Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial (Cod.:691575)Planejamento alimentar nos ciclos da vida (19438)
Prova38111511
1"Dietas da moda" é um termo utilizado a formas de alimentação praticados geralmente com objetivos relacionados à aparência, principalmente voltadas ao emagrecimento e ao crescimento de massa muscular. Na maioria das vezes, essas dietas são realizadas pelo próprio indivíduo sem a orientação de um profissional, o que gera grande preocupação acerca da saúde de quem as pratica (TOLEDO et al., 2013; CUPPARI, 2014). Disserte sobre os riscos envolvidos na prática de "dietas da moda".
FONTE: TOLEDO, Mariana Tâmara Teixeira; ABREU, Mery Natali; LOPES, Aline Cristine Souza. Adesão a modos saudáveis de vida mediante aconselhamento por profissionais de saúde. Rev. Saúde Pública 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rsp/v47n3/0034-8910-rsp-47-03-0540.pdf. Acesso em: 18 jul. 2021.
CUPPARI, Lilian Guia de nutrição: nutrição clínica no adulto. 3. ed. ver e ampl. São Paulo: Manole, 2014.
Resposta esperada
*As dietas da moda, de modo geral, são altamente restritivas em energia, e que por consequência do baixo teor calórico acabam por não suprirem as necessidades nutricionais de seus adeptos. *A prática de dietas restritivas, tendem ao insucesso principalmente no momento da manutenção, pois comumente gera grande ansiedade e perda de motivação. *As consequências fisiológicos e nutricionais destas dietas tendem a gerar grande preocupação acerca de deficiências nutricionais, uma vez que as dietas da moda não consideram as necessidades nutricionais individuais e podem gerar riscos à saúde de populações mais vulneráveis, como gestantes, nutrizes, crianças e adolescentes, devido ao desencadeamento de patologias como: *desnutrição energético proteica, problemas buco-dentais, anemias, diversas deficiências nutricionais e alterações do metabolismo energético, além de estresse, ansiedade, depressão, problemas psicossociais e transtornos alimentares.
2O carboidrato é um nutriente de suma importância para o organismo humano e possui dentre diversas funções, o fornecimento de energética. Podemos classificar os carboidratos de acordo com o grau de polimerização em carboidratos simples e complexos (DEMONTE, 1998; POMIN; MOURAS, 2006), disserte de maneira objetiva a diferença existente entre carboidratos simples e complexos.
FONTE: DEMONTE, A. Carboidratos. In: DUTRA-de-OLIVEIRA, J. E., MARCHINI, J. S. Ciências nutricionais. São Paulo: Sarvier, 1998. p. 71-85.
POMIN, V. M.; MOURAS, P. A. S. Carboidratos. Ciência Hoje, [S. l.], v. 39, n. 233, p. 24-31, dez, 2006. Disponível em: http://www.dbm.ufpb.br/~marques/ Artigos/carboidratos.pdf. Acesso: 11 jul. 2021.
Resposta esperada
*Os carboidratos simples ou açucares são aqueles constituídos por uma ou duas moléculas de sacarídeos ou açúcares, como por exemplo a glicose e a frutose. *Já os carboidratos mais complexos são formados por muitas moléculas de sacarídeos ligadas entre si através das ligações glicídicas. Temos como exemplo de carboidrato complexo o amido, formado por várias unidades de açúcares. *A classificação dos carboidratos em simples e complexos se vale do grau de polimerização, ou seja, quanto ao número de moléculas de sacarídeos existente na cadeia.

Mais conteúdos dessa disciplina