Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Prévia do material em texto

ALUNO (A): THAIS CRISTINA SILVA DE OLIVEIRA MONTEIRO
POLO: GOVERNADOR ARCHER - MA
CURSO: PEDAGOGIA 
 REPOSIÇÃO EM: 
TEORIAS DA EDUCAÇÃO
1º QUESTÃO: Dê acordo com o seu entendimento defina cada uma das palavras abaixo: 
a) Ensino 
Compartilhamento de conhecimentos
b) Teoria
Quando o indivíduo possui suporte teórico para posteriormente colocá-las em praticas 
c) Educação 
Capacitação ou formação do individuo por meio do ensino e compartilhado
d) Aprendizagem 
Quando o individuo absorve conhecimentos sobre o que foi exposto em pratica.
2º QUESTÃO: Diferencie com as suas palavras ensinar de aprender exemplificando-as no ambiente escolar.
Acredito que no ambiente escolar tanto o educador ensina como aprende. De uma certa forma as crianças já trazem de casa consigo informações primarias aprendidas durante os primeiros contatos com os familiares, nesse caso cabe a escola e principalmente o professor levar essas características a sério.
 3º QUESTÃO: Construa um quadro comparativo entre os tipos de teorias: teorias não críticas, crítico reprodutivistas e teoria crítica.
4º QUESTÃO: Teça um breve comentário sobre as contribuições de Emília Ferreiro, Paulo Freire, Freinet e Piaget para a nossa educação atual.
O legado de Paulo Freire se insere no movimento pela democratização do acesso ao conhecimento, cuja finalidade é promover uma nova ética para o acesso à produção do conhecimento técnico-científico brasileiro, propiciando maior facilidade de localização e visibilidade, em mecanismos de busca e rápida disseminação do conhecimento freiriano. 
Os resultados das pesquisas sobre psicogênese da língua escrita de Emília Ferreiro, levaram a uma reviravolta nos processos de alfabetização, leitura e escrita, influenciando distintos programas estaduais de alfabetização e, mais tarde, em âmbito nacional, sobretudo nas décadas de 80 e 90, quando o denominado “construtivismo” foi tido como solução aos altos índices de reprovação. Influenciou os Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil e os Parâmetros Curriculares Nacionais, que deram destaque às ideias de Emília Ferreiro. Mello (2015, p 9).
Freinet dedicou a vida a elaborar técnicas de ensino que funcionam como canais da livre expressão e da atividade cooperativa, com o objetivo de criar uma nova educação. ... Com a intenção de propor uma reforma geral no ensino francês, Freinet reuniu suas experiências didáticas num sistema que denominou Escola Moderna.
Jean Piaget (1896-1980) nascido na cidade de Neuchâtel na Suíça, foi um especialista em psicologia evolutiva e dedicou-se aos estudos de epistemologia genética. Revolucionou a Educação, pois seus estudos derrubaram paradigmas relacionados à aprendizagem. As ideias de Piaget continuam sendo estudadas e aplicadas no mundo todo. Como ideia nuclear, o pesquisador defendeu uma metodologia inovadora na busca de formação de cidadãos criativos e críticos. Para ele, o professor deve orientar os estudantes no caminho da aprendizagem, de forma a favorecer a autonomia no aprender.
 5º QUESTÃO: Paulo Freire aponta matrizes necessárias para conquistar ou chegar à práxis através do diálogo, tais são- amor, humildade, fé, esperança, confiança e a criticidade. Fale sobre a importância delas no ato de educacional explicando-as.
Queremos uma escola capaz de trabalhar um currículo significativo, preparada para que o ensino e a aprendizagem de fato se efetivem, em que a proposta político pedagógica esteja alicerçada a uma pedagogia crítica, capaz de desafiar o educando a pensar criticamente a realidade social, política e histórica, e que o educador, na concepção de Paulo Freire, seja aquele que “ensina os conteúdos de sua disciplina com rigor e com rigor cobra a produção dos educandos, mas não esconde a sua opção política na neutralidade impossível de seu que-fazer” (2000, p. 44).
 6º QUESTÃO: A Educação Bancária se alicerça nos princípios de dominação, de domesticação e alienação transferidas do educador para o aluno através do conhecimento dado, imposto, alienado. Comente a frase acima apontando as contribuições de Freire na mudança da educação bancária para a educação problematizadora.
Paulo Freire é totalmente contra esse mecanismo de alienação, onde o professor é o centro do conhecimento. De acordo com ele, a educação tem que ser libertadora e não ditada pelo professor. Nessa concepção ambos precisam falar a mesma língua. A interação dos dois dentro e fora de sala de aula para construir uma nova educação.
 
7º QUESTÃO: “Um dos maiores danos que se pode causar a uma criança é levá-la a perder a confiança na sua própria capacidade de pensar!”. De acordo com citação de Emília Ferreiro, faça uma análise relacionando essa perda de confiança na capacidade de pensar com a função social da escola.
Com base nesses pressupostos, Emília Ferreiro critica a alfabetização tradicional, porque julga a prontidão das crianças para o aprendizado da leitura e da escrita por meio de avaliações de percepção (capacidade de discriminar sons PARA PENSAR e sinais, por exemplo) e de motricidade (coordenação, orientação espacial etc.). Dessa forma, dá-se peso excessivo para um aspecto exterior da escrita (saber desenhar as letras) e deixa-se de lado suas características conceituais, ou seja, a compreensão da natureza da escrita e sua organização. Para os construtivistas, o aprendizado da alfabetização não ocorre desligado do conteúdo da escrita.
8º QUESTÃO: Uma sociedade, cuja condição sine qua non é reproduzir num polo a miséria e no outro a riqueza, produz forçosamente também, dum lado, a civilização e, do outro, a bestialidade: Segundo Storch, o médico produz a saúde (mas também as doenças), os professores e os escritores as luzes, mas também o obscurantismo. Diante da citação acima de Max, teça um comentário sobre a função social da escola no papel da não reprodução da alienação. (15 linhas)
A escola tem a função social que é essencial a formação dos novos cidadãos – portadora dos saberes selecionados por uma sociedade e de seus valores. Portanto a escola não é qualquer instituição, é a escola que detém não só os conhecimentos como aquilo que nós consideramos importante na vida em sociedade. É uma instituição que têm um destaque enorme no século XX, e pra onde nós encaminhamos nossas crianças desde pequeninhas. Então os membros das novas gerações passam pela escola, e a extensão da escola na vida das crianças não é pequena. As crianças e os jovens permanecem pelo menos 4 horas por dia dentro da escola, e em pelo menos 5 dias da semana elas estão dentro da escola, e no mínimo 9 meses por ano, e pelo menos 12 anos de suas vidas. Então pensem só na extensão da escola em nossa vida, isso se a gente pensar somente na educação básica da educação infantil até o médio, olha o tempo e o espaço que a escola ocupa na vida das novas gerações. Mas do que isso, a escola tem uma extensão social pela qual passa ou deveria passar toda a população infantil e juvenil. Nós temos um ensino que é obrigatório, e esse ensino obrigatório faz com que todas as crianças e jovens tenham passado pela escola.
9º QUESTÃO: A teoria da Escola Nova buscava uma educação que fosse instigadora da mudança social, cite os principais objetivos que fundamentou o pensamento pedagógico da escola nova.
Pensar em mudança social, implica pensar em transformação. Se algo está mudando implica passar de um estagio anterior para um novo. Toda mudança que ocorre na sociedade ela é fruto ou efeito de certas demandas. Quais são os efeitos dessa mudança? O que tinha na antiga maneira de organizar a sociedade? Que essas mudanças vão levar ou para manutenção disso ou questionamento. A sociedade, ela é fluida, ela é viva. Como diz Durkheim a sociedade é um organismo vivo e está sempre em constante transformação, sempre acontecendo algo novo. Diante disso, não existe uma única maneira de entender a sociedade, pois existem várias perspectivas e não dá pra tentar compreender qual é a melhor ou menos pior. Mas compreender algumas possibilidades de analises dessa realidadesocial.
10º QUESTÃO: Resuma num quadro comparativo apontando suas principais características e teóricos os seguintes pensamentos pedagógicos: 
 
a) Pensamento pedagógico grego 
b) Pensamento pedagógico renascentista 
c) Nascimento do pensamento moderno 
d) Pensamento pedagógico iluminista 
e) Pensamento pedagógico positivista 
f) Pensamento pedagógico socialista 
g) Pensamento pedagógico fenomenológico 
	Grego 
	Renascentista
	Moderno 
	Iluminista
	Positivista
	Socialista
	Fenomenológico
	
Educação integrada ao corpo a mente e a moral;
Cidadãos livres;
Bem educados;
Capazes de mandarem desfazer e obedecer;
O papel do professor e da escola era de ensinar eficiência individual;
Participação política;
Liberdade e convivência social.
	
Começou com a ascensão da burguesia;
Período da idade moderna marcante por intensas transformações sociais, econômicas, políticas e culturais;
Crise no sistema feudal;
Reinvenção do estilo de vida;
Europeus se apropriaram dos conceitos racionais e humanistas;
Vida pautada nas normas da igreja católica;
	
Absolutismo;
Idade moderna é dividida em pedaços;
Existe uma data de início e de fim;
Começou em 1453 com a tomada de Constantinopla;
Acabou a guerra dos 100 anos;
Antes idade média após idade moderna;
	
Começou no século XVIII;
Com inúmeras transformações na filosofia, política e economia;
Revolução industrial
O pensamento iluminista;
A revolução francesa originando uma serie de revoluções burguesas;
O movimento iluminista caracterizou o século XVIII basicamente na França;
	
Corrente sociológica que surgiu no século XIX;
Defendia em grande medida a aplicação de métodos científicos;
Baseados na experimentação como única forma de propiciar conhecimento verdadeiro sobre a sociedade;
Filosofo francês Augusto Conte, considerado o pai do pensamento positivista.
	
Pedagogia comunista;
Parte da ideia política e econômica de socialismo;
Uma política voltada pra sociedade;
Política da participação popular;
Politica voltada para a classe pobre;
 
	
Aquele que ensina se imagina detentor da verdade;
na base dessa oposição estaria a controvérsia clássica entre filosofia da essência e filosofia da existência, filosofias que, partindo de concepções antropológicas opostas, determinam posicionamentos pedagógicos também distintos.

Mais conteúdos dessa disciplina