Logo Passei Direto
Buscar

Medicina

Colégio Objetivo
Estudar a biologia de culicídeos (mosquitos) é relevante para o desenvolvimento de estratégias de vigilância e controle de muitas doenças. Em relação a esse assunto podemos afirmar que:


a. Devido ao hábito reprodutivo, os culicídeos não ocorrem na estação seca quando não há criadouros disponíveis pela ausência de chuvas.
b. Fêmeas de Ae. aegypti geralmente colocam ovos em recipientes claros e que acumulam água com alta concentração de matéria orgânica.
c. Machos e fêmeas de insetos da família Culicidae são hematófagos.
d. Os culicídeos possuem um ciclo de vida holometábolo, com a presença das seguintes fases: ovo, larvas (1 a 4), pupa e adulto.
e. A duração do ciclo de vida de Ae. aegypti é menor em temperaturas mais baixas sendo que a sobrevivência das fêmeas é menor do que a dos machos.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Dentre as alternativas apresentadas, a afirmativa correta é a letra D. Os culicídeos, ou mosquitos, possuem um ciclo de vida holometábolo, que inclui as fases de ovo, larva (1 a 4), pupa e adulto. Essa informação é importante para o estudo da biologia desses insetos e para o desenvolvimento de estratégias de vigilância e controle de doenças transmitidas por eles.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Vitória Semone Silva

há 2 anos

a. Devido ao hábito reprodutivo, os culicídeos não ocorrem na estação seca quando não há criadouros disponíveis pela ausência de chuvas


Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O estudo ecológico dos triatomíneos, incluindo habitats, sazonalidade, dispersão e resistência a inseticidas é fundamental para entender o processo de transmissão da doença e Chagas por esses insetos. Em relação a isso podemos afirmar que:


a. Os triatomíneos dispersam de forma ativa (voando ou andando) ou passiva quando são transportados em objetos ou por animais.
b. Algumas espécies como Panstrongylus megistus ocorrem mais frequentemente nas casas durante a estação seca e fria, características que facilitam a dispersão.
c. No ambiente silvestre existem associações entre triatomíneos e determinados habitats, como as espécies de Rhodnius que ocorrem em palmeiras e Triatoma em rochas.
d. Já foram registrados elevados níveis de resistência a inseticidas de populações de T. infestans no Brasil.
e. A ocupação humana desordenada está relacionada ao processo de domiciliação dos triatomíneos.

Em relação a morfologia dos triatomíneos podemos afirmar que:


a. Os triatomíneos pertencem à família Reduviidae, que inclui percevejos hematófagos e predadores.
b. As fêmeas de triatomíneos geralmente são menores que os machos além de apresentarem segmentos finais do abdome apresentando uma estrutura arredondada.
c. A análise morfológica de adultos de triatomíneos permite a identificação da maioria das espécies nos serviços públicos vigilância entomológica.
d. A identificação de triatomíneos que ocorrem em uma área é relevante pois algumas espécies têm maior capacidade vetorial que outras.
e. Os triatomíneos são diferenciados dos outros percevejos pela morfologia de seu aparelho bucal, o qual é longo, atingindo o último segmento do tórax.

Mais conteúdos dessa disciplina