Logo Passei Direto
Buscar
Procurando compreender como o homem elabora o conhecimento, Piaget desenvolveu o que denominou psicologia genética, que se refere à busca das origens e dos processos de formação do pensamento e do conhecimento. Segundo essa concepção, como as crianças são vistas?

a. As crianças são vistas como gestoras de uma aprendizagem autônoma que instiga e a faz pensar sobre o número, bem como a realização de atividades lúdicas e significativas.
b. As crianças são vistas como organizadoras do desenvolvimento do pensamento matemático e principalmente das ações do cotidiano que facilitam a assimilação de números, formas e espaço.
c. As crianças são vistas como reprodutoras dos conhecimentos adquiridos dentro de sala de aula, por meio da linguagem escrita da matemática, estabelecem a utilização de textos tradicionais, livros didáticos que são apresentados aos(as) professores(as).
d. As crianças são vistas como construtoras do próprio conhecimento, uma vez que, por meio da interação com o meio e com base em esquemas mentais já existentes, formulam hipóteses na tentativa de resolver situações inéditas.
e. As crianças são vistas como mediadoras na aquisição de novas aprendizagens, vivenciando situações por meio do brincar que estimulam a aquisição de novos conhecimentos matemáticos.
User badge image
Aprimorando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder à pergunta sobre como Piaget vê as crianças em sua psicologia genética, precisamos considerar a essência de sua teoria, que enfatiza que as crianças são ativas na construção do seu próprio conhecimento através da interação com o ambiente. Analisando as alternativas: a) As crianças são vistas como gestoras de uma aprendizagem autônoma... - Essa opção destaca a autonomia, mas não enfatiza a construção do conhecimento. b) As crianças são vistas como organizadoras do desenvolvimento do pensamento matemático... - Embora mencione o desenvolvimento do pensamento, não aborda a construção ativa do conhecimento. c) As crianças são vistas como reprodutoras dos conhecimentos adquiridos... - Esta opção é contrária à visão de Piaget, que não vê as crianças apenas como reprodutoras. d) As crianças são vistas como construtoras do próprio conhecimento... - Esta alternativa reflete diretamente a visão de Piaget, que enfatiza a construção ativa do conhecimento através da interação com o meio. e) As crianças são vistas como mediadoras na aquisição de novas aprendizagens... - Embora mencione a mediação, não enfatiza a construção ativa do conhecimento. A alternativa que melhor representa a visão de Piaget sobre as crianças é: d) As crianças são vistas como construtoras do próprio conhecimento, uma vez que, por meio da interação com o meio e com base em esquemas mentais já existentes, formulam hipóteses na tentativa de resolver situações inéditas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

De acordo com a concepção de Piaget na psicologia genética, as crianças são vistas como construtoras do próprio conhecimento, uma vez que formulam hipóteses na tentativa de resolver situações inéditas, interagindo com o meio e utilizando esquemas mentais existentes. Portanto, a alternativa correta é: d. As crianças são vistas como construtoras do próprio conhecimento, uma vez que, por meio da interação com o meio e com base em esquemas mentais já existentes, formulam hipóteses na tentativa de resolver situações inéditas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A matemática já tem por si só uma complexidade, é importante que se entenda qual a atribuição da matemática em relação aos conhecimentos sistematizados, pois a falta desse entendimento pode desencadear grandes problemas no processo de ensino e também o impedimento da aprendizagem do próprio aluno. A esse respeito, analise e assinale a alternativa correta:
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular a aprendizagem matemática deve levar o(a) aluno(a) a reflexão, descoberta, interação e a compreensão das relações entre os diferentes contextos matemáticos.
De acordo com as Diretrizes Curriculares é por meio da resolução de problemas que a aprendizagem matemática do(a) aluno(a) será capacitado(a) para acessar novas aprendizagens e a resolução de problemas.
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular é por meio da resolução de problemas que a criança será capacitada, para criar novas hipóteses e novos métodos de raciocínio matemático.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais é por meio da resolução de problemas que a criança será questionada, para desenvolver relações mentais que lhe auxiliarão no processo de construção de novas situações problemas.
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases, a resolução de problemas é a responsável por desafiar e transformar os problemas reais em problemas que podem ser resolvidos na sala de aula.
a. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular a aprendizagem matemática deve levar o(a) aluno(a) a reflexão, descoberta, interação e a compreensão das relações entre os diferentes contextos matemáticos.
b. De acordo com as Diretrizes Curriculares é por meio da resolução de problemas que a aprendizagem matemática do(a) aluno(a) será capacitado(a) para acessar novas aprendizagens e a resolução de problemas.
c. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular é por meio da resolução de problemas que a criança será capacitada, para criar novas hipóteses e novos métodos de raciocínio matemático.
d. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais é por meio da resolução de problemas que a criança será questionada, para desenvolver relações mentais que lhe auxiliarão no processo de construção de novas situações problemas.
e. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases, a resolução de problemas é a responsável por desafiar e transformar os problemas reais em problemas que podem ser resolvidos na sala de aula.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), é importante que os alunos sejam estimulados a buscar explicações e finalidades para as coisas, discutindo questões relativas à utilidade da Matemática, como ela foi construída, como pode construir para a solução tanto de problemas do cotidiano como de problemas ligados à investigação científica. Diante disso, o que o(a) professor(a) precisa levar em consideração para organizar seu trabalho pedagógico?
O(a) professor(a) precisa levar em conta a bagagem que as crianças trazem dos ciclos anteriores, de modo que os(as) alunos(as) desenvolvam a própria capacidade para construir conhecimentos matemáticos.
O(a) professor(a) precisa levar em conta o desenvolvimento intelectual, social e emocional da criança, aproximando a aprendizagem das crianças de maneira intencional e direcionada, ao mundo das formas e das quantidades.
O(a) professor(a) precisa levar em conta que o conhecimento matemático é construído pelas relações que a criança cria em suas atividades diárias, não ficando dependente do objeto de estudo e sim da operação mental que será construída a partir das ações sobre os objetos.
O(a) professor(a) precisa levar em conta o desenvolvimento do raciocínio matemático da criança em todas as áreas, que têm como origem as diversas relações que o(a) aluno(a) estabelece com as variadas situações e informações adquiridas.
O(a) professor(a) precisa levar em conta a interdisciplinaridade na educação matemática possibilitando assim uma aprendizagem com conteúdos diversos na disciplina, por meio de ferramentas que facilitem o aprendizado.
a. O(a) professor(a) precisa levar em conta a bagagem que as crianças trazem dos ciclos anteriores, de modo que os(as) alunos(as) desenvolvam a própria capacidade para construir conhecimentos matemáticos.
b. O(a) professor(a) precisa levar em conta o desenvolvimento intelectual, social e emocional da criança, aproximando a aprendizagem das crianças de maneira intencional e direcionada, ao mundo das formas e das quantidades.
c. O(a) professor(a) precisa levar em conta que o conhecimento matemático é construído pelas relações que a criança cria em suas atividades diárias, não ficando dependente do objeto de estudo e sim da operação mental que será construída a partir das ações sobre os objetos.
d. O(a) professor(a) precisa levar em conta o desenvolvimento do raciocínio matemático da criança em todas as áreas, que têm como origem as diversas relações que o(a) aluno(a) estabelece com as variadas situações e informações adquiridas.
e. O(a) professor(a) precisa levar em conta a interdisciplinaridade na educação matemática possibilitando assim uma aprendizagem com conteúdos diversos na disciplina, por meio de ferramentas que facilitem o aprendizado.

De acordo com as ideias de Fraga (1988), o conhecimento provém de fontes internas e externas ao sujeito. No entanto, tais conhecimentos só ganham significado em situações vivenciadas pelas pessoas, e, nessas situações, elas são chamadas a mobilizar os conhecimentos e a ligá-los, de forma eficaz, às experiências práticas. Diante do exposto, analise as seguintes asserções: I- O conhecimento físico, social e lógico-matemático são inseparáveis, pois se apresentam junto no processo de aquisição de conhecimento e permitem que o sujeito construa sua aprendizagem por meio da realidade vivenciada. PORQUE II- O ensino do conhecimento matemático deve corromper a visão de razão e verdade absoluta e incontestável, tornando-a uma disciplina dinâmica, criativa, lúdica, repleta de experiências, levando o aluno a ir em busca de construir seu conhecimento. Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa correta da I.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Ambas as asserções são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II, uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II, uma proposição falsa.
a. As duas asserções são proposições verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa correta da I.
b. As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c. Ambas as asserções são proposições falsas.
d. A asserção I é uma proposição falsa, e a II, uma proposição verdadeira.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II, uma proposição falsa.

A matemática é apresentada para as crianças no espaço escolar para que consigam utilizar esse conhecimento em situações cotidianas fora do ambiente educativo. Ao chegarem na escola, as crianças já possuem algum conhecimento matemático. Sobre este assunto, analise as afirmativas abaixo: I- As crianças não apenas trazem suas experiências escolares prévias em matemática para uma nova situação de aprendizagem, mas também trazem suas experiências de fora dela. II- A matemática é uma forma natural da criança compreender os conceitos e regras matemáticas, bem como a utilização dos objetos e formas que estão ao nosso redor. III- Ao longo dos anos escolares, as crianças participam, junto com adultos e outras crianças, de toda uma gama de práticas matemáticas cotidianas. IV- É trabalhando a matemática somente no espaço escolar, que iremos despertar nas crianças um repertório de conhecimentos antigos e imutáveis. V- Diversas práticas matemáticas cotidianas relacionadas ao trabalho e ao tempo livre que podem influenciar na aprendizagem matemática na escola. É correto o que se afirmam em:
Apenas II, III e IV estão corretas.
Apenas I, II e III estão corretas.
Apenas III, IV e V estão corretas.
Apenas II, IV e V estão corretas.
Apenas I, III e V estão corretas.
a. Apenas II, III e IV estão corretas.
b. Apenas I, II e III estão corretas.
c. Apenas III, IV e V estão corretas.
d. Apenas II, IV e V estão corretas.
e. Apenas I, III e V estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina