Logo Passei Direto
Buscar
01.01. O Parecer 67/98, do Conselho Estadual de Educação, preceitua que a integração escola-família-comunidade processar-se-á através do

(A) corpo docente da escola.
(B) pessoal técnico da escola.
(C) Conselho Tutelar.
(D) Conselho de Escola.
(E) Conselho Municipal de Educação.
User badge image
Desvendando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

O Parecer 67/98 do Conselho Estadual de Educação enfatiza a importância da integração entre a escola, a família e a comunidade. Para isso, ele menciona a necessidade de um espaço que possibilite essa articulação. Analisando as alternativas: (A) corpo docente da escola - Embora o corpo docente tenha um papel importante, não é o único responsável pela integração. (B) pessoal técnico da escola - O pessoal técnico também contribui, mas não é o foco principal do parecer. (C) Conselho Tutelar - O Conselho Tutelar atua em questões de proteção de crianças e adolescentes, mas não é o principal responsável pela integração. (D) Conselho de Escola - Este conselho é um espaço que pode promover a integração entre escola, família e comunidade, sendo uma alternativa forte. (E) Conselho Municipal de Educação - Este conselho tem um papel mais amplo em questões educacionais, mas não é especificamente mencionado para a integração. A alternativa que melhor representa o que o Parecer 67/98 preceitua sobre a integração escola-família-comunidade é: (D) Conselho de Escola.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

08. Para orientar a discussão e elaboração do calendário escolar de 2010, o Diretor da Escola e o Coordenador Pedagógico selecionam e organizam algumas informações sobre o ensino fundamental e médio, constantes da LDB, (Lei no 9.394/96), indicação CEE no 9/97 e Parecer CEE no 67/98, destacando que é necessário atender, dentre outras, as seguintes determinações:
I. atividades de reforço e recuperação realizadas ao longo do ano letivo, de forma contínua e paralela, e, nos recessos ou férias escolares, de forma intensiva.
II. carga horária diária, mínima, de quatro horas, excluindo o tempo de recreio e dos intervalos entre as aulas.
III. considerar "hora", "hora-aula", "hora de efetivo trabalho escolar" com o mesmo significado, para viabilizar o curso noturno.
IV. horas de planejamento, replanejamento e de avaliação final do trabalho escolar computadas na carga horária anual, mínima, de oitocentas horas.
São determinações coerentes com os atos legais indicados, APENAS,
(A) II, III e IV
(B) II e IV
(C) I, II e III
(D)) I e III
(E) I e IV

a) II, III e IV
b) II e IV
c) I, II e III
d) I e III
e) I e IV

10. O Conselho Tutelar, criado no âmbito dos Municípios, é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de
(A) promover o desenvolvimento físico e emocional da criança e adolescente.
(B) julgar os casos de discriminação e maus tratos à criança e adolescente.
(C)) zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.
(D) decidir sobre a guarda e adoção de crianças abandonadas.
(E) dar prioridade ao atendimento às crianças de zero a seis anos.

a) promover o desenvolvimento físico e emocional da criança e adolescente.
b) julgar os casos de discriminação e maus tratos à criança e adolescente.
c)) zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.
d) decidir sobre a guarda e adoção de crianças abandonadas.
e) dar prioridade ao atendimento às crianças de zero a seis anos.

Em Conselho de Classe, os professores da turma C levantaram estratégias coletivas para recuperar paralelamente e acompanhar sistematicamente o avanço dos alunos, o que deverá ocorrer por meio de:
(A) tarefas regulares complementares às tarefas anteriores, de complexidade gradativa, a serem realizadas no horário regular das aulas.
(B) tarefas sistemáticas e suplementares, para serem realizadas em casa, repetindo noções e conceitos trabalhados ao longo do período escolar de aulas.
(C) exercícios de fixação propostos ao final de cada período de avaliação, em forma de aulas paralelas e suplementares.
(D) trabalhos de pesquisa sobre temas já abordados em aula, para serem feitos em casa, com orientações prévias, como forma de consolidar noções e conceitos.
(E) trabalhos com grupos de monitores escolhidos entre os melhores alunos, auxiliando a resolver questões com maior incidência de erros nos testes e provas.

Mais conteúdos dessa disciplina