Logo Passei Direto
Buscar

Medicina

Colégio Objetivo
Em relação a epidemiologia das doenças transmitidas por mosquitos no Brasil podemos afirmar que:


a. Há previsão para eliminação da filariose linfática nos próximos anos no Brasil considerando que o homem é o único hospedeiro do nematoide.
b. O vírus da febre amarela apresenta dois ciclos epidemiológicos de transmissão: silvestre e urbano. No ciclo silvestre, os primatas não humanos são os principais hospedeiros.
c. O vírus Zika foi associado ao nascimento de crianças com microcefalia, adquirida durante a gestação de mães infectadas.
d. A Malária apresenta ampla distribuição no Brasil, com maior ocorrência em áreas secas e frias.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Em relação à epidemiologia das doenças transmitidas por mosquitos no Brasil, podemos afirmar que: a. Há previsão para eliminação da filariose linfática nos próximos anos no Brasil considerando que o homem é o único hospedeiro do nematoide. (Incorreta. A filariose linfática é uma doença crônica e não há previsão para sua eliminação nos próximos anos no Brasil.) b. O vírus da febre amarela apresenta dois ciclos epidemiológicos de transmissão: silvestre e urbano. No ciclo silvestre, os primatas não humanos são os principais hospedeiros. (Correta. O vírus da febre amarela possui dois ciclos de transmissão, sendo o ciclo silvestre envolvendo primatas não humanos como principais hospedeiros.) c. O vírus Zika foi associado ao nascimento de crianças com microcefalia, adquirida durante a gestação de mães infectadas. (Correta. O vírus Zika foi associado ao aumento de casos de microcefalia em recém-nascidos de mães infectadas durante a gestação.) d. A Malária apresenta ampla distribuição no Brasil, com maior ocorrência em áreas secas e frias. (Incorreta. A Malária é mais comum em áreas quentes e úmidas, como regiões amazônicas.) Portanto, as alternativas corretas são a letra b e a letra c.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O estudo ecológico dos triatomíneos, incluindo habitats, sazonalidade, dispersão e resistência a inseticidas é fundamental para entender o processo de transmissão da doença e Chagas por esses insetos. Em relação a isso podemos afirmar que:


a. Os triatomíneos dispersam de forma ativa (voando ou andando) ou passiva quando são transportados em objetos ou por animais.
b. Algumas espécies como Panstrongylus megistus ocorrem mais frequentemente nas casas durante a estação seca e fria, características que facilitam a dispersão.
c. No ambiente silvestre existem associações entre triatomíneos e determinados habitats, como as espécies de Rhodnius que ocorrem em palmeiras e Triatoma em rochas.
d. Já foram registrados elevados níveis de resistência a inseticidas de populações de T. infestans no Brasil.
e. A ocupação humana desordenada está relacionada ao processo de domiciliação dos triatomíneos.

Em relação a morfologia dos triatomíneos podemos afirmar que:


a. Os triatomíneos pertencem à família Reduviidae, que inclui percevejos hematófagos e predadores.
b. As fêmeas de triatomíneos geralmente são menores que os machos além de apresentarem segmentos finais do abdome apresentando uma estrutura arredondada.
c. A análise morfológica de adultos de triatomíneos permite a identificação da maioria das espécies nos serviços públicos vigilância entomológica.
d. A identificação de triatomíneos que ocorrem em uma área é relevante pois algumas espécies têm maior capacidade vetorial que outras.
e. Os triatomíneos são diferenciados dos outros percevejos pela morfologia de seu aparelho bucal, o qual é longo, atingindo o último segmento do tórax.

Mais conteúdos dessa disciplina