Logo Passei Direto
Buscar
02.02. Com a existência de uma base curricular nacional comum, instituída para o Ensino Fundamental, busca-se legitimar a unidade e a qualidade da ação pedagógica na diversidade nacional. Quanto à parte diversificada do currículo, pode-se dizer que

(A) enriquece e complementa a base nacional comum.
(B) complementa a base nacional comum, em casos especiais.
(C) pode substituir a base nacional comum, em casos especiais.
(D) é parte pouco relevante nas áreas de conhecimento.
(E) Constitui-se num apêndice do núcleo do paradigma curricular.
User badge image
Questões Para a Compreensão

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder à sua pergunta, precisamos entender o papel da parte diversificada do currículo em relação à base curricular nacional comum. A parte diversificada é importante porque permite que as escolas adaptem o ensino às realidades locais e às necessidades dos alunos, enriquecendo a experiência educacional. Analisando as alternativas: (A) enriquece e complementa a base nacional comum. - Esta opção reflete bem a função da parte diversificada, que deve agregar valor à base comum. (B) complementa a base nacional comum, em casos especiais. - Embora seja verdade que pode haver casos especiais, essa afirmação é muito restritiva. (C) pode substituir a base nacional comum, em casos especiais. - Isso não é correto, pois a base nacional comum deve ser respeitada. (D) é parte pouco relevante nas áreas de conhecimento. - Essa afirmação não é verdadeira, pois a parte diversificada é relevante. (E) Constitui-se num apêndice do núcleo do paradigma curricular. - Isso minimiza a importância da parte diversificada. A alternativa que melhor representa a função da parte diversificada do currículo em relação à base nacional comum é: (A) enriquece e complementa a base nacional comum.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

08. Para orientar a discussão e elaboração do calendário escolar de 2010, o Diretor da Escola e o Coordenador Pedagógico selecionam e organizam algumas informações sobre o ensino fundamental e médio, constantes da LDB, (Lei no 9.394/96), indicação CEE no 9/97 e Parecer CEE no 67/98, destacando que é necessário atender, dentre outras, as seguintes determinações:
I. atividades de reforço e recuperação realizadas ao longo do ano letivo, de forma contínua e paralela, e, nos recessos ou férias escolares, de forma intensiva.
II. carga horária diária, mínima, de quatro horas, excluindo o tempo de recreio e dos intervalos entre as aulas.
III. considerar "hora", "hora-aula", "hora de efetivo trabalho escolar" com o mesmo significado, para viabilizar o curso noturno.
IV. horas de planejamento, replanejamento e de avaliação final do trabalho escolar computadas na carga horária anual, mínima, de oitocentas horas.
São determinações coerentes com os atos legais indicados, APENAS,
(A) II, III e IV
(B) II e IV
(C) I, II e III
(D)) I e III
(E) I e IV

a) II, III e IV
b) II e IV
c) I, II e III
d) I e III
e) I e IV

10. O Conselho Tutelar, criado no âmbito dos Municípios, é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de
(A) promover o desenvolvimento físico e emocional da criança e adolescente.
(B) julgar os casos de discriminação e maus tratos à criança e adolescente.
(C)) zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.
(D) decidir sobre a guarda e adoção de crianças abandonadas.
(E) dar prioridade ao atendimento às crianças de zero a seis anos.

a) promover o desenvolvimento físico e emocional da criança e adolescente.
b) julgar os casos de discriminação e maus tratos à criança e adolescente.
c)) zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.
d) decidir sobre a guarda e adoção de crianças abandonadas.
e) dar prioridade ao atendimento às crianças de zero a seis anos.

Em Conselho de Classe, os professores da turma C levantaram estratégias coletivas para recuperar paralelamente e acompanhar sistematicamente o avanço dos alunos, o que deverá ocorrer por meio de:
(A) tarefas regulares complementares às tarefas anteriores, de complexidade gradativa, a serem realizadas no horário regular das aulas.
(B) tarefas sistemáticas e suplementares, para serem realizadas em casa, repetindo noções e conceitos trabalhados ao longo do período escolar de aulas.
(C) exercícios de fixação propostos ao final de cada período de avaliação, em forma de aulas paralelas e suplementares.
(D) trabalhos de pesquisa sobre temas já abordados em aula, para serem feitos em casa, com orientações prévias, como forma de consolidar noções e conceitos.
(E) trabalhos com grupos de monitores escolhidos entre os melhores alunos, auxiliando a resolver questões com maior incidência de erros nos testes e provas.

Mais conteúdos dessa disciplina