Logo Passei Direto
Buscar
"O passado é, por definição, um dado que nada mais modificará. Mas o conhecimento do passado é uma coisa em progresso, que incessantemente se transforma e aperfeiçoa-a". (Marc Bloch. Apologia da História ou Ofício de Historiador. Trad. Rio de Janeiro: Zahar, 2002, p. 75). Assinale a alternativa que expressa a visão do autor sobre o passado:
A) A História é a ciência que se apoia em fatos, grandes nomes e heróis.
B) O passado é o objeto da ciência, e a História é a ciência do passado remoto.
C) O passado pode ser modificado por meio da escolha de documentos estudados.
D) Os temas do presente condicionam e delimitam retorno, possível, ao passado, pois a reinterpretação do passado contribui para a reflexão sobre processo de transformação do mundo e a compreensão da relação entre presente e passado.
E) A História define o passado como um dado rígido que não se altera ou se modifica.
User badge image
Didaticamente

há 3 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 dias

Vamos analisar as alternativas com base na citação de Marc Bloch, que enfatiza que o conhecimento do passado é um processo em progresso e que se transforma e aperfeiçoa. A) A História é a ciência que se apoia em fatos, grandes nomes e heróis. - Esta opção não reflete a ideia de transformação do conhecimento do passado. B) O passado é o objeto da ciência, e a História é a ciência do passado remoto. - Embora mencione que a História estuda o passado, não aborda a ideia de que o conhecimento sobre ele é dinâmico. C) O passado pode ser modificado por meio da escolha de documentos estudados. - Essa opção sugere que o passado em si pode ser modificado, o que não é o que Bloch defende. O passado é um dado fixo, mas o conhecimento sobre ele pode mudar. D) Os temas do presente condicionam e delimitam retorno, possível, ao passado, pois a reinterpretação do passado contribui para a reflexão sobre processo de transformação do mundo e a compreensão da relação entre presente e passado. - Esta alternativa reflete bem a ideia de que o conhecimento do passado é dinâmico e influenciado pelo presente. E) A História define o passado como um dado rígido que não se altera ou se modifica. - Esta opção contradiz a visão de Bloch, que fala sobre a transformação do conhecimento do passado. Portanto, a alternativa que melhor expressa a visão do autor sobre o passado é: D) Os temas do presente condicionam e delimitam retorno, possível, ao passado, pois a reinterpretação do passado contribui para a reflexão sobre processo de transformação do mundo e a compreensão da relação entre presente e passado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

No ensino de história, trabalhar com datas é fundamental para a localização temporal dos alunos, pois a linha do tempo é um meio para a organização dos estudos em história e para a conceituação de tempo e cultura. Marcar cronologicamente o acontecimento através de sua periodização é importante, mas não garante a compreensão de sua totalidade e complexidade. É preciso dimensionar o processo de transformações em sua vertente cultural.
Portanto, o ensino de história deve começar a partir:
a. Da representação espacial e cultural do tempo.
b. Apenas da apresentação de datas aos alunos.
c. Dos heróis e vilões que fazem a história.
d. Apenas da apresentação dos espaços aos alunos.
e. Da importância dos fatos históricos.

Mais conteúdos dessa disciplina