Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
A fibromialgia é uma síndrome clínica dolorosa que está associada a fatores que afetam o sistema musculoesquelético. Os sintomas da fibromialgia são muito variáveis em aparecimento e intensidade. Nesse sentido, para essa síndrome, existem critérios definidos para seu diagnóstico clínico, como dor por mais de três meses, alterações do sono, quadros de depressão e ansiedade associados, dentre outros. Com relação a essa patologia, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Mais frequentemente diagnosticada no sexo masculino.
II- O modelo fisiopatológico aceito é que a doença causa alteração em algum mecanismo central de controle da dor.
III- Pode ser desencadeada por algum estresse não específico.
A As sentenças I e II estão corretas.
B Somente a sentença III está correta.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças II e III estão corretas.
User badge image
Questões para Estudantes

há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- Mais frequentemente diagnosticada no sexo masculino. Falso. A fibromialgia é mais frequentemente diagnosticada em mulheres do que em homens. II- O modelo fisiopatológico aceito é que a doença causa alteração em algum mecanismo central de controle da dor. Verdadeiro. A fibromialgia está associada a alterações no processamento da dor no sistema nervoso central. III- Pode ser desencadeada por algum estresse não específico. Verdadeiro. A fibromialgia pode ser desencadeada por estressores físicos ou emocionais, incluindo estresse não específico. Agora, vamos ver quais sentenças estão corretas: - A sentença I é falsa. - As sentenças II e III são verdadeiras. Portanto, a alternativa que contém todas as sentenças verdadeiras é: D) As sentenças II e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Cefaleia em salvas é a doença trigêmino-autonômica mais frequente, com início geralmente após os 20 anos de idade. A doença tem efeitos importantes na qualidade de vida dos pacientes, em alguns casos podendo levar à ideação suicida. Acredita-se que a cefaleia em salvas envolva uma atividade anormal sincronizada no hipotálamo, no sistema trigeminovascular e no sistema nervoso autônomo.
Sobre a cefaleia em salvas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As crises geralmente têm duração limitada de cinco a trinta minutos.
( ) É caracterizada por dor excruciante, unilateral e alterações autonômicas.
( ) A doença evolui em surtos que duram de um a seis meses.
A F - V - F.
B V - V - F.
C F - F - V.
D V - F - V.

O tecido muscular liso, também chamado de tecido muscular não estriado ou tecido muscular visceral, é constituído por células mononucleadas e alongadas. As células do músculo liso não apresentam estrias transversais. A contração dos músculos lisos é bem mais lenta que a da fibra esquelética, mas, em compensação, elas conseguem se manter contraídas por um período de tempo mais longo. Como característica, pertence a um grupo de tecido muscular, o qual possui contração involuntária e lenta. Sobre as estruturas e/ou vísceras que possuem o tecido muscular liso na sua composição, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Forma as camadas e/ou feixes nas paredes do tubo intestinal, no ducto biliar, nos ureteres, na bexiga, na via respiratória, no útero e nos vasos sanguíneos. Está presente no músculo eretor dos pelos (folículo piloso), na íris e corpo ciliar (olho), entre outros.
( ) Forma as camadas e/ou feixes nas paredes do tubo intestinal, no ducto biliar, nos ureteres, na bexiga, na via respiratória, no útero e nos vasos sanguíneos. Está presente no músculo cardíaco - mais especificamente no miocárdio e epicárdio -, na íris e corpo ciliar (olho), entre outros.
( ) Forma as camadas e/ou feixes nas paredes do tubo intestinal, no ducto biliar, nos ureteres, na bexiga, na via respiratória superiores - mais especificamente na mucosa nasal - e nos vasos sanguíneos. Está presente no músculo eretor dos pelos (folículo piloso), na íris, entre outros.
( ) Participa da contração das fibras musculares esqueléticas, forma as camadas e/ou feixes nas paredes do tubo intestinal, no ducto biliar e nos ureteres. Está presente no músculo eretor dos pelos (folículo piloso), na íris e corpo ciliar (olho), entre outros.
A - V - V - V - F.
B - V - F - F - F.
C - V - V - V - V.
D - F - V - V - V.

Acerca das doenças metabólicas, estas são doenças que ocasionam alteração quanto ao funcionamento geral do organismo, podendo estarem relacionadas a reações de ordem química ou mesmo metabólica. A Síndrome Metabólica (SM) é a associação de doenças crônicas relacionadas à alimentação e à atividade física, que levam ao excesso de peso e às alterações de colesterol, glicose e pressão arterial. Os portadores apresentam múltiplas patologias, como diabetes, coronarianopatias, insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral, doença arterial periférica, insuficiência renal e retinopatia.
Sobre as causas desencadeadoras da doença metabólica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) São fatores desencadeadores da síndrome metabólica: a obesidade (principalmente na região abdominal); hipertensão arterial sistêmica (pressão alta); alterações de colesterol (hipercolesterolemia); triglicérides e a hiperglicemia (glicemia elevada).
( ) São fatores desencadeadores da síndrome metabólica: a obesidade (principalmente na região abdominal); hipertensão arterial sistêmica (pressão alta); alterações de colesterol (hipercolesterolemia); triglicérides e a hipoglicemia (glicemia abaixo do padrão normal).
( ) A principal causa de uma síndrome metabólica é a resistência à insulina.
( ) Liberação excessiva de produtos finais da glicosilação avançada; hipoglicemia; níveis crescentes de espécies reativas de oxigênio; alterações microvasculares; entre outros.
A F - V - V - F.
B V - F - V - F.
C V - V - V - F.
D V - V - F - V.

As doenças reumáticas são compostas por diferentes distúrbios que atingem o aparelho locomotor do paciente, principalmente ossos, articulações, cartilagens, músculos, tendões e ligamentos. Sobre as doenças reumáticas, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A febre reumática é uma doença reumática infecciosa.
II- A gota é uma doença reumática metabólica.
III- O lúpus eritematoso sistêmico é uma doença reumática metabólica.
IV- A esclerose sistêmica é uma doença reumática mecânica.
A Somente a sentença II está correta.
B As sentenças I e IV estão corretas.
C As sentenças III e IV estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.

O esqueleto humano é uma obra de arquitetura fantástica. Ele possui a rigidez e a flexibilidade necessária para manter e proteger nosso organismo e permitir que realizemos diversos tipos de movimentos, como equilibrar-se num pé só.
Quanto ao tecido ósseo e as suas células, analise as sentenças a seguir: I- Os osteoclastos são células multinucleadas responsáveis pela reabsorção óssea. II- Os osteócitos são células responsáveis pela matriz óssea e pela formação do osso. III- Os osteoblastos são células com a forma de aranha responsáveis pela sustentação. IV- Os osteócitos são células derivadas do colágeno e de proteínas. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças II e III estão corretas.
B As sentenças I e IV estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina