Logo Passei Direto
Buscar

EXERCÍCIOS DE REVISÃO

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Consoante as regras pertinentes ao direito obrigacional é correto afirmar que:
A) O descumprimento de uma obrigação de fazer sempre se resolve em perdas e danos; B) O obrigação "propter rem" não possibilita a exoneração do devedor pelo abandono do direito real, renunciando o direito sobre a coisa; C) A solidariedade só pode resultar da vontade das partes; D) O fiador demandado pelo pagamento da dívida não tem o direito de exigir que primeiro seja excutidos os bens do afiançado;
A
B
C
D

Em matéria obrigacional, julgue as asserções abaixo e assinale a alternativa correta.
I - o devedor não responde pelos prejuízos resultantes de caso fortuito ou força maior, exceto quando se houver por eles responsabilizado, ou quando estiver em mora.
II - a transmissibilidade automática constitui uma das características das obrigações ambulatórias.
III - o terceiro não interessado, que paga a dívida em nome e por conta do devedor, não pode pedir o reembolso.
IV - é válido o pagamento feito de boa-fé ao herdeiro aparente, mesmo provando-se depois que não era credor.
a) somente a I e a II estão corretas.
b) somente a I e a IV estão corretas.
c) somente a II e a IV estão corretas.
d) todas estão corretas.

Pagamento, segundo ANTUNES VARELLA, é a “realização real da prestação”. Contraída uma obrigação entre Clóvis e Miguel, é INCORRETO afirmar que:
A) o fiador do mutuário é terceiro interessado no pagamento do débito; B) o terceiro interessado que paga a dívida sub-roga-se em todos os direitos do credor; C) o pagamento é válido quando o recebedor tiver a aparência de credor e o pagador estiver de boa-fé; D) o credor pode ser compelido a receber antecipadamente a prestação, ainda que o prazo tenha sido estabelecido em seu benefício; E) a presunção de pagamento pela entrega do título ao devedor é relativa.
A
B
C
D
E

Para que seja possível a imputação do pagamento, deverão concorrer os seguintes requisitos:
A) Dois ou mais débitos de um devedor a um só credor, de igual valor, com vencimentos distintos. B) Dois ou mais débitos de um devedor a um só credor, positivos, ainda que ilíquidos, mas com vencimentos simultâneos. C) Dois ou mais débitos de um devedor a um só credor, um deles mais antigo que o(s) outro(s). D) Dois ou mais débitos de um devedor a um só credor, da mesma natureza, positivos e vencidos. E) Dois ou mais débitos de um devedor a um só credor, constituídos de capital e juros, de igual valor, o segundo mais antigo que o primeiro.
A
B
C
D
E

Quanto ao adimplemento e extinção das obrigações, é CORRETO afirmar:
A) O credor não é obrigado a receber prestação diversa da que lhe é devida, exceto se for mais valiosa. B) A quitação somente poderá ser dada por instrumento público. C) A entrega do título ao devedor firma a presunção do pagamento. D) O pagamento cientemente feito a credor incapaz não é válido, mesmo que o devedor prove que em beneficio dele efetivamente reverteu.
A
B
C
D

Considerando os dispositivos do Código Civil em vigor sobre o Direito das Obrigações, assinale a alternativa CORRETA.
A) É facultado a terceiro assumir a obrigação do devedor, com o consentimento expresso do credor, ficando exonerado o devedor primitivo, salvo se aquele, ao tempo da assunção, era insolvente e o credor o ignorava. B) A solidariedade não se presume; resulta somente da lei. C) O pagamento reiteradamente feito em outro local não faz presumir renúncia do credor relativamente ao previsto no contrato. D) Dá-se a novação quando o credor aceita receber prestação diversa da que lhe é devida. E) Nas obrigações alternativas, a escolha cabe ao credor, se outra coisa não se estipulou.
A
B
C
D
E

Nas obrigações alternativas:
A) a escolha cabe ao credor, se outra coisa não se estipulou; B) pode o devedor obrigar o credor a receber parte em uma prestação e parte em outra; C) pode o credor exigir do devedor parte em uma prestação e parte em outra; D) a escolha cabe ao devedor, se outra coisa não se estipulou.
A
B
C
D

Nas obrigações alternativas, é correto afirmar-se que:
A) a escolha cabe sempre ao credor; B) podem as partes convencionar que a escolha caiba ao credor; C) inexeqüíveis ambas as obrigações, o credor poderá reclamar o valor de ambas; D) tornadas impossíveis as prestações, ainda que inexistente culpa do credor, a obrigação não se extingue; E) em se tratando de prestações anuais, a opção, uma vez feita, é obrigatória para todas as prestações.
A
B
C
D
E

Tornando-se impossível a prestação por culpa de um dos devedores solidários,
A) subsiste para todos o encargo de pagar o equivalente e as perdas e danos decorrentes da impossibilidade. B) os devedores solidários não culpados respondem somente pelo encargo de pagar o equivalente. C) fica insubsistente a solidariedade passiva, passando o devedor que impossibilitou a prestação a responder isoladamente pelo encargo de pagar o equivalente e pelas perdas e danos decorrentes. D) os devedores solidários não culpados respondem somente por perdas e danos decorrentes da impossibilidade.
A
B
C
D

“A” e “B” obrigaram-se a entregar a “C” e “D” um boi de raça, que fugiu por ter sido deixada aberta a porteira, por descuido de “X”, funcionário de “A” e “B”. Pode-se dizer que a obrigação é
A) indivisível, que se tornou divisível pela perda do objeto da prestação, com responsabilidade dos devedores “A” e “B”, pela culpa de “X”, seu funcionário. B) solidária, com responsabilidade dos devedores “A” e “B”, por culpa de seu funcionário, ante a perda do objeto da obrigação. C) indivisível, tornando-se divisível com o perecimento do objeto, sem culpa dos devedores “A” e “B” e sem responsabilidade destes. D) simplesmente, divisível com o perecimento do objeto da prestação, respondendo objetivamente “A” e “B” pela culpa de seu empregado “X”.
A
B
C
D

O Código Civil estabelece, com relação às obrigações divisíveis e indivisíveis que:
A) diante da pluralidade de credores, sendo indivisível a prestação, o devedor se desobrigará pagando a apenas um deles, desde que este lhe dê caução de ratificação dos outros credores. B) havendo dois ou mais devedores, cada um será responsável pela dívida toda, mesmo que a prestação seja divisível. C) quando se trata de obrigação divisível, o credor deverá recebê-la por partes do devedor. D) quando indivisível, a obrigação resolvida em perdas e danos não se descaracteriza como tal.
A
B
C
D

Salvo disposição legal ou contratual em contrário ou diferente, ou em razão da natureza da obrigação, o pagamento efetuar-se-á
A) em se tratando de prestações periódicas alternadamente no domicílio do devedor e do credor. B) no domicílio do credor, ainda que reiteradamente feito em outro local, não fazendo isto presumir renúncia a disposição contratual. C) indistintamente no domicílio do credor ou do devedor, a critério deste. D) no domicílio do devedor, mas se reiteradamente feito em outro local faz presumir renúncia do credor relativamente ao previsto no contrato. E) no domicílio do credor, podendo porém o devedor fazê-lo noutro local, desde que não haja prejuízo para aquele.
A
B
C
D
E

Nos contratos de execução continuada ou diferida, se a prestação de uma das partes se tornar excessivamente onerosa, com extrema vantagem para a outra, em virtude de acontecimentos extraordinários e imprevisíveis,
A) por se tratar de direito potestativo da parte prejudicada, a resolução não poderá ser evitada, ainda que o réu na ação de resolução ofereça modificar eqüitativamente as condições do contrato. B) os efeitos de sua resolução judicial retroagirão à data da citação. C) o Juiz só poderá acolher o pedido de resolução se houver concordância do réu, para não ferir o princípio da autonomia da vontade. D) a resolução judicial só será admissível se o autor comprovar que já cumpriu pelo menos 40% (quarenta por cento) de sua obrigação. E) a resolução judicial só produzirá efeitos a partir do trânsito em julgado da sentença.
A
B
C
D
E

Leia com ATENÇÃO as proposições abaixo.
I) Nas obrigações em que há solidariedade ativa, pode o devedor opor a um dos credores solidários as exceções pessoais oponíveis aos outros. II) Pode terceiro assumir a obrigação do devedor, com o consentimento expresso do credor, ficando, nesta hipótese, exonerado definitivamente o devedor primitivo e extintas, automaticamente, todas as garantias que não se restabelecem, ainda que anulada a substituição. III) Segundo o novo Código Civil brasileiro, é nula toda e qualquer convenção de pagamento em ouro e moeda estrangeira, bem como para compensar a diferença entre o valor desta e o da moeda nacional, estando revogadas as exceções antes previstas na legislação especial. IV) Nas arras penitenciais, se a parte que as recebeu não executar o contrato, poderá a que as deu haver o contrato por desfeito, e exigir sua devolução mais o equivalente, com atualização monetária segundo índices oficiais regularmente estabelecidos, juros e honorários de advogado. Não é admissível indenização suplementar. Considerando as proposições supra, marque a alternativa CORRETA.
A) Todas as proposições são verdadeiras.
B) As proposições I e II são verdadeiras.
C) As proposições I, III e IV são verdadeiras.
D) Todas as proposições são falsas.
E) As proposições I, II e IV são verdadeiras.

À solução de questões que envolvem danos decorrentes de erro médico, nas cirurgias plásticas de correção de defeito físico e embelezamento, quanto à relação paciente-médico e à relação paciente-hospital, é correto afirmar-se que:
A) a relação paciente-hospital é regulada pela responsabilidade civil subjetiva.
B) a relação paciente-médico não é contratual.
C) a obrigação resultante da relação paciente-médico é de resultado, salvo prova de intervenção de fator imprevisível, força maior ou caso fortuito.
D) a obrigação resultante da relação paciente-médico é sempre de meio.
E) nenhuma das alternativas anteriores está correta.

Nas obrigações naturais esta ausente o elemento
A) Schuld.
B) Haftung.
C) Obligatio.
D) Debitum.
E) nenhuma das alternativas anteriores está correta.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Consoante as regras pertinentes ao direito obrigacional é correto afirmar que:
A) O descumprimento de uma obrigação de fazer sempre se resolve em perdas e danos; B) O obrigação "propter rem" não possibilita a exoneração do devedor pelo abandono do direito real, renunciando o direito sobre a coisa; C) A solidariedade só pode resultar da vontade das partes; D) O fiador demandado pelo pagamento da dívida não tem o direito de exigir que primeiro seja excutidos os bens do afiançado;
A
B
C
D

Em matéria obrigacional, julgue as asserções abaixo e assinale a alternativa correta.
I - o devedor não responde pelos prejuízos resultantes de caso fortuito ou força maior, exceto quando se houver por eles responsabilizado, ou quando estiver em mora.
II - a transmissibilidade automática constitui uma das características das obrigações ambulatórias.
III - o terceiro não interessado, que paga a dívida em nome e por conta do devedor, não pode pedir o reembolso.
IV - é válido o pagamento feito de boa-fé ao herdeiro aparente, mesmo provando-se depois que não era credor.
a) somente a I e a II estão corretas.
b) somente a I e a IV estão corretas.
c) somente a II e a IV estão corretas.
d) todas estão corretas.

Pagamento, segundo ANTUNES VARELLA, é a “realização real da prestação”. Contraída uma obrigação entre Clóvis e Miguel, é INCORRETO afirmar que:
A) o fiador do mutuário é terceiro interessado no pagamento do débito; B) o terceiro interessado que paga a dívida sub-roga-se em todos os direitos do credor; C) o pagamento é válido quando o recebedor tiver a aparência de credor e o pagador estiver de boa-fé; D) o credor pode ser compelido a receber antecipadamente a prestação, ainda que o prazo tenha sido estabelecido em seu benefício; E) a presunção de pagamento pela entrega do título ao devedor é relativa.
A
B
C
D
E

Para que seja possível a imputação do pagamento, deverão concorrer os seguintes requisitos:
A) Dois ou mais débitos de um devedor a um só credor, de igual valor, com vencimentos distintos. B) Dois ou mais débitos de um devedor a um só credor, positivos, ainda que ilíquidos, mas com vencimentos simultâneos. C) Dois ou mais débitos de um devedor a um só credor, um deles mais antigo que o(s) outro(s). D) Dois ou mais débitos de um devedor a um só credor, da mesma natureza, positivos e vencidos. E) Dois ou mais débitos de um devedor a um só credor, constituídos de capital e juros, de igual valor, o segundo mais antigo que o primeiro.
A
B
C
D
E

Quanto ao adimplemento e extinção das obrigações, é CORRETO afirmar:
A) O credor não é obrigado a receber prestação diversa da que lhe é devida, exceto se for mais valiosa. B) A quitação somente poderá ser dada por instrumento público. C) A entrega do título ao devedor firma a presunção do pagamento. D) O pagamento cientemente feito a credor incapaz não é válido, mesmo que o devedor prove que em beneficio dele efetivamente reverteu.
A
B
C
D

Considerando os dispositivos do Código Civil em vigor sobre o Direito das Obrigações, assinale a alternativa CORRETA.
A) É facultado a terceiro assumir a obrigação do devedor, com o consentimento expresso do credor, ficando exonerado o devedor primitivo, salvo se aquele, ao tempo da assunção, era insolvente e o credor o ignorava. B) A solidariedade não se presume; resulta somente da lei. C) O pagamento reiteradamente feito em outro local não faz presumir renúncia do credor relativamente ao previsto no contrato. D) Dá-se a novação quando o credor aceita receber prestação diversa da que lhe é devida. E) Nas obrigações alternativas, a escolha cabe ao credor, se outra coisa não se estipulou.
A
B
C
D
E

Nas obrigações alternativas:
A) a escolha cabe ao credor, se outra coisa não se estipulou; B) pode o devedor obrigar o credor a receber parte em uma prestação e parte em outra; C) pode o credor exigir do devedor parte em uma prestação e parte em outra; D) a escolha cabe ao devedor, se outra coisa não se estipulou.
A
B
C
D

Nas obrigações alternativas, é correto afirmar-se que:
A) a escolha cabe sempre ao credor; B) podem as partes convencionar que a escolha caiba ao credor; C) inexeqüíveis ambas as obrigações, o credor poderá reclamar o valor de ambas; D) tornadas impossíveis as prestações, ainda que inexistente culpa do credor, a obrigação não se extingue; E) em se tratando de prestações anuais, a opção, uma vez feita, é obrigatória para todas as prestações.
A
B
C
D
E

Tornando-se impossível a prestação por culpa de um dos devedores solidários,
A) subsiste para todos o encargo de pagar o equivalente e as perdas e danos decorrentes da impossibilidade. B) os devedores solidários não culpados respondem somente pelo encargo de pagar o equivalente. C) fica insubsistente a solidariedade passiva, passando o devedor que impossibilitou a prestação a responder isoladamente pelo encargo de pagar o equivalente e pelas perdas e danos decorrentes. D) os devedores solidários não culpados respondem somente por perdas e danos decorrentes da impossibilidade.
A
B
C
D

“A” e “B” obrigaram-se a entregar a “C” e “D” um boi de raça, que fugiu por ter sido deixada aberta a porteira, por descuido de “X”, funcionário de “A” e “B”. Pode-se dizer que a obrigação é
A) indivisível, que se tornou divisível pela perda do objeto da prestação, com responsabilidade dos devedores “A” e “B”, pela culpa de “X”, seu funcionário. B) solidária, com responsabilidade dos devedores “A” e “B”, por culpa de seu funcionário, ante a perda do objeto da obrigação. C) indivisível, tornando-se divisível com o perecimento do objeto, sem culpa dos devedores “A” e “B” e sem responsabilidade destes. D) simplesmente, divisível com o perecimento do objeto da prestação, respondendo objetivamente “A” e “B” pela culpa de seu empregado “X”.
A
B
C
D

O Código Civil estabelece, com relação às obrigações divisíveis e indivisíveis que:
A) diante da pluralidade de credores, sendo indivisível a prestação, o devedor se desobrigará pagando a apenas um deles, desde que este lhe dê caução de ratificação dos outros credores. B) havendo dois ou mais devedores, cada um será responsável pela dívida toda, mesmo que a prestação seja divisível. C) quando se trata de obrigação divisível, o credor deverá recebê-la por partes do devedor. D) quando indivisível, a obrigação resolvida em perdas e danos não se descaracteriza como tal.
A
B
C
D

Salvo disposição legal ou contratual em contrário ou diferente, ou em razão da natureza da obrigação, o pagamento efetuar-se-á
A) em se tratando de prestações periódicas alternadamente no domicílio do devedor e do credor. B) no domicílio do credor, ainda que reiteradamente feito em outro local, não fazendo isto presumir renúncia a disposição contratual. C) indistintamente no domicílio do credor ou do devedor, a critério deste. D) no domicílio do devedor, mas se reiteradamente feito em outro local faz presumir renúncia do credor relativamente ao previsto no contrato. E) no domicílio do credor, podendo porém o devedor fazê-lo noutro local, desde que não haja prejuízo para aquele.
A
B
C
D
E

Nos contratos de execução continuada ou diferida, se a prestação de uma das partes se tornar excessivamente onerosa, com extrema vantagem para a outra, em virtude de acontecimentos extraordinários e imprevisíveis,
A) por se tratar de direito potestativo da parte prejudicada, a resolução não poderá ser evitada, ainda que o réu na ação de resolução ofereça modificar eqüitativamente as condições do contrato. B) os efeitos de sua resolução judicial retroagirão à data da citação. C) o Juiz só poderá acolher o pedido de resolução se houver concordância do réu, para não ferir o princípio da autonomia da vontade. D) a resolução judicial só será admissível se o autor comprovar que já cumpriu pelo menos 40% (quarenta por cento) de sua obrigação. E) a resolução judicial só produzirá efeitos a partir do trânsito em julgado da sentença.
A
B
C
D
E

Leia com ATENÇÃO as proposições abaixo.
I) Nas obrigações em que há solidariedade ativa, pode o devedor opor a um dos credores solidários as exceções pessoais oponíveis aos outros. II) Pode terceiro assumir a obrigação do devedor, com o consentimento expresso do credor, ficando, nesta hipótese, exonerado definitivamente o devedor primitivo e extintas, automaticamente, todas as garantias que não se restabelecem, ainda que anulada a substituição. III) Segundo o novo Código Civil brasileiro, é nula toda e qualquer convenção de pagamento em ouro e moeda estrangeira, bem como para compensar a diferença entre o valor desta e o da moeda nacional, estando revogadas as exceções antes previstas na legislação especial. IV) Nas arras penitenciais, se a parte que as recebeu não executar o contrato, poderá a que as deu haver o contrato por desfeito, e exigir sua devolução mais o equivalente, com atualização monetária segundo índices oficiais regularmente estabelecidos, juros e honorários de advogado. Não é admissível indenização suplementar. Considerando as proposições supra, marque a alternativa CORRETA.
A) Todas as proposições são verdadeiras.
B) As proposições I e II são verdadeiras.
C) As proposições I, III e IV são verdadeiras.
D) Todas as proposições são falsas.
E) As proposições I, II e IV são verdadeiras.

À solução de questões que envolvem danos decorrentes de erro médico, nas cirurgias plásticas de correção de defeito físico e embelezamento, quanto à relação paciente-médico e à relação paciente-hospital, é correto afirmar-se que:
A) a relação paciente-hospital é regulada pela responsabilidade civil subjetiva.
B) a relação paciente-médico não é contratual.
C) a obrigação resultante da relação paciente-médico é de resultado, salvo prova de intervenção de fator imprevisível, força maior ou caso fortuito.
D) a obrigação resultante da relação paciente-médico é sempre de meio.
E) nenhuma das alternativas anteriores está correta.

Nas obrigações naturais esta ausente o elemento
A) Schuld.
B) Haftung.
C) Obligatio.
D) Debitum.
E) nenhuma das alternativas anteriores está correta.

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS DE REVISÃO – AVALIAÇÃO AV3 
 
1 - (TJ/ES -2003) Consoante as regras pertinentes ao direito obrigacional é correto 
afirmar que: 
 
A) O descumprimento de uma obrigação de fazer sempre se resolve em perdas e danos; 
 
B) O obrigação "propter rem" não possibilita a exoneração do devedor pelo abandono do direito 
real, renunciando o direito sobre a coisa; 
 
C) A solidariedade só pode resultar da vontade das partes; 
 
D) O fiador demandado pelo pagamento da dívida não tem o direito de exigir que primeiro seja 
excutidos os bens do afiançado; 
 
 
2- (IX Concurso TRF 1ª Região- 2003) Em matéria obrigacional, julgue as asserções 
abaixo e assinale a alternativa correta. 
 
I - o devedor não responde pelos prejuízos resultantes de caso fortuito ou força maior, exceto 
quando se houver por eles responsabilizado, ou quando estiver em mora. 
 
II - a transmissibilidade automática constitui uma das características das obrigações 
ambulatórias. 
 
III - o terceiro não interessado, que paga a dívida em nome e por conta do devedor, não pode 
pedir o reembolso. 
 
IV - é válido o pagamento feito de boa-fé ao herdeiro aparente, mesmo provando-se depois que 
não era credor. 
 
A) somente a I e a II estão corretas. 
 
B) somente a I e a IV estão corretas. 
 
C) somente a II e a IV estão corretas. 
 
D) todas estão corretas. 
 
 
3- (TJ/MG_2002/2003) Pagamento, segundo ANTUNES VARELLA, é a “realização real 
da prestação”. Contraída uma obrigação entre Clóvis e Miguel, é INCORRETO afirmar 
que 
 
A) o fiador do mutuário é terceiro interessado no pagamento do débito; 
 
B) o terceiro interessado que paga a dívida sub-roga-se em todos os direitos do credor; 
 
C) o pagamento é válido quando o recebedor tiver a aparência de credor e o pagador estiver de 
boa-fé; 
 
D) o credor pode ser compelido a receber antecipadamente a prestação, ainda que o prazo tenha 
sido estabelecido em seu benefício; 
 
E) a presunção de pagamento pela entrega do título ao devedor é relativa. 
 
 
4- (43º Concurso MP/MG) Para que seja possível a imputação do pagamento, deverão 
concorrer os seguintes requisitos: 
 
A) Dois ou mais débitos de um devedor a um só credor, de igual valor, com vencimentos 
distintos. 
 
B) Dois ou mais débitos de um devedor a um só credor, positivos, ainda que ilíquidos, mas com 
vencimentos simultâneos. 
 
C) Dois ou mais débitos de um devedor a um só credor, um deles mais antigo que o(s) outro(s). 
 
D) Dois ou mais débitos de um devedor a um só credor, da mesma natureza, positivos e 
vencidos. 
 
E) Dois ou mais débitos de um devedor a um só credor, constituídos de capital e juros, de igual 
valor, o segundo mais antigo que o primeiro. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
5- (OAB/MG_2005) Quanto ao adimplemento e extinção das obrigações, é CORRETO 
afirmar: 
 
A) O credor não é obrigado a receber prestação diversa da que lhe é devida, exceto se for mais 
valiosa. 
 
B) A quitação somente poderá ser dada por instrumento público. 
 
C) A entrega do título ao devedor firma a presunção do pagamento. 
 
D) O pagamento cientemente feito a credor incapaz não é válido, mesmo que o devedor prove 
que em beneficio dele efetivamente reverteu. 
 
 
6- (Polícia Civil/MG_2003) Considerando os dispositivos do Código Civil em vigor sobre o 
Direito das Obrigações, assinale a alternativa CORRETA. 
 
A) É facultado a terceiro assumir a obrigação do devedor, com o consentimento expresso do 
credor, ficando exonerado o devedor primitivo, salvo se aquele, ao tempo da assunção, era 
insolvente e o credor o ignorava. 
 
B) A solidariedade não se presume; resulta somente da lei. 
 
C) O pagamento reiteradamente feito em outro local não faz presumir renúncia do credor 
relativamente ao previsto no contrato. 
 
D) Dá-se a novação quando o credor aceita receber prestação diversa da que lhe é devida. 
 
E) Nas obrigações alternativas, a escolha cabe ao credor, se outra coisa não se estipulou. 
 
 
7- (TJ/DFT_2003) Nas obrigações alternativas: 
 
A) a escolha cabe ao credor, se outra coisa não se estipulou; 
 
B) pode o devedor obrigar o credor a receber parte em uma prestação e parte em outra; 
 
C) pode o credor exigir do devedor parte em uma prestação e parte em outra; 
 
D) a escolha cabe ao devedor, se outra coisa não se estipulou. 
 
 
 
 
 
8- (TJ/SC_2002) Nas obrigações alternativas, é correto afirmar-se que: 
 
A) a escolha cabe sempre ao credor; 
 
B) podem as partes convencionar que a escolha caiba ao credor; 
 
C) inexeqüíveis ambas as obrigações, o credor poderá reclamar o valor de ambas; 
 
D) tornadas impossíveis as prestações, ainda que inexistente culpa do credor, a obrigação não se 
extingue; 
 
E) em se tratando de prestações anuais, a opção, uma vez feita, é obrigatória para todas as 
prestações. 
 
9- (174º Concurso TJ/SP) Tornando-se impossível a prestação por culpa de um dos 
devedores solidários, 
 
A) subsiste para todos o encargo de pagar o equivalente e as perdas e danos decorrentes da 
impossibilidade. 
 
B) os devedores solidários não culpados respondem somente pelo encargo de pagar o 
equivalente. 
 
C) fica insubsistente a solidariedade passiva, passando o devedor que impossibilitou a prestação 
a responder isoladamente pelo encargo de pagar o equivalente e pelas perdas e danos 
decorrentes. 
 
D) os devedores solidários não culpados respondem somente por perdas e danos decorrentes da 
impossibilidade. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
10 - (123º Exame OAB/SP) “A” e “B” obrigaram-se a entregar a “C” e “D” um boi de 
raça, que fugiu por ter sido deixada aberta a porteira, por descuido de “X”, funcionário 
de “A” e “B”. Pode-se dizer que a obrigação é 
 
A) indivisível, que se tornou divisível pela perda do objeto da prestação, com responsabilidade 
dos devedores “A” e “B”, pela culpa de “X”, seu funcionário. 
 
B) solidária, com responsabilidade dos devedores “A” e “B”, por culpa de seu funcionário, ante 
a perda do objeto da obrigação. 
 
C) indivisível, tornando-se divisível com o perecimento do objeto, sem culpa dos devedores 
“A” e “B” e sem responsabilidade destes. 
 
D) simplesmente, divisível com o perecimento do objeto da prestação, respondendo 
objetivamente “A” e “B” pela culpa de seu empregado “X”. 
 
 
11- (OAB/PB_2004) O Código Civil estabelece, com relação às obrigações divisíveis e 
indivisíveis que: 
 
A) diante da pluralidade de credores, sendo indivisível a prestação, o devedor se desobrigará 
pagando a apenas um deles, desde que este lhe dê caução de ratificação dos outros credores. 
 
B) havendo dois ou mais devedores, cada um será responsável pela dívida toda, mesmo que a 
prestação seja divisível. 
 
C) quando se trata de obrigação divisível, o credor deverá recebê-la por partes do devedor. 
 
D) quando indivisível, a obrigação resolvida em perdas e danos não se descaracteriza como tal. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
12- (Defensoria Pública/MA_2003) Salvo disposição legal ou contratual em contrário ou 
diferente, ou em razão da natureza da obrigação, o pagamento efetuar-se-á 
 
A) em se tratando de prestações periódicas alternadamente no domicílio do devedor e do credor. 
 
B) no domicílio do credor, ainda que reiteradamente feito em outro local, não fazendo isto 
presumir renúncia a disposição contratual. 
 
C) indistintamente no domicílio do credor ou do devedor, a critério deste. 
 
D) no domicílio do devedor, mas se reiteradamentefeito em outro local faz presumir renúncia 
do credor relativamente ao previsto no contrato. 
 
E) no domicílio do credor, podendo porém o devedor fazê-lo noutro local, desde que não haja 
prejuízo para aquele. 
 
 
13 - (Defensoria Pública/MA_2003) Nos contratos de execução continuada ou diferida, se a 
prestação de uma das partes se tornar excessivamente onerosa, com extrema vantagem 
para a outra, em virtude de acontecimentos extraordinários e imprevisíveis, 
 
A) por se tratar de direito potestativo da parte prejudicada, a resolução não poderá ser evitada, 
ainda que o réu na ação de resolução ofereça modificar eqüitativamente as condições do 
contrato. 
 
B) os efeitos de sua resolução judicial retroagirão à data da citação. 
 
C) o Juiz só poderá acolher o pedido de resolução se houver concordância do réu, para não ferir 
o princípio da autonomia da vontade. 
 
D) a resolução judicial só será admissível se o autor comprovar que já cumpriu pelo menos 40% 
(quarenta por cento) de sua obrigação. 
 
E) a resolução judicial só produzirá efeitos a partir do trânsito em julgado da sentença. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
14- (TJ/MG_2003/2004) Leia com ATENÇÃO as proposições abaixo. 
 
I) Nas obrigações em que há solidariedade ativa, pode o devedor opor a um dos credores 
solidários as exceções pessoais oponíveis aos outros. 
 
II) Pode terceiro assumir a obrigação do devedor, com o consentimento expresso do credor, 
ficando, nesta hipótese, exonerado definitivamente o devedor primitivo e extintas, 
automaticamente, todas as garantias que não se restabelecem, ainda que anulada a substituição. 
 
III) Segundo o novo Código Civil brasileiro, é nula toda e qualquer convenção de pagamento 
em ouro e moeda estrangeira, bem como para compensar a diferença entre o valor desta e o da 
moeda nacional, estando revogadas as exceções antes previstas na legislação especial. 
 
IV) Nas arras penitenciais, se a parte que as recebeu não executar o contrato, poderá a que as 
deu haver o contrato por desfeito, e exigir sua devolução mais o equivalente, com atualização 
monetária segundo índices oficiais regularmente estabelecidos, juros e honorários de advogado. 
Não é admissível indenização suplementar. 
 
Considerando as proposições supra, marque a alternativa CORRETA. 
 
A) Todas as proposições são verdadeiras. 
 
B) As proposições I e II são verdadeiras. 
 
C) As proposições I, III e IV são verdadeiras. 
 
D) Todas as proposições são falsas. 
 
E) As proposições I, II e IV são verdadeiras. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
15- (174º Concurso TJ/SP) Tornando-se impossível a prestação por culpa de um dos 
devedores solidários, 
 
A) subsiste para todos o encargo de pagar o equivalente e as perdas e danos decorrentes da 
impossibilidade. 
 
B) os devedores solidários não culpados respondem somente pelo encargo de pagar o 
equivalente. 
 
C) fica insubsistente a solidariedade passiva, passando o devedor que impossibilitou a prestação 
a responder isoladamente pelo encargo de pagar o equivalente e pelas perdas e danos 
decorrentes. 
 
D) os devedores solidários não culpados respondem somente por perdas e danos decorrentes da 
impossibilidade. 
 
 
16- (TJ/SC_2003) Considerando os dispositivos do Código Civil de 2002, assinale a 
alternativa correta: 
 
A) O devedor pode opor a todos os credores solidários as exceções pessoais que tiver contra um 
deles. 
 
B) O julgamento contrário a um dos credores solidários atinge todos os demais credores 
solidários. 
 
C) De regra, o julgamento favorável a um dos credores solidários aproveita os demais credores 
solidários. 
 
D) Mesmo que o julgamento favorável a um dos credores solidários se funde em exceção 
pessoal ao credor que o obteve, aproveita aos demais credores solidários. 
 
E) A conversão da prestação em perdas e danos faz desaparecer a solidariedade ativa. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
17- (Procuradoria/BA_2002) Considere as seguintes proposições: 
 
I. Na obrigação de dar coisa certa, o devedor só pode substituir a prestação oferecendo uma 
mais valiosa ao credor. 
 
II. A concentração de débito, na obrigação de dar coisa incerta, ocorre no momento da escolha 
da prestação devida. 
 
III. O pagamento feito ao credor aparente é válido, ainda que quando haja prova subseqüente da 
sua condição. 
 
IV. O devedor só pode compensar com o credor o que este lhe deve, mas o fiador não pode 
compensar sua dívida com a de seu credor ao afiançado. 
 
V. Uma das características da transação é a sua divisibilidade. 
 
APENAS está correto o que se afirma em 
 
A)III e IV. 
 
B)IV e V. 
 
C)I e II. 
 
D)I e V. 
 
E)II e III. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
18- (IX Concurso TRF 1ª Região) Em matéria obrigacional, julgue as asserções abaixo e 
assinale a alternativa correta. 
 
I - o devedor não responde pelos prejuízos resultantes de caso fortuito ou força maior, exceto 
quando se houver por eles responsabilizado, ou quando estiver em mora. 
 
II - a transmissibilidade automática constitui uma das características das obrigações 
ambulatórias. 
 
III - o terceiro não interessado, que paga a dívida em nome e por conta do devedor, não pode 
pedir o reembolso. 
 
IV - é válido o pagamento feito de boa-fé ao herdeiro aparente, mesmo provando-se depois que 
não era credor. 
 
A) somente a I e a II estão corretas. 
 
B) somente a I e a IV estão corretas. 
 
C) somente a II e a IV estão corretas. 
 
D) todas estão corretas. 
 
 
19- (XLII Concurso MP/RS) À solução de questões que envolvem danos decorrentes de 
erro médico, nas cirurgias plásticas de correção de defeito físico e embelezamento, quanto 
à relação paciente-médico e à relação paciente-hospital, é correto afirmar-se que: 
 
A) a relação paciente-hospital é regulada pela responsabilidade civil subjetiva. 
 
B) a relação paciente-médico não é contratual. 
 
C) a obrigação resultante da relação paciente-médico é de resultado, salvo prova de intervenção 
de fator imprevisível, força maior ou caso fortuito. 
 
D) a obrigação resultante da relação paciente-médico é sempre de meio. 
 
E) nenhuma das alternativas anteriores está correta. 
 
 
 
 
 
 
 
20- (XLII Concurso MP/RS) Nas obrigações naturais esta ausente o elemento 
 
A) Schuld. 
 
B) Haftung. 
 
C) Obligatio. 
 
D) Debitum. 
 
E) nenhuma das alternativas anteriores está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina