Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

GINEAD
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
MÓDULO 01
 1 
Apresentação 
Muitos poderão perguntar: 
 
“Mas para o líder e para o gestor o que que importa o recrutamento e seleção? 
 
Isso é incumbência do RH não do gestor. Aí está quem pensa dessa forma está realmente 
bastante enganado. Hoje as empresas vêm a entender que para recrutar alguém que 
realmente venha agregar a equipe e a empresa como um todo, é necessário o envolvimento 
direto do líder ou do gestor da equipe onde esse funcionário irá atuar. 
 
Então nós precisamos entender como funciona todo o processo além disso estar participando 
desse processo, desde o seu início até o seu final para que a pessoa que está sendo 
recrutada realmente venha agregar a equipe, contribuindo para que ela atinja os objetivos 
que nós esperamos. 
 
Trabalho em equipe 
 
Bom para nós começarmos: 
 
"O que significa recrutamento e seleção?” 
 
Se nós formos considerar uma definição formal, podemos dizer que o processo de 
recrutamento e seleção consiste em um conjunto de técnicas e procedimentos sequenciados, 
cujo objetivo é o de atrair candidatos interessados que tenham a qualificação necessária. E 
que sejam capazes de assumir cargos disponíveis para vagas existentes em uma 
organização após a divulgação e a oferta dessas oportunidades no mercado de trabalho. 
 
Porém escolher um bom profissional que atenda todas as expectativas dos gestores é uma 
tarefa muito complexa. Mesmo em tempos de grande oferta de mão de obra, selecionar com 
assertividade é um profissional que vem a agregar valor ao time requer o conhecimento de 
algumas técnicas essenciais. 
 
O líder como responsável da equipe, necessita conhecer essas técnicas a fim de que o 
processo atinja os resultados esperados. E além de conhecer as técnicas, o gestor também 
deve participar de todas as etapas durante todo o processo de recrutamento e seleção. A 
gente sabe que a busca pela eficiência nas empresas não está mais restrita aos processos 
que são ligados diretamente à produção e entrega de produtos ou serviços. 
 
Então todas as áreas precisam aumentar a sua eficiência para garantir uma relação de custo-
benefício mais positiva, ou seja, fazer mais com menos. É esse o objetivo de qualquer 
empresa na atualidade seja de que tamanho por o que estrutura possuir. 
 2 
Nesse processo como em tantos outros nós, sabíamos que o segredo para conseguir 
resultados melhores está na estratégia que nós iremos adotar. O processo de recrutamento 
e seleção também precisa ter um bom planejamento e metas bem definidas, a fim de que ele 
possa ser assertivo. 
 
Para que nós possamos dar continuidade ao nosso estudo, nós precisamos entender alguns 
conceitos iniciais. 
 
O primeiro é com relação ao trabalho em equipe, que pode ser traduzida como o esforço 
conjunto de integrantes de um grupo qualquer para atingir uma meta ou um resultado. O 
trabalho em equipe pode ser traduzido em cooperação, união, comprometimento do todo em 
função de um objetivo. Sabemos que as pessoas são a força que move qualquer empresa. 
 
O capital humano é sem dúvida o principal pilar de uma instituição e de uma corporação. 
Tendo em vista que é ele que realiza todas as ações necessárias que fazem a sua 
organização crescer e permanecer saudável no mercado. Então trabalhar em uma empresa 
implica em ter que conviver com pessoas de opiniões diferentes, com objetivos distintos e 
com outras maneiras de enxergar o mundo. 
 
Se a gente pensar que cada pessoa é um universo à parte, fica fácil entendermos isso que 
está sendo colocado. Saber aceitar essas diferenças e utilizá-las em prol da execução 
satisfatória, é indispensável para que o trabalho em equipe seja bem-sucedido. 
 
Uma vez que integra as habilidades de diferentes componentes do grupo, o trabalho de um 
time traz resultados que são muito mais eficientes do que as atividades realizadas 
individualmente. Por causa disso, estimular a união deve ser uma estratégia de toda a 
instituição que deseja aprimorar a efetividade do trabalho e aumentar ao mesmo tempo a 
satisfação dos colaboradores. 
 
O trabalho de um time também oferece a oportunidade de socialização com os colegas ou 
entre os colegas. Uma vez que o grupo convive diariamente e sempre é possível aprender e 
crescer com essa relação. 
 
Habilidades da equipe 
 
O trabalho em equipe envolve: 
 
● Integração de todos os componentes dessa equipe; 
● Envolvimento e comprometimento de todos no mesmo objetivo; 
● Efetuar uma manutenção da motivação do time; 
● Maximização do desempenho de todo o grupo; 
● Avaliação constante dos resultados que as equipes estão chegando; 
● Administração de conflitos. 
 
 3 
Existem algumas habilidades que na verdade são essenciais. Quando pensamos em trabalho 
em equipe. A primeira é com relação a saber ouvir. Devido à própria diversidade de opiniões 
e pensamentos de cada um, é extremamente necessário que todos os indivíduos da equipe 
tenham o hábito de ouvir um ao outro. Além de expor seus posicionamentos de uma forma 
respeitosa sem ofensas. Somente dessa forma será possível chegar a um acordo que 
beneficia a todos da equipe e consequentemente beneficia também a empresa. 
 
Outra habilidade essencial é a comunicação. Todos os indivíduos que fazem parte do mesmo 
time precisam conseguir se expressar, deixando claro as suas opiniões e as suas dúvidas 
com relação às questões discutidas. 
 
E sempre sugerir melhorias nos processos da empresa quando sentir que isso é necessário 
e que isso pode agregar valor. O time também tem que ter comprometimento. Para que o 
trabalho realizado pelo grupo seja realmente frutífero, é preciso que cada indivíduo seja ativo 
e esteja disposto a trabalhar junto com os demais para que esse objetivo possa ser alcançado. 
 
Então é essencial que todos no time estejam entusiasmados e motivados para participar de 
todas as atividades. Além disso procurar sempre melhorar mais. 
 
Para a equipe também é essencial a confiança. Nós já estamos habituados a ouvir que a 
confiança é a base de tudo. E para o trabalho do grupo ela é realmente fundamental. Todos 
os membros precisam confiar uns nos outros porque só dessa forma eles vão se sentir livres 
e confortáveis para dividir informações, opiniões e principalmente para pedir ajuda quando 
isso for necessário. 
 
O time precisa conhecer o funcionamento de toda a engrenagem. Isso significa que cada 
indivíduo precisa saber o que fazer e o que os outros integrantes dessa equipe também fazem 
e a sua importância para que a tarefa seja concluída com êxito. Na ausência de um colega o 
grupo saberá como substituir ou vai encontrar uma forma de realizar aquela atividade, 
evitando que o trabalho se torne improdutivo. Então compartilhar as informações e 
responsabilidades faz com que cada um possa dar o melhor de si e auxiliar os outros deixando 
o sucesso mais próximo dessa equipe. 
Liderança 
 
Podemos afirmar que uma equipe de sucesso é sinônimo de um líder de sucesso. Porque o 
líder é o responsável pelo grau de integração, pela sinergia e pelo comprometimento da 
equipe. Tudo gira em torno da liderança, se a equipe tem um líder que tem a capacidade de 
conduzir o grupo, incentivando cada um dos integrantes a cooperar de forma espontânea no 
atingimento de um resultado. Evidentemente que essa equipe vai ser uma equipe de sucesso, 
porque os resultados que ela vai apresentar vão ser sempre positivos. 
 
Existem três aspectos fundamentais para que se tenha uma boa liderança. 
 
 4 
O primeiro deles é que o gestor deve ser o exemplo do time. Ele deve sempre agir com 
empatia. O líder é aquela pessoa que precisa ter uma conduta distinta e transparente que 
possa servir de espelho para os demais colaboradores que fazem parte dessa equipe. 
 
O segundo aspecto diz que o gestor deve conhecer a sua equipe. Cada um de nós possuímos 
um sistema de crenças e valores individuais. E esse sistema de crenças e valores é o que vai 
definir como cada indivíduo vai se comportar dentro do grupo. O gestor como líderprecisa 
conhecer essas variações de comportamento. Porque só assim ele vai poder entender cada 
um dos seus liderados. E vai também poder incentivar o desenvolvimento individual. Além 
disso, vai poder distribuir as tarefas para as pessoas certas e com isso alcançar melhores 
resultados. 
 
O terceiro aspecto é que o gestor deve saber se comunicar. Na comunicação ele deve saber 
transmitir as mensagens de forma clara, de forma transparente, de forma direta e 
principalmente saber ouvir. Quando nós pensamos em ouvir não significa somente escutar 
aquilo que os colaboradores têm a dizer. Mas perceber os seus gestos e as suas expressões. 
Porque como a gente sabe o corpo também fala. Então o líder precisa ter essa percepção, 
ele é aquela pessoa que precisa constantemente estar analisando comportamentos, 
atividades e ações de cada membro da sua equipe. 
 
Resumindo, para que os resultados sempre sejam extraordinários é preciso que o líder esteja 
atento a tudo o que acontece. Desde o planejamento, a distribuição de tarefas, prazos além 
disso ele precisa fazer uma constante verificação dos objetivos propostos tanto individuais 
como do grupo, então é dessa forma que a equipe vai conseguir o reconhecimento perante a 
organização alcançando os objetivos estipulados por ela. 
 
Conhecendo a equipe 
 
O gerente é aquela pessoa que precisa conhecer cada um dos indivíduos que formam a sua 
equipe. “Qual a importância disso? Isso é necessário realmente?“. 
 
Veja que somente a partir deste conhecimento que o gerente, gestor ou líder vai poder extrair 
dessa equipe o máximo em termos de trabalho. Ele vai poder levar a sua equipe a resultados 
positivos. Então conhecendo cada um será muito mais fácil conhecer o todo para assim 
estabelecer metas que sejam factíveis pela equipe. 
 
Notem que as equipes de sucesso normalmente são formadas por pessoas que não são 
perfeitas. Porque a gente sabe que todos nós temos defeitos e temos pontos fracos, mas a 
equipe de sucesso é aquela onde o meu ponto fraco é compensado por um ponto forte de 
um colega e assim por diante. O líder precisa conhecer essas características para tornar a 
equipe homogênea e coesa. 
 
Esse trabalho de conhecimento vai me levar a tomar algumas decisões importantes, por 
exemplo, nós como líderes podemos optar por afastar um funcionário por causa do seu 
comportamento difícil. E porque já foi constatado que ele não está atendendo o trabalho 
 5 
conforme nós desejamos. Mas eu também posso optar por tentar desenvolver esse 
funcionário conversando com ele, efetuando um planejamento como ele. O que precisa ser 
melhorado e assim dar uma nova oportunidade para que ele permaneça na equipe. 
 
Então tudo isso eu vou decidir com base e não somente no comportamento em si do meu 
colaborador, mas também com base no conhecimento técnico que ele tem sobre os 
processos que são de incumbência da equipe sobre as ferramentas utilizadas na empresa e 
até do conhecimento da própria empresa. 
 
Então não é simplesmente nós descartamos aqueles funcionários que têm o comportamento 
mais difícil, mas simplesmente entender esses comportamentos e a partir desse 
entendimento tentar desenvolver os pontos que são mais fracos, para que nós possamos 
então chegar a uma equipe de sucesso. 
 
Quando esse trabalho é desenvolvido dessa forma, ele passa a ser um motivador da equipe. 
Porque a equipe vê no gestor alguém que vai apoiar e que vai auxiliá-lo o indivíduo. Quando 
recebe esse tipo de auxílio ele entende que esse auxílio é para sua vida não somente 
enquanto funcionário dessa empresa. 
 
Quando eu consigo me desenvolver aumentando as capacidades que eu não tenho bem 
desenvolvidas eu vou levar isso para o resto da minha vida. Então é superimportante para 
cada indivíduo e para a equipe como um todo. 
 
Dimensão intrapessoal 
 
Para que nós possamos conhecer a nossa equipe ou melhor conhecer cada indivíduo que 
compõem essa equipe, é importante nós entendermos que cada indivíduo possui duas 
dimensões, a dimensão interpessoal e a dimensão interpessoal. 
 
As dimensões intra e interpessoais estão sempre presentes nos processos de grupo. Os 
aspectos pessoais de cada indivíduo, motivação, percepção e sua ideologia. 
 
Vão influenciar na interpretação de todas as situações vividas no dia a dia. O equilíbrio 
interior, a autoaceitação, o estar de bem consigo mesmo vão proporcionar segurança e uma 
relação construtiva nos contatos com os outros e com o mundo inclusive. 
 
Agora as dificuldades pessoais e não resolvidas aparecem nas situações de grupo de forma 
direta e muitas vezes de forma indireta. Então a dimensão interpessoal é aquela que é visível 
e marcante no grupo, porque na medida em que ocorre a proximidade com as outras pessoas 
é que se estabelecem os relacionamentos as novas situações que devem ser enfrentadas. 
 
As habilidades interpessoais vão facilitar os processos básicos dos grupos como por exemplo 
a comunicação, a liderança, a tomada de decisão, o estabelecimento de objetivos e metas 
grupais, a resolução de problemas, o planejamento e a implementação de uma dança 
 6 
inclusive. Então notem que ao interagir cada grupo constrói um clima emocional próprio 
através das relações de troca que são efetuadas entre seus membros. 
 
Uma equipe dificilmente vai trabalhar como uma equipe senão desenvolver uma razoável 
competência interpessoal, aperfeiçoando suas habilidades de comunicação, de liderança, de 
divisão de tarefas e papéis, de negociação e de abertura para mudanças. 
 
O clima criado na equipe vai afetar o trabalho e o desempenho global, caracterizando 
tendências de coesão e integração de esforços ou até mesmo a competição e desagregação 
do time. Então veja o que as dimensões intra e interpessoal aqui vão estabelecer qual que 
vai ser o comportamento do time como um todo. 
 
Lembrando que interpessoal vai se referir tudo o que é interno tudo que é do indivíduo. E que 
essas competências internas vão ser internalizadas através das relações interpessoais que 
são as que são estabelecidas entre os indivíduos do mesmo grupo. 
 
Então a dimensão interpessoal vai envolver capacidades como por exemplo, a capacidade 
do indivíduo de conhecer a si mesmo, a capacidade que ele tem de controlar as suas 
emoções, de administrar os seus sentimentos, como ele faz o controle dos seus projetos. 
Então o sujeito quando ele reconhece essas capacidades ele pode construir um modelo 
desse mesmo e utilizar esse modelo a favor deste na tomada de decisões no âmbito 
profissional e no âmbito pessoal também. 
 
Esse relacionamento e esse conhecimento permitem que um indivíduo identifique as suas 
capacidades e possa usá-las da melhor forma possível. Supõe também conhecer e 
compreender os seus próprios desejos, os seus medos e os seus receios. Além de tudo a 
capacidade de empregar essa informação com eficiência na regulação da sua própria vida. A 
dimensão interpessoal vai se manifestar de forma positiva em pessoas que possuem uma 
boa autoestima e são capazes de boa interação dentro do grupo. 
 
Como conhecer a equipe 
 
A dimensão interpessoal vai envolver as habilidades ou as competências através das quais 
o indivíduo se relaciona bem com outras pessoas de um grupo. Distinguindo sentimentos, 
intenções, motivações e estados de ânimos pertencentes ao outro. O indivíduo que tem uma 
boa capacidade de relacionamento é aquele que consegue enxergar além das palavras, é 
aquele que consegue sentir e perceber os sentimentos alheios. E só assim então estabelecer 
uma comunicação que seja adequada a situação. 
 
O indivíduo vai reagir em função dos sentimentos que são transmitidos pela outra pessoa. 
Notem que essa transmissão nem sempre é por palavras, mas muitas vezes é a partir de um 
olhar, a partir de uma expressão facial e assim por diante. A própria postura do sujeito, a 
forma como ele está caminhando e outros sinais vão fornecer uma ideia do que está se 
passando com aquele sujeito. Essa capacidade permite a descentralização do sujeitopara 
 7 
interagir com o outro. Mostra a capacidade que uma pessoa possui para trabalhar de uma 
maneira eficaz com outras pessoas. 
 
Esse relacionamento vai se manifestar de forma positiva normalmente em profissões 
distintas, como por exemplo: 
 
● Professores; 
● Médicos; 
● Líderes religiosos; 
● Gestores. 
 
As capacidades interpessoais devem fazer parte de um bom Líder. O líder precisa ser aquela 
pessoa que possui a dimensão interpessoal bastante desenvolvida para que ele consiga 
conduzir os trabalhos de gerenciamento e coordenação da equipe de uma forma assertiva. 
Notem que essas duas dimensões tanto a intra e interpessoal são influenciadas por fatores 
externos e internos que nós chamamos de estímulos e vão definir então o comportamento 
individual de cada pessoa dentro do grupo. 
 
Veja que desde o momento que nós nascemos nós recebemos estímulos externos. Primeiro 
a partir da nossa própria mãe, e depois da nossa família, na figura do nosso pai depois quando 
nós começamos a nossa vida escolar, ou seja, nós somos bombardeados por estímulos 
durante a nossa vida toda. 
 
Existem várias formas de se estímulo chegar até nós. A partir das pessoas que convivem 
conosco, por exemplo a nossa própria família, a escola e também a partir de meios de 
comunicação como por exemplo a televisão, o rádio e a internet. Tudo isso são estímulos que 
nós vamos processar e vão resultar em reações na nossa vida tanto particular como na nossa 
vida profissional também. E é por isso que algumas pessoas possuem características menos 
desenvolvidas e outras mais desenvolvidas. 
 
O primeiro passo então é que cada indivíduo conheça quais são as suas características 
interpessoais e quais que são aquelas que ele precisa que ele necessita desenvolver mais. 
 
A partir do momento que eu conheço isso, eu posso estipular um plano de ação para me 
desenvolver pessoalmente. Só que o que acontece é que a maioria das pessoas não dá valor 
para esses elementos internos. 
 
E muitas vezes essa não valorização vai influenciar de forma negativa. Então eu posso ter 
uma característica que é desenvolvida e com os estímulos que eu vou receber ao longo da 
vida ela vai se tornando cada vez mais restrita. Isso vai me atrapalhar de uma forma ou de 
outra na minha vida pessoal nos meus círculos sociais na empresa e assim por diante. 
 
Então é necessário que cada indivíduo reconheça quais são as suas características e aquilo 
que precisa ser melhorado. Esse trabalho de identificação vai envolver então o indivíduo e o 
gestor. 
 
E para que ele tenha realmente resultados positivos ele vai ter que considerar o 
autoconhecimento do colaborador, cada indivíduo precisa reconhecer os seus problemas. 
 8 
Precisa se autoconhecer. Tem que envolver também a honestidade das duas pessoas. Então 
se eu sei que eu tenho um problema grave que eu preciso melhorá-lo, eu tenho que ser 
honesta e colocar isso na mesa. 
 
Se o gestor identifica que o colaborador tem algum problema ele também deve ser honesto 
e colocar isso de forma clara. Porque o que acontece é que muitas pessoas não identificam 
uma falha. Elas não conseguem admitir que existe aquele problema e que precisa ser 
melhorado. 
 
Aí entra a questão da honestidade e sinceridade de ambas as partes. Depois o colaborador 
precisa entender qual é a importância desse processo, então ele tem que ter vontade de 
participar nesse processo e isso aí é um trabalho que tem que ser efetuado a partir do líder. 
 
O líder a partir de uma conversa sincera expor quais que serão os benefícios quando o 
indivíduo conseguir atingir um grau de eficiência maior nesses pontos onde ele tem uma certa 
dificuldade. E para que esse trabalho seja feito de forma satisfatória e atingir um resultado 
bom nós também temos ferramentas de apoio e técnicas de análise que vão auxiliar a 
identificar os comportamentos e a levantar tudo aquilo que precisa ser melhorado. 
 
Ferramentas de apoio 
 
Para auxiliar o gestor a conhecer a equipe, existem algumas ferramentas que nós podemos 
utilizar para facilitar esse trabalho. E além das ferramentas existem também várias técnicas 
de análise para identificação de comportamentos que a gente vai ver mais tarde. Como 
exemplos de ferramentas específicas, a primeira delas é a análise swot e a segunda é o 
formulário 5w2h. 
 
Para quem conhece vai achar estranho a análise swot para auxiliar no conhecimento pessoal. 
 
A intenção dessa ferramenta é auxiliar na identificação das forças, oportunidades, fraquezas 
e ameaças massas dentro do ambiente corporativo. A maioria das empresas utilizam essa 
ferramenta para efetuar esta identificação e poder traçar os seus planos estratégicos. Se nós 
formos analisar, nós podemos imaginar que uma pessoa é uma empresa. 
 
Porque uma pessoa também possui forças, oportunidades, fraquezas e ameaças no seu dia 
a dia. E efetuar esse levantamento significa olhar para dentro de si e ver aquilo que tem de 
melhor e aquilo que tem de pior e quais são as oportunidades que o mundo externo oferece 
e quais são também as ameaças. 
 
A análise swot apesar de ser uma ferramenta estratégica muito utilizada no mundo 
corporativo, ela pode auxiliar na nossa vida pessoal também. Basta que eu preencha então 
cada uma das áreas de uma forma bastante honesta e efetue esse levantamento. 
 
 9 
O líder ao conhecer essa ferramenta ele pode utilizá-la para mapear essas forças, 
oportunidades, fraquezas e ameaças de cada um de seus colaboradores. É uma ferramenta 
que te dá uma visão clara. 
 
A próxima ferramenta é um plano de ação é o plano 5w2h. Ele leva esse nome por causa das 
perguntas em inglês aquele se refere: 
 
● What- o quê; 
● Why- porque; 
● How- como; 
● How much- quanto custa; 
● Where- é onde ; 
● Who- quem; 
● When- quando. 
 
 
É um plano de ação em que eu vou descrever atividades que eu vou entregar para atingir um 
objetivo qualquer. Também é uma ferramenta estratégica muito utilizada nas empresas, mas 
que serve perfeitamente para mapear aquilo que o meu funcionário precisa desenvolver e 
como ele vai desenvolver. 
 
A primeira pergunta que seria What é uma descrição da ação que vai ser implementada. 
 
Depois Why aqui eu vou explicar o porquê que eu vou desenvolver essa ação. 
 
O How eu vou determinar qual é o procedimento para o desenvolvimento dessa ação. 
 
O Where é onde a ação vai ser executada. 
 
O Who seria por quem seria executado. 
 
O When seria o prazo para execução da ação. 
 
O How much- quanto custa para execução. 
 
O 5w2H é um plano de ação com dados bastante objetivos. Específica quem é o responsável 
por uma determinada atividade e quais são os prazos que ele tem para ele executar essa 
atividade. 
 
Com esse plano em mãos o gestor pode acompanhar o que o seu colaborador está 
devolvendo e se o plano está sendo bem-sucedido. 
 
Depois de finalizado é preciso fazer uma avaliação do que realmente aconteceu, do quê que 
deu certo e aquilo que também deu errado. 
 
Essa avaliação inclusive pode ser realizada juntamente com avaliação de desempenho 
periódica do colaborador.

Mais conteúdos dessa disciplina