Logo Passei Direto
Buscar

Pedagogia

Outros
Leia o texto a seguir: “O preconceito linguístico ocorre quando há diferenças linguísticas entre os falantes de um mesmo idioma. Assim, ele está associado às diferenças regionais — desde dialetos, regionalismo, gírias e sotaques — desenvolvidas ao longo do tempo e que envolvem os aspectos históricos, sociais e culturais de determinado grupo. Atualmente, o preconceito linguístico é recorrente e pode ser um fator importante para a exclusão social. No Brasil, ele pode ser observado com muita facilidade, levando em consideração que muitos creem que a sua maneira de falar seja superior a de outros grupos.” Como a escola deve atuar diante do preconceito linguístico decorrente das diversas variações da língua?
Escolha uma opção:
a.Não é papel da escola interferir no respeito às diversidades, sejam sociais, linguísticas, entre outras, pois isso é uma questão a ser trabalhada pelos pais.
b.A escola deve se preocupar em ensinar a gramática normativa, enquanto os pais devem trabalhar no combate do preconceito linguístico.
c.A escola deve se preocupar em ensinar a gramática normativa, excluindo quaisquer outras variações linguísticas.
d.A escola deve se preocupar em ensinar a gramática normativa e demonstrar que existem diferenças entre a fala e a escrita.
e.A escola deve se preocupar com o respeito às diferenças, bem como se livrar do mito de que existe uma única forma correta de falar.
User badge image
Pedagogiando

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Para responder à pergunta sobre como a escola deve atuar diante do preconceito linguístico, é importante considerar o papel da educação na promoção do respeito às diversidades linguísticas e culturais. Analisando as opções: a) Não é papel da escola interferir no respeito às diversidades... - Esta opção ignora a responsabilidade da escola em educar sobre diversidade e respeito. b) A escola deve se preocupar em ensinar a gramática normativa... - Embora a gramática normativa seja importante, essa opção não aborda o combate ao preconceito linguístico. c) A escola deve se preocupar em ensinar a gramática normativa, excluindo quaisquer outras variações linguísticas. - Esta opção é problemática, pois ignora a riqueza das variações linguísticas e perpetua o preconceito. d) A escola deve se preocupar em ensinar a gramática normativa e demonstrar que existem diferenças entre a fala e a escrita. - Esta opção é válida, mas ainda não aborda completamente o respeito às variações linguísticas. e) A escola deve se preocupar com o respeito às diferenças, bem como se livrar do mito de que existe uma única forma correta de falar. - Esta opção é a mais abrangente e promove o respeito às diversidades linguísticas, combatendo o preconceito. Portanto, a alternativa correta é: e) A escola deve se preocupar com o respeito às diferenças, bem como se livrar do mito de que existe uma única forma correta de falar.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Um leitor competente será aquele que possui autonomia para ter iniciativa própria de buscar seus interesses frente a leitura. Esse indivíduo terá capacidade de usar estratégias de leituras adequadas e buscar textos que se adequem às suas necessidades. Com o tratamento adequado dos conteúdos, é possível que o professor forme um leitor competente, que será aquele capaz de:
Assinale a opção que apresenta as afirmativas corretas:
I – Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as culturas.
II – Conhecer-se e construir sua identidade pessoal e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.
III – Reagir quando admoestado por colegas e/ou professores, demonstrando, assim, suas ideias e seus valores no que se refere à realidade que o circunda.
IV – Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
V – Expressar como sujeito dialógico, criativo e sensível, necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.
a.I, II, IV, V.
b.I, II, II, IV.
c.I, II, III.
d.III, IV, V.
e.IV, V.

Mais conteúdos dessa disciplina