Logo Passei Direto
Buscar
1. (SELECON – 2020) Joelson preside investigação contra poderosa organização criminosa e, para aprofundar o exame dos fatos colhendo provas mais robustas, requer autorização para interceptar ligações telefônicas de vários investigados. Nesse caso, de acordo com a interpretação do Supremo Tribunal Federal sobre os direitos e garantias fundamentais, deve ser aplicada a denominada:

a) reserva de jurisdição
b) livre persecução
c) sigilosidade profissional
d) paridade de armas
User badge image
Ensinando Através de Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder a essa questão, é importante entender os conceitos relacionados aos direitos e garantias fundamentais no contexto da investigação criminal. Analisando as alternativas: a) Reserva de jurisdição - Refere-se à necessidade de autorização judicial para a realização de certas medidas, como a interceptação de comunicações. Essa é uma proteção fundamental para garantir que não haja abusos. b) Livre persecução - Refere-se à liberdade do Ministério Público e da polícia em investigar, mas não necessariamente implica a autorização judicial para medidas invasivas. c) Sigilosidade profissional - Relaciona-se à proteção de informações confidenciais, mas não é o foco da questão sobre a interceptação de ligações. d) Paridade de armas - Refere-se à igualdade de condições entre as partes no processo, mas não se aplica diretamente à autorização para interceptação. Diante disso, a alternativa correta, que se refere à necessidade de autorização judicial para a interceptação de ligações telefônicas, é: a) reserva de jurisdição.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

4. (FEPESE – AGENTE PENITENCIÁRIO – 2019) Considerando a redação do art. 5º, inciso III, da Constituição da República Federativa do Brasil, de que “Ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante”, assinale a alternativa correta.

a) É proibido o uso de algemas durante a audiência de instrução e julgamento.
b) É proibido o uso de algemas em todas as situações, por atentar contra a dignidade humana do preso.
c) É desautorizado o uso de algemas em casos de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso, sob pena de nulidade da prisão ou do ato processual a que se refere, sem prejuízo da responsabilidade civil do Estado.
d) Só é lícito o uso de algemas em casos de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade da prisão ou do ato processual a que se refere, sem prejuízo da responsabilidade civil do Estado.
e) É desautizado o uso de algemas em casos de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade da prisão ou do ato processual a que se refere, sem prejuízo da responsabilidade civil do Estado.

Mais conteúdos dessa disciplina