Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
O estômago faz parte do sistema digestivo e é um dos órgãos envolvidos na digestão dos alimentos que consumimos. Em suas paredes que se encontram as glândulas gástricas, as estruturas responsáveis por produzir e liberar o suco gástrico, um líquido claro que ajuda a 'decompor' o que comemos. Essa substância é composta principalmente por água, enzimas, sais inorgânicos, uma pequena quantidade de ácido láctico - e uma bela dose de ácido clorídrico, que é uma solução altamente corrosiva que ajuda a transformar o bolo alimentar em uma massa pastosa chamada quimo. O estômago produz e libera um ácido capaz inclusive de dissolver alguns metais. Como é que o órgão não digere ele mesmo?
Assinale a alternativa CORRETA:
I- As paredes internas do estômago são revestidas por células epiteliais que secretam uma camada de substância viscosa e aderente que evita que o suco gástrico corroa o órgão.
II- Além de funcionar como uma barreira física entre o suco gástrico e as paredes do estômago, possui característica alcalina, que protege o epitélio dos efeitos corrosivos do suco gástrico.
A A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
B As asserções I e II estão proposições verdadeiras, mas II não é uma justificativa correta de I.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D As asserções I e II estão proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta de I.
User badge image
Testando o Conhecimento

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar as asserções: I- As paredes internas do estômago são revestidas por células epiteliais que secretam uma camada de substância viscosa e aderente que evita que o suco gástrico corroa o órgão. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois o estômago possui um revestimento mucoso que protege suas paredes do ácido gástrico. II- Além de funcionar como uma barreira física entre o suco gástrico e as paredes do estômago, possui característica alcalina, que protege o epitélio dos efeitos corrosivos do suco gástrico. Falso, a camada de muco é realmente uma barreira física, mas a substância viscosa não é alcalina; ela é mais neutra e não tem a função de neutralizar o ácido, mas sim de proteger as células do epitélio. Agora, vamos às alternativas: A) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. Correto, pois a I é verdadeira e a II é falsa. B) As asserções I e II estão proposições verdadeiras, mas II não é uma justificativa correta de I. Incorreto, pois a II é falsa. C) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. Incorreto, pois a I é verdadeira. D) As asserções I e II estão proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta de I. Incorreto, pois a II é falsa. Portanto, a alternativa correta é: A) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na puberdade, começam as mudanças no corpo feminino, ocasionadas pela ação do hormônio estrogênio. Essas mudanças resultarão nas características sexuais secundárias, como desenvolvimento das mamas, aparecimento de pêlos e o aumento das genitálias. Sobre os órgãos do sistema reprodutor, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Correspondem às gônadas femininas, são as estruturas que armazenam os óvulos, estão localizados no abdômen, uma de cada lado do útero.
( ) É considerado o órgão de copulação feminino, possibilita a expulsão do sangue menstrual e também a saída do bebê durante o parto.
( ) São também denominadas de trompas de Falópio, e durante o período da ovulação, apresentam movimentos musculares que levam o óvulo até o útero.
( ) Está localizado entre a bexiga e o reto, órgão musculoso e oco, que aloja o bebê durante a gestação.
A IV - III - I - II.
B II - I - III - IV.
C I - IV - II - III.
D III - II - IV - I.

Os rins são órgãos que fazem parte do sistema excretor e auxiliam a regular a composição e o volume do sangue e remove seus resíduos na forma de urina. Dentro dos rins, estão os néfrons, unidades filtradoras que estão representadas na imagem anexa.
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O corpúsculo renal é formado pela cápsula renal, também conhecida como Cápsula de Bowmann, e pelo glomérulo, local onde ocorre a filtração do sangue.
II- No túbulo proximal ocorre a reabsorção de nutrientes como glicose, vitaminas, sais minerais através do transporte ativo.
III- Na alça de Henle, especificamente no ramo descendente, ocorre a secreção do excesso de água e sais minerais e dos produtos nitrogenados, como ureia.
IV- A partir do ducto coletor, a urina é conduzida para a pelve renal e para o ureter, que a conduz até a bexiga urinária, que tem capacidade de armazená-la.
A - As sentenças I, II e III estão corretas.
B - As sentenças III e IV estão corretas.
C - As sentenças I, II e IV estão corretas.
D - As sentenças I e III estão corretas.

[Laboratório Virtual – Sistema Digestório] A cavidade própria da boca encontra-se internamente aos dentes, sendo o espaço entre os arcos dentais maxilar e mandibular e o local em que é secretado o conteúdo das glândulas salivares, as quais podem ser divididas entre menores e maiores.
Com relação às glândulas salivares maiores, assinale a alternativa CORRETA:
A - As glândulas submandibulares são encontradas na parede inferior (assoalho) da boca; situam-se mediais e parcialmente inferiores à mandíbula.
B - As glândulas parótidas se situam abaixo da língua e acima das glândulas submandibulares.
C - As glândulas sublinguais estão localizadas inferior e anterior às orelhas, entre a pele e o músculo masseter.
D - As glândulas palatinas estão localizadas próximas à região da faringe, auxiliando a deglutição dos alimentos.

As principais camadas do trato digestório incluem a túnica mucosa, a tela submucosa, a túnica muscular e a túnica serosa. Variações na estrutura dessas quatro camadas ocorrem ao longo do trato digestório. Essas variações estão relacionadas a funções específicas de cada órgão e região.
Sobre as principais camadas do intestino grosso, assinale a alternativa CORRETA:
A O intestino grosso não apresenta túnica serosa, uma vez que este órgão não possui o peritônio, que corresponde à camada de células serosas que recobrem a parede abdominal.
B A túnica muscular do intestino grosso possui três camadas de músculo estriado esquelético, responsáveis principalmente pelos movimentos peristálticos voluntários, que direcionam o bolo alimentar.
C Na camada mucosa temos a presença de epitélio colunar simples, onde estão presentes as células absorptivas e caliciformes, que atuam principalmente na absorção de água e na secreção de muco, respectivamente.
D A camada submucosa do intestino grosso é constituída por uma camada externa de músculo liso longitudinal e uma camada interna de músculo liso circular, responsáveis pela diminuição da área de absorção.

A função do epitélio glandular é a secreção, que é realizada pelas células glandulares que frequentemente se encontram em grupos inseridos no epitélio de cobertura e de revestimento. Uma glândula pode consistir em uma única célula ou em um grupo de células que secretem substâncias em ductos (tubos), em uma superfície ou no sangue, quando não há ductos.
Sobre os tipos de glândulas que compõem o corpo humano, assinale a alternativa CORRETA:
A As glândulas endócrinas são formadas por células produtoras e secretoras de moléculas químicas, denominadas de hormônios, que entram no líquido intersticial e, então, se difundem na corrente sanguínea.
B As glândulas exócrinas são formadas por células especializadas que liberam seus hormônios diretamente na corrente sanguínea, sem passar pelo lúmen, dessa forma, conseguem chegar às células-alvo com maior facilidade.
C As glândulas endócrinas podem ser divididas em autócrinas e merócrinas, dependendo do tipo de hormônio secretado. São exemplos as glândulas salivares e suprarrenais.
D As glândulas mistas, como a hipófise e a tireoide, possuem tanto tecidos que possuem a função exócrina, lançando seus produtos em ductos, como a função endócrina, lançando os hormônios na corrente sanguínea.

O pâncreas é uma glândula mista situada logo abaixo do estômago que possui tanto função exócrina, que consiste em secretar o suco pancreático, mas também possui função endócrina. A função endócrina do pâncreas está na secreção de dois principais hormônios.
Sobre os hormônios pancreáticos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Os hormônios secretados pelo pâncreas são a insulina e o glucagon, os quais são responsáveis pela regulação do metabolismo da glicose.
II- A insulina é responsável por aumentar os níveis de glicose no sangue, enquanto o glucagon tem a capacidade de transportar a glicose para dentro das células do corpo, diminuindo seus níveis na corrente sanguínea.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições falsas.
c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
d) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Existem duas glândulas suprarrenais em nosso corpo, localizadas superiormente a cada um de nossos rins. Cada glândula suprarrenal contém regiões que produzem hormônios diferentes, o córtex que fica externamente, e a medula que fica internamente.
Baseado nesse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A medula produz e secreta adrenalina e noradrenalina, ambas liberados em situações de estresse e durante exercícios.
( ) O córtex produz aldosterona, que é um mineralocorticoide, além de produzir hormônios relacionados à puberdade e ao cortisol.
( ) As glândulas suprarrenais elaboram, produzem e armazenam a urina temporariamente.
( ) As glândulas suprarrenais são as unidades filtradoras dos rins e participam indiretamente na produção de urina.
a) V - V - F - F.
b) F - F - F - V.
c) F - V - V - F.
d) V - F - V - F.

Os desreguladores endócrinos (DEs) são substâncias e compostos químicos que interferem em glândulas como pâncreas, tireoide, hipófise, suprarrenais, ovários e testículos. Essas glândulas são responsáveis pelo controle do metabolismo, funções reprodutivas, funcionamento do sistema nervoso, crescimento e outros processos do organismo humano. Os desreguladores endócrinos existem no meio ambiente e são capazes de interferir no sistema endócrino, aumentando ou diminuindo o processo de produção e ação dos hormônios.
Com relação ao controle das secreções do sistema endócrino, assinale a alternativa CORRETA:
A Os desreguladores endócrinos são as substâncias capazes de controlar todas as secreções endócrinas do nosso organismo.
B A liberação dos hormônios pelas glândulas endócrinas é regulada através de um sistema chamado de retroalimentação ou feedback.
C A hipófise é o órgão responsável pelo controle de todas as glândulas do sistema endócrino, através da liberação do hormônio calcitonina.
D O controle do sistema endócrino se dá a partir do sistema nervoso, o qual libera estímulos físicos, que sinalizam a inibição ou liberação de determinado hormônio.

(ENADE, 2019) Segundo a Organização Mundial de Saúde e Associação Americana de Diabetes, a Diabetes Mellitus (DM) pode ser classificada como tipo 1, tipo 2, Diabetes Gestacional e outros tipos. A DM tipo 2 é cerca de 8 a 10 vezes mais comum do que a tipo 1 e pode ser tratada com dietas, exercícios físicos e medicamentos orais. As medicações, quando utilizadas de forma isolada das demais terapias, raramente levam ao estado de euglicemia.
Com base no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Um dos mecanismos envolvidos no desenvolvimento da DM tipo 2 é a contínua produção de insulina pelo pâncreas.
II- A incapacidade de absorção de glicose pelas células leva à resistência insulínica.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
B As asserções I e II são proposições falsas.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
D A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Mais conteúdos dessa disciplina