Logo Passei Direto
Buscar
Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

a) O direito de votar é facultativo para os brasileiros naturalizados.
b) A eleição dos vereadores efetiva-se pelo modelo critério majoritário de distribuição de vagas.
c) Segundo a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral, têm direito de votar aqueles que completarem a idade mínima de 16 anos no ano da respectiva eleição.
d) Como o direito de sufrágio é universal, os analfabetos têm a obrigação de votar.
e) O sufrágio censitário não é previsto na Constituição de 1988, mas esteve presente no ordenamento jurídico pátrio em outras Constituições.
User badge image
Ensinando Através de Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas: a) O direito de votar é facultativo para os brasileiros naturalizados. - Incorreto. O direito de voto é obrigatório para todos os cidadãos brasileiros, incluindo os naturalizados. b) A eleição dos vereadores efetiva-se pelo modelo critério majoritário de distribuição de vagas. - Incorreto. A eleição para vereadores é feita pelo sistema proporcional, não majoritário. c) Segundo a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral, têm direito de votar aqueles que completarem a idade mínima de 16 anos no ano da respectiva eleição. - Correto. A Constituição permite que jovens a partir de 16 anos votem, e essa interpretação é confirmada pela jurisprudência. d) Como o direito de sufrágio é universal, os analfabetos têm a obrigação de votar. - Incorreto. O direito de voto é universal, mas a obrigatoriedade não se aplica a analfabetos, que têm a opção de votar ou não. e) O sufrágio censitário não é previsto na Constituição de 1988, mas esteve presente no ordenamento jurídico pátrio em outras Constituições. - Correto, mas não é a alternativa mais direta em relação ao direito de voto. Portanto, a alternativa correta é: c) Segundo a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral, têm direito de votar aqueles que completarem a idade mínima de 16 anos no ano da respectiva eleição.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

4. (FEPESE – AGENTE PENITENCIÁRIO – 2019) Considerando a redação do art. 5º, inciso III, da Constituição da República Federativa do Brasil, de que “Ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante”, assinale a alternativa correta.

a) É proibido o uso de algemas durante a audiência de instrução e julgamento.
b) É proibido o uso de algemas em todas as situações, por atentar contra a dignidade humana do preso.
c) É desautorizado o uso de algemas em casos de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso, sob pena de nulidade da prisão ou do ato processual a que se refere, sem prejuízo da responsabilidade civil do Estado.
d) Só é lícito o uso de algemas em casos de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade da prisão ou do ato processual a que se refere, sem prejuízo da responsabilidade civil do Estado.
e) É desautizado o uso de algemas em casos de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade da prisão ou do ato processual a que se refere, sem prejuízo da responsabilidade civil do Estado.

Mais conteúdos dessa disciplina