta (apenas um domínio para exemplificar):
· Domínio: Desconexão e Rejeição
· Esquema: Abandono/Instabilidade
· Manifestação na vida adulta: Medo de que pessoas importantes a deixem a qualquer momento. Isso pode levar a comportamentos como testar a lealdade dos outros, ciúmes excessivos ou se apegar a relacionamentos insatisfatórios por medo de ficar sozinho.
3. Maria, 35 anos, constantemente se envolve em relacionamentos em que se sente usada e desvalorizada, mas tem dificuldade de terminar a relação. Segundo a Teoria do Esquema, qual seria uma hipótese para o estilo de enfrentamento que Maria está usando e qual esquema poderia estar por trás desse comportamento?
· Resposta esperada: O estilo de enfrentamento de Maria parece ser a Submissão. Ela se submete à dinâmica do relacionamento que confirma seu esquema. O esquema por trás disso poderia ser o de Subjugação (ela se sacrifica para não ser abandonada) ou Defectividade/Vergonha (ela acredita que não merece coisa melhor).
4. Imagine um indivíduo que, após sofrer bullying na escola, tornou-se extremamente perfeccionista e um "viciado em trabalho". Qual estilo de enfrentamento e qual esquema você poderia hipotetizar para essa situação? Justifique sua resposta.
· Resposta esperada: O estilo de enfrentamento seria a Hipercompensação. O indivíduo está agindo de forma oposta à sua insegurança. O esquema subjacente poderia ser o de Fracasso, onde a pessoa, por se sentir inferior e incapaz, tenta provar seu valor incessantemente.

Mais conteúdos dessa disciplina