Função é uma expressão matemática que relaciona dois valores pertencentes a conjuntos diferentes, mas com relações entre si. A lei de formação que intitula uma determinada função possui três características básicas: domínio, contradomínio e imagem. Dada a função f(x) = x + 1 e os conjuntos A {1, 2, 3, 4, 5} e B {1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8}, podemos concluir que domínio de uma função é:
A ) Aquele representado por todos os elementos do conjunto B.
B ) Aquele representado pelos elementos do contradomínio (conjunto A) que possuem correspondência com o domínio (conjunto B).
C ) Aquele representado por todos os elementos do conjunto A.
D ) Aquele representado pelos elementos do contradomínio (conjunto B) que possuem correspondência com o
Ed
ano passado
Para entender o conceito de domínio em uma função, precisamos lembrar que o domínio é o conjunto de todos os valores de entrada (ou seja, os valores que podem ser usados como "x" na função). Dada a função \( f(x) = x + 1 \) e os conjuntos \( A = \{1, 2, 3, 4, 5\} \) e \( B = \{1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8\} \): - O domínio da função \( f \) é formado pelos elementos do conjunto \( A \), pois são esses os valores que podem ser utilizados como entrada para a função. Agora, vamos analisar as alternativas: A) Aquele representado por todos os elementos do conjunto B. Incorreta, pois o domínio não é o conjunto B. B) Aquele representado pelos elementos do contradomínio (conjunto A) que possuem correspondência com o domínio (conjunto B). Incorreta, pois o domínio não é definido dessa forma. C) Aquele representado por todos os elementos do conjunto A. Correta, pois o domínio é exatamente o conjunto A. D) Aquele representado pelos elementos do contradomínio (conjunto B) que possuem correspondência com o... Incorreta, pois não define corretamente o domínio. Portanto, a alternativa correta é: C) Aquele representado por todos os elementos do conjunto A.