Logo Passei Direto
Buscar
Os ovos são alimentos com alto teor de água, o que os torna muito suscetíveis ao ataque microbiano. Por esse motivo, alguns cuidados devem ser levados em consideração para a qualidade desse alimento. Assim, os ovos podem ser considerados impróprios ao consumo quando apresentarem:
Rompimento da casca e sujidades, casca livre de sujidades e alterações da gema e da clara, por exemplo.
Rompimento da casca e sujidades, contaminação por fungos e gema e clara intactas e coloração característica, por exemplo.
Casca íntegra e sem sujidades, contaminação por fungos e alterações da gema e da clara, por exemplo.
Rompimento da casca e sujidades, contaminação por fungos e alterações da gema e da clara, por exemplo.
Rompimento da casca e sujidades, isenção de contaminação por fungos e sem alterações da gema e da clara, por exemplo.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Os ovos podem ser considerados impróprios ao consumo quando apresentam: Rompimento da casca e sujidades, contaminação por fungos e alterações da gema e da clara, por exemplo. Essa opção abrange os principais fatores que comprometem a qualidade e a segurança dos ovos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Durante uma aula prática no laboratório de bioquímica, um grupo de estudantes analisou amostras de clara de ovo submetidas a diferentes condições: aquecimento, adição de suco de limão (ácido), agitação vigorosa e presença de álcool. Observou-se, em todos os casos, uma alteração visível na textura e na opacidade das amostras. A professora explicou que esses resultados estavam relacionados à desnaturação das proteínas presentes na clara, como a albumina, e pediu aos alunos que identificassem os mecanismos envolvidos nesse processo.
Com base na situação apresentada e nos conhecimentos sobre desnaturação proteica, assinale a alternativa que corretamente explica um dos mecanismos responsáveis pela modificação estrutural das proteínas observada na prática.
A desnaturação observada ocorreu por hidrólise das ligações peptídicas, o que rompeu a estrutura primária da proteína, tornando-a insolúvel.
A adição de suco de limão alterou o pH do meio, podendo levar a uma conformação neutra da proteína e favorecer interações hidrofóbicas que contribuem para a desnaturação.
A presença de álcool agiu exclusivamente sobre as ligações peptídicas, desestruturando a sequência de aminoácidos e como consequência provocando a desnaturação das proteínas.
O aquecimento atuou apenas sobre as ligações covalentes entre os átomos de carbono, causando a desnaturação, mas sem afetar a estrutura tridimensional da proteína.
A agitação vigorosa aumenta a força das interações hidrofóbicas entre proteínas, promovendo a desnaturação das proteínas.

Mais conteúdos dessa disciplina