Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Os laboratórios de aprendizagem são espaços pensados para a promoção da aprendizagem de todos os alunos, para a superação das dificuldades apresentadas em sala de aula e para que a escola seja, efetivamente, inclusiva. Nesses espaços são promovidas:
Nos laboratórios de aprendizagem são propostas atividades diferenciadas, diferentes das desenvolvidas em sala de aula, planejadas de acordo com as necessidades de cada aluno. A proposta é que as atividades não sejam as mesmas da sala de aula, mesmo que propostas individualmente. Sendo assim, as atividades propostas não visam ao reforço dos conteúdos trabalhados em sala, mas sim a sua abordagem de maneiras diferentes. Para essa abordagem, o professor pode lançar mão de estratégias variadas, entre elas a ludicidade e a exploração de materiais concretos.
a. atividades diferenciadas, diferentes das desenvolvidas em sala de aula, planejadas de acordo com as necessidades de cada aluno
b. atividades de reforço escolar, ou seja, exercícios complementares aos da sala de aula.
c. apenas atividades lúdicas relacionadas aos conteúdos em que os alunos têm maior dificuldade.
d. apenas atividades com materiais concretos, uma vez que os alunos encaminhados não têm capacidade de abstração.
e. as mesmas atividades desenvolvidas em sala de aula, de maneira individualizada, para que o professor possa acompanhar melhor o aluno.

Pode-se entender que existe uma relação entre a escola, a cultura e a produção de subjetividades dos alunos. Neste caso, analise as alternativas a seguir e marque aquela que apresenta essa relação de forma coerente com a escola, que visa a preparar os estudantes para o convívio harmônico.​​​​​​​ A. A escola é a responsável por reproduzir os comportamentos existentes na sociedade, extrapolando as diferenças e reafirmando o poder de alguns grupos culturais. B. Ao se inserir na escola, as crianças aprendem sobre conhecimentos científicos, o que não afeta a sua subjetividade nem os princípios dos grupos culturais em que participa. C. Na contemporaneidade, a escola é um espaço de desenvolvimento do pensamento, de incentivo à interculturalidade e de produção de subjetividades voltadas para a paz. D. As instituições de ensino se isentam da formação das subjetividades dos alunos, o que é feito exclusivamente no âmbito dos grupos culturais e da família. E. Como dentro da escola todos são iguais, sem assimetrias de poder entre os grupos culturais ali existentes, as subjetividades acabam se voltando para a harmonia.

Araújo (2008) menciona que considerar a resolução de conflitos como oportunidade de aprendizagem envolve a adoção, por parte da escola, de diferentes mecanismos. Ele procura conceituar algumas dessas estratégias, e o trecho a seguir expõe um desses conceitos.
O conceito acima se refere a qual mecanismo que pode ser utilizado para promover a convivência democrática no espaço escolar?
a. Mediação escolar.
b. Assembleia escolar.
c. Fórum escolar.
d. Assembleia de classe.
e. Assembleia docente.

Estudos da Psicologia demonstraram que os sujeitos aprendem de diferentes maneiras e em diferentes ritmos. As diferenças individuais ficam mais evidentes no contexto escolar, no qual alguns alunos demonstram muita facilidade para aprender, enquanto outros demandam mais tempo e estratégias diversificadas.
Em relação à proposição de atividades, tendo em vista as diferenças apresentadas entre os alunos, a escola deve:
a. realizar o planejamento das atividades priorizando os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, pois os que têm facilidade aprendem por si só
b. realizar o planejamento visando à preparação dos alunos para o enfrentamento das avaliações realizadas em larga escala pelos órgãos competentes
c. realizar o planejamento das atividades tendo em vista um aluno ideal, para que todos os conteúdos previstos possam ser trabalhados durante o ano letivo
d. realizar o planejamento das atividades visando apenas aos alunos que têm maior facilidade de aprendizagem, tendo em vista as atividades de recuperação para aqueles que apresentam dificuldades
e. realizar o planejamento de atividades de maneira a contemplar os diferentes ritmos de aprendizagem e as diferentes demandas apresentadas pelos alunos

Segundo Paro (2000, p. 27), ao tratar dos hábitos da criança em relação à sua responsabilidade com as tarefas escolares, “se isso é desenvolvido como valor no seio da família, terá força muito maior do que quando desenvolvido na escola, apenas”.
Consideranto o texto e o material de estudos sobre a relação família-escola e o processo de aprendizagem, avalie as alternativas a seguir:
I. A aproximação dos pais no ambiente escolar é um desejo dos professoras para garantir que seu trabalho seja facilitado.
II. Considerando a legislação educacional brasileira, é correto afirmar que é obrigação exclusiva da família qualificar o educando para o trabalho.
III. O acompanhamento escolar por parte dos pais deve ocorrer durante todas as fases, etapas e modalidades de ensino.
a. II.
b. I, II e III
c. I
d. II e III
e. III

A educação formal deve, pois, reservar tempo e ocasiões suficientes em seus programas para iniciar os jovens em projetos de cooperação, logo desde a infância, no campo das atividades desportivas e culturais, evidentemente, mas também estimulando sua participação em atividades sociais: renovação de bairros, ajuda aos mais desfavorecidos, ações humanitárias e serviços de solidariedade entre gerações (DELORS, 1998, p. 99).
A partir da citação do autor e de seus estudos da Unidade de Aprendizagem sobre os quatro pilares da educação para o século XXI, pode-se afirmar que:
a. Com a leitura da citação, percebe-se que se refere à formação da identidade e personalidade dos estudantes a partir da escola.
b. A escola deve priorizar em suas atividades a aquisição dos conhecimentos, pois essa é a finalidade da escola.
c. O envolvimento com as comunidades locais hoje está sendo discutido, pois pode trazer a violência para dentro da escola.
d. O autor se refere ao caráter prático, o aprender fazendo que deve ser posto em prática nas escolas contemporâneas.
e. Evidencia-se o pilar do aprender a conviver, finalidade que deve ser posta em prática pela escola em igual importância.

O professor catalão Josep Maria Puig é uma das grandes referências mundiais quando o assunto é formação de valores. Ele afirma que a ideia de democracia como sendo “o governo da maioria, onde todos são iguais” não se aplica à escola.
A respeito das justificativas apresentadas por Puig para a afirmação de que na escola a democracia não pode ser considerada como “governo da maioria, onde todos são iguais”, é correto afirmar:
I – Puig argumenta que a ideia de democracia como “governo da maioria, onde todos são iguais” é utópica e por essa razão não se aplica à escola. Para o autor, a escola precisa se ocupar de favorecer uma convivência harmônica por meio do combate à indisciplina e à violência.
II – A escola precisa ser compreendida como o espaço de desenvolvimento de valores morais por meio do cumprimento das normas e regras estabelecidas pelos professores. Sendo assim, não se considera nela princípios democráticos como o de prevalecer o desejo da maioria e o da igualdade entre os indivíduos.
III – O conceito de assimetria funcional é utilizado por ele para demonstrar que perante a sociedade alunos e professores têm funções diferentes. Sendo assim, eles não são iguais. Por essa razão, também, não são os alunos que decidem se haverá ou não aula de matemática, mesmo sendo a maioria em uma escola.
a. As alternativas II e III estão corretas.
b. A alternativa II está correta.
c. A alternativa I está correta.
d. As alternativas I e II estão corretas.
e. A alternativa III está correta.

Vive-se reconfigurações importantes na forma como se vive e nas finalidades das instituições sociais nas últimas décadas, o que afetou também a escola, que hoje focaliza o desenvolvimento pleno dos seus estudantes.
Sobre isso, analise as asserções a seguir e marque a alternativa que apresenta a correta relação sobre elas:
I. A escola se reveste de pouca importância na contemporaneidade para a formação das crianças e o desenvolvimento de suas habilidades de relacionamento interpessoal.
II. Por meio das interações que proporciona aos alunos, tanto com seus pares quanto com os adultos que ali se encontram, as identidades e as subjetividades infantis passam a ser produzidas, tendo no outro e nas diferenças os pontos de apoio para que se conviva harmonicamente.
a. As asserções I e II são proposições falsas e não se complementam
b. A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira
c. As asserções I e II são verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa correta da asserção I
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a asserção II não justifica a asserção I
e. A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.

O que é aprender? Aprender não é acumular conhecimentos. Aprendemos história não para acumular conhecimentos, datas, informações, mas para saber como os seres humanos fizeram a história, para fazermos história. O importante é aprender a pensar (a realidade, não pensamentos), aprender a aprender. É o sujeito que aprende com sua experiência. Não é um coletivo que aprende. Mas é no coletivo que se aprende.
A partir da citação do autor e de seus estudos desta Unidade de Aprendizagem, é possível afirmar que:
a. A missão prioritária da escola é fazer com que os estudantes possam aprender a pensar e viver coletivamente, aspectos que são prejudicados pelo uso do diálogo.
b. Quando há em vista a finalidade da escola, o ato de aprender pode ser resumido como desenvolvimento intelectual, que se dá a partir dos conhecimentos adquiridos.
c. A escola é fundamental para que se possa aprender os saberes da cultura humana, pensar criticamente e conviver, o que é feito a partir das relações interpessoais que ela possibilita.
d. Para adquirir conhecimentos que foram sendo produzidos ao longo da história humana, o que é um ato individual, os estudantes se isentam de participar coletivamente.
e. O aprender a aprender, que deve ser objetivo da educação escolar, significa ser capaz de reter conhecimentos e descartá-los pela sua importância na vida em sociedade.

Os laboratórios escolares se constituem como espaços privilegiados para a promoção de aprendizagens significativas.
Sobre esses espaços, leia as afirmativas a seguir:
I. Os laboratórios escolares foram criados a partir da adoção, nas escolas brasileiras, da abordagem construtivista de ensino.
II. Para que se constituam efetivamente como espaços de aprendizagens, os laboratórios devem se constituir como espaços nos quais os alunos possam agir física e cognitivamente sobre os objetos de conhecimento.
III. Os laboratórios se destinam apenas às aprendizagens na área de ciências da natureza.
IV. As atividades de laboratório precisam ser cuidadosamente planejadas pelo professor para que os alunos atinjam os objetivos propostos.
a. I e III
b. III e IV
c. II e IV
d. I e II
e. II e III

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Os laboratórios de aprendizagem são espaços pensados para a promoção da aprendizagem de todos os alunos, para a superação das dificuldades apresentadas em sala de aula e para que a escola seja, efetivamente, inclusiva. Nesses espaços são promovidas:
Nos laboratórios de aprendizagem são propostas atividades diferenciadas, diferentes das desenvolvidas em sala de aula, planejadas de acordo com as necessidades de cada aluno. A proposta é que as atividades não sejam as mesmas da sala de aula, mesmo que propostas individualmente. Sendo assim, as atividades propostas não visam ao reforço dos conteúdos trabalhados em sala, mas sim a sua abordagem de maneiras diferentes. Para essa abordagem, o professor pode lançar mão de estratégias variadas, entre elas a ludicidade e a exploração de materiais concretos.
a. atividades diferenciadas, diferentes das desenvolvidas em sala de aula, planejadas de acordo com as necessidades de cada aluno
b. atividades de reforço escolar, ou seja, exercícios complementares aos da sala de aula.
c. apenas atividades lúdicas relacionadas aos conteúdos em que os alunos têm maior dificuldade.
d. apenas atividades com materiais concretos, uma vez que os alunos encaminhados não têm capacidade de abstração.
e. as mesmas atividades desenvolvidas em sala de aula, de maneira individualizada, para que o professor possa acompanhar melhor o aluno.

Pode-se entender que existe uma relação entre a escola, a cultura e a produção de subjetividades dos alunos. Neste caso, analise as alternativas a seguir e marque aquela que apresenta essa relação de forma coerente com a escola, que visa a preparar os estudantes para o convívio harmônico.​​​​​​​ A. A escola é a responsável por reproduzir os comportamentos existentes na sociedade, extrapolando as diferenças e reafirmando o poder de alguns grupos culturais. B. Ao se inserir na escola, as crianças aprendem sobre conhecimentos científicos, o que não afeta a sua subjetividade nem os princípios dos grupos culturais em que participa. C. Na contemporaneidade, a escola é um espaço de desenvolvimento do pensamento, de incentivo à interculturalidade e de produção de subjetividades voltadas para a paz. D. As instituições de ensino se isentam da formação das subjetividades dos alunos, o que é feito exclusivamente no âmbito dos grupos culturais e da família. E. Como dentro da escola todos são iguais, sem assimetrias de poder entre os grupos culturais ali existentes, as subjetividades acabam se voltando para a harmonia.

Araújo (2008) menciona que considerar a resolução de conflitos como oportunidade de aprendizagem envolve a adoção, por parte da escola, de diferentes mecanismos. Ele procura conceituar algumas dessas estratégias, e o trecho a seguir expõe um desses conceitos.
O conceito acima se refere a qual mecanismo que pode ser utilizado para promover a convivência democrática no espaço escolar?
a. Mediação escolar.
b. Assembleia escolar.
c. Fórum escolar.
d. Assembleia de classe.
e. Assembleia docente.

Estudos da Psicologia demonstraram que os sujeitos aprendem de diferentes maneiras e em diferentes ritmos. As diferenças individuais ficam mais evidentes no contexto escolar, no qual alguns alunos demonstram muita facilidade para aprender, enquanto outros demandam mais tempo e estratégias diversificadas.
Em relação à proposição de atividades, tendo em vista as diferenças apresentadas entre os alunos, a escola deve:
a. realizar o planejamento das atividades priorizando os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, pois os que têm facilidade aprendem por si só
b. realizar o planejamento visando à preparação dos alunos para o enfrentamento das avaliações realizadas em larga escala pelos órgãos competentes
c. realizar o planejamento das atividades tendo em vista um aluno ideal, para que todos os conteúdos previstos possam ser trabalhados durante o ano letivo
d. realizar o planejamento das atividades visando apenas aos alunos que têm maior facilidade de aprendizagem, tendo em vista as atividades de recuperação para aqueles que apresentam dificuldades
e. realizar o planejamento de atividades de maneira a contemplar os diferentes ritmos de aprendizagem e as diferentes demandas apresentadas pelos alunos

Segundo Paro (2000, p. 27), ao tratar dos hábitos da criança em relação à sua responsabilidade com as tarefas escolares, “se isso é desenvolvido como valor no seio da família, terá força muito maior do que quando desenvolvido na escola, apenas”.
Consideranto o texto e o material de estudos sobre a relação família-escola e o processo de aprendizagem, avalie as alternativas a seguir:
I. A aproximação dos pais no ambiente escolar é um desejo dos professoras para garantir que seu trabalho seja facilitado.
II. Considerando a legislação educacional brasileira, é correto afirmar que é obrigação exclusiva da família qualificar o educando para o trabalho.
III. O acompanhamento escolar por parte dos pais deve ocorrer durante todas as fases, etapas e modalidades de ensino.
a. II.
b. I, II e III
c. I
d. II e III
e. III

A educação formal deve, pois, reservar tempo e ocasiões suficientes em seus programas para iniciar os jovens em projetos de cooperação, logo desde a infância, no campo das atividades desportivas e culturais, evidentemente, mas também estimulando sua participação em atividades sociais: renovação de bairros, ajuda aos mais desfavorecidos, ações humanitárias e serviços de solidariedade entre gerações (DELORS, 1998, p. 99).
A partir da citação do autor e de seus estudos da Unidade de Aprendizagem sobre os quatro pilares da educação para o século XXI, pode-se afirmar que:
a. Com a leitura da citação, percebe-se que se refere à formação da identidade e personalidade dos estudantes a partir da escola.
b. A escola deve priorizar em suas atividades a aquisição dos conhecimentos, pois essa é a finalidade da escola.
c. O envolvimento com as comunidades locais hoje está sendo discutido, pois pode trazer a violência para dentro da escola.
d. O autor se refere ao caráter prático, o aprender fazendo que deve ser posto em prática nas escolas contemporâneas.
e. Evidencia-se o pilar do aprender a conviver, finalidade que deve ser posta em prática pela escola em igual importância.

O professor catalão Josep Maria Puig é uma das grandes referências mundiais quando o assunto é formação de valores. Ele afirma que a ideia de democracia como sendo “o governo da maioria, onde todos são iguais” não se aplica à escola.
A respeito das justificativas apresentadas por Puig para a afirmação de que na escola a democracia não pode ser considerada como “governo da maioria, onde todos são iguais”, é correto afirmar:
I – Puig argumenta que a ideia de democracia como “governo da maioria, onde todos são iguais” é utópica e por essa razão não se aplica à escola. Para o autor, a escola precisa se ocupar de favorecer uma convivência harmônica por meio do combate à indisciplina e à violência.
II – A escola precisa ser compreendida como o espaço de desenvolvimento de valores morais por meio do cumprimento das normas e regras estabelecidas pelos professores. Sendo assim, não se considera nela princípios democráticos como o de prevalecer o desejo da maioria e o da igualdade entre os indivíduos.
III – O conceito de assimetria funcional é utilizado por ele para demonstrar que perante a sociedade alunos e professores têm funções diferentes. Sendo assim, eles não são iguais. Por essa razão, também, não são os alunos que decidem se haverá ou não aula de matemática, mesmo sendo a maioria em uma escola.
a. As alternativas II e III estão corretas.
b. A alternativa II está correta.
c. A alternativa I está correta.
d. As alternativas I e II estão corretas.
e. A alternativa III está correta.

Vive-se reconfigurações importantes na forma como se vive e nas finalidades das instituições sociais nas últimas décadas, o que afetou também a escola, que hoje focaliza o desenvolvimento pleno dos seus estudantes.
Sobre isso, analise as asserções a seguir e marque a alternativa que apresenta a correta relação sobre elas:
I. A escola se reveste de pouca importância na contemporaneidade para a formação das crianças e o desenvolvimento de suas habilidades de relacionamento interpessoal.
II. Por meio das interações que proporciona aos alunos, tanto com seus pares quanto com os adultos que ali se encontram, as identidades e as subjetividades infantis passam a ser produzidas, tendo no outro e nas diferenças os pontos de apoio para que se conviva harmonicamente.
a. As asserções I e II são proposições falsas e não se complementam
b. A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira
c. As asserções I e II são verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa correta da asserção I
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a asserção II não justifica a asserção I
e. A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.

O que é aprender? Aprender não é acumular conhecimentos. Aprendemos história não para acumular conhecimentos, datas, informações, mas para saber como os seres humanos fizeram a história, para fazermos história. O importante é aprender a pensar (a realidade, não pensamentos), aprender a aprender. É o sujeito que aprende com sua experiência. Não é um coletivo que aprende. Mas é no coletivo que se aprende.
A partir da citação do autor e de seus estudos desta Unidade de Aprendizagem, é possível afirmar que:
a. A missão prioritária da escola é fazer com que os estudantes possam aprender a pensar e viver coletivamente, aspectos que são prejudicados pelo uso do diálogo.
b. Quando há em vista a finalidade da escola, o ato de aprender pode ser resumido como desenvolvimento intelectual, que se dá a partir dos conhecimentos adquiridos.
c. A escola é fundamental para que se possa aprender os saberes da cultura humana, pensar criticamente e conviver, o que é feito a partir das relações interpessoais que ela possibilita.
d. Para adquirir conhecimentos que foram sendo produzidos ao longo da história humana, o que é um ato individual, os estudantes se isentam de participar coletivamente.
e. O aprender a aprender, que deve ser objetivo da educação escolar, significa ser capaz de reter conhecimentos e descartá-los pela sua importância na vida em sociedade.

Os laboratórios escolares se constituem como espaços privilegiados para a promoção de aprendizagens significativas.
Sobre esses espaços, leia as afirmativas a seguir:
I. Os laboratórios escolares foram criados a partir da adoção, nas escolas brasileiras, da abordagem construtivista de ensino.
II. Para que se constituam efetivamente como espaços de aprendizagens, os laboratórios devem se constituir como espaços nos quais os alunos possam agir física e cognitivamente sobre os objetos de conhecimento.
III. Os laboratórios se destinam apenas às aprendizagens na área de ciências da natureza.
IV. As atividades de laboratório precisam ser cuidadosamente planejadas pelo professor para que os alunos atinjam os objetivos propostos.
a. I e III
b. III e IV
c. II e IV
d. I e II
e. II e III

Prévia do material em texto

Questão 1 
Correto 
Atingiu 1,00 de 1,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
Os laboratórios de aprendizagem são espaços pensados para a promoção da 
aprendizagem de todos os alunos, para a superação das dificuldades apresentadas em 
sala de aula e para que a escola seja, efetivamente, inclusiva. Nesses espaços são 
promovidas: 
a. 
atividades diferenciadas, diferentes das desenvolvidas em sala de aula, planejadas de 
acordo com as necessidades de cada aluno 
Nos laboratórios de aprendizagem são propostas atividades diferenciadas, diferentes 
das desenvolvidas em sala de aula, planejadas de acordo com as necessidades de cada 
aluno. A proposta é que as atividades não sejam as mesmas da sala de aula, mesmo 
que propostas individualmente. Sendo assim, as atividades propostas não visam ao 
reforço dos conteúdos trabalhados em sala, mas sim a sua abordagem de maneiras 
diferentes. Para essa abordagem, o professor pode lançar mão de estratégias variadas, 
entre elas a ludicidade e a exploração de materiais concretos 
b. 
atividades de reforço escolar, ou seja, exercícios complementares aos da sala de aula. 
c. 
apenas atividades lúdicas relacionadas aos conteúdos em que os alunos têm maior 
dificuldade. 
d. 
apenas atividades com materiais concretos, uma vez que os alunos encaminhados não 
têm capacidade de abstração. 
e. 
as mesmas atividades desenvolvidas em sala de aula, de maneira individualizada, para 
que o professor possa acompanhar melhor o aluno. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
Questão 2 
Correto 
Atingiu 1,00 de 1,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
Pode-se entender que existe uma relação entre a escola, a cultura e a produção de 
subjetividades dos alunos. 
Neste caso, analise as alternativas a seguir e marque aquela que apresenta essa 
relação de forma coerente com a escola, que visa a preparar os estudantes para o 
convívio harmônico. 
a. 
Ao se inserir na escola, as crianças aprendem sobre conhecimentos científicos, o que 
não afeta a sua subjetividade nem os princípios dos grupos culturais em que participa. 
b. 
Na contemporaneidade, a escola é um espaço de desenvolvimento do pensamento, de 
incentivo à interculturalidade e de produção de subjetividades voltadas para a paz. 
 
 
 
O conceito de escola reprodutivista dos comportamentos sociais é hoje criticado, pois a 
escola deve ensinar a pensar criticamente. Na escola, os alunos aprendem os saberes 
científicos e muitos outros aspectos que os preparam para a cidadania e o convívio 
social. Entre os objetivos da escola estão o pensar criticamente e a interculturalidade, 
que propõe que todos os grupos culturais sejam nivelados, tendo a mesma força e 
oportunidades, voltando-se para uma cultura de paz. A escola tem participação ativa na 
produção de subjetividades dos alunos ao lado da família e demais grupos culturais que 
a criança participa. A escola é permeada pelos problemas de assimetria de poder dos 
grupos culturais, que fazem com que possam existir preconceitos, discriminações e 
violência em seu meio, o que precisa ser trabalhado pelos gestores e professores em 
busca da harmonia 
c. 
Como dentro da escola todos são iguais, sem assimetrias de poder entre os grupos 
culturais ali existentes, as subjetividades acabam se voltando para a harmonia. 
d. 
As instituições de ensino se isentam da formação das subjetividades dos alunos, o que 
é feito exclusivamente no âmbito dos grupos culturais e da família. 
e. 
A escola é a responsável por reproduzir os comportamentos existentes na sociedade, 
extrapolando as diferenças e reafirmando o poder de alguns grupos culturais. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
Questão 3 
Correto 
Atingiu 1,00 de 1,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
Araújo (2008) menciona que considerar a resolução de conflitos como oportunidade de 
aprendizagem envolve a adoção, por parte da escola, de diferentes mecanismos. Ele 
procura conceituar algumas dessas estratégias, e o trecho a seguir expõe um desses 
conceitos. 
“(...) é regular e regulamentar as relações interpessoais e a convivência no âmbito dos 
espaços coletivos. Contando com a participação de representantes de todos os 
segmentos da comunidade escolar, busca discutir assuntos relativos a horários 
(chegada, saída, recreio); espaço físico (limpeza, organização), alimentação e relações 
interpessoais” (ARAÚJO, 2008, p. 122). 
O conceito acima se refere a qual mecanismo que pode ser utilizado para promover a 
convivência democrática no espaço escolar? 
 
 
a. 
Mediação escolar. 
b. 
Assembleia escolar. 
A assembleia escolar é o tipo de assembleia em que há a participação de 
representantes de todos os segmentos. Na assembleia de classe acontece a 
participação apenas dos alunos de uma turma específica e a assembleia docente conta 
com a participação de professores, funcionários e gestores da escola. A mediação não é 
um tipo de assembleia, acontecendo um encontro particular para a resolução de 
conflitos, na qual há a presença dos envolvidos no conflito e de um mediador. Todavia, o 
fórum escolar é uma proposta de assembleia que envolve a participação da comunidade 
no entorno da escola para tratar das interações e dos conflitos existentes entre ela e a 
comunidade 
c. 
Fórum escolar. 
d. 
Assembleia de classe. 
e. 
Assembleia docente. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
Questão 4 
Correto 
Atingiu 1,00 de 1,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
Estudos da Psicologia demonstraram que os sujeitos aprendem de diferentes maneiras 
e em diferentes ritmos. As diferenças individuais ficam mais evidentes no contexto 
escolar, no qual alguns alunos demonstram muita facilidade para aprender, enquanto 
outros demandam mais tempo e estratégias diversificadas. 
Em relação à proposição de atividades, tendo em vista as diferenças apresentadas 
entre os alunos, a escola deve: 
a. 
realizar o planejamento das atividades priorizando os alunos que apresentam 
dificuldades de aprendizagem, pois os que têm facilidade aprendem por si só 
b. 
realizar o planejamento visando à preparação dos alunos para o enfrentamento das 
avaliações realizadas em larga escala pelos órgãos competentes 
c. 
realizar o planejamento das atividades tendo em vista um aluno ideal, para que todos os 
conteúdos previstos possam ser trabalhados durante o ano letivo 
d. 
realizar o planejamento das atividades visando apenas aos alunos que têm maior 
facilidade de aprendizagem, tendo em vista as atividades de recuperação para aqueles 
que apresentam dificuldades 
e. 
realizar o planejamento de atividades de maneira a contemplar os diferentes ritmos de 
aprendizagem e as diferentes demandas apresentadas pelos alunos 
Tendo em vista as diferenças apresentadas entre os alunos, a escola deve propor 
atividades que contemplem os diferentes ritmos de aprendizagem e as diferentes 
demandas apresentadas por eles. Só assim ela será capaz de oportunizar a 
aprendizagem de todos os alunos. Realizar o planejamento das atividades visando 
apenas aos alunos que têm maior facilidade de aprendizagem acarretará a não 
aprendizagem para aqueles que têm dificuldade em aprender. Realizar o planejamento 
das atividades priorizando os alunos que apresentam dificuldades de 
aprendizagem determinará a desmotivação daqueles que têm uma facilidade maior. 
Realizar o planejamento das atividades tendo em vista um aluno ideal desmotivará 
aqueles que têm mais facilidade e desconsiderará as necessidades daqueles que têm 
dificuldades. O bom desempenho nas práticas avaliativas não pode ser o objetivo das 
práticas educativas desenvolvidas na escola, e sim a promoção da aprendizagem 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
Questão 5 
Correto 
Atingiu 1,00 de 1,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
Segundo Paro (2000, p. 27), ao tratar dos hábitos da criança em relação à sua 
responsabilidade com as tarefas escolares, “se isso é desenvolvido como valor no seio 
da família, terá força muito maior do que quando desenvolvido na escola, apenas”. 
Consideranto o texto e o materialde estudos sobre a relação família-escola e o 
processo de aprendizagem, avalie as alternativas a seguir: 
I. A aproximação dos pais no ambiente escolar é um desejo dos professoras para 
garantir que seu trabalho seja facilitado. 
II. Considerando a legislação educacional brasileira, é correto afirmar que é obrigação 
exclusiva da família qualificar o educando para o trabalho. 
III. O acompanhamento escolar por parte dos pais deve ocorrer durante todas as fases, 
etapas e modalidades de ensino. 
É correto o que se afirma em: 
a. 
II. 
b. 
I, II e III 
c. 
I 
d. 
II e III 
e. 
III 
É preciso esclarecer que a função da família e da escola são diferentes no processo de 
formação do educando. A participação dos pais no ambiente escolar é saudável, mas 
não pode interferir no processo de escolarização dos filhos. A importância da presença 
da família no processo de escolaridade e a sua presença no contexto escolar são 
destaques na CF, na LDB e na ECA. O artigo 2.º da LDB (2004, p. 27) evidencia que a 
educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos 
ideais de solidariedade humana, tem por finalidades o pleno desenvolvimento do 
educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. 
Nesse sentido, ressalta-se que o acompanhamento escolar por parte dos pais deve 
ocorrer durante todas as fases, etapas e modalidades de ensino, e não somente quando 
é observado desvio ou mau desempenho acadêmico 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
Questão 6 
Correto 
Atingiu 1,00 de 1,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
A educação formal deve, pois, reservar tempo e ocasiões suficientes em seus 
programas para iniciar os jovens em projetos de cooperação, logo desde a infância, no 
campo das atividades desportivas e culturais, evidentemente, mas também 
estimulando sua participação em atividades sociais: renovação de bairros, ajuda aos 
mais desfavorecidos, ações humanitárias e serviços de solidariedade entre gerações 
(DELORS, 1998, p. 99). 
A partir da citação do autor e de seus estudos da Unidade de Aprendizagem sobre os 
quatro pilares da educação para o século XXI, pode-se afirmar que: 
a. 
Com a leitura da citação, percebe-se que se refere à formação da identidade e 
personalidade dos estudantes a partir da escola. 
b. 
A escola deve priorizar em suas atividades a aquisição dos conhecimentos, pois essa é 
a finalidade da escola. 
c. 
O envolvimento com as comunidades locais hoje está sendo discutido, pois pode trazer 
a violência para dentro da escola. 
d. 
O autor se refere ao caráter prático, o aprender fazendo que deve ser posto em prática 
nas escolas contemporâneas. 
e. 
Evidencia-se o pilar do aprender a conviver, finalidade que deve ser posta em prática 
pela escola em igual importância. 
A escola, principal instituição da educação formal, deve, segundo o Relatório da 
educação para o século XXI, produzido por Delors na década de 1990, propor quatro 
pilares para a educação escolar: aprender a conhecer – em que são enfatizados os 
conhecimentos científicos; aprender a fazer – que coloca a importância de atividades 
práticas, do aprender fazendo; aprender a ser – que envolve ações voltadas para a 
identidade e a subjetividade dos estudantes; e aprender a conviver – que é o caso da 
citação, em que as atividades propostas envolvem as comunidades com a escola, o que 
contribui para minimizar as atitudes violentas. Por meio de projetos colaborativos, são 
desenvolvidas nos alunos as capacidades de relacionamento e interação, essenciais 
para o convívio social harmonioso 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
Questão 7 
Correto 
Atingiu 1,00 de 1,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
O professor catalão Josep Maria Puig é uma das grandes referências mundiais quando 
o assunto é formação de valores. Ele afirma que a ideia de democracia como sendo “o 
governo da maioria, onde todos são iguais” não se aplica à escola. 
A respeito das justificativas apresentadas por Puig para a afirmação de que na escola a 
democracia não pode ser considerada como “governo da maioria, onde todos são 
iguais”, é correto afirmar: 
I – Puig argumenta que a ideia de democracia como “governo da maioria, onde todos 
são iguais” é utópica e por essa razão não se aplica à escola. Para o autor, a escola 
precisa se ocupar de favorecer uma convivência harmônica por meio do combate 
à indisciplina e à violência. 
II – A escola precisa ser compreendida como o espaço de desenvolvimento de valores 
morais por meio do cumprimento das normas e regras estabelecidas pelos 
professores. Sendo assim, não se considera nela princípios democráticos como o de 
prevalecer o desejo da maioria e o da igualdade entre os indivíduos. 
III – O conceito de assimetria funcional é utilizado por ele para demonstrar que perante 
a sociedade alunos e professores têm funções diferentes. Sendo assim, eles não são 
iguais. Por essa razão, também, não são os alunos que decidem se haverá ou não aula 
de matemática, mesmo sendo a maioria em uma escola. 
A respeito das afirmações acima, marque a alternativa correta: 
a. 
As alternativas II e III estão corretas. 
b. 
A alternativa II está correta. 
c. 
A alternativa I está correta. 
d. 
As alternativas I e II estão corretas. 
e. 
A alternativa III está correta. 
Os estudos de Puig estão relacionados a valores morais por meio da vivência de 
princípios democráticos na escola. Ele defende que a ideia de democracia como “o 
governo da maioria, onde todos são iguais” não se aplica à escola, pois nela professores 
e alunos têm responsabilidades e funções diferentes perante a sociedade. Por essa 
razão, não são os alunos que decidem se um colega será excluído da escola ou se 
haverá ou não aulas de determinado conteúdo disciplinar. Entretanto, Puig reconhece 
que é necessário considerar que na escola todos são iguais, pois têm os mesmos 
direitos e deveres perante a sociedade. Sendo assim, é possível construir a convivência 
democrática por meio do equilíbrio entre as funções diferentes e os direitos e deveres 
semelhantes entre todos. Isso somente se torna possível por meio da cooperação e da 
utilização do diálogo como meio para elaborar normas e regras de convivência, 
ressaltando o protagonismo dos estudantes por meio da cooperação mútua 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
Questão 8 
Correto 
Atingiu 1,00 de 1,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
Vive-se reconfigurações importantes na forma como se vive e nas finalidades das 
instituições sociais nas últimas décadas, o que afetou também a escola, que hoje 
focaliza o desenvolvimento pleno dos seus estudantes. Sobre isso, analise as 
asserções a seguir e marque a alternativa que apresenta a correta relação sobre elas: 
I. A escola se reveste de pouca importância na contemporaneidade para a formação 
das crianças e o desenvolvimento de suas habilidades de relacionamento interpessoal. 
Porque 
II. Por meio das interações que proporciona aos alunos, tanto com seus pares quanto 
com os adultos que ali se encontram, as identidades e as subjetividades infantis 
passam a ser produzidas, tendo no outro e nas diferenças os pontos de apoio para que 
se conviva harmonicamente 
a. 
As asserções I e II são proposições falsas e não se complementam 
b. 
A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira 
A escola hoje, pela sua função social, é considerada de grande importância para que 
sejam desenvolvidas as habilidades de relacionamento interpessoal com os estudantes. 
Basta entender que as crianças frequentam, obrigatoriamente, a escola no Brasil dos 4 
aos 17 anos de idade, sendo que muitos ainda iniciam a escolarização antes disso. 
Nesse período da infância são produzidas as identidades, desenvolvidas as habilidades 
de comunicação, o raciocínio moral e a percepção das diferenças pelo exercício da 
alteridade, o que contribui diretamente para o convívio harmônico em sociedade 
c. 
As asserções I e II são verdadeiras, e a asserçãoII é uma justificativa correta da 
asserção I 
d. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a asserção II não justifica a 
asserção I 
e. 
A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
Questão 9 
Correto 
Atingiu 1,00 de 1,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
O que é aprender? Aprender não é acumular conhecimentos. Aprendemos história não 
para acumular conhecimentos, datas, informações, mas para saber como os seres 
humanos fizeram a história, para fazermos história. O importante é aprender a pensar 
(a realidade, não pensamentos), aprender a aprender. É o sujeito que aprende com sua 
experiência. Não é um coletivo que aprende. Mas é no coletivo que se aprende. Eu 
dialogo com a realidade, com autores, com meus pares, com a diferença (GADOTTI, 
2005, p. 49). 
A partir da citação do autor e de seus estudos desta Unidade de Aprendizagem, é 
possível afirmar que: 
a. 
A missão prioritária da escola é fazer com que os estudantes possam aprender a pensar 
e viver coletivamente, aspectos que são prejudicados pelo uso do diálogo. 
b. 
Quando há em vista a finalidade da escola, o ato de aprender pode ser resumido como 
desenvolvimento intelectual, que se dá a partir dos conhecimentos adquiridos. 
c. 
A escola é fundamental para que se possa aprender os saberes da cultura humana, 
pensar criticamente e conviver, o que é feito a partir das relações interpessoais que 
ela possibilita. 
A escola contemporânea atende a várias finalidades diferentes, buscando o 
desenvolvimento pleno dos estudantes nas áreas intelectuais em que estão os 
conhecimentos e nas áreas motoras, sociais e emocionais, ambas igualmente 
importantes. Para que isso ocorra, as relações e interações entre as pessoas são 
imprescindíveis, sendo que o diálogo contribui para a aprendizagem da convivência. O 
aprender a aprender expande as possibilidades contemporâneas de refletir sobre o que 
se aprende e como aprender sobre vários formatos disponíveis. O desenvolvimento 
humano, embora seja individual, ocorre no coletivo, pela interação entre as pessoas 
d. 
Para adquirir conhecimentos que foram sendo produzidos ao longo da história humana, 
o que é um ato individual, os estudantes se isentam de participar coletivamente. 
e. 
O aprender a aprender, que deve ser objetivo da educação escolar, significa ser capaz de 
reter conhecimentos e descartá-los pela sua importância na vida em sociedade. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
Questão 10 
Correto 
Atingiu 1,00 de 1,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
Os laboratórios escolares se constituem como espaços privilegiados para a promoção 
de aprendizagens significativas. Sobre esses espaços, leia as afirmativas a seguir: 
I. Os laboratórios escolares foram criados a partir da adoção, nas escolas brasileiras, 
da abordagem construtivista de ensino. 
II. Para que se constituam efetivamente como espaços de aprendizagens, os 
laboratórios devem se constituir como espaços nos quais os alunos possam agir física 
e cognitivamente sobre os objetos de conhecimento. 
III. Os laboratórios se destinam apenas às aprendizagens na área de ciências da 
natureza. 
IV. As atividades de laboratório precisam ser cuidadosamente planejadas pelo 
professor para que os alunos atinjam os objetivos propostos. 
São verdadeiras as afirmativas: 
a. 
I e III 
b. 
III e IV 
c. 
II e IV 
Os laboratórios escolares já existem há muito tempo, sendo utilizados de diferentes 
maneiras pelas diferentes abordagens de ensino. Para que se 
constituam efetivamente como espaços de aprendizagem na perspectiva atualmente 
adotada, os laboratórios precisam se constituir como espaços nos quais os alunos 
possam agir física e cognitivamente sobre os objetos de conhecimento. No espaço 
escolar, podem ser constituídos laboratórios de diferentes áreas do conhecimento, 
visando sempre a situações de experimentação. Os materiais e o espaço do laboratório 
não são, por si só, promotores de novas aprendizagens. Faz-se necessário que o 
professor planeje, cuidadosamente, as atividades que serão realizadas para que elas 
cumpram os objetivos propostos 
d. 
I e II 
e. 
II e III 
Feedback 
Sua resposta está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina