Logo Passei Direto
Buscar

Pedagogia

Outros
Leia um trecho dos PCNs de Língua Portuguesa (1997, p. 15): “O domínio da língua, oral e escrita, é fundamental para a participação social efetiva, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento. Por isso, ao ensiná-la, a escola tem a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos saberes linguísticos, necessários para o exercício da cidadania, direito inalienável de todos”. Entretanto, há muitos anos se discute os problemas e as dificuldades enfrentadas pelos professores no ensino efetivo da Língua Portuguesa. Isso acontece porque:
Escolha uma opção:
a.O ensino de Língua Portuguesa requer o conhecimento prévio das regras gramaticais.
b.Os resultados dos exames nacionais demonstram que os alunos saem da escola sem saber ler e escrever.
c.O ensino de Língua Portuguesa deve garantir a participação social e cultural de forma efetiva das pessoas.
d.O real aprendizado da linguagem não é importante para os falantes da língua portuguesa.
e.A escola ensina os alunos a lerem, mas não a escreverem.
User badge image
Pedagogiando

há 4 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Para responder a essa questão, precisamos analisar as alternativas em relação ao contexto apresentado no trecho dos PCNs de Língua Portuguesa, que enfatiza a importância do domínio da língua para a participação social e a responsabilidade da escola em garantir o acesso aos saberes linguísticos. Vamos analisar as opções: a) O ensino de Língua Portuguesa requer o conhecimento prévio das regras gramaticais. - Embora o conhecimento gramatical seja importante, essa afirmação não aborda diretamente os problemas enfrentados pelos professores. b) Os resultados dos exames nacionais demonstram que os alunos saem da escola sem saber ler e escrever. - Esta opção reflete uma preocupação real e é um problema frequentemente discutido no contexto educacional. c) O ensino de Língua Portuguesa deve garantir a participação social e cultural de forma efetiva das pessoas. - Embora isso seja verdade e esteja alinhado com o trecho, não aborda diretamente as dificuldades enfrentadas pelos professores. d) O real aprendizado da linguagem não é importante para os falantes da língua portuguesa. - Essa afirmação é incorreta, pois o aprendizado da linguagem é fundamental. e) A escola ensina os alunos a lerem, mas não a escreverem. - Essa afirmação pode ser verdadeira em alguns contextos, mas não é uma generalização que abrange todos os problemas enfrentados. A alternativa que melhor reflete uma dificuldade enfrentada pelos professores no ensino efetivo da Língua Portuguesa, considerando o contexto dos PCNs e a realidade educacional, é: b) Os resultados dos exames nacionais demonstram que os alunos saem da escola sem saber ler e escrever.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Um leitor competente será aquele que possui autonomia para ter iniciativa própria de buscar seus interesses frente a leitura. Esse indivíduo terá capacidade de usar estratégias de leituras adequadas e buscar textos que se adequem às suas necessidades. Com o tratamento adequado dos conteúdos, é possível que o professor forme um leitor competente, que será aquele capaz de:
Assinale a opção que apresenta as afirmativas corretas:
I – Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as culturas.
II – Conhecer-se e construir sua identidade pessoal e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.
III – Reagir quando admoestado por colegas e/ou professores, demonstrando, assim, suas ideias e seus valores no que se refere à realidade que o circunda.
IV – Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
V – Expressar como sujeito dialógico, criativo e sensível, necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.
a.I, II, IV, V.
b.I, II, II, IV.
c.I, II, III.
d.III, IV, V.
e.IV, V.

Mais conteúdos dessa disciplina