Logo Passei Direto
Buscar

Superdotação e Altas Habilidades II

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Pessoas com altas habilidades e superdotação nem sempre se apresentam de forma clara e objetiva. Muitas vezes, elas acarretam em “problemas” que se revelam na rotina na sala de aula. Webb (1994) expõe alguns dos possíveis problemas.
Sobre esses possíveis problemas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: (V ) Impaciência diante da lentidão dos colegas. (V ) Entedia-se com a escola e colegas, visto pelos outros como “o sabe tudo”. (V ) Intolerante ou crítico dos demais; pode tornar-se desencorajado ou deprimido. (V) Negligencia deveres ou pessoas durante período de interesses focalizados. (V) Seu pensamento divergente pode levar à rejeição por parte dos pares e ser visto como diferente e fora de compasso. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - F - F - V - F.
B) V - V - V - V - V.
C) V - F - V - F - V.
D) F - V - F - V - F.

O Ministério da Educação propõe adaptações curriculares para desenvolver a competência ao atendimento às necessidades educacionais de alunos com altas habilidades e superdotação. Entre estas alternativas temos o atendimento por meio do ensino com professor itinerante.
Sobre o atendimento a pessoas com altas habilidades e superdotação por meio do ensino com professor itinerante, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( V) Atendimento de trabalho educativo desenvolvido por professor especializado e/ou supervisor, organizado com os alunos individualmente ou em equipe. Os atendimentos podem ser realizados na escola regular, com a frequência de no mínimo duas vezes por semana. (F ) Uma alternativa de atendimento para os alunos com superdotação e altas habilidades seria em horário diferente do regular. Os professores desenvolvem um trabalho especializado com programa de atividades específicas. ( F) Atendimento que proporciona ao aluno a oportunidade de se concentrar, limitando a área de interesse e transformando a situação num problema pesquisável. Possibilita aos alunos encontrarem metodologias adequadas para continuar os estudos. (F ) Nesse tipo de atendimento, as atividades acontecem em paralelo, garantindo ao aluno com superdotação e altas habilidades o interesse e a motivação. O professor da turma regular necessita de orientação técnico-pedagógica especializada para desenvolver as atividades. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - V - V - F.
B) F - F - V - F.
C) V - F - F - F.
D) V - V - F - V.

Joseph Renzulli, como especialista nos estudos da superdotação, oferece várias informações sobre o comportamento destes sujeitos. Além de descrever diversos aspectos sobre o comportamento dos superdotados, ele também oferece explicações que justificam tal comportamento.
De acordo com o especialista supracitado, o comportamento dos superdotados é justificado por:
A) Fatores apenas biológicos, pois, independente dos estímulos externos, o superdotado tem sua habilidade que se desenvolverá com ou sem mediação.
B) Fatores genéticos, porém também são influenciados por características peculiares do indivíduo (coragem, persistência, autoestima elevada) e ambientais.
C) Fatores psicológicos, pois, se o superdotado não estiver preparado para desenvolver suas habilidades, ele nunca se evidenciará.
D) Fatores apenas sociais, pois, de acordo com a teoria, o conhecimento se constrói apenas através das interações.

Para identificar o aluno com altas habilidades e superdotação, utiliza-se de instrumentos de identificação para avaliação, intervenção e pesquisa. Rodrigues (2006) discorre sobre a identificação dos novos talentos por meio de uma sequência de procedimentos e instrumentos apropriados, permitindo avaliar os conhecimentos, os estilos de aprendizagem e o trabalho do aluno.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta alguns instrumentos de identificação para alunos com altas habilidades e superdotação utilizados nos programas de atendimento:
a) Testes de assinalar, questionários com múltipla escolha, análise de caso e entrevista filmada com análise das falas.
b) Provas de assinalar, testes psicométricos, testes de QI, entrevistas filmadas com análise das falas.
c) Questionários, testes de QI, entrevistas, provas com múltipla escolha e análise de caso.
d) Testes psicométricos, escalas de características, questionários, observação do comportamento e entrevistas.

Renzulli (1986) apresenta duas maneiras de identificação de pessoas com altas habilidades e superdotação: do tipo escolar e criativo-produtiva. No tipo escolar, a criança busca por novas aprendizagens, necessidade de estimulação mental, perseverança e perfeccionismo.
Sobre as características nos indivíduos superdotados do tipo escolar, analise as sentenças a seguir: I- Gosta de fazer perguntas. II- Aprende com rapidez. III-Tem tendência a gostar da escola. IV- Não costuma gostar da professora e dos colegas. Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças II, III e IV estão corretas.
B) As sentenças I, II e IV estão corretas.
C) As sentenças I, II e III estão corretas.
D) As sentenças I, III e IV estão corretas.

Beyer (2006) aborda sobre o paradigma sociológico em respeito à educação especial, diversidade e deficiência. O paradigma sociológico refere-se à compreensão da deficiência no espaço social, como uma ação social que atribui qualidades, conceitos e preconceitos na interação entre os indivíduos.
Sobre os dois estigmas socialmente produzidos, mas com especificidades diferenciadas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: (v ) O estigma visível consiste no primeiro tipo condizente com as pessoas com deficiência física, sensorial ou mental. ( ) O segundo estigma diz respeito à categorização da aparência do indivíduo, segundo as características de cor, pele e cultura. ( ) Outro tipo de estigma diz respeito às atitudes e o desempenho do indivíduo no ambiente social, como no desempenho escolar. ( ) O primeiro estigma aborda ainda sobre a questão social financeira do indivíduo, a sociedade o caracteriza pelo ter e não pelo ser. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - F - V - V.
B) F - V - V - F.
C) F - V - F - V.
D) V - F - V - F.

Renzulli, no seu ?Modelo dos Três Anéis? define as crianças superdotadas e talentosas como aquelas que possuem ou são capazes de desenvolver um conjunto de traços aplicados a qualquer área potencialmente valiosa do desempenho humano. Partindo desse pressuposto, analise as opções a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Genialidade.
II- Superdotação.
III- Habilidade acima da média.
IV- Envolvimento com a tarefa.
V- Criatividade.
a) As opções II, III e V estão corretas.
b) As opções III, IV e V estão corretas.
c) As opções I, II e III estão corretas.
d) As opções I, II e IV estão corretas.

As diferenças presentes na humanidade estão em constante mudança, alterando estigmas e apontamentos sobre o que é ser igual num determinado grupo social e o que vem a caracterizar o diferente. Nem todas as diferenças inferiorizam ou segregam os indivíduos, mesmo porque a diferença muitas vezes caracteriza um e outro no âmbito da igualdade, ao passo que a igualdade também tem sua importância quando a diferença inferioriza alguém. Desta forma, Brah (2006) conceituou a diferença em quatro aspectos: experiência; relação social; subjetividade; identidade.
Sobre os quatro aspectos que definem as diferenças, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( v) Na experiência, a diferença se revela nas interpretações das relações sociais vivenciadas no cotidiano. (V ) A diferença como relação social se estabelece nos sistemas sociais que envolvem estruturas políticas de poder. ( f) Na subjetividade, a diferença ocorre nas relações subjetivas entre os pares no cotidiano social. ( f) Na identidade, a diferença surge no tipo de construção familiar que o indivíduo está inserido. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - V - V - F.
B) F - V - F - V.
C) V - V - F - F.
D) F - V - V - F.

O termo superdotação é utilizado tanto por pesquisadores quanto pelo conhecimento popular. Para uma aproximação mais apurada do fenômeno das altas habilidades e superdotação, faz-se necessário uma conceituação operacional de termos técnicos utilizados para caracterizar aspectos específicos que envolvem direta ou indiretamente o fenômeno da superdotação. Entre estes termos, podemos destacar três: gênio, criança precoce e criança prodígio.
Acerca destes termos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( v) Quando uma criança compara-se, por seu desempenho aprimorado em algum campo cognitivo específico, ao nível de um profissional adulto, pode-se dizer que esta é uma criança prodígio. (f ) Quando um indivíduo manifesta altas habilidades cognitivas antes do tempo normal e estas habilidades se evidenciam em alguma área específica do conhecimento, chamamos tal indivíduo de gênio. ( ) Quando nos deparamos com indivíduos que contribuíram de modo original para a humanidade usando seus conhecimentos e capacidades singulares e excepcionais, podemos chamá-los de crianças precoces. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - F - F.
B) V - F - V.
C) F - V - F.
D) F - F - V.

Um dos principais processos no atendimento aos sujeitos com altas habilidades e superdotação é a avaliação e o diagnóstico. As informações sobre este processo são essenciais para um atendimento eficaz. No que se refere à avaliação e ao diagnóstico de pessoas com altas habilidades e superdotação, analise as seguintes sentenças:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Para a avaliação e diagnóstico do superdotado, evitam-se as informações apresentadas pelos pais ou responsáveis, pois geralmente eles apresentam uma visão muito errada da criança.
II- Para a avaliação e diagnóstico do superdotado, sugere-se somente a utilização de testes de QI, pois são os únicos que dão o resultado exato das condições intelectuais da criança.
III- Para avaliação e diagnóstico do superdotado, além das informações obtidas pelos professores e pelos pais, outras fontes podem oferecer ricas informações acerca da criança, como jogos, exercícios e dinâmicas.
IV- Para a avaliação e diagnóstico do superdotado, é importante investigar as condições econômicas e sociais dos pais da criança, assim como de familiares e pessoas próximas.
a) Somente a sentença III está correta.
b) As sentenças I, II e III estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) Somente a sentença IV está correta.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Pessoas com altas habilidades e superdotação nem sempre se apresentam de forma clara e objetiva. Muitas vezes, elas acarretam em “problemas” que se revelam na rotina na sala de aula. Webb (1994) expõe alguns dos possíveis problemas.
Sobre esses possíveis problemas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: (V ) Impaciência diante da lentidão dos colegas. (V ) Entedia-se com a escola e colegas, visto pelos outros como “o sabe tudo”. (V ) Intolerante ou crítico dos demais; pode tornar-se desencorajado ou deprimido. (V) Negligencia deveres ou pessoas durante período de interesses focalizados. (V) Seu pensamento divergente pode levar à rejeição por parte dos pares e ser visto como diferente e fora de compasso. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - F - F - V - F.
B) V - V - V - V - V.
C) V - F - V - F - V.
D) F - V - F - V - F.

O Ministério da Educação propõe adaptações curriculares para desenvolver a competência ao atendimento às necessidades educacionais de alunos com altas habilidades e superdotação. Entre estas alternativas temos o atendimento por meio do ensino com professor itinerante.
Sobre o atendimento a pessoas com altas habilidades e superdotação por meio do ensino com professor itinerante, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( V) Atendimento de trabalho educativo desenvolvido por professor especializado e/ou supervisor, organizado com os alunos individualmente ou em equipe. Os atendimentos podem ser realizados na escola regular, com a frequência de no mínimo duas vezes por semana. (F ) Uma alternativa de atendimento para os alunos com superdotação e altas habilidades seria em horário diferente do regular. Os professores desenvolvem um trabalho especializado com programa de atividades específicas. ( F) Atendimento que proporciona ao aluno a oportunidade de se concentrar, limitando a área de interesse e transformando a situação num problema pesquisável. Possibilita aos alunos encontrarem metodologias adequadas para continuar os estudos. (F ) Nesse tipo de atendimento, as atividades acontecem em paralelo, garantindo ao aluno com superdotação e altas habilidades o interesse e a motivação. O professor da turma regular necessita de orientação técnico-pedagógica especializada para desenvolver as atividades. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - V - V - F.
B) F - F - V - F.
C) V - F - F - F.
D) V - V - F - V.

Joseph Renzulli, como especialista nos estudos da superdotação, oferece várias informações sobre o comportamento destes sujeitos. Além de descrever diversos aspectos sobre o comportamento dos superdotados, ele também oferece explicações que justificam tal comportamento.
De acordo com o especialista supracitado, o comportamento dos superdotados é justificado por:
A) Fatores apenas biológicos, pois, independente dos estímulos externos, o superdotado tem sua habilidade que se desenvolverá com ou sem mediação.
B) Fatores genéticos, porém também são influenciados por características peculiares do indivíduo (coragem, persistência, autoestima elevada) e ambientais.
C) Fatores psicológicos, pois, se o superdotado não estiver preparado para desenvolver suas habilidades, ele nunca se evidenciará.
D) Fatores apenas sociais, pois, de acordo com a teoria, o conhecimento se constrói apenas através das interações.

Para identificar o aluno com altas habilidades e superdotação, utiliza-se de instrumentos de identificação para avaliação, intervenção e pesquisa. Rodrigues (2006) discorre sobre a identificação dos novos talentos por meio de uma sequência de procedimentos e instrumentos apropriados, permitindo avaliar os conhecimentos, os estilos de aprendizagem e o trabalho do aluno.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta alguns instrumentos de identificação para alunos com altas habilidades e superdotação utilizados nos programas de atendimento:
a) Testes de assinalar, questionários com múltipla escolha, análise de caso e entrevista filmada com análise das falas.
b) Provas de assinalar, testes psicométricos, testes de QI, entrevistas filmadas com análise das falas.
c) Questionários, testes de QI, entrevistas, provas com múltipla escolha e análise de caso.
d) Testes psicométricos, escalas de características, questionários, observação do comportamento e entrevistas.

Renzulli (1986) apresenta duas maneiras de identificação de pessoas com altas habilidades e superdotação: do tipo escolar e criativo-produtiva. No tipo escolar, a criança busca por novas aprendizagens, necessidade de estimulação mental, perseverança e perfeccionismo.
Sobre as características nos indivíduos superdotados do tipo escolar, analise as sentenças a seguir: I- Gosta de fazer perguntas. II- Aprende com rapidez. III-Tem tendência a gostar da escola. IV- Não costuma gostar da professora e dos colegas. Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças II, III e IV estão corretas.
B) As sentenças I, II e IV estão corretas.
C) As sentenças I, II e III estão corretas.
D) As sentenças I, III e IV estão corretas.

Beyer (2006) aborda sobre o paradigma sociológico em respeito à educação especial, diversidade e deficiência. O paradigma sociológico refere-se à compreensão da deficiência no espaço social, como uma ação social que atribui qualidades, conceitos e preconceitos na interação entre os indivíduos.
Sobre os dois estigmas socialmente produzidos, mas com especificidades diferenciadas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: (v ) O estigma visível consiste no primeiro tipo condizente com as pessoas com deficiência física, sensorial ou mental. ( ) O segundo estigma diz respeito à categorização da aparência do indivíduo, segundo as características de cor, pele e cultura. ( ) Outro tipo de estigma diz respeito às atitudes e o desempenho do indivíduo no ambiente social, como no desempenho escolar. ( ) O primeiro estigma aborda ainda sobre a questão social financeira do indivíduo, a sociedade o caracteriza pelo ter e não pelo ser. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - F - V - V.
B) F - V - V - F.
C) F - V - F - V.
D) V - F - V - F.

Renzulli, no seu ?Modelo dos Três Anéis? define as crianças superdotadas e talentosas como aquelas que possuem ou são capazes de desenvolver um conjunto de traços aplicados a qualquer área potencialmente valiosa do desempenho humano. Partindo desse pressuposto, analise as opções a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Genialidade.
II- Superdotação.
III- Habilidade acima da média.
IV- Envolvimento com a tarefa.
V- Criatividade.
a) As opções II, III e V estão corretas.
b) As opções III, IV e V estão corretas.
c) As opções I, II e III estão corretas.
d) As opções I, II e IV estão corretas.

As diferenças presentes na humanidade estão em constante mudança, alterando estigmas e apontamentos sobre o que é ser igual num determinado grupo social e o que vem a caracterizar o diferente. Nem todas as diferenças inferiorizam ou segregam os indivíduos, mesmo porque a diferença muitas vezes caracteriza um e outro no âmbito da igualdade, ao passo que a igualdade também tem sua importância quando a diferença inferioriza alguém. Desta forma, Brah (2006) conceituou a diferença em quatro aspectos: experiência; relação social; subjetividade; identidade.
Sobre os quatro aspectos que definem as diferenças, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( v) Na experiência, a diferença se revela nas interpretações das relações sociais vivenciadas no cotidiano. (V ) A diferença como relação social se estabelece nos sistemas sociais que envolvem estruturas políticas de poder. ( f) Na subjetividade, a diferença ocorre nas relações subjetivas entre os pares no cotidiano social. ( f) Na identidade, a diferença surge no tipo de construção familiar que o indivíduo está inserido. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - V - V - F.
B) F - V - F - V.
C) V - V - F - F.
D) F - V - V - F.

O termo superdotação é utilizado tanto por pesquisadores quanto pelo conhecimento popular. Para uma aproximação mais apurada do fenômeno das altas habilidades e superdotação, faz-se necessário uma conceituação operacional de termos técnicos utilizados para caracterizar aspectos específicos que envolvem direta ou indiretamente o fenômeno da superdotação. Entre estes termos, podemos destacar três: gênio, criança precoce e criança prodígio.
Acerca destes termos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( v) Quando uma criança compara-se, por seu desempenho aprimorado em algum campo cognitivo específico, ao nível de um profissional adulto, pode-se dizer que esta é uma criança prodígio. (f ) Quando um indivíduo manifesta altas habilidades cognitivas antes do tempo normal e estas habilidades se evidenciam em alguma área específica do conhecimento, chamamos tal indivíduo de gênio. ( ) Quando nos deparamos com indivíduos que contribuíram de modo original para a humanidade usando seus conhecimentos e capacidades singulares e excepcionais, podemos chamá-los de crianças precoces. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - F - F.
B) V - F - V.
C) F - V - F.
D) F - F - V.

Um dos principais processos no atendimento aos sujeitos com altas habilidades e superdotação é a avaliação e o diagnóstico. As informações sobre este processo são essenciais para um atendimento eficaz. No que se refere à avaliação e ao diagnóstico de pessoas com altas habilidades e superdotação, analise as seguintes sentenças:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Para a avaliação e diagnóstico do superdotado, evitam-se as informações apresentadas pelos pais ou responsáveis, pois geralmente eles apresentam uma visão muito errada da criança.
II- Para a avaliação e diagnóstico do superdotado, sugere-se somente a utilização de testes de QI, pois são os únicos que dão o resultado exato das condições intelectuais da criança.
III- Para avaliação e diagnóstico do superdotado, além das informações obtidas pelos professores e pelos pais, outras fontes podem oferecer ricas informações acerca da criança, como jogos, exercícios e dinâmicas.
IV- Para a avaliação e diagnóstico do superdotado, é importante investigar as condições econômicas e sociais dos pais da criança, assim como de familiares e pessoas próximas.
a) Somente a sentença III está correta.
b) As sentenças I, II e III estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) Somente a sentença IV está correta.

Prévia do material em texto

Aliação II - Individual Superdotação e Altas Habilidades 
Parte superior do formulário
1Pessoas com altas habilidades e superdotação nem sempre se apresentam de forma clara e objetiva. Muitas vezes, elas acarretam em “problemas” que se revelam na rotina na sala de aula. Webb (1994) expõe alguns dos possíveis problemas. 
Sobre esses possíveis problemas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(V ) Impaciência diante da lentidão dos colegas. 
(V ) Entedia-se com a escola e colegas, visto pelos outros como “o sabe tudo”.
(V ) Intolerante ou crítico dos demais; pode tornar-se desencorajado ou deprimido.
( V) Negligencia deveres ou pessoas durante período de interesses focalizados. 
( V) Seu pensamento divergente pode levar à rejeição por parte dos pares e ser visto como diferente e fora de compasso. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)  F - F - F - V - F.
B)  V - V - V - V - V.
C)  V - F - V - F - V.
D)  F - V - F - V - F.
2O Ministério da Educação propõe adaptações curriculares para desenvolver a competência ao atendimento às necessidades educacionais de alunos com altas habilidades e superdotação. Entre estas alternativas temos o atendimento por meio do ensino com professor itinerante. Sobre o atendimento a pessoas com altas habilidades e superdotação por meio do ensino com professor itinerante, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V) Atendimento de trabalho educativo desenvolvido por professor especializado e/ou supervisor, organizado com os alunos individualmente ou em equipe. Os atendimentos podem ser realizados na escola regular, com a frequência de no mínimo duas vezes por semana. 
(F ) Uma alternativa de atendimento para os alunos com superdotação e altas habilidades seria em horário diferente do regular. Os professores desenvolvem um trabalho especializado com programa de atividades específicas. 
( F) Atendimento que proporciona ao aluno a oportunidade de se concentrar, limitando a área de interesse e transformando a situação num problema pesquisável. Possibilita aos alunos encontrarem metodologias adequadas para continuar os estudos. 
(F ) Nesse tipo de atendimento, as atividades acontecem em paralelo, garantindo ao aluno com superdotação e altas habilidades o interesse e a motivação. O professor da turma regular necessita de orientação técnico-pedagógica especializada para desenvolver as atividades. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)  F - V - V - F.
B)  F - F - V - F.
C)  V - F - F - F.
D)  V - V - F - V.
3Joseph Renzulli, como especialista nos estudos da superdotação, oferece várias informações sobre o comportamento destes sujeitos. Além de descrever diversos aspectos sobre o comportamento dos superdotados, ele também oferece explicações que justificam tal comportamento. De acordo com o especialista supracitado, o comportamento dos superdotados é justificado por:
A)  Fatores apenas biológicos, pois, independente dos estímulos externos, o superdotado tem sua habilidade que se desenvolverá com ou sem mediação.
B)  Fatores genéticos, porém também são influenciados por características peculiares do indivíduo (coragem, persistência, autoestima elevada) e ambientais.
C)  Fatores psicológicos, pois, se o superdotado não estiver preparado para desenvolver suas habilidades, ele nunca se evidenciará.
D)  Fatores apenas sociais, pois, de acordo com a teoria, o conhecimento se constrói apenas através das interações.
4Para identificar o aluno com altas habilidades e superdotação, utiliza-se de instrumentos de identificação para avaliação, intervenção e pesquisa. Rodrigues (2006) discorre sobre a identificação dos novos talentos por meio de uma sequência de procedimentos e instrumentos apropriados, permitindo avaliar os conhecimentos, os estilos de aprendizagem e o trabalho do aluno. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta alguns instrumentos de identificação para alunos com altas habilidades e superdotação utilizados nos programas de atendimento: FONTE: RODRIGUES, David. Dez ideias (mal) feitas sobre a educação inclusiva. In: RODRIGUES, David (Org.). Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006.
A)  Provas de assinalar, testes psicométricos, testes de QI, entrevistas filmadas com análise das falas.
B)  Testes psicométricos, escalas de características, questionários, observação do comportamento e entrevistas.
C)  Testes de assinalar, questionários com múltipla escolha, análise de caso e entrevista filmada com análise das falas.
D)  Questionários, testes de QI, entrevistas, provas com múltipla escolha e análise de caso.
5Renzulli (1986) apresenta duas maneiras de identificação de pessoas com altas habilidades e superdotação: do tipo escolar e criativo-produtiva. No tipo escolar, a criança busca por novas aprendizagens, necessidade de estimulação mental, perseverança e perfeccionismo.Sobre as características nos indivíduos superdotados do tipo escolar, analise as sentenças a seguir: 
I- Gosta de fazer perguntas. 
II- Aprende com rapidez. 
III-Tem tendência a gostar da escola. 
IV- Não costuma gostar da professora e dos colegas.
Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: RENZULLI. The three-ring conception of giftedness: a developmental model for creative productivity. In: RENZULLI, S.; REIS, Sally M. The triad reader. Connecticut: Creative Learning, 1986.
A)  As sentenças II, III e IV estão corretas.
B)  As sentenças I, II e IV estão corretas.
C)  As sentenças I, II e III estão corretas.
D)  As sentenças I, III e IV estão corretas.
6Beyer (2006) aborda sobre o paradigma sociológico em respeito à educação especial, diversidade e deficiência. O paradigma sociológico refere-se à compreensão da deficiência no espaço social, como uma ação social que atribui qualidades, conceitos e preconceitos na interação entre os indivíduos. 
Sobre os dois estigmas socialmente produzidos, mas com especificidades diferenciadas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(v ) O estigma visível consiste no primeiro tipo condizente com as pessoas com deficiência física, sensorial ou mental. 
( ) O segundo estigma diz respeito à categorização da aparência do indivíduo, segundo as características de cor, pele e cultura. 
( ) Outro tipo de estigma diz respeito às atitudes e o desempenho do indivíduo no ambiente social, como no desempenho escolar. 
( ) O primeiro estigma aborda ainda sobre a questão social financeira do indivíduo, a sociedade o caracteriza pelo ter e não pelo ser. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: BEYER, Hugo Otto. Inclusão e avaliação na escola: de alunos com necessidades educacionais especiais. Porto Alegre: Mediação, 2006.
A)  V - F - V - V.
B)  F - V - V - F.
C)  F - V - F - V.
D)  V - F - V - F.
7Renzulli, no seu “Modelo dos Três Anéis” define as crianças superdotadas e talentosas como aquelas que possuem ou são capazes de desenvolver um conjunto de traços aplicados a qualquer área potencialmente valiosa do desempenho humano. Partindo desse pressuposto, analise as opções a seguir: 
I- Genialidade. 
II- Superdotação. 
III- Habilidade acima da média. 
IV- Envolvimento com a tarefa. 
V- Criatividade. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A)  As opções I, II e IV estão corretas.
B)  As opções I, II e III estão corretas.
C)  As opções III, IV e V estão corretas.
D)  As opções II, III e V estão corretas.
8As diferenças presentes na humanidade estão em constante mudança, alterando estigmas e apontamentos sobre o que é ser igual num determinado grupo social e o que vem a caracterizar o diferente. Nem todas as diferenças inferiorizam ou segregam os indivíduos, mesmo porque a diferença muitas vezes caracteriza um e outro no âmbito da igualdade, ao passo que a igualdade também tem sua importância quando a diferença inferioriza alguém. Desta forma, Brah (2006) conceituou a diferença em quatro aspectos: experiência; relação social; subjetividade; identidade. 
obre os quatro aspectos que definem as diferenças, classifiqueV para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 ( v) Na experiência, a diferença se revela nas interpretações das relações sociais vivenciadas no cotidiano. 
(V ) A diferença como relação social se estabelece nos sistemas sociais que envolvem estruturas políticas de poder. 
( f) Na subjetividade, a diferença ocorre nas relações subjetivas entre os pares no cotidiano social. 
( f) Na identidade, a diferença surge no tipo de construção familiar que o indivíduo está inserido. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
FONTE: BRAH, Avtar. Difference, diversity, differentiation. Cadernos Pagu, n. 26, p. 329-376, jan./jun. 2006.
A)  V - V - V - F.
B)  F - V - F - V.
C)  V - V - F - F.
D)  F - V - V - F.
9O termo superdotação é utilizado tanto por pesquisadores quanto pelo conhecimento popular. Para uma aproximação mais apurada do fenômeno das altas habilidades e superdotação, faz-se necessário uma conceituação operacional de termos técnicos utilizados para caracterizar aspectos específicos que envolvem direta ou indiretamente o fenômeno da superdotação. Entre estes termos, podemos destacar três: gênio, criança precoce e criança prodígio. 
Acerca destes termos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( v) Quando uma criança compara-se, por seu desempenho aprimorado em algum campo cognitivo específico, ao nível de um profissional adulto, pode-se dizer que esta é uma criança prodígio. 
(f ) Quando um indivíduo manifesta altas habilidades cognitivas antes do tempo normal e estas habilidades se evidenciam em alguma área específica do conhecimento, chamamos tal indivíduo de gênio. 
( ) Quando nos deparamos com indivíduos que contribuíram de modo original para a humanidade usando seus conhecimentos e capacidades singulares e excepcionais, podemos chamá-los de crianças precoces. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)  V - F - F.
B)  V - F - V.
C)  F - V - F.
D)  F - F - V.
10Um dos principais processos no atendimento aos sujeitos com altas habilidades e superdotação é a avaliação e o diagnóstico. As informações sobre este processo são essenciais para um atendimento eficaz. No que se refere à avaliação e ao diagnóstico de pessoas com altas habilidades e superdotação, analise as seguintes sentenças: 
I- Para a avaliação e diagnóstico do superdotado, evitam-se as informações apresentadas pelos pais ou responsáveis, pois geralmente eles apresentam uma visão muito errada da criança. 
II- Para a avaliação e diagnóstico do superdotado, sugere-se somente a utilização de testes de QI, pois são os únicos que dão o resultado exato das condições intelectuais da criança. 
III- Para avaliação e diagnóstico do superdotado, além das informações obtidas pelos professores e pelos pais, outras fontes podem oferecer ricas informações acerca da criança, como jogos, exercícios e dinâmicas. 
IV- Para a avaliação e diagnóstico do superdotado, é importante investigar as condições econômicas e sociais dos pais da criança, assim como de familiares e pessoas próximas. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A)  As sentenças I, II e III estão corretas.
B)  Somente a sentença III está correta.
C)  As sentenças II e IV estão corretas.
D)  Somente a sentença IV está correta.
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina