Logo Passei Direto
Buscar
As Organizações Internacionais legitimam a ação dos Estados e, em alguns momentos, legitimam os próprios Estados e, nessa mesma lógica, também podem minar as políticas de Estado.
Neste sentido, são exemplos dessa relação entre Estados:
I. As Organizações Internacionais ajudam a criar, interpretar, implementar e, às vezes, fazer cumprir a lei internacional, tanto por meio de seu trabalho explicitamente normativo, bem como por meio de suas atividades operacionais.
II. Com a experiência que reside nessas instituições, elas geram ideias, conhecimento e conselhos sobre políticas.
Somente I está correta.
Somente II está correta.
I e II estão corretas.
I e II estão incorretas.
I e II estão corretas, e II é a justificativa da I.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar as afirmativas: I. As Organizações Internacionais ajudam a criar, interpretar, implementar e, às vezes, fazer cumprir a lei internacional, tanto por meio de seu trabalho explicitamente normativo, bem como por meio de suas atividades operacionais. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois as Organizações Internacionais desempenham um papel fundamental na normatização e na implementação de leis internacionais. II. Com a experiência que reside nessas instituições, elas geram ideias, conhecimento e conselhos sobre políticas. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois as Organizações Internacionais, devido à sua experiência e expertise, realmente contribuem com ideias e conselhos sobre políticas. Ambas as afirmativas estão corretas. Portanto, a alternativa correta é: I e II estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A interação entre as Organizações Internacionais e as possíveis soluções abarcadas pela governança global são múltiplas e difusas.
Dentre as opções, a seguir, qual delas apresenta três dessas soluções?
A construção de novas ideias, a promoção de agendas específicas e o monitoramento de objetivos e estratégias.
A promoção de agendas específicas, as reformas institucionais em países do Sul Global e a promoção de temas ambientais.
A criação de comunidades de especialistas, a promoção de agenda ambiental e a promoção de grupos de segurança internacional.
A paz global, a construção de novas ideias e o lobby por processos que gerem maior igualdade entre os Estados.
A promoção de agendas, a construção de forças militares transnacionais e o monitoramento de conflitos armados.

(FGV - OAB / 2011) A Conferência de Bretton Woods (1944), realizada no ocaso da Segunda Guerra Mundial, é considerada um marco na história do Direito Internacional no século XX porque:
Criou o sistema internacional de proteção aos direitos humanos, a partir da adoção da Declaração Universal dos Direitos Humanos, do Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos e do Pacto Internacional de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais.
Inaugurou uma nova etapa na cooperação política internacional ao extinguir a Liga das Nações e transferir a Corte Internacional de Justiça para a estrutura da então recém-criada Organização das Nações Unidas - ONU.
Estabeleceu as bases do sistema econômico e financeiro internacional, por meio da criação do Banco Mundial - BIRD, do Fundo Monetário Internacional - FMI e do Acordo Geral de Tarifas Aduaneiras e Comércio - GATT.
Criou o Tribunal de Nuremberg, corte ad hoc responsável pelo julgamento dos principais comandantes nazistas e seus colaboradores diretos pelos crimes de guerra cometidos durante a Segunda Guerra Mundial.
Regulamentou a responsabilização de agentes europeus pelos crimes de guerra ocorridos ao longo da Segunda Guerra Mundial.

Sobre a ALCA, identifique a alternativa que contém princípios daquela organização.
A ALCA consiste em uma associação de países da América do Norte e Central voltada para o aumento da cooperação regional com a Europa e defesa hemisférica contra o comunismo.
A ALCA, fundada durante a Guerra Fria, foi peça-chave para a Doutrina da Contenção promovida pelos EUA.
A ALCA prevê o fortalecimento da democracia nas Américas, por meio da promoção e proteção os direitos humanos, participação comunitária, combate à corrupção e fortalecimento da confiança mútua.
A ALCA é composta por toda a América, e representa um projeto de integração que ainda encontra consideráveis desafios para ser implementado, como as diferenças entre as nações mais ricas e mais pobres do continente.
A ALCA foi fundada pelo Tratado de Assunção, em 1994, e representa o maior bloco regional do mundo.

A cooperação para o desenvolvimento vem sendo tratada, desde o fim da Segunda Guerra Mundial, como o caminho das pedras para melhorar as condições socioeconômicas das nações mais pobres.
Entretanto, essas estratégias passam pela deliberação de interesses de potências hegemônicas, que também estão:
comprometidas com o equilíbrio de poder e, para isso, têm promovido o equilíbrio nos armamentos nucleares.
preocupadas com a incidência da miséria entre as nações periféricas como motor de conflitos.
atentas a estratégias que visam a manutenção de seu poder na arena internacional.
resolutas no objetivo de eliminação da miséria no mundo.
comprometidas com a distribuição dos recursos internacionais em escala igualitária.

As primeiras organizações internacionais têm sua história remontada ao final do século XIX.
Desde então, diversas organizações foram criadas para atender objetivos específicos de determinado contexto histórico, político e econômico. Assinale a alternativa que apresenta corretamente características dessas instituições.
Somente Estados podem criar esse tipo de organização.
Tratados que criam organizações internacionais de direitos humanos são autoaplicáveis, não sendo necessária sua ratificação pelos Estados.
Em alguns casos, as organizações podem adquirir capacidades jurídicas para além das reconhecidas nas normas que as tenham criado.
São fruto de deliberações entre atores governamentais ou não governamentais destinadas a promover a cooperação internacional em diversos âmbitos da vida humana.
As organizações podem ser criadas por apenas dois Estados.

A reflexão crítica sobre como os diferentes tipos de Organizações foram criadas, por quais atores e através de quais ferramentas é essencial para uma consideração sofisticada da arquitetura global.
As ferramentas teóricas consagradas para explicar as mudanças no desenho institucional das ONGs são:
Realismo e Construtivismo.
Racionalismo e o Realismo.
Realismo e Idealismo.
Construtivismo e Racionalismo.
Racionalismo e Idealismo.

Mais conteúdos dessa disciplina