Logo Passei Direto
Buscar
Leia o fragmento do texto: "Valorizam-se os estudos do cotidiano escolar como fonte de conhecimento para o alcance da íntima relação entre a didática pensada e a didática vivida – o novo desafio de então".
Considerando o fragmento do texto e os conteúdos do livro-base Didática sobre a mudança para a didática fundamental a partir da década de 1980, assinale a alternativa correta:
A Deixou de apontar alternativas concretas para o ensino da didática, considerando que ele acontecia da melhor forma possível.
B Com as críticas e as denúncias que fez contra a didática instrumental, a perspectiva da didática fundamental passou a pensar no planejamento como o principal ponto a ser enfatizado.
C Além de criticar e denunciar a didática de caráter meramente instrumental que estava em voga, buscou alternativas para a construção de novos conhecimentos na área.
D Realizou as devidas críticas contra a didática instrumental, porém não houve propostas de novos conhecimentos para a área.
E A nova proposta da didática fundamental pautou-se na neutralidade pedagógica e no rigor metodológico com base na pedagogia tecnicista.
User badge image
Didaticamente

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar as alternativas com base no contexto do fragmento e na mudança para a didática fundamental a partir da década de 1980. A) Deixou de apontar alternativas concretas para o ensino da didática, considerando que ele acontecia da melhor forma possível. - Esta alternativa não é correta, pois a didática fundamental buscou justamente repensar e propor novas abordagens. B) Com as críticas e as denúncias que fez contra a didática instrumental, a perspectiva da didática fundamental passou a pensar no planejamento como o principal ponto a ser enfatizado. - Embora o planejamento seja importante, essa alternativa não abrange a busca por novas construções de conhecimento. C) Além de criticar e denunciar a didática de caráter meramente instrumental que estava em voga, buscou alternativas para a construção de novos conhecimentos na área. - Esta alternativa é correta, pois reflete a crítica à didática instrumental e a busca por novas abordagens e conhecimentos. D) Realizou as devidas críticas contra a didática instrumental, porém não houve propostas de novos conhecimentos para a área. - Esta alternativa é incorreta, pois a didática fundamental realmente buscou novas propostas. E) A nova proposta da didática fundamental pautou-se na neutralidade pedagógica e no rigor metodológico com base na pedagogia tecnicista. - Esta alternativa não é correta, pois a didática fundamental se opôs à neutralidade e ao tecnicismo. Portanto, a alternativa correta é: C) Além de criticar e denunciar a didática de caráter meramente instrumental que estava em voga, buscou alternativas para a construção de novos conhecimentos na área.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia a citação: "O pensamento crítico a respeito de currículo no mundo, de modo geral, começa a ser desenvolvido a partir da preocupação com a educação das massas, ou seja, quando a educação passa a ser desenvolvida pelos governos e destinada para as populações de modo geral".
Considerando a citação acima e de acordo com a Aula 2 (vídeo 2, tema 1 - Início da discussão sobre teoria de currículo no mundo), assinale a alternativa que indica corretamente as características do contexto mundial, com a ascensão do Capitalismo, que despertou a preocupação com o currículo escolar:
A Processo de imigração da população das cidades para o campo e mudanças no mundo do trabalho devido ao desenvolvimento da agricultura. Este processo exigiu criar escolas para atender as massas e não apenas as elites.
B Processo de crescimento da população e criação de escolas para atender a população economicamente privilegiada, os futuros dirigentes intelectuais e políticos da sociedade.
C Processo migratório da população do campo para a cidade e mudanças no mundo do trabalho devido ao desenvolvimento da industrialização. Este processo exigiu criar escolas para atender as massas e não apenas as elites.
D Crise econômica do capitalismo que se baseia em valores cristãos próprios da Idade Média e criação de escolas para preparar os futuros dirigentes da sociedade, como advogados, clérigos e professores.
E Disputas econômicas e políticas que impulsionaram a criação de escolas com currículos na perspectiva da diversidade cultural, demonstrando preocupação com questões como gênero, raça e etnia.

Mais conteúdos dessa disciplina