Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia atentamente o excerto a seguir. "Os indicadores são essenciais ao planejamento e controle dos processos organizacionais, pois estabelecem medidas verificadoras do alcance das metas e objetivos, sinalizam o rumo que a organização está seguindo e oferecem melhor respaldo para tomada de decisão da gerência. [...] O acompanhamento de um indicador deve demonstrar níveis, tendências e comparações [...]".
Vimos em nossos estudos que os indicadores de RH são importantes, uma vez que essas medidas de desempenho mostram a eficácia da implementação da estratégia. A partir desse contexto e do que você estudou, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) Os indicadores são essenciais no planejamento estratégico da organização e do RH, pois informam os resultados, permitindo verificar o rumo das ações a serem tomadas.
II. ( ) Os indicadores se constituem em métricas que medem a qualidade e as expectativas, contudo, não integram o processo de avaliação da estratégia.
III. ( ) É por meio da clareza de objetivos, de competências e de metas operacionais que se torna possível definir um indicador que auxilie na gestão do planejamento estratégico.
IV. ( ) Para monitorar a evolução dos resultados do RH, são utilizados indicadores de desempenho que servem de referência para a tomada de decisão e criação de estratégias de melhoria.
V. ( ) Os KPIs (Key Performance Indicators), ou Indicadores-Chave de Desempenho, são métricas capazes de gerir o nível operacional das empresas, mas ineficazes para avaliar os níveis tático e estratégico.
a) F, V, F, F, V.
b) V, F, V, V, F.
c) V, F, V, F, F.
d) V, F, F, V, F.
e) F, F, F, V, V.

Após elaborar seu Planejamento Estratégico de Recursos Humanos (PERH), a gestão de pessoas precisa colocá-lo em prática, lembrando-se sempre de alinhar suas ações aos objetivos da organização. Para tanto, são definidas as práticas do RH estratégico, isto é, suas políticas, procedimentos e normas. Estas estão subordinadas à cultura e aos valores da organização e devem ser flexíveis, facilitando sua adaptação às estratégias traçadas.
Conforme estudamos, podemos entender que as práticas de RH regulam os processos básicos da área. A partir desse contexto e dos conteúdos trabalhados no texto-base, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) A adequação da administração de cargos e salários conforme a dinâmica do mercado de trabalho é um dos propósitos das práticas de RH.
II. ( ) Por meio dos Procedimentos Operacionais Padrão (POP), o RH reúne orientações específicas sobre como o colaborador deve realizar suas atividades.
III. ( ) As práticas de RH podem estabelecer programas e incentivos que tenham como objetivo, por exemplo, ações relacionadas ao processo de manter pessoas.
IV. ( ) As políticas de RH funcionam como orientações, instrumentos de apoio para a tomada de decisão dos gestores em situações desconhecidas.
V. ( ) Os objetivos da área de RH devem ser iguais aos da organização para facilitar a determinação dos Procedimentos Operacionais Padrão (POP).
a) V, V, V, V, F.
b) V, F, V, V, V.
c) F, F, F, V, F.
d) F, V, F, F, V.
e) V, F, F, V, F.

O Planejamento Estratégico de Recursos Humanos (PERH) conta com o apoio de projetos para auxiliar na implementação das estratégias. Esses projetos representam um conjunto de recursos organizacionais que atuam juntos para criar ações ou desenvolver algo que não existia e que seja útil para melhorar a capacidade de desempenho e de execução dos planos estratégicos da organização.
Vimos que os projetos funcionam como planos de ação coordenados para o alcance dos objetivos da organização. Diante desse contexto e levando em consideração o conteúdo do texto-base, analise atentamente as afirmativas a seguir.
I. Os projetos devem estar associados ao PERH e oferecer alternativas para melhorar o desempenho atual em relação à busca dos objetivos estratégicos.
II. É essencial que os projetos de RH ocorram simultaneamente e com o mesmo grau de importância destinado às outras atividades da organização.
III. A temporariedade e a individualidade impacta no desempenho dos projetos e acentua os gaps dos objetivos estratégicos.
IV. Os projetos nascem devido a uma demanda específica, por isso se torna necessário ter uma equipe própria para propor soluções, realizando ações pontuais e com prazos.
a) somente as afirmativas I, II e III.
b) somente as afirmativas II e III.
c) somente as afirmativas III e IV.
d) somente as afirmativas I e IV.
e) somente as afirmativas I e II.

Em tempos de instabilidade econômica, um bom planejamento se faz necessário. Mas nem sempre o que se planeja é executado, e nem o que se executa, por vezes, estava planejado. Nesse contexto organizacional, algo se torna constante além da mudança: a necessidade de acompanhamento dos resultados da empresa. Gerenciar o planejamento estratégico de recursos humanos é mais do que apenas avaliar a área: é trazer à tona seu valor para a organização.
Conforme estudamos, podemos entender que avaliar a estratégia de RH é analisar tudo o que foi planejado. A partir desse contexto e do conteúdo trabalhado pelo texto-base, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) O acompanhamento constante de ações facilita a execução da estratégia, gerando um processo contínuo de mensuração e melhorias dos processos.
II. ( ) Medidas de avaliação permitem o controle de custos e análise dos benefícios dos investimentos realizados pela área de RH.
III. ( ) Avaliar os resultados do planejamento estratégico de RH promove resistência nas equipes de trabalho, devido à simplificação da estratégia, tornando-a inviável.
IV. ( ) A avaliação de práticas e a mensuração de resultados permitem compreender as potencialidades e limitações dos processos, o que promove transparência e facilita a priorização do trabalho do RH.
V. ( ) Por meio de uma avaliação periódica da área de Recursos Humanos, é possível criar um sistema de retroalimentação que mantém a estratégia da forma como está.
a) V, F, V, V, F.
b) V, F, V, F, F.
c) F, V, F, F, V.
d) F, F, F, V, V.
e) V, V, F, V, F.

Leia atentamente o excerto a seguir. "[... ] Com o crescimento da abordagem estratégica empresarial na área de recursos humanos nos últimos anos, as empresas vêm investindo cada vez mais no aspecto planejamento, a fim de proporcionar maiores lucros e redução de seus gastos. [...] a administração estratégica busca a eficácia da organização como um todo, de forma que todas as áreas da empresa atuem nesta estratégia [...]".
As empresas buscam parceiros estratégicos por meio da estratégia organizacional, e o RH é um desses parceiros. Levando em consideração os conteúdos abordados no texto-base, analise as alternativas a seguir e aponte a que melhor explica a parceria do planejamento estratégico de RH com o planejamento da organização:
a) Para ser um parceiro estratégico, o RH deve se alinhar tanto na construção quanto na implementação da estratégia da organização.
b) Para ser um parceiro estratégico, o RH deve fornecer informações genéricas sobre a competitividade no mundo corporativo.
c) Para ser um parceiro estratégico, o RH necessita realizar poucas ações, pois o nível de exigência em relação a sua área de atuação diminui.
d) Para ser um parceiro estratégico, o RH deve preparar ações ajustáveis à realidade dos projetos da concorrência.
e) Para ser um parceiro estratégico, o RH deve estar centrado em acabar com os indicadores de ações efetivas da implementação da estratégia.

Para saber se as ações de RH realmente estão trazendo resultados para a organização, é necessário medir os resultados do RH. Ao avaliar a estratégia de RH e seus impactos na organização, é possível perceber o quanto o RH pode ser útil para o desempenho e para o rumo da organização, além de fortalecer a atuação da área e a valorização dos profissionais de RH que demonstram alinhamento com os objetivos estratégicos.
Nesse sentido, vimos que pode ser estabelecido o levantamento de dois indicadores, um baseado no alinhamento interno e outro no alinhamento externo. Assim, é correto afirmar que o alinhamento externo diz respeito:
a) a um indicador operacional, isto é, ao KPIs operacionais de RH, que afetam a operacionalização dos processos na área de RH.
b) a um indicador que avalia a eficiência do desempenho das atividades de RH, como o monitoramento dos custos das ações com pessoas.
c) à avaliação sobre quanto os elementos dos processos de RH (agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas) se reforçam entre si.
d) a um indicador estratégico que mede a contribuição do RH e revela o quanto seus produtos estão alinhados aos vetores estratégicos da organização.
e) a um indicador estratégico que mostra o alinhamento interno da arquitetura do RH, o qual influencia o desenvolvimento de recursos humanos.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia atentamente o excerto a seguir. "Os indicadores são essenciais ao planejamento e controle dos processos organizacionais, pois estabelecem medidas verificadoras do alcance das metas e objetivos, sinalizam o rumo que a organização está seguindo e oferecem melhor respaldo para tomada de decisão da gerência. [...] O acompanhamento de um indicador deve demonstrar níveis, tendências e comparações [...]".
Vimos em nossos estudos que os indicadores de RH são importantes, uma vez que essas medidas de desempenho mostram a eficácia da implementação da estratégia. A partir desse contexto e do que você estudou, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) Os indicadores são essenciais no planejamento estratégico da organização e do RH, pois informam os resultados, permitindo verificar o rumo das ações a serem tomadas.
II. ( ) Os indicadores se constituem em métricas que medem a qualidade e as expectativas, contudo, não integram o processo de avaliação da estratégia.
III. ( ) É por meio da clareza de objetivos, de competências e de metas operacionais que se torna possível definir um indicador que auxilie na gestão do planejamento estratégico.
IV. ( ) Para monitorar a evolução dos resultados do RH, são utilizados indicadores de desempenho que servem de referência para a tomada de decisão e criação de estratégias de melhoria.
V. ( ) Os KPIs (Key Performance Indicators), ou Indicadores-Chave de Desempenho, são métricas capazes de gerir o nível operacional das empresas, mas ineficazes para avaliar os níveis tático e estratégico.
a) F, V, F, F, V.
b) V, F, V, V, F.
c) V, F, V, F, F.
d) V, F, F, V, F.
e) F, F, F, V, V.

Após elaborar seu Planejamento Estratégico de Recursos Humanos (PERH), a gestão de pessoas precisa colocá-lo em prática, lembrando-se sempre de alinhar suas ações aos objetivos da organização. Para tanto, são definidas as práticas do RH estratégico, isto é, suas políticas, procedimentos e normas. Estas estão subordinadas à cultura e aos valores da organização e devem ser flexíveis, facilitando sua adaptação às estratégias traçadas.
Conforme estudamos, podemos entender que as práticas de RH regulam os processos básicos da área. A partir desse contexto e dos conteúdos trabalhados no texto-base, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) A adequação da administração de cargos e salários conforme a dinâmica do mercado de trabalho é um dos propósitos das práticas de RH.
II. ( ) Por meio dos Procedimentos Operacionais Padrão (POP), o RH reúne orientações específicas sobre como o colaborador deve realizar suas atividades.
III. ( ) As práticas de RH podem estabelecer programas e incentivos que tenham como objetivo, por exemplo, ações relacionadas ao processo de manter pessoas.
IV. ( ) As políticas de RH funcionam como orientações, instrumentos de apoio para a tomada de decisão dos gestores em situações desconhecidas.
V. ( ) Os objetivos da área de RH devem ser iguais aos da organização para facilitar a determinação dos Procedimentos Operacionais Padrão (POP).
a) V, V, V, V, F.
b) V, F, V, V, V.
c) F, F, F, V, F.
d) F, V, F, F, V.
e) V, F, F, V, F.

O Planejamento Estratégico de Recursos Humanos (PERH) conta com o apoio de projetos para auxiliar na implementação das estratégias. Esses projetos representam um conjunto de recursos organizacionais que atuam juntos para criar ações ou desenvolver algo que não existia e que seja útil para melhorar a capacidade de desempenho e de execução dos planos estratégicos da organização.
Vimos que os projetos funcionam como planos de ação coordenados para o alcance dos objetivos da organização. Diante desse contexto e levando em consideração o conteúdo do texto-base, analise atentamente as afirmativas a seguir.
I. Os projetos devem estar associados ao PERH e oferecer alternativas para melhorar o desempenho atual em relação à busca dos objetivos estratégicos.
II. É essencial que os projetos de RH ocorram simultaneamente e com o mesmo grau de importância destinado às outras atividades da organização.
III. A temporariedade e a individualidade impacta no desempenho dos projetos e acentua os gaps dos objetivos estratégicos.
IV. Os projetos nascem devido a uma demanda específica, por isso se torna necessário ter uma equipe própria para propor soluções, realizando ações pontuais e com prazos.
a) somente as afirmativas I, II e III.
b) somente as afirmativas II e III.
c) somente as afirmativas III e IV.
d) somente as afirmativas I e IV.
e) somente as afirmativas I e II.

Em tempos de instabilidade econômica, um bom planejamento se faz necessário. Mas nem sempre o que se planeja é executado, e nem o que se executa, por vezes, estava planejado. Nesse contexto organizacional, algo se torna constante além da mudança: a necessidade de acompanhamento dos resultados da empresa. Gerenciar o planejamento estratégico de recursos humanos é mais do que apenas avaliar a área: é trazer à tona seu valor para a organização.
Conforme estudamos, podemos entender que avaliar a estratégia de RH é analisar tudo o que foi planejado. A partir desse contexto e do conteúdo trabalhado pelo texto-base, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) O acompanhamento constante de ações facilita a execução da estratégia, gerando um processo contínuo de mensuração e melhorias dos processos.
II. ( ) Medidas de avaliação permitem o controle de custos e análise dos benefícios dos investimentos realizados pela área de RH.
III. ( ) Avaliar os resultados do planejamento estratégico de RH promove resistência nas equipes de trabalho, devido à simplificação da estratégia, tornando-a inviável.
IV. ( ) A avaliação de práticas e a mensuração de resultados permitem compreender as potencialidades e limitações dos processos, o que promove transparência e facilita a priorização do trabalho do RH.
V. ( ) Por meio de uma avaliação periódica da área de Recursos Humanos, é possível criar um sistema de retroalimentação que mantém a estratégia da forma como está.
a) V, F, V, V, F.
b) V, F, V, F, F.
c) F, V, F, F, V.
d) F, F, F, V, V.
e) V, V, F, V, F.

Leia atentamente o excerto a seguir. "[... ] Com o crescimento da abordagem estratégica empresarial na área de recursos humanos nos últimos anos, as empresas vêm investindo cada vez mais no aspecto planejamento, a fim de proporcionar maiores lucros e redução de seus gastos. [...] a administração estratégica busca a eficácia da organização como um todo, de forma que todas as áreas da empresa atuem nesta estratégia [...]".
As empresas buscam parceiros estratégicos por meio da estratégia organizacional, e o RH é um desses parceiros. Levando em consideração os conteúdos abordados no texto-base, analise as alternativas a seguir e aponte a que melhor explica a parceria do planejamento estratégico de RH com o planejamento da organização:
a) Para ser um parceiro estratégico, o RH deve se alinhar tanto na construção quanto na implementação da estratégia da organização.
b) Para ser um parceiro estratégico, o RH deve fornecer informações genéricas sobre a competitividade no mundo corporativo.
c) Para ser um parceiro estratégico, o RH necessita realizar poucas ações, pois o nível de exigência em relação a sua área de atuação diminui.
d) Para ser um parceiro estratégico, o RH deve preparar ações ajustáveis à realidade dos projetos da concorrência.
e) Para ser um parceiro estratégico, o RH deve estar centrado em acabar com os indicadores de ações efetivas da implementação da estratégia.

Para saber se as ações de RH realmente estão trazendo resultados para a organização, é necessário medir os resultados do RH. Ao avaliar a estratégia de RH e seus impactos na organização, é possível perceber o quanto o RH pode ser útil para o desempenho e para o rumo da organização, além de fortalecer a atuação da área e a valorização dos profissionais de RH que demonstram alinhamento com os objetivos estratégicos.
Nesse sentido, vimos que pode ser estabelecido o levantamento de dois indicadores, um baseado no alinhamento interno e outro no alinhamento externo. Assim, é correto afirmar que o alinhamento externo diz respeito:
a) a um indicador operacional, isto é, ao KPIs operacionais de RH, que afetam a operacionalização dos processos na área de RH.
b) a um indicador que avalia a eficiência do desempenho das atividades de RH, como o monitoramento dos custos das ações com pessoas.
c) à avaliação sobre quanto os elementos dos processos de RH (agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas) se reforçam entre si.
d) a um indicador estratégico que mede a contribuição do RH e revela o quanto seus produtos estão alinhados aos vetores estratégicos da organização.
e) a um indicador estratégico que mostra o alinhamento interno da arquitetura do RH, o qual influencia o desenvolvimento de recursos humanos.

Prévia do material em texto

Pergunta 1 (0.917 pontos)
 
Leia atentamente o excerto a seguir.
"Os indicadores são essenciais ao planejamento e controle dos processos organizacionais, pois estabelecem medidas verificadoras do alcance das metas e objetivos, sinalizam o rumo que a organização está seguindo e oferecem melhor respaldo para tomada de decisão da gerência. [...] O acompanhamento de um indicador deve demonstrar níveis, tendências e comparações [...]".
PEREIRA, A. S. Utilização de indicadores de recursos humanos nas universidades federais brasileiras. In: ENCONTRO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E GOVERNO, 2012, Salvador. Anais... Salvador: Anpad, 2012. Disponível em: <anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnAPG/enapg_2012/2012_EnAPG254.pdf>. Acesso em: 18/08/2016.
 
Vimos em nossos estudos que os indicadores de RH são importantes, uma vez que essas medidas de desempenho mostram a eficácia da implementação da estratégia. A partir desse contexto e do que você estudou, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas. 
 
I. (  ) Os indicadores são essenciais no planejamento estratégico da organização e do RH, pois informam os resultados, permitindo verificar o rumo das ações a serem tomadas.
II. (  ) Os indicadores se constituem em métricas que medem a qualidade e as expectativas, contudo, não integram o processo de avaliação da estratégia. 
III. (  ) É por meio da clareza de objetivos, de competências e de metas operacionais que se torna possível definir um indicador que auxilie na gestão do planejamento estratégico.
IV. (  ) Para monitorar a evolução dos resultados do RH, são utilizados indicadores de desempenho que servem de referência para a tomada de decisão e criação de estratégias de melhoria.
V. (  ) Os KPIs (Key Performance Indicators), ou Indicadores-Chave de Desempenho, são métricas capazes de gerir o nível operacional das empresas, mas ineficazes para avaliar os níveis tático e estratégico.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Opções de pergunta 1:
	
	
	a) 
	F, V, F, F, V.
	
	
	b) 
	V, F, V, V, F.
	
	
	c) 
	V, F, V, F, F.
	
	
	d) 
	V, F, F, V, F.
	
	
	e) 
	F, F, F, V, V.
Pergunta 2 (0.917 pontos)
 
Após elaborar seu Planejamento Estratégico de Recursos Humanos (PERH), a gestão de pessoas precisa colocá-lo em prática, lembrando-se sempre de alinhar suas ações aos objetivos da organização. Para tanto, são definidas as práticas do RH estratégico, isto é, suas políticas, procedimentos e normas. Estas estão subordinadas à cultura e aos valores da organização e devem ser flexíveis, facilitando sua adaptação às estratégias traçadas.
Conforme estudamos, podemos entender que as práticas de RH regulam os processos básicos da área. A partir desse contexto e dos conteúdos trabalhados no texto-base, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas. 
 
I. (  ) A adequação da administração de cargos e salários conforme a dinâmica do mercado de trabalho é um dos propósitos das práticas de RH.
II. (  ) Por meio dos Procedimentos Operacionais Padrão (POP), o RH reúne orientações específicas sobre como o colaborador deve realizar suas atividades. 
III. (  ) As práticas de RH podem estabelecer programas e incentivos que tenham como objetivo, por exemplo, ações relacionadas ao processo de manter pessoas. 
IV. (  ) As políticas de RH funcionam como orientações, instrumentos de apoio para a tomada de decisão dos gestores em situações desconhecidas.
V. (  ) Os objetivos da área de RH devem ser iguais aos da organização para facilitar a determinação dos Procedimentos Operacionais Padrão (POP). 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Opções de pergunta 2:
	
	
	a) 
	V, V, V, V, F.
	
	
	b) 
	V, F, V, V, V.
	
	
	c) 
	F, F, F, V, F.
	
	
	d) 
	F, V, F, F, V. 
	
	
	e) 
	V, F, F, V, F.
Pergunta 3 (0.917 pontos)
 
O Planejamento Estratégico de Recursos Humanos (PERH) conta com o apoio de projetos para auxiliar na implementação das estratégias. Esses projetos representam um conjunto de recursos organizacionais que atuam juntos para criar ações ou desenvolver algo que não existia e que seja útil para melhorar a capacidade de desempenho e de execução dos planos estratégicos da organização.
Vimos que os projetos funcionam como planos de ação coordenados para o alcance dos objetivos da organização. Diante desse contexto e levando em consideração o conteúdo do texto-base, analise atentamente as afirmativas a seguir.
 
I. Os projetos devem estar associados ao PERH e oferecer alternativas para melhorar o desempenho atual em relação à busca dos objetivos estratégicos.
II. É essencial que os projetos de RH ocorram simultaneamente e com o mesmo grau de importância destinado às outras atividades da organização.
III. A temporariedade e a individualidade impacta no desempenho dos projetos e acentua os gaps dos objetivos estratégicos.
IV. Os projetos nascem devido a uma demanda específica, por isso se torna necessário ter uma equipe própria para propor soluções, realizando ações pontuais e com prazos.
 
Estão corretas:
Opções de pergunta 3:
	
	
	a) 
	somente as afirmativas I, II e III.
	
	
	b) 
	somente as afirmativas II e III.
	
	
	c) 
	somente as afirmativas III e IV.
	
	
	d) 
	somente as afirmativas I e IV.
	
	
	e) 
	somente as afirmativas I e II.
Pergunta 4 (0.917 pontos)
 
Em tempos de instabilidade econômica, um bom planejamento se faz necessário. Mas nem sempre o que se planeja é executado, e nem o que se executa, por vezes, estava planejado. Nesse contexto organizacional, algo se torna constante além da mudança: a necessidade de acompanhamento dos resultados da empresa. Gerenciar o planejamento estratégico de recursos humanos é mais do que apenas avaliar a área: é trazer à tona seu valor para a organização.
Conforme estudamos, podemos entender que avaliar a estratégia de RH é analisar tudo o que foi planejado. A partir desse contexto e do conteúdo trabalhado pelo texto-base, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas. 
 
I. (  ) O acompanhamento constante de ações facilita a execução da estratégia, gerando um processo contínuo de mensuração e melhorias dos processos.
II. (  ) Medidas de avaliação permitem o controle de custos e análise dos benefícios dos investimentos realizados pela área de RH.
III. (  ) Avaliar os resultados do planejamento estratégico de RH promove resistência nas equipes de trabalho, devido à simplificação da estratégia, tornando-a inviável.
IV. (  ) A avaliação de práticas e a mensuração de resultados permitem compreender as potencialidades e limitações dos processos, o que promove transparência e facilita a priorização do trabalho do RH.
V. (  ) Por meio de uma avaliação periódica da área de Recursos Humanos, é possível criar um sistema de retroalimentação que mantém a estratégia da forma como está.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Opções de pergunta 4:
	
	
	a) 
	V, F, V, V, F.
	
	
	b) 
	V, F, V, F, F.
	
	
	c) 
	F, V, F, F, V.
	
	
	d) 
	F, F, F, V, V.
	
	
	e) 
	V, V, F, V, F.
Pergunta 5 (0.917 pontos)
 
Leia atentamente o excerto a seguir.
"[...] Com o crescimento da abordagem estratégica empresarial na área de recursos humanos nos últimos anos, as empresas vêm investindo cada vez mais no aspecto planejamento, a fim de proporcionar maiores lucros e redução de seus gastos. [...] a administração estratégica busca a eficácia da organização como um todo, de forma que todas as áreas da empresa atuem nesta estratégia [...]".
COSTA, L. R. E. et al. Planejamento Estratégico de Recursos Humanos: análise de uma empresa de eletrodométicos de Bambui/MG. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 8., 2011, Resende. Anais... Resende: SEGeT, 2011. Disponível em: <aedb.br/seget/arquivos/artigos11/33514324.pdf>. Acesso em: 12/07/2016.
 
As empresas buscam parceiros estratégicos por meio da estratégia organizacional, e o RH é um desses parceiros. Levando em consideraçãoos conteúdos abordados no texto-base, analise as alternativas a seguir e aponte a que melhor explica a parceria do planejamento estratégico de RH com o planejamento da organização:
Opções de pergunta 5:
	
	
	a) 
	Para ser um parceiro estratégico, o RH deve se alinhar tanto na construção quanto na implementação da estratégia da organização.
	
	
	b) 
	Para ser um parceiro estratégico, o RH deve fornecer informações genéricas sobre a competitividade no mundo corporativo.
	
	
	c) 
	Para ser um parceiro estratégico, o RH necessita realizar poucas ações, pois o nível de exigência em relação a sua área de atuação diminui.
	
	
	d) 
	Para ser um parceiro estratégico, o RH deve preparar ações ajustáveis à realidade dos projetos da concorrência.
	
	
	e) 
	Para ser um parceiro estratégico, o RH deve estar centrado em acabar com os indicadores de ações efetivas da implementação da estratégia.
Pergunta 6 (0.917 pontos)
 
Para saber se as ações de RH realmente estão trazendo resultados para a organização, é necessário medir os resultados do RH. Ao avaliar a estratégia de RH e seus impactos na organização, é possível perceber o quanto o RH pode ser útil para o desempenho e para o rumo da organização, além de fortalecer a atuação da área e a valorização dos profissionais de RH que demonstram alinhamento com os objetivos estratégicos.
Nesse sentido, vimos que pode ser estabelecido o levantamento de dois indicadores, um baseado no alinhamento interno e outro no alinhamento externo. Assim, é correto afirmar que o alinhamento externo diz respeito:
Opções de pergunta 6:
	
	
	a) 
	a um indicador operacional, isto é, ao KPIs operacionais de RH, que afetam a operacionalização dos processos na área de RH.
	
	
	b) 
	a um indicador que avalia a eficiência do desempenho das atividades de RH, como o monitoramento dos custos das ações com pessoas.
	
	
	c) 
	à avaliação sobre quanto os elementos dos processos de RH (agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas) se reforçam entre si.
	
	
	d) 
	a um indicador estratégico que mede a contribuição do RH e revela o quanto seus produtos estão alinhados aos vetores estratégicos da organização.
	
	
	e) 
	a um indicador estratégico que mostra o alinhamento interno da arquitetura do RH, o qual influencia o desenvolvimento de recursos humanos.

Mais conteúdos dessa disciplina