Logo Passei Direto
Buscar
Leia o fragmento do texto: "Na tendência pedagógica liberal ou conservadora, a manifestação da prática pedagógica se dá até 1930, lembrando que ocorreu o monopólio jesuítico até 1759 da igreja católica e as questões leigas do liberalismo clássico que foram de 1759 a 1930". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MACHADO, D.; SOARES, K.C.D. Currículo e Sociedade. Curitiba: Intersaberes. 2019, p. 2.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos da Aula 3 (vídeo 2, tema 1 - Tendências pedagógicas liberais ou conservadoras), assinale a alternativa que apresenta corretamente como o conhecimento é trabalhado, baseando-se nas tendências pedagógicas liberais ou conservadoras:
A Por meio da memorização e da repetição das atividades de fixação.
B Com o intuito de adequar as necessidades do indivíduo com o meio social.
C Objetivando a utilização da tecnologia comportamental, produzindo seres humanos competentes e úteis para o mercado de trabalho.
D Tendo como finalidade promover aos alunos a vivência e a experimentação frente a alguns desafios cognitivos.
E Visando a valorização, como uma técnica que dá condições para o desenvolvimento mental.
User badge image
Didaticamente

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar as alternativas com base nas tendências pedagógicas liberais ou conservadoras mencionadas no fragmento do texto. A) Por meio da memorização e da repetição das atividades de fixação. - Essa alternativa se alinha com uma abordagem mais tradicional, que é característica das tendências conservadoras. B) Com o intuito de adequar as necessidades do indivíduo com o meio social. - Essa opção reflete uma abordagem mais liberal, que busca integrar o indivíduo à sociedade, mas não é a principal característica das tendências liberais ou conservadoras. C) Objetivando a utilização da tecnologia comportamental, produzindo seres humanos competentes e úteis para o mercado de trabalho. - Essa alternativa é mais contemporânea e não se encaixa diretamente nas tendências liberais ou conservadoras mencionadas. D) Tendo como finalidade promover aos alunos a vivência e a experimentação frente a alguns desafios cognitivos. - Essa opção é mais alinhada com abordagens construtivistas, que não são especificamente liberais ou conservadoras. E) Visando a valorização, como uma técnica que dá condições para o desenvolvimento mental. - Essa alternativa pode se relacionar com a valorização do conhecimento, mas não é uma característica central das tendências liberais ou conservadoras. Diante dessa análise, a alternativa que melhor representa como o conhecimento é trabalhado nas tendências pedagógicas liberais ou conservadoras é: A) Por meio da memorização e da repetição das atividades de fixação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia a citação: "O pensamento crítico a respeito de currículo no mundo, de modo geral, começa a ser desenvolvido a partir da preocupação com a educação das massas, ou seja, quando a educação passa a ser desenvolvida pelos governos e destinada para as populações de modo geral".
Considerando a citação acima e de acordo com a Aula 2 (vídeo 2, tema 1 - Início da discussão sobre teoria de currículo no mundo), assinale a alternativa que indica corretamente as características do contexto mundial, com a ascensão do Capitalismo, que despertou a preocupação com o currículo escolar:
A Processo de imigração da população das cidades para o campo e mudanças no mundo do trabalho devido ao desenvolvimento da agricultura. Este processo exigiu criar escolas para atender as massas e não apenas as elites.
B Processo de crescimento da população e criação de escolas para atender a população economicamente privilegiada, os futuros dirigentes intelectuais e políticos da sociedade.
C Processo migratório da população do campo para a cidade e mudanças no mundo do trabalho devido ao desenvolvimento da industrialização. Este processo exigiu criar escolas para atender as massas e não apenas as elites.
D Crise econômica do capitalismo que se baseia em valores cristãos próprios da Idade Média e criação de escolas para preparar os futuros dirigentes da sociedade, como advogados, clérigos e professores.
E Disputas econômicas e políticas que impulsionaram a criação de escolas com currículos na perspectiva da diversidade cultural, demonstrando preocupação com questões como gênero, raça e etnia.

Mais conteúdos dessa disciplina