Logo Passei Direto
Buscar
As grandes emissões de dióxido de carbono são a causa principal do efeito estufa.
Para conseguir tal objetivo, o procedimento mais apropriado e utilizado em condições especiais de laboratório é.
a) comprimir o dióxido de carbono até convertê-lo em gelo seco.
b) baixar a temperatura do dióxido de carbono até convertê-lo em gelo seco.
c) fazer o dióxido de carbono reagir com um óxido básico.
d) fazer o dióxido de carbono reagir com um óxido ácido.
User badge image
Desafios para Aprender

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder a essa pergunta, precisamos entender o que acontece com o dióxido de carbono (CO₂) em condições especiais de laboratório. Analisando as alternativas: a) Comprimir o dióxido de carbono até convertê-lo em gelo seco - O gelo seco é, na verdade, CO₂ sólido, que se forma quando o CO₂ é submetido a altas pressões e baixas temperaturas. Essa opção é correta, pois a compressão é um método utilizado para transformar o CO₂ gasoso em sólido. b) Baixar a temperatura do dióxido de carbono até convertê-lo em gelo seco - Essa opção também é válida, pois o CO₂ pode ser resfriado para se tornar sólido, mas a compressão é um passo importante nesse processo. c) Fazer o dióxido de carbono reagir com um óxido básico - Essa opção não é relevante para a conversão do CO₂ em gelo seco. d) Fazer o dióxido de carbono reagir com um óxido ácido - Assim como a opção anterior, essa não se aplica ao processo de conversão do CO₂ em gelo seco. Diante disso, as opções a) e b) são corretas, mas a opção a) é mais específica em relação ao procedimento utilizado em laboratório. Portanto, a resposta correta é: a) comprimir o dióxido de carbono até convertê-lo em gelo seco.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O ácido fluorídrico, descoberto no século XVIII, é usado na produção de gases refrigerantes, agrotóxicos, detergentes, na purificação de minérios, na indústria petroquímica e no enriquecimento do urânio para fins de geração de energia nuclear. É letal quando ingerido e sua inalação causa broncoespasmos, obstrução das vias respiratórias e queimaduras.
Sobre o ácido fluorídrico, assinale a única afirmação verdadeira.
a) O ácido fluorídrico é um ácido forte devido à grande diferença de eletronegatividades entre o flúor e o hidrogênio.
b) Por atacar derivados da sílica, o ácido fluorídrico não pode ser armazenado em recipientes de vidro.
c) As ligações intermoleculares, relativamente fortes, do ácido fluorídrico explicam por que ele é considerado um ácido forte.
d) Mesmo sendo um composto molecular, em presença da água, o ácido fluorídrico sofre um processo de dissociação iônica.

Reações de oxidorredução são reações químicas onde ocorrem transferências de elétrons entre duas ou mais substâncias químicas. Numa reação de oxidorredução sempre há perda e ganho de elétrons, pois os que são perdidos por um átomo, íon ou molécula são imediatamente recebidos por outros. No meio em que vivemos, ocorrem muitas reações de oxidorredução. A esse respeito, assinale a afirmação verdadeira.
a) Quando o vinho é exposto ao ar, ele se transforma em vinagre, cujo principal componente é o ácido acético. Isso ocorre porque o álcool etílico ou etanol presente no vinho reduz-se em contato com o oxigênio atmosférico, resultando no ácido acético.
a) Quando o vinho é exposto ao ar, ele se transforma em vinagre, cujo principal componente é o ácido acético. Isso ocorre porque o álcool etílico ou etanol presente no vinho reduz-se em contato com o oxigênio atmosférico, resultando no ácido acético.
b) O efeito branqueador dos alvejantes se dá em razão da presença dos seguintes agentes oxidantes: o ânion hipoclorito (em geral, na forma de sal sódico – NaOC), presente, por exemplo, na água sanitária, e o peróxido de hidrogênio (H2O2), que é comercializado como água oxigenada.
c) Um bafômetro simples descartável consiste em um tubo transparente contendo uma solução aquosa do sal dicromato de potássio e sílica umedecida com ácido sulfúrico, misturada com cor laranja. Esse sal, em contato com o vapor do álcool contido na respiração do motorista embriagado, reage, mudando a coloração para verde. Isso significa que é causada a redução do etanol (álcool) a etanal.
d) Em supermercados, as latas contendo alimentos são feitas de ferro revestido por estanho. Não se deve comprar alimento que esteja em lata amassada, porque o revestimento metálico é usado para evitar que o metal constituinte do objeto se oxide; esse revestimento deve permanecer intacto, sem ranhuras, para evitar o contato do metal com maior potencial de oxidação com o alimento.

Mais conteúdos dessa disciplina