Logo Passei Direto
Buscar

Medicina

Colégio Objetivo
O estudo ecológico dos flebotomíneos, incluindo habitats, sazonalidade, dispersão e resistência a inseticidas é fundamental para entender o processo de transmissão de leishmanioses por esses insetos. Em relação a isso podemos afirmar que:


a. Existe clara associação entre a ocorrência de flebotomíneos e pluviosidade, na estação seca eles não se desenvolvem e a transmissão não ocorre nesse época adequadamente.
b. Há evidências de altos níveis de resistência de flebotomíneos aos diferentes inseticidas usados no controle desses insetos.
c. A alta capacidade de dispersão dos flebotomíneos (maior que 3 Km) é uma caraterística biológica que dificulta o controle vetorial e o manejo ambiental.
d. A partir de informações da biologia de Lu. longipalpis recomenda-se manter galinheiros distantes da casa e quintais limpos para reduzir sua ocorrência nas casas.
e. O desmatamento, urbanização e saneamento básico precário favorecem a ocorrência de algumas espécies de flebotomíneos no ambiente doméstico.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Analisando as afirmações apresentadas, podemos afirmar que: a. Existe clara associação entre a ocorrência de flebotomíneos e pluviosidade, na estação seca eles não se desenvolvem e a transmissão não ocorre nessa época adequadamente. (Falsa) b. Há evidências de altos níveis de resistência de flebotomíneos aos diferentes inseticidas usados no controle desses insetos. (Verdadeira) c. A alta capacidade de dispersão dos flebotomíneos (maior que 3 Km) é uma característica biológica que dificulta o controle vetorial e o manejo ambiental. (Verdadeira) d. A partir de informações da biologia de Lu. longipalpis recomenda-se manter galinheiros distantes da casa e quintais limpos para reduzir sua ocorrência nas casas. (Falsa) e. O desmatamento, urbanização e saneamento básico precário favorecem a ocorrência de algumas espécies de flebotomíneos no ambiente doméstico. (Verdadeira) Portanto, as alternativas corretas são: b, c e e.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O estudo ecológico dos triatomíneos, incluindo habitats, sazonalidade, dispersão e resistência a inseticidas é fundamental para entender o processo de transmissão da doença e Chagas por esses insetos. Em relação a isso podemos afirmar que:


a. Os triatomíneos dispersam de forma ativa (voando ou andando) ou passiva quando são transportados em objetos ou por animais.
b. Algumas espécies como Panstrongylus megistus ocorrem mais frequentemente nas casas durante a estação seca e fria, características que facilitam a dispersão.
c. No ambiente silvestre existem associações entre triatomíneos e determinados habitats, como as espécies de Rhodnius que ocorrem em palmeiras e Triatoma em rochas.
d. Já foram registrados elevados níveis de resistência a inseticidas de populações de T. infestans no Brasil.
e. A ocupação humana desordenada está relacionada ao processo de domiciliação dos triatomíneos.

Em relação a morfologia dos triatomíneos podemos afirmar que:


a. Os triatomíneos pertencem à família Reduviidae, que inclui percevejos hematófagos e predadores.
b. As fêmeas de triatomíneos geralmente são menores que os machos além de apresentarem segmentos finais do abdome apresentando uma estrutura arredondada.
c. A análise morfológica de adultos de triatomíneos permite a identificação da maioria das espécies nos serviços públicos vigilância entomológica.
d. A identificação de triatomíneos que ocorrem em uma área é relevante pois algumas espécies têm maior capacidade vetorial que outras.
e. Os triatomíneos são diferenciados dos outros percevejos pela morfologia de seu aparelho bucal, o qual é longo, atingindo o último segmento do tórax.

Mais conteúdos dessa disciplina