Logo Passei Direto
Buscar
A força muscular é diferente entre homens e mulheres. Em relação a essa questão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) A força muscular difere entre homens e mulheres devido ao impacto da testosterona nas células musculares durante as fases de crescimento, sendo a força muscular absoluta diferente entre os sexos.
( ) A força muscular independente de ser relativa ou absoluta sempre será mais alta no sexo masculino.
( ) Período do ciclo menstrual que ocorre quatorze dias após a menstruação até começar a próxima menstruação e é menos apropriada para o crescimento e reparo muscular, sugerindo redução na carga de treino.
( ) Período do ciclo menstrual que vai início da menstruação até aproximadamente quatorze dias depois e é mais apropriada para o crescimento e reparo muscular, sugerindo aumento na carga de treino.
( ) É uma síndrome caracterizada pela amenorréia, que é a ausência do ciclo menstrual, distúrbios alimentares e baixa densidade mineral óssea.
a) ( ) I, III e II.
b) ( ) I, II e III.
c) (X) II, I e III.
d) ( ) III, II e I.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre a força muscular entre homens e mulheres: ( ) A força muscular difere entre homens e mulheres devido ao impacto da testosterona nas células musculares durante as fases de crescimento, sendo a força muscular absoluta diferente entre os sexos. É verdadeira (V). A testosterona tem um papel significativo no desenvolvimento da massa muscular, o que resulta em diferenças na força muscular absoluta entre os sexos. ( ) A força muscular independente de ser relativa ou absoluta sempre será mais alta no sexo masculino. É falsa (F). Embora, em geral, os homens tenham maior força muscular absoluta, a força relativa (força em relação ao peso corporal) pode ser comparável entre os sexos, dependendo do treinamento e da composição corporal. ( ) Período do ciclo menstrual que ocorre quatorze dias após a menstruação até começar a próxima menstruação e é menos apropriada para o crescimento e reparo muscular, sugerindo redução na carga de treino. É verdadeira (V). Este período é conhecido como fase lútea, onde algumas mulheres podem experimentar uma diminuição na performance e recuperação. ( ) Período do ciclo menstrual que vai do início da menstruação até aproximadamente quatorze dias depois e é mais apropriada para o crescimento e reparo muscular, sugerindo aumento na carga de treino. É verdadeira (V). Este é o período folicular, onde os níveis de estrogênio são mais altos, favorecendo o crescimento muscular. ( ) É uma síndrome caracterizada pela amenorréia, que é a ausência do ciclo menstrual, distúrbios alimentares e baixa densidade mineral óssea. É verdadeira (V). Isso se refere à síndrome da triade da atleta, que pode afetar mulheres atletas. Agora, vamos classificar as sentenças: 1. V 2. F 3. V 4. V 5. V Com isso, a sequência correta é: V - F - V - V - V. Nenhuma das alternativas apresentadas corresponde a essa sequência. Portanto, a resposta correta não está entre as opções fornecidas. Você deve criar uma nova pergunta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Capacidade motora é diferente de habilidade motora e essa diferença está nas definições que existem na literatura pertinente ao assunto. Magill (2000) define capacidade motora como “um traço geral ou qualidade de um indivíduo relacionada com o desempenho de uma variedade de habilidades motoras, sendo um componente da estrutura dessas habilidades” e habilidade motora como “pressupostos, característica ou traço gerais, determinantes do potencial individual de aprendizagem e do rendimento em habilidades motoras específicas”.
Com base nessas definições e nas explicações dadas ao longo dessa unidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas.
( ) Quando começamos a aprender uma atividade que é desconhecida para nós em termos de prática motora, como por exemplo tocar piano, estamos aprendendo uma nova habilidade motora.
( ) Quando resolvemos praticar um treinamento físico e fazemos exercícios específicos para melhorar os níveis de força do nosso corpo, nós estamos desenvolvendo uma capacidade motora condicional.
( ) Quando o jogador de futebol já é profissional, ou seja, já domina as regras, táticas e as técnicas do jogo, mas continua treinando para melhorar o modo como joga, ele está desenvolvendo uma habilidade motora e se tornando mais habilidoso no ato de jogar futebol.
( ) Quando resolvemos fazer uma corrida para melhorar o nosso condicionamento físico, estamos desenvolvendo a habilidade motora de corrida.
a) (X) V - V - V - F.
b) ( ) V - F - F - V.
c) ( ) F - F - V - F.
d) ( ) F - V - V - V.

Os termos treinamento de força, treinamento com pesos, treinamento muscular, treinamento contra resistência, treinamento funcional são alguns nomes que podem aparecer na literatura com o mesmo significado de treinamento resistido.
Sobre o treinamento resistido, analise as seguintes sentenças:
I- O treinamento resistido é um método de treinamento utilizado para desenvolver as habilidades motoras e é realizado somente através de aparelhos sofisticados que promovam uma força opositora que ajude a musculatura esquelética.
II- Os termos treinamento de força, treinamento com pesos e treinamento resistido são todos utilizados para descrever um tipo de exercício que exige que a musculatura corporal se movimente (ou tente se movimentar) contra uma força oposta.
III- O termo treinamento resistido é o mais amplo entre os termos treinamento de força e treinamento com pesos. O treinamento resistido é um método de treinamento físico muito utilizado para melhorar o desempenho de atletas de diversas modalidades e para a melhoria da aptidão física e saúde de indivíduos em geral e populações específicas.
IV- Os termos treinamento de força e treinamento resistido faz referência as modalidades de treinamento que incluem exercícios pliométrico, corrida em ladeiras, exercícios com o próprio peso do corpo, exercícios com acessórios, enquanto o termo treinamento com peso, faz referência ao treinamento específico com a utilização do peso livre ou algum tipo de equipamento de treinamento com peso.
a) ( ) Somente a afirmativa IV está correta.
b) (X) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
c) ( ) As afirmativas II e IV estão corretas.
d) ( ) Somente a afirmativa I está correta.

A utilização de acessórios, pesos livres, aparelhos com molas e aparelhos com polia são uma opção para o aumento da resistência e um meio de diversificar os exercícios de um programa de treinamento resistido.
Sobre os acessórios e aparelhos, associe os itens com as respectivas assertivas.
I- Acessórios
II- Aparelhos com molas
III- Aparelhos com polias
( ) Se você for à um estúdio de pilates e resolver fazer um exercício nos aparelhos, você verá que em alguns exercícios são ajudados por elas e em outros casos, elas dificultam a realização do exercício. Mas considere que, se por um lado ela auxilia o exercício pois está a favor do movimento, por outro, esse fato cria uma instabilidade exigindo que o corpo use sua força para manter o equilíbrio corporal e isso, aumenta o grau de dificuldade da execução do movimento.
( ) Cada um tem sua particularidade e objetiva trabalhar aspectos específicos do corpo, portanto, tem a função de promover diferentes adaptações à estrutura corporal. São exemplos, a bola suíça, o rolo, o foam roller, o bosu, as superfícies de espumas, as bandas elásticas, o kettebell, o medicineball, a prancha de deslizamentos e outros.
( ) Podemos encontrar esses tipos de aparelhos na musculação. Utilizam tipos de rodas que podem ser acopladas em aparelho com o objetivo de reduzir o esforço realizado para deslocar objetos com muito peso.
a) ( ) I, III e II.
b) (X) II, I e III.
c) ( ) II, III e II.
d) ( ) III, I e II.

Os exercícios resistidos promovem, ou tentam promover, o movimento através da musculatura musculoesquelética contra uma resistência. São muitos os métodos utilizados para conseguir o objetivo acima citado e todos os métodos apresentam vantagens e desvantagens.
Sobre os métodos e as vantagens e desvantagens de cada método, analise as seguintes sentenças:
I- O ponto positivo de utilizarmos o nosso próprio corpo como resistência nos exercícios é que como não temos que nos preocupar com nenhum material externo, a concentração no exercício é maior, e, portanto, a percepção do nosso corpo durante a execução do exercício será melhor e o movimento será realizado com mais precisão. Já um ponto negativo é que muitas vezes o praticante não tem força suficiente para realizar o exercício ou realiza o exercício incorretamente.
II- O pilates é um método que pode ser realizado apenas com o peso corporal, com utilização de acessórios ou com aparelhos. Existe o pilates realizado no solo, que é chamado de pilates solo ou mat pilates, em que os exercícios são realizados no solo somente com a resistência do corpo ou com a ajuda de acessórios e existe o pilates que chamamos de pilates com aparelhos, em que os exercícios são realizados com a utilização de aparelhos.
III- O treinamento funcional trabalha com movimentos e não músculo, ou seja, não coloca sua intenção apenas no desenvolvimento da capacidade motora força, mas também procura ensinar como lidar com o próprio peso corporal, trabalhando o equilíbrio e a consciência corporal.
IV- Os exercícios com a bola suíça podem ser realizados com o corpo em várias posições. Nos exercícios em pé, podemos colocar a bola contra parede e trabalhar membros inferiores fazendo agachamentos e deixando a bola deslizar atrás, entre a bola e o tronco, o que facilita a execução do exercício, ideal para o praticante iniciante. Já para os membros superiores, podemos utilizar a bola para fazer sobrepeso ao elevar os braços. Na posição de decúbito dorsal, ou seja, deitado de costas apoiadas no chão, a instabilidade pode ser conseguida apoiando os pés sobre a bola, enquanto em decúbito ventral, que é a posição de barriga para baixo, podemos apoiar os cotovelos na bola para causar o desequilíbrio e promover resistência no corpo como todo à medida que o praticante procura se estabilizar na bola para fazer o exercício.
a) ( ) Somente a afirmativa IV está correta.
b) (X) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
c) ( ) As afirmativas II e III estão corretas.
d) ( ) Somente a afirmativa I está correta.

As adaptações ocorrem com intensidade diferente à medida que o atleta ou aluno se aperfeiçoa no exercício executado.
Assinale a alternativa correta:
I- A frequência cardíaca diminui em consequência de exercícios com pesos e isométricos enquanto que e o volume sistólico e débito cardíaco podem aumentar em pessoas treinadas em relação a pessoas destreinadas.
II- A variável frequência cardíaca diminui com o treinamento físico e essa alteração torna o sistema cardiorrespiratório pior. Ter uma frequência cardíaca mais baixa, quer dizer que o coração é incapaz de bombear mais sangue a cada batida, e que, portanto, precisa bater muito mais para se adequar as demandas de sangue exigidas pelo corpo.
III- A hipertrofia muscular pode ocorrer tanto nas fibras de contração do tipo I, denominadas de fibras de contração lenta, quanto nas fibras do tipo II, denominadas de fibras de contração rápida. Entretanto, o treinamento resistido parece aumentar em maior magnitude o tamanho das fibras musculares do tipo II em relação as fibras do tipo I.
IV- São três os fatores que explicam e influenciam a capacidade força: o corte transversal do músculo, o tipo de fibra e o arranjo mecânico do osso e do músculo. O aumento da força não está ligado necessariamente a hipertrofia muscular, pois outros fatores importantes, como os fatores neurológicos e densidade mineral óssea afetam a força humana.
a) ( ) Somente a afirmativa IV está correta.
b) (X) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
c) ( ) As afirmativas II e III estão corretas.
d) ( ) Somente a afirmativa I está correta.

O treinamento esportivo foi se desenvolvendo ao longo do tempo e se fundamentou em alguns princípios e variáveis do treinamento. Com base nos princípios definidos por Bompa (2002), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) O princípio da adaptação se relaciona com o estresse físico, mental e bioquímico proporcionado pelo ambiente do qual o corpo se defende. O corpo busca a homeostase, ou seja, o equilíbrio e por isso, cada estímulo promove uma resposta. Se o estímulo for forte não haverá alterações no organismo, porém, se o estímulo for fraco poderá haver uma adaptação no organismo.
( ) O princípio da individualização biológica explica a variabilidade entre as pessoas. Não existem pessoas iguais entre si, cada um possui uma estrutura física e psíquica que obriga a estabelecer diferentes tipos de treinamento para uma preparação física e esportiva.
( ) No princípio da sobrecarga as adaptações que ocorrem são decorrentes da sobrecarga, que funciona como agente estressante. A sobrecarga se relaciona com as variáveis densidade e complexidade do treinamento. Se essas variáveis forem aplicadas em quantidade alta poderão não causar efeito e se forem aplicadas em quantidades muito baixa causarão danos ao organismo.
( ) O princípio da especificidade significa que para determinado parâmetro no treinamento é preciso trabalhar especificamente esse parâmetro. Não existe nenhum treino que desenvolva simultaneamente todos os parâmetros de um desempenho, por isso um bom programa de treinamento deve ser variado.
a) ( ) V - V - V - F.
b) ( ) V - F - F - V.
c) ( ) F - F - V - F.
d) (X) F - V - F - V.

Mais conteúdos dessa disciplina