A doença arterial coronariana caracteriza-se pela insuficiência de irrigação sanguínea no coração por meio das artérias coronárias. Diretamente relacionada ao grau de obstrução do fluxo sanguíneo pelas placas ateroscleróticas, essa doença resulta em estreitamento das artérias coronárias (estenose), que, devido à redução do fluxo sanguíneo coronariano, diminui a chegada do oxigênio ao coração. As doenças cardiovasculares lideram os índices de morbidade e mortalidade no Brasil e no mundo, sendo a doença arterial coronariana causa de um grande número de mortes e de gastos em assistência médica.
PINHO, R. A.; et al. Doença arterial coronariana: exercício físico e estresse oxidativo.
Arq. Bras. Cardiol., v. 94, n.4, p. 549-555, 2010 (adaptado).
A respeito dessa doença, das alterações estruturais que ela promove e do comprometimento do funcionamento normal do coração e do sistema vascular, avalie as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta:
I - A aterosclerose é uma doença causada por dislipidemia que tem como característica a perda da função endotelial com aumento da pressão arterial e a processos de isquemia.
II - O aumento de óxido nítrico e a adesão das células espumosas na camada íntima da artéria, ocorre durante a formação da placa de gordura; com isso, as células musculares lisas formam uma capa fibrosa aumentando, assim, o calibre das artérias comprometendo o seu funcionamento.
III - A formação das placas de ateroma pode ser causada por fatores locais e sistêmicos e normalmente pode gerar quadros de infarto ocasionados pelo processo de necrose desenvolvido durante a isquemia ou, ainda, gerar quadros de tromboembolias causadoras de isquemias em diferentes órgãos.
Opção A
Apenas I e III
Opção B
Apenas III
Opção C
Apenas II e III
Opção D
Apenas I
Opção E
Apenas II
Ed
há 3 meses
Vamos analisar cada uma das afirmações: I - A aterosclerose é uma doença causada por dislipidemia que tem como característica a perda da função endotelial com aumento da pressão arterial e a processos de isquemia. Esta afirmação é verdadeira, pois a aterosclerose está relacionada à dislipidemia e à perda da função endotelial, que pode levar ao aumento da pressão arterial e à isquemia. II - O aumento de óxido nítrico e a adesão das células espumosas na camada íntima da artéria, ocorre durante a formação da placa de gordura; com isso, as células musculares lisas formam uma capa fibrosa aumentando, assim, o calibre das artérias comprometendo o seu funcionamento. Esta afirmação é falsa. O aumento de óxido nítrico geralmente é benéfico e não leva ao aumento do calibre das artérias de forma que comprometa seu funcionamento. Na verdade, a formação da placa de gordura leva ao estreitamento das artérias. III - A formação das placas de ateroma pode ser causada por fatores locais e sistêmicos e normalmente pode gerar quadros de infarto ocasionados pelo processo de necrose desenvolvido durante a isquemia ou, ainda, gerar quadros de tromboembolias causadoras de isquemias em diferentes órgãos. Esta afirmação é verdadeira, pois a formação de placas de ateroma está relacionada a diversos fatores e pode levar a infartos e tromboembolias. Com base na análise, as afirmações verdadeiras são I e III. Portanto, a alternativa correta é: Opção A: Apenas I e III.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade