Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o texto e responda o que se pede: Segundo Paulo Freire: Não é possível praticar sem avaliar a prática. Avaliar a prática é analisar o que se fez, comparando os resultados obtidos com as finalidades que procuramos alcançar com a prática. A avaliação da prática revela acertos, erros e imprecisões. A avaliação corrige a prática, melhora a prática, aumenta a nossa eficiência. O trabalho de avaliar a prática jamais deixa de acompanhá-la. (...). A prática precisa da avaliação como os peixes precisam de água e a lavoura da chuva.
Qual a perspectiva de avaliação defendida pelo autor neste trecho?
Uma avaliação diagnóstica, comprometida com o estudante e os interesses do mercado de trabalho
Uma avaliação reguladora, focada nos objetivos educacionais e na qualidade da escola.
Uma avaliação somativa, comprometida com os valores de uma sociedade democrática.
Uma avaliação autocrática, que privilegia o sucesso do estudante e da prática escolar.
Uma avaliação crítica e ética, comprometida com a qualidade educacional e uma prática pedagógica emancipadora.

Em nosso curso, afirmamos que a prática avaliativa é tão antiga quanto a própria história da humanidade, pois, através da mesma, homens e mulheres constantemente avaliam um comportamento, uma ideia, uma obra de arte, uma comida, uma música, um transporte e etc.
I - Somos sujeitos e objetos da avaliação, ou seja, somos avaliadores e avaliados em nosso cotidiano e, na maioria das vezes, não nos percebemos como tais. II - As práticas avaliativas decorrem da construção de uma visão específica sobre o pensar e o fazer humano, ou seja, de toda uma fundamentação teórica. III - No processo de ensino e aprendizagem a prática avaliativa é uma prática individual e que o docente tem autonomia sobre a mesma no processo de ensino e aprendizagem. Assinale a alternativa correta:
Somente o enunciado I está correto
Somente os enunciados II e III estão corretos
Somente os enunciados I e II estão corretos
Somente o enunciado III está correto
Somente o enunciado II está correto

Observe a afirmativa e marque a opção que a completa: "A avaliação se desenvolve de forma sistematizada a partir do advento da escrita e, esta, por sua vez, acaba por privilegiar a sua transmissão, bem como, a ______________. Desta forma, sente-se a necessidade de um mecanismo de verificação da aprendizagem".
memorização
interação
complementação
qualificação
identificação

Avaliar o desempenho de uma máquina, da produção de uma árvore frutífera e de uma criança na escola, exigem doutrinas diferentes e técnicas diversas, pois os fins são distintos. Da afirmação acima se deduz que:
A avaliação é um processo comparativo que exige que cada processo de avaliação tenha um referencial específico para ser realizada.
A avaliação depende apenas do objeto a ser avaliado.
A avaliação é uma questão meramente técnica e não implica em nenhuma doutrina.
Avaliação tem dimensão sagrada, uma vez que exige uma doutrina diferente para ser executada.
Os fins da avaliação se realizam na classificação do desempenho e da produção de processos a que se aplicam.

Toda prática educativa é uma prática social resultante de um processo histórico e cultural produzido por homens e mulheres decorrentes da necessidade de sobreviver enquanto espécie. Logo, fica evidente que estamos estabelecendo uma relação direta entre sociedade, história e cultura, pois dissociá-las é tornar a prática educativa em algo inócuo, ou seja, que não permite a compreensão da realidade social concreta.
Leia as proposições abaixo: I. Há um tronco comum indistinto entre conhecimento, cultura e sociedade( Edgar Morin) II. A educação em si é inócua. III. Não há processo educativo fora de um contexto histórico e social IV. A cultura de uma sociedade é produzida por suas instituições educativas V. A Educação é instrumento de compreensão da realidade social VI. Dissociar a prática educativa da sociedade e da cultura que a produz e é por ela produzida, torna a educação um instrumento ineficaz de compreensão da realidade. VII. Educação e cultura existem por si mesmos, são processos distintos e não dependem da sociedade. Assinale a opção em que todas as afirmativas são coerentes com o texto:
I, III,V,VI
II, III, IV,VII
I, IV,V,VI
IV,V,VI,VII
III, IV,V,VII

Aprender e ensinar são processos intimamente relacionados, nos quais o planejamento tem um papel fundamental, que é:
Garantir a coerência e a unidade do trabalho docente através da interligação dos elementos do processo de ensino.
Direcionar o desenvolvimento cognitivo e afetivo do aluno.
Traduzir na prática as diferentes correntes teóricas relativas ao processo ensino-aprendizagem.
Direcionar a seleção de conteúdos que garantam o alcance dos objetivos definidos pelo(a) professor(a).
Favorecer a qualidade do trabalho docente a fim de que o aluno desenvolva sua capacidade intelectual.

De acordo com Rodrigues (2008): "A avaliação formativa considera que o aluno aprende ao longo do processo, que vai reestruturando o seu conhecimento por meio das atividades que executa. Do ponto de vista cognitivo, a avaliação formativa centra-se em compreender o funcionamento da construção do conhecimento. A informação procurada na avaliação se refere às representações mentais do aluno e às estratégias utilizadas, para chegar a um determinado resultado. Os erros são objetos de estudo, pois revelam a natureza das representações ou estratégias elaboradas pelo estudante".
Marque a única alternativa que NÃO se enquadra nos objetivos da avaliação formativa.
A avaliação é um instrumento educativo que informa e faz uma valorização do processo de aprendizagem desenvolvido pelo aluno, visando oferecer-lhe, em todo momento, propostas educativas adequadas à sua necessidade.
A avaliação contém informações sobre como está sendo conduzido o processo de ensino durante o ano letivo e pode conduzir ao replanejamento das ações, sempre que necessário.
A avaliação é a forma mais eficiente de fazer o controle do comportamento e da disciplina dos alunos, através da adoção de exercícios de verificação da aprendizagem mais complexos.
A avaliação deve ser contínua e relacionada ao fazer diário do professor com a turma.
A avaliação deve ser coerente com os objetivos educacionais e as metodologias utilizadas para o ensino.

Um dos momentos essenciais para a elaboração de um planejamento é a definição das metas a serem alcançadas, bem como, os conteúdos e a organização da ação educativa. Lembre-se que a prática educacional institucionalizada é intencional e deve ser organizada de forma lógica, precisa e rigorosa, ou seja, não deve decorrer de um espontaneísmo individual, mas de um trabalho coletivamente pensado, organizado, e, fundamentalmente, contextualizado. Contudo, não podemos deixar de considerar o momento do encontro entre professor e aluno na sala de aula, ou seja, da materialização do processo de ensino e aprendizagem.
Desta forma, podemos compreender que para a prática educativa o planejamento é importante, por:
I - permitir ao professor prever o tempo necessário para a abrangência de cada tópico estudado;
II - permitir ao professor a definição das estratégias e das atividades mais adequadas;
III - permitir ao professor organizar uma melhor forma de ministrar as aulas e conduzir a turma;
IV - permitir ao professor cumprir com uma atividade burocrática institucional que não interfere em sua prática em sala de aula.
Somente os enunciados I, II e III estão corretos
Somente os enunciados II e III estão corretos
Somente os enunciados III e IV estão corretos
Somente os enunciados I e III estão corretos
Somente os enunciados II, III e IV estão corretos

Durante a Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos necessitavam tomar decisões sobre quais indivíduos deveriam fazer parte das forças armadas. O processo de seleção adotado, segundo os estudos desenvolvidos por Ralph Tyler, se apoiava em aspectos:
De Avaliação formativa, para o acompanhamento adequado dos soldados na guerra.
Quantitativo, pois só a partir de avaliação considerada como medida se poderiam tomar decisões sensatas.
Qualitativos, pois visavam a qualificação das tropas.
Quantitativo e qualitativo, pois só bons soldados poderiam ajudar na guerra.
De avaliação diagnóstica, para descobrir quais os que eram mais fracos a serem cortados das tropas antes da guerra.

Leia a afirmativa e marque a opção correta para completá-la: "... o conteúdo e a forma das práticas avaliativas serão determinados pela __________________________".
racionalidade da ciência cognitiva
racionalidade da ciência pós-moderna
racionalidade da ciência moderna
interação da ciência moderna
racionalidade da ciência antiga

De acordo com Luckesi (2008), 'o ato de avaliar implica coleta, análise e síntese dos dados que configuram o objeto da avaliação, acrescido de uma atribuição de valor ou qualidade, que se processa a partir da comparação da configuração do objeto avaliado com um determinado padrão de qualidade previamente estabelecido para aquele tipo de objeto. O valor ou qualidade atribuídos ao objeto conduzem a uma tomada de posição a seu favor ou contra ele. E o posicionamento a favor ou contra o objeto, ato ou curso de ação, a partir do valor ou qualidades atribuídos, conduz a uma decisão nova: manter o objeto como está ou atuar sobre ele.' Tendo por base o texto e considerando a avaliação no processo educativo, entende-se que a avaliação pedagógica deve ser:
um mecanismo por meio do qual o professor detecta os níveis de aprendizagem atingidos pelos alunos.
um ato dinâmico que qualifica e subsidia o reencaminhamento da ação, possibilitando a construção dos resultados que se deseja.
utilizada para estabelecer uma classificação do educando, expressa em aprovação ou reprovação.
Adequada à natureza da aprendizagem, considerando os resultados das tarefas e provas realizadas pelo aluno.
atribuição de notas, concedendo um caráter de verificação à avaliação, não levando em conta o aspecto educacional de orientação do aluno.

Qual dos enunciados abaixo, expressa a concepção da quarta geração de teóricos da avaliação na sociedade moderna?
A avaliação é compreendida como coleta de dados a fim de verificar se de fato certas mudanças ocorre no aprendiz, bem como verificar a quantidade ou grau de mudança ocorrido em cada aluno.
Procuraram determinar os dados sobre o alcance dos objetivos por parte dos alunos, ou seja, preocupam-se em descrever o que seria sucesso ou dificuldade com relação aos objetivos estabelecidos.
Defende-se que a avaliação é um instrumento que depende exclusivamente da visão de mundo, de sociedade e de homem do professor.
Defende-se um novo conceito de avaliação em que a característica principal é a negociação, o equilíbrio é buscado entre as pessoas de valores diferentes, ou seja, procura-se respeitar as divergências de que quanto maior a participação das questões avaliativas, dos métodos, e da interpretação dos resultados, maior é o nível de negociação.
Organizaram uma série de perguntas para diagnosticar debilidade mental nas crianças das escolas de Paris e assim organizaram uma escala da idade mental. Em outras palavras, criaram um instrumento de medida para dar origem ao quociente intelectual (Q.I).

Susana é supervisora pedagógica da escola Central do Brasil. Na reunião de Centro de Estudo para reflexão sobre o tema Avaliação Escolar, ela conta o seguinte estudo de caso e pede para os professores pensarem sobre a situação exposta. Fernando estuda na terceira série do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública. Ele afirma que a sua professora sempre diz aos alunos: "- antes de perguntarem pela nota, vamos juntos compreender como pensamos, que caminhos seguimos para resolver a questão; quais as estratégias que utilizamos para construir as nossas respostas e encontrarmos soluções para os problemas". Quando um aluno erra, a professora diz: "- é preciso compreender qual o raciocínio que estás usando para desenvolver essa resposta, vamos pensar juntos a analisar?".
Neste estudo de caso, há uma concepção de avaliação. Qual? Marque a resposta correta.
Diagnóstica
Conservadora
Formativa
Classificatória
Reprovadora

Muitas vezes, ouvimos professores em sala de aula dizer para os alunos: ¿Vamos ver se na avaliação deste mês você vai continuar a fazer essas gracinhas¿. Essa afirmativa do professor demonstra que ele:
Está valorizando o momento da prova.
Está incentivando o aluno a se comportar bem durante as aulas.
Tem uma atitude comum e desejável de controle disciplina em sala.
Está tendo uma atitude democrática pela preservação do bom ambiente na sala durante as aulas.
Está confundindo prova com avaliação e utilizando avaliação como instrumento de pressão e controle disciplinar.

O trabalho educativo desenvolvido pelos jesuítas tinha como ideal a formação do homem universal, portanto a sua principal preocupação era com:
um ensino humanista, de cultura geral, enciclopédico e alheio à realidade da vida na colônia.
um ensino crítico, com base em conteúdos práticos, condizentes com a realidade da comunidade.
um ensino humanista com raízes nas questões da terra, da vida natural.
a formação do homem integral voltado para o ensino em instituições religiosas.
a formação do homem universal voltado para as questões ligadas à vida da colônia.

O Ministério da Educação apresentou uma proposta de reformulação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e sua utilização como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas federais. A proposta tem como principais objetivos:
Assinale a alternativa correta:
I - democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior;
II - possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio;
III - possibilitar ao Estado desenvolver políticas de valorização do magistério no Ensino Médio e, consequentemente, a melhoria de sua qualidade.
Somente o enunciado II está correto.
Somente o enunciado III está correto.
Somente os enunciados I e II estão corretos.
Somente os enunciados II e III estão corretos.
Somente o enunciado I está correto.

A avaliação da aprendizagem possibilita a tomada de decisão e a melhoria da qualidade de ensino, informando as ações em desenvolvimento e a necessidade de regulações constantes. Para isso, antes de se iniciar o processo de ensino e aprendizagem, muitos docentes realizam uma avaliação diagnóstica que tem como objetivo:
Uma ação reguladora, focada nos objetivos educacionais e na qualidade da escola.
Constatar se os alunos estão, de fato, atingindo os objetivos pretendidos, verificando a compatibilidade entre tais objetivos e os resultados efetivamente alcançados durante o desenvolvimento das atividades propostas.
Selecionar situações simples para a aferição da aprendizagem considerando as carências do aluno.
Classificar os alunos para decidir quem será ou não aprovado em determinada disciplina.
Pesquisar sobre as capacidades do aluno antes de iniciar um processo de ensino/aprendizagem.

A respeito da Prova Brasil, podemos afirmar que:
I - Foi idealizada para atender a demanda dos gestores públicos, educadores, pesquisadores e da sociedade em geral por informações sobre o ensino oferecido em cada município e escola.
II - O objetivo da avaliação é auxiliar os governantes nas decisões e no direcionamento de recursos técnicos e financeiros, assim como a comunidade escolar, no estabelecimento de metas e na implantação de ações pedagógicas e administrativas, visando à melhoria da qualidade do ensino.
III - Sua finalidade está em avaliar apenas o desempenho do professor no Ensino Fundamental, como também, oferecer elementos para a formação continuada do mesmo.
Somente os enunciados II e III estão corretos
Somente o enunciado II está correto
Somente o enunciado III está correto
Somente o enunciado I está correto
Somente os enunciados I e II estão corretos

"Na verdade o método é a forma exterior e materializada em atos, que assume a propriedade fundamental da consciência: a de sua intencionalidade." (Álvaro Vieira Pinto, Ciência e Existência, Ed. Paz e Terra, 1971, pp. 71-72). A avaliação é um processo complexo, implica em várias dimensões para se executada. Ela se insere na categoria dos meios para se alcançar os fins que se tem no processo educativo. Disso podemos deduzir que:
A intenção nas ações não tem a ver com os métodos que se usa, pois esses dizem respeito aos meios
Avaliação é um processo simples que implica em aplicar uma determinada técnica para julgar um objeto ou ação.
A propriedade fundamental da consciência não diz respeito à avaliação, mas à metodologia
Metodologia é uma coisa, avaliação é outra.Avaliação diz respeito aos processos didáticos e não aos processos metodológicos
A avaliação se insere na dimensão da metodologia que deve ser expressão concreta dos fins que se deseja alcançar;

Até o final da Primeira República, também conhecida como República Velha, o ensino que predominou nas escolas brasileiras foi baseado em uma perspectiva humanística, tradicional e religiosa. Desta forma, a escola tradicional, que surgiu para ensinar aos filhos da elite nacional, centra o processo de ensino e aprendizagem no mestre, ou seja, na autoridade intelectual do professor, que tinha por função transmitir os conhecimentos sistematizados de forma lógica e precisa aos alunos. Estes, por sua vez, se encontravam em uma condição passiva e de meros receptores das verdades anunciadas pelo mestre e deveriam reproduzi-las nos testes ou provas da época.
Qual o modelo avaliativo que prevaleceu neste período?
Classificatório por atender a todos os alunos de forma igualitária.
Diagnóstico e Formativo por oferecer elementos para o desenvolvimento das políticas educacionais da época.
Formativo por possibilitar um acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem.
Diagnóstico para se identificar a prática docente e discente.
Classificatório como medida do conhecimento.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o texto e responda o que se pede: Segundo Paulo Freire: Não é possível praticar sem avaliar a prática. Avaliar a prática é analisar o que se fez, comparando os resultados obtidos com as finalidades que procuramos alcançar com a prática. A avaliação da prática revela acertos, erros e imprecisões. A avaliação corrige a prática, melhora a prática, aumenta a nossa eficiência. O trabalho de avaliar a prática jamais deixa de acompanhá-la. (...). A prática precisa da avaliação como os peixes precisam de água e a lavoura da chuva.
Qual a perspectiva de avaliação defendida pelo autor neste trecho?
Uma avaliação diagnóstica, comprometida com o estudante e os interesses do mercado de trabalho
Uma avaliação reguladora, focada nos objetivos educacionais e na qualidade da escola.
Uma avaliação somativa, comprometida com os valores de uma sociedade democrática.
Uma avaliação autocrática, que privilegia o sucesso do estudante e da prática escolar.
Uma avaliação crítica e ética, comprometida com a qualidade educacional e uma prática pedagógica emancipadora.

Em nosso curso, afirmamos que a prática avaliativa é tão antiga quanto a própria história da humanidade, pois, através da mesma, homens e mulheres constantemente avaliam um comportamento, uma ideia, uma obra de arte, uma comida, uma música, um transporte e etc.
I - Somos sujeitos e objetos da avaliação, ou seja, somos avaliadores e avaliados em nosso cotidiano e, na maioria das vezes, não nos percebemos como tais. II - As práticas avaliativas decorrem da construção de uma visão específica sobre o pensar e o fazer humano, ou seja, de toda uma fundamentação teórica. III - No processo de ensino e aprendizagem a prática avaliativa é uma prática individual e que o docente tem autonomia sobre a mesma no processo de ensino e aprendizagem. Assinale a alternativa correta:
Somente o enunciado I está correto
Somente os enunciados II e III estão corretos
Somente os enunciados I e II estão corretos
Somente o enunciado III está correto
Somente o enunciado II está correto

Observe a afirmativa e marque a opção que a completa: "A avaliação se desenvolve de forma sistematizada a partir do advento da escrita e, esta, por sua vez, acaba por privilegiar a sua transmissão, bem como, a ______________. Desta forma, sente-se a necessidade de um mecanismo de verificação da aprendizagem".
memorização
interação
complementação
qualificação
identificação

Avaliar o desempenho de uma máquina, da produção de uma árvore frutífera e de uma criança na escola, exigem doutrinas diferentes e técnicas diversas, pois os fins são distintos. Da afirmação acima se deduz que:
A avaliação é um processo comparativo que exige que cada processo de avaliação tenha um referencial específico para ser realizada.
A avaliação depende apenas do objeto a ser avaliado.
A avaliação é uma questão meramente técnica e não implica em nenhuma doutrina.
Avaliação tem dimensão sagrada, uma vez que exige uma doutrina diferente para ser executada.
Os fins da avaliação se realizam na classificação do desempenho e da produção de processos a que se aplicam.

Toda prática educativa é uma prática social resultante de um processo histórico e cultural produzido por homens e mulheres decorrentes da necessidade de sobreviver enquanto espécie. Logo, fica evidente que estamos estabelecendo uma relação direta entre sociedade, história e cultura, pois dissociá-las é tornar a prática educativa em algo inócuo, ou seja, que não permite a compreensão da realidade social concreta.
Leia as proposições abaixo: I. Há um tronco comum indistinto entre conhecimento, cultura e sociedade( Edgar Morin) II. A educação em si é inócua. III. Não há processo educativo fora de um contexto histórico e social IV. A cultura de uma sociedade é produzida por suas instituições educativas V. A Educação é instrumento de compreensão da realidade social VI. Dissociar a prática educativa da sociedade e da cultura que a produz e é por ela produzida, torna a educação um instrumento ineficaz de compreensão da realidade. VII. Educação e cultura existem por si mesmos, são processos distintos e não dependem da sociedade. Assinale a opção em que todas as afirmativas são coerentes com o texto:
I, III,V,VI
II, III, IV,VII
I, IV,V,VI
IV,V,VI,VII
III, IV,V,VII

Aprender e ensinar são processos intimamente relacionados, nos quais o planejamento tem um papel fundamental, que é:
Garantir a coerência e a unidade do trabalho docente através da interligação dos elementos do processo de ensino.
Direcionar o desenvolvimento cognitivo e afetivo do aluno.
Traduzir na prática as diferentes correntes teóricas relativas ao processo ensino-aprendizagem.
Direcionar a seleção de conteúdos que garantam o alcance dos objetivos definidos pelo(a) professor(a).
Favorecer a qualidade do trabalho docente a fim de que o aluno desenvolva sua capacidade intelectual.

De acordo com Rodrigues (2008): "A avaliação formativa considera que o aluno aprende ao longo do processo, que vai reestruturando o seu conhecimento por meio das atividades que executa. Do ponto de vista cognitivo, a avaliação formativa centra-se em compreender o funcionamento da construção do conhecimento. A informação procurada na avaliação se refere às representações mentais do aluno e às estratégias utilizadas, para chegar a um determinado resultado. Os erros são objetos de estudo, pois revelam a natureza das representações ou estratégias elaboradas pelo estudante".
Marque a única alternativa que NÃO se enquadra nos objetivos da avaliação formativa.
A avaliação é um instrumento educativo que informa e faz uma valorização do processo de aprendizagem desenvolvido pelo aluno, visando oferecer-lhe, em todo momento, propostas educativas adequadas à sua necessidade.
A avaliação contém informações sobre como está sendo conduzido o processo de ensino durante o ano letivo e pode conduzir ao replanejamento das ações, sempre que necessário.
A avaliação é a forma mais eficiente de fazer o controle do comportamento e da disciplina dos alunos, através da adoção de exercícios de verificação da aprendizagem mais complexos.
A avaliação deve ser contínua e relacionada ao fazer diário do professor com a turma.
A avaliação deve ser coerente com os objetivos educacionais e as metodologias utilizadas para o ensino.

Um dos momentos essenciais para a elaboração de um planejamento é a definição das metas a serem alcançadas, bem como, os conteúdos e a organização da ação educativa. Lembre-se que a prática educacional institucionalizada é intencional e deve ser organizada de forma lógica, precisa e rigorosa, ou seja, não deve decorrer de um espontaneísmo individual, mas de um trabalho coletivamente pensado, organizado, e, fundamentalmente, contextualizado. Contudo, não podemos deixar de considerar o momento do encontro entre professor e aluno na sala de aula, ou seja, da materialização do processo de ensino e aprendizagem.
Desta forma, podemos compreender que para a prática educativa o planejamento é importante, por:
I - permitir ao professor prever o tempo necessário para a abrangência de cada tópico estudado;
II - permitir ao professor a definição das estratégias e das atividades mais adequadas;
III - permitir ao professor organizar uma melhor forma de ministrar as aulas e conduzir a turma;
IV - permitir ao professor cumprir com uma atividade burocrática institucional que não interfere em sua prática em sala de aula.
Somente os enunciados I, II e III estão corretos
Somente os enunciados II e III estão corretos
Somente os enunciados III e IV estão corretos
Somente os enunciados I e III estão corretos
Somente os enunciados II, III e IV estão corretos

Durante a Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos necessitavam tomar decisões sobre quais indivíduos deveriam fazer parte das forças armadas. O processo de seleção adotado, segundo os estudos desenvolvidos por Ralph Tyler, se apoiava em aspectos:
De Avaliação formativa, para o acompanhamento adequado dos soldados na guerra.
Quantitativo, pois só a partir de avaliação considerada como medida se poderiam tomar decisões sensatas.
Qualitativos, pois visavam a qualificação das tropas.
Quantitativo e qualitativo, pois só bons soldados poderiam ajudar na guerra.
De avaliação diagnóstica, para descobrir quais os que eram mais fracos a serem cortados das tropas antes da guerra.

Leia a afirmativa e marque a opção correta para completá-la: "... o conteúdo e a forma das práticas avaliativas serão determinados pela __________________________".
racionalidade da ciência cognitiva
racionalidade da ciência pós-moderna
racionalidade da ciência moderna
interação da ciência moderna
racionalidade da ciência antiga

De acordo com Luckesi (2008), 'o ato de avaliar implica coleta, análise e síntese dos dados que configuram o objeto da avaliação, acrescido de uma atribuição de valor ou qualidade, que se processa a partir da comparação da configuração do objeto avaliado com um determinado padrão de qualidade previamente estabelecido para aquele tipo de objeto. O valor ou qualidade atribuídos ao objeto conduzem a uma tomada de posição a seu favor ou contra ele. E o posicionamento a favor ou contra o objeto, ato ou curso de ação, a partir do valor ou qualidades atribuídos, conduz a uma decisão nova: manter o objeto como está ou atuar sobre ele.' Tendo por base o texto e considerando a avaliação no processo educativo, entende-se que a avaliação pedagógica deve ser:
um mecanismo por meio do qual o professor detecta os níveis de aprendizagem atingidos pelos alunos.
um ato dinâmico que qualifica e subsidia o reencaminhamento da ação, possibilitando a construção dos resultados que se deseja.
utilizada para estabelecer uma classificação do educando, expressa em aprovação ou reprovação.
Adequada à natureza da aprendizagem, considerando os resultados das tarefas e provas realizadas pelo aluno.
atribuição de notas, concedendo um caráter de verificação à avaliação, não levando em conta o aspecto educacional de orientação do aluno.

Qual dos enunciados abaixo, expressa a concepção da quarta geração de teóricos da avaliação na sociedade moderna?
A avaliação é compreendida como coleta de dados a fim de verificar se de fato certas mudanças ocorre no aprendiz, bem como verificar a quantidade ou grau de mudança ocorrido em cada aluno.
Procuraram determinar os dados sobre o alcance dos objetivos por parte dos alunos, ou seja, preocupam-se em descrever o que seria sucesso ou dificuldade com relação aos objetivos estabelecidos.
Defende-se que a avaliação é um instrumento que depende exclusivamente da visão de mundo, de sociedade e de homem do professor.
Defende-se um novo conceito de avaliação em que a característica principal é a negociação, o equilíbrio é buscado entre as pessoas de valores diferentes, ou seja, procura-se respeitar as divergências de que quanto maior a participação das questões avaliativas, dos métodos, e da interpretação dos resultados, maior é o nível de negociação.
Organizaram uma série de perguntas para diagnosticar debilidade mental nas crianças das escolas de Paris e assim organizaram uma escala da idade mental. Em outras palavras, criaram um instrumento de medida para dar origem ao quociente intelectual (Q.I).

Susana é supervisora pedagógica da escola Central do Brasil. Na reunião de Centro de Estudo para reflexão sobre o tema Avaliação Escolar, ela conta o seguinte estudo de caso e pede para os professores pensarem sobre a situação exposta. Fernando estuda na terceira série do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública. Ele afirma que a sua professora sempre diz aos alunos: "- antes de perguntarem pela nota, vamos juntos compreender como pensamos, que caminhos seguimos para resolver a questão; quais as estratégias que utilizamos para construir as nossas respostas e encontrarmos soluções para os problemas". Quando um aluno erra, a professora diz: "- é preciso compreender qual o raciocínio que estás usando para desenvolver essa resposta, vamos pensar juntos a analisar?".
Neste estudo de caso, há uma concepção de avaliação. Qual? Marque a resposta correta.
Diagnóstica
Conservadora
Formativa
Classificatória
Reprovadora

Muitas vezes, ouvimos professores em sala de aula dizer para os alunos: ¿Vamos ver se na avaliação deste mês você vai continuar a fazer essas gracinhas¿. Essa afirmativa do professor demonstra que ele:
Está valorizando o momento da prova.
Está incentivando o aluno a se comportar bem durante as aulas.
Tem uma atitude comum e desejável de controle disciplina em sala.
Está tendo uma atitude democrática pela preservação do bom ambiente na sala durante as aulas.
Está confundindo prova com avaliação e utilizando avaliação como instrumento de pressão e controle disciplinar.

O trabalho educativo desenvolvido pelos jesuítas tinha como ideal a formação do homem universal, portanto a sua principal preocupação era com:
um ensino humanista, de cultura geral, enciclopédico e alheio à realidade da vida na colônia.
um ensino crítico, com base em conteúdos práticos, condizentes com a realidade da comunidade.
um ensino humanista com raízes nas questões da terra, da vida natural.
a formação do homem integral voltado para o ensino em instituições religiosas.
a formação do homem universal voltado para as questões ligadas à vida da colônia.

O Ministério da Educação apresentou uma proposta de reformulação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e sua utilização como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas federais. A proposta tem como principais objetivos:
Assinale a alternativa correta:
I - democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior;
II - possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio;
III - possibilitar ao Estado desenvolver políticas de valorização do magistério no Ensino Médio e, consequentemente, a melhoria de sua qualidade.
Somente o enunciado II está correto.
Somente o enunciado III está correto.
Somente os enunciados I e II estão corretos.
Somente os enunciados II e III estão corretos.
Somente o enunciado I está correto.

A avaliação da aprendizagem possibilita a tomada de decisão e a melhoria da qualidade de ensino, informando as ações em desenvolvimento e a necessidade de regulações constantes. Para isso, antes de se iniciar o processo de ensino e aprendizagem, muitos docentes realizam uma avaliação diagnóstica que tem como objetivo:
Uma ação reguladora, focada nos objetivos educacionais e na qualidade da escola.
Constatar se os alunos estão, de fato, atingindo os objetivos pretendidos, verificando a compatibilidade entre tais objetivos e os resultados efetivamente alcançados durante o desenvolvimento das atividades propostas.
Selecionar situações simples para a aferição da aprendizagem considerando as carências do aluno.
Classificar os alunos para decidir quem será ou não aprovado em determinada disciplina.
Pesquisar sobre as capacidades do aluno antes de iniciar um processo de ensino/aprendizagem.

A respeito da Prova Brasil, podemos afirmar que:
I - Foi idealizada para atender a demanda dos gestores públicos, educadores, pesquisadores e da sociedade em geral por informações sobre o ensino oferecido em cada município e escola.
II - O objetivo da avaliação é auxiliar os governantes nas decisões e no direcionamento de recursos técnicos e financeiros, assim como a comunidade escolar, no estabelecimento de metas e na implantação de ações pedagógicas e administrativas, visando à melhoria da qualidade do ensino.
III - Sua finalidade está em avaliar apenas o desempenho do professor no Ensino Fundamental, como também, oferecer elementos para a formação continuada do mesmo.
Somente os enunciados II e III estão corretos
Somente o enunciado II está correto
Somente o enunciado III está correto
Somente o enunciado I está correto
Somente os enunciados I e II estão corretos

"Na verdade o método é a forma exterior e materializada em atos, que assume a propriedade fundamental da consciência: a de sua intencionalidade." (Álvaro Vieira Pinto, Ciência e Existência, Ed. Paz e Terra, 1971, pp. 71-72). A avaliação é um processo complexo, implica em várias dimensões para se executada. Ela se insere na categoria dos meios para se alcançar os fins que se tem no processo educativo. Disso podemos deduzir que:
A intenção nas ações não tem a ver com os métodos que se usa, pois esses dizem respeito aos meios
Avaliação é um processo simples que implica em aplicar uma determinada técnica para julgar um objeto ou ação.
A propriedade fundamental da consciência não diz respeito à avaliação, mas à metodologia
Metodologia é uma coisa, avaliação é outra.Avaliação diz respeito aos processos didáticos e não aos processos metodológicos
A avaliação se insere na dimensão da metodologia que deve ser expressão concreta dos fins que se deseja alcançar;

Até o final da Primeira República, também conhecida como República Velha, o ensino que predominou nas escolas brasileiras foi baseado em uma perspectiva humanística, tradicional e religiosa. Desta forma, a escola tradicional, que surgiu para ensinar aos filhos da elite nacional, centra o processo de ensino e aprendizagem no mestre, ou seja, na autoridade intelectual do professor, que tinha por função transmitir os conhecimentos sistematizados de forma lógica e precisa aos alunos. Estes, por sua vez, se encontravam em uma condição passiva e de meros receptores das verdades anunciadas pelo mestre e deveriam reproduzi-las nos testes ou provas da época.
Qual o modelo avaliativo que prevaleceu neste período?
Classificatório por atender a todos os alunos de forma igualitária.
Diagnóstico e Formativo por oferecer elementos para o desenvolvimento das políticas educacionais da época.
Formativo por possibilitar um acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem.
Diagnóstico para se identificar a prática docente e discente.
Classificatório como medida do conhecimento.

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
	1a Questão (Ref.: 201007183678)
	
	
	Leia o texto e responda o que se pede:
Segundo Paulo Freire: Não é possível praticar sem avaliar a prática. Avaliar a prática é analisar o que se fez, comparando os resultados obtidos com as finalidades que procuramos alcançar com a prática. A avaliação da prática revela acertos, erros e imprecisões. A avaliação corrige a prática, melhora a prática, aumenta a nossa eficiência. O trabalho de avaliar a prática jamais deixa de acompanhá-la. (...). A prática precisa da avaliação como os peixes precisam de água e a lavoura da chuva.
Qual a perspectiva de avaliação defendida pelo autor neste trecho? 
		
	
	Uma avaliação reguladora, focada nos objetivos educacionais e na qualidade da escola. 
	
	Uma avaliação diagnóstica, comprometida com o estudante e os interesses do mercado de trabalho
	
	Uma avaliação crítica e ética, comprometida com a qualidade educacional e uma prática pedagógica emancipadora. 
	
	Uma avaliação somativa, comprometida com os valores de uma sociedade democrática. 
	
	Uma avaliação autocrática, que privilegia o sucesso do estudante e da prática escolar. 
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201007171589)
	
	
	Em nosso curso, afirmamos que a prática avaliativa é tão antiga quanto a própria história da humanidade, pois, através da mesma, homens e mulheres constantemente avaliam um comportamento, uma ideia, uma obra de arte, uma comida, uma música, um transporte e etc. Isto nos permite afirmar que:
I - Somos sujeitos e objetos da avaliação, ou seja, somos avaliadores e avaliados em nosso cotidiano e, na maioria das vezes, não nos percebemos como tais.
II - As práticas avaliativas decorrem da construção de uma visão específica sobre o pensar e o fazer humano, ou seja, de toda uma fundamentação teórica.
III - No processo de ensino e aprendizagem a prática avaliativa é uma prática individual e que o docente tem autonomia sobre a mesma no processo de ensino e aprendizagem.
Assinale a alternativa correta: 
		
	
	Somente o enunciado III está correto
	
	Somente os enunciados II e III estão corretos
	
	Somente o enunciado II está correto
	
	Somente o enunciado I está correto
	
	Somente os enunciados I e II estão corretos
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201007171474)
	
	
	A prática avaliativa é tão antiga quanto a própria história da humanidade, pois, através da mesma, homens e mulheres constantemente avaliam um comportamento, uma ideia, uma obra de arte, uma comida, uma música, um transporte e etc. Se tomarmos como base, a avaliação no processo de ensino e aprendizagem, percebemos que a mesma se apresenta como uma questão complexa. Tal complexidade se deve: 
I - ao fato de que as práticas avaliativas decorrem da construção de uma visão específica sobre o pensar e o fazer humano, ou seja, de toda uma fundamentação baseada nos princípios do conhecimento científico e tecnológico desenvolvido a partir do século XVII. 
II - ao fato do Estado assumir o papel de avaliador e implantar políticas avaliativas para medir o índice de desenvolvimento da educação segundo orientações advindas dos organismos internacionais. 
III - ao fato de que a prática avaliativa é uma prática individual e que o docente tem autonomia sobre a mesma no processo de ensino e aprendizagem. 
Assinale a alternativa correta: 
		
	
	Somente os enunciados I e II estão corretos
	
	Somente o enunciado II está correto
	
	Somente os enunciados II e III estão corretos
	
	Somente o enunciado I está correto
	
	Somente o enunciado III está correto
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201007187877)
	
	
	Observe a afirmativa e marque a opçaõ que a completa: 
"A avaliação se desenvolve de forma sistematizada a partir do advento da escrita e, esta, por sua vez, acaba por privilegiar a sua transmissão, bem como, a ______________. Desta forma, sente-se a necessidade de um mecanismo de verificação da aprendizagem". 
		
	
	qualificação
	
	identificação
	
	interação
	
	complementação
	
	memorização
	
	 5a Questão (Ref.: 201007310659)
	
	
	Avaliar o desempenho de uma máquina, da produção de uma árvore frutífera e de uma criança na escola, exigem doutrinas diferentes e técnicas diversas, pois os fins são distintos. Da afirmação acima se deduz que: 
		
	
	A avaliação é uma questão meramente técnica e não implica em nenhuma doutrina
	
	A avaliação depende apenas do objeto a ser avaliado.
	
	Avaliação tem dimensão sagrada, uma vez que exige uma doutrina diferente para ser executada
	
	A avaliação é um processo comparativo que exige que cada processo de avaliação tenha um referencial específico para ser realizada. 
	
	Os fins da avaliação se realizam na classificação do desempenho e da produção de processos a que se aplicam;
	
	 6a Questão (Ref.: 201007303943)
	
	
	     Toda prática educativa é uma prática social resultante de um processo histórico e cultural produzido por homens e mulheres decorrentes da necessidade de sobreviver enquanto espécie. Logo, fica evidente que estamos estabelecendo uma relação direta entre sociedade, história e cultura, pois dissociá-las é tornar a prática educativa em algo inócuo, ou seja, que não permite a compreensão da realidade social concreta.
Leia as proposições abaixo:
I. Há um tronco comum indistinto entre conhecimento, cultura e sociedade( Edgar Morin)
II. A educação em si é inócua. 
III. Não há processo educativo fora de um contexto histórico e social
IV. A cultura de uma sociedade é produzida por suas instituições educativas
V. A Educação é instrumento de compreensão da realidade social
VI. Dissociar a prática educativa da sociedade e da cultura que a produz e é por ela produzida, torna a educação um instrumento ineficaz de compreensão da realidade.
VII. Educação e cultura existem por si mesmos, são processos distintos e não dependem da sociedade.
Assinale a opção em que todas as afirmativas são coerentes com o texto:
		
	
	 I, III,V,VI
	
	II, III,IV,VII
	
	I,IV,V,VI 
	
	IV,V,VI,VII
	
	III,IV,V,VII
	1a Questão (Ref.: 201007296155)
	
	
	Aprender e ensinar são processos intimamente relacionados, nos quais o planejamento tem um papel fundamental, que é
		
	
	garantir a coerência e a unidade do trabalho docente através da interligação dos elementos do processo de ensino. 
	
	traduzir na prática as diferentes correntes teóricas relativas ao processo ensino-aprendizagem. 
	
	direcionar o desenvolvimento cognitivo e afetivo do aluno. 
	
	direcionar a seleção de conteúdos que garantam o alcance dos objetivos definidos pelo(a) professor(a). 
	
	favorecer a qualidade do trabalho docente a fim de que o aluno desenvolva sua capacidade intelectual. 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201007183666)
	
	
	De acordo com Rodrigues (2008): "A avaliação formativa considera que o aluno aprende ao longo do processo, que vai reestruturando o seu conhecimento por meio das atividades que executa. Do ponto de vista cognitivo, a avaliação formativa centra-se em compreender o funcionamento da construção do conhecimento. A informação procurada na avaliação se refere às representações mentais do aluno e às estratégias utilizadas, para chegar a um determinado resultado. Os erros são objetos de estudo, pois revelam a natureza das representações ou estratégias elaboradas pelo estudante". Marque a única alternativa que NÃO se enquadra nos objetivos da avaliação formativa. 
		
	
	A avaliação deve ser coerente com os objetivos educacionais e as metodologias utilizadas para o ensino. 
	
	A avaliação é um instrumento educativo que informa e faz uma valorização do processo de aprendizagem desenvolvido pelo aluno, visando oferecer-lhe, em todo momento, propostas educativas adequadas à sua necessidade. 
	
	A avaliaçãoé a forma mais eficiente de fazer o controle do comportamento e da disciplina dos alunos, através da adoção de exercícios de verificação da aprendizagem mais complexos. 
	
	A avaliação deve ser contínua e relacionada ao fazer diário do professor com a turma. 
	
	A avaliação contém informações sobre como está sendo conduzido o processo de ensino durante o ano letivo e pode conduzir ao replanejamento das ações, sempre que necessário. 
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201007171639)
	
	
	Um dos momentos essenciais para a elaboração de um planejamento é a definição das metas a serem alcançadas, bem como, os conteúdos e a organização da ação educativa. Lembre-se que a prática educacional institucionalizada é intencional e deve ser organizada de forma lógica, precisa e rigorosa, ou seja, não deve decorrer de um espontaneísmo individual, mas de um trabalho coletivamente pensado, organizado, e, fundamentalmente, contextualizado. Contudo, não podemos deixar de considerar o momento do encontro entre professor e aluno na sala de aula, ou seja, da materialização do processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, podemos compreender que para a prática educativa o planejamento é importante, por:
I - permitir ao professor prever o tempo necessário para a abrangência de cada tópico estudado;
II - permitir ao professor a definição das estratégias e das atividades mais adequadas;
III - permitir ao professor organizar uma melhor forma de ministrar as aulas e conduzir a turma.
IV - permitir ao professor cumprir com uma atividade burocrática institucional que não interfere em sua prática em sala de aula.
Assinale a alternativa correta: 
		
	
	Somente os enunciados I, II e III estão corretos
	
	Somente os enunciados II, III e IV estão corretos
	
	Somente os enunciados II e III estão corretos
	
	Somente os enunciados I e III estão corretos
	
	Somente os enunciados III e IV estão corretos
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201007310695)
	
	
	Durante a Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos necessitavam tomar decisões sobre quais indivíduos deveriam fazer parte das forças armadas. O processo de seleção adotado, segundo os estudos desenvolvidos por Ralph Tyler, se apoiava em aspectos:
		
	
	Quantitativo, pois só a partir de avaliação considerada como medida se poderiam tomar decisões sensatas
	
	De Avaliação formativa, para o acompanhamento adequado dos soldados na guerra
	
	De avaliação diagnóstica, para descobrir quais os que eram mais fracos a serem cortados das tropas antes da guerra.
	
	Qualitativos, pois visavam a qualificação das tropas 
	
	Quantitativo e qualitativo, pois só bons soldados poderiam ajudar na guerra
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201007187890)
	
	
	Leia a afirmativa e marque a opção correta para completá-la: "... o conteúdo e a forma das práticas avaliativas serão determinados pela __________________________". 
		
	
	racionalidade da ciência moderna
	
	interação da ciência moderna
	
	racionalidade da ciência cognitiva
	
	racionalidade da ciência antiga
	
	racionalidade da ciência pós-moderna
	
	 6a Questão (Ref.: 201007669674)
	
	
	De acordo com Luckesi (2008), "o ato de avaliar implica coleta, análise e síntese dos dados que configuram o objeto da avaliação, acrescido de uma atribuição de valor ou qualidade, que se processa a partir da comparação da configuração do objeto avaliado com um determinado padrão de qualidade previamente estabelecido para aquele tipo de objeto. O valor ou qualidade atribuídos ao objeto conduzem a uma tomada de posição a seu favor ou contra ele. E o posicionamento a favor ou contra o objeto, ato ou curso de ação, a partir do valor ou qualidades atribuídos, conduz a uma decisão nova: manter o objeto como está ou atuar sobre ele." Tendo por base o texto e considerando a avaliação no processo educativo, entende-se que a avaliação pedagógica deve ser: 
		
	
	um ato dinâmico que qualifica e subsidia o reencaminhamento da ação, possibilitando a construção dos resultados que se deseja. 
	
	um mecanismo por meio do qual o professor detecta os níveis de aprendizagem atingidos pelos alunos 
	
	atribuição de notas, concedendo um caráter de verificação à avaliação, não levando em conta o aspecto educacional de orientação do aluno 
	
	utilizada para estabelecer uma classificação do educando, expressa em aprovação ou reprovação 
	
	Adequada à natureza da aprendizagem, considerando os resultados das tarefas e provas realizadas pelo aluno 
	
	1a Questão (Ref.: 201007171601)
	Fórum de Dúvidas (3 de 3)       Saiba (0) 
	
	Qual dos enunciados abaixo, expressa a concepção da quarta geração de teóricos da avaliação na sociedade moderna? 
		
	
	Organizaram uma série de perguntas para diagnosticar debilidade mental nas crianças das escolas de Paris e assim organizaram uma escala da idade mental. Em outras palavras, criaram um instrumento de medida para dar origem ao quociente intelectual (Q.I). 
	
	Procuraram determinar os dados sobre o alcance dos objetivos por parte dos alunos, ou seja, preocupam-se em descrever o que seria sucesso ou dificuldade com relação aos objetivos estabelecidos. 
	
	A avaliação é compreendida como coleta de dados a fim de verificar se de fato certas mudanças ocorre no aprendiz, bem como verificar a quantidade ou grau de mudança ocorrido em cada aluno. 
	
	Defende-se um novo conceito de avaliação em que a característica principal é a negociação, o equilíbrio é buscado entre as pessoas de valores diferentes, ou seja, procura-se respeitar as divergências de que quanto maior a participação das questões avaliativas, dos métodos, e da interpretação dos resultados, maior é o nível de negociação. 
	
	Defende-se que a avaliação é um instrumento que depende exclusivamente da visão de mundo, de sociedade e de homem do professor. 
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201007183677)
	
	
	Susana é supervisora pedagógica da escola Central do Brasil. Na reunião de Centro de Estudo para reflexão sobre o tema Avaliação Escolar, ela conta o seguinte estudo de caso e pede para os professores pensarem sobre a situação exposta. Fernando estuda na terceira série do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública. Ele afirma que a sua professora sempre diz aos alunos:  "- antes de perguntarem pela nota, vamos juntos compreender como pensamos, que caminhos seguimos para resolver a questão; quais as estratégias que utilizamos para construir as nossas respostas e encontrarmos soluções para os problemas". Quando um aluno erra, a professora diz: "- é preciso compreender qual o raciocínio que estás usando para desenvolver essa resposta, vamos pensar juntos a analisar?" 
Neste estudo de caso, há uma concepção de avaliação. Qual? Marque a resposta correta. 
		
	
	Reprovadora
	
	Diagnóstica
	
	Classificatória 
	
	Formativa
	
	Conservadora
	
	 3a Questão (Ref.: 201007183684)
	
	
	A avaliação escolar é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e a aprendizagem. A concepção mediadora de avaliação sugere que o docente inclua o "ainda" no seu vocabulário favorecendo que a confiança do aluno na sua possibilidade de aprender e evoluir permanentemente em suas hipóteses sobre os objetos e os fenômenos observados. Ao mesmo tempo, o professor passa a fazer parte do processo, comprometendo-se: 
		
	
	apenas com aquelas turmas disciplinadas, o que favorece a elevação do nível de rendimento escolar no IDEB 
	
	exclusivamente com quem consegue aprender rápido, pois não há tempo nem material para utilizar com aqueles que apresentam ritmo lento ou desinteressado. 
	
	com os privilegiados que realmente desejam aprender e têm um projeto de vida 
	
	tornar o "vir a ser" possível,em oportunizar desafios aos estudantes de modo a favorecer a descoberta de valores e atitudes necessários à construção de um mundo melhor 
	
	com àqueles que gostam de estudar e excluir os alunos desinteressados e bagunceiros, o que favorece o sucesso escolar 
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201007312224)
	
	
	Avaliação sempre foi uma atividade de controle que visava selecionar e portanto, excluir outros. A denominação avaliação tem sua base em uma prática chamada exame. Marx pensava que os exames eram um ritual burocrático para distinguir quem está apto ou não, produzindo assim cada vez mais diferenças. (GARCIA, 2001, p. 28) Os exames no Brasil foram trazidos pelos jesuítas e se deram principalmente de forma: 
		
	
	formativa;
	
	processual;
	
	inclusiva.
	
	oral,
	
	escrita;
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201007310683)
	
	
	Muitas vezes, ouvimos professores em sala de aula dizer para os alunos: ¿Vamos ver se na avaliação deste mês você vai continuar a fazer essas gracinhas¿. Essa afirmativa do professor demonstra que ele:
		
	
	Tem uma atitude comum e desejável de controle disciplina em sala
	
	Está incentivando o aluno a se comportar bem durante as aulas 
	
	Está tendo uma atitude democrática pela preservação do bom ambiente na sala durante as aulas;
	
	Está confundindo prova com avaliação e utilizando avaliação como instrumento de pressão e controle disciplinar
	
	Está valorizando o momento da prova
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201007797707)
	
	
	O trabalho educativo desenvolvido pelos jesuítas tinha como ideal a formação do homem universal, portanto a sua principal preocupação era com :
		
	
	um ensino humanista , de cultura geral, enciclopédico e alheio à realidade da vida na colônia.
	
	a formação do homem universal voltado para as questões ligadas à vida da colônia.
	
	um ensino crítico , com base em conteúdos práticos , condizentes com a realidade da comunidade.
	
	a formação do homem integral voltado para o ensino em instituições religiosas
	
	um ensino humanista com raízes nas questões da terra, da vida natural
	
	
	
	1a Questão (Ref.: 201007171782)
	
	
	O Ministério da Educação apresentou uma proposta de reformulação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e sua utilização como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas federais. A proposta tem como principais objetivos: 
I - democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior; 
II - possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio;
III - possibilitar ao Estado desenvolver políticas de valorização do magistério no Ensino Médio e, consequentemente, a melhoria de sua qualidade. 
Assinale a alternativa correta: 
		
	
	Somente o enunciado II está correto
	
	Somente os enunciados I e II estão corretos
	
	Somente os enunciados II e III estão corretos
	
	Somente o enunciado III está correto
	
	Somente o enunciado I está correto
	
	 2a Questão (Ref.: 201007183680)
	
	
	A avaliação da aprendizagem possibilita a tomada de decisão e a melhoria da qualidade de ensino, informando as ações em desenvolvimento e a necessidade de regulações constantes. Para isso, antes de se iniciar o processo de ensino e aprendizagem, muitos docentes realizam uma avaliação diagnóstica que tem como objetivo: 
		
	
	Constatar se os alunos estão, de fato, atingindo os objetivos pretendidos, verificando a compatibilidade entre tais objetivos e os resultados efetivamente alcançados durante o desenvolvimento das atividades propostas. 
	
	Classificar os alunos para decidir quem será ou não aprovado em determinada disciplina. 
	
	Selecionar situações simples para a aferição da aprendizagem considerando as carências do aluno.
	
	Pesquisar sobre as capacidades do aluno antes de iniciar um processo de ensino/aprendizagem 
	
	Uma ação reguladora, focada nos objetivos educacionais e na qualidade da escola. 
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201007797738)
	
	
	A contribuição mais importante do Banco Mundial deve ser seu trabalho de assessoria concebido para ajudar os governos a desenvolver políticas educativas adequadas à especificidades de seus países. Desse modo,
		
	
	e- o Banco Mundial complementa uma política de ajuste estrutural nas instituições de ensino. Iniciou-se a implantação da avaliação como política regulatória
	
	os agentes locais são orientados para dar continuidade ao processo de desenvolvimento de expectativa de vida.
	
	o financiamento do banco, em geral, será o delineamento com vistas a influir sobre as mudanças nas despesas e nas políticas de autoridades nacionais
	
	as políticas sociais são elaboradas para instrumentalizar a política econômica, reestruturar o governo e a política educacional.
	
	o Banco Mundial assumiu o papel de fornecedor de ideias a serem implantadas nos sistemas estaduais e municipais de ensino.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201007171781)
	
	
	A respeito da Prova Brasil, podemos afirmar que: 
I - Foi idealizada para atender a demanda dos gestores públicos, educadores, pesquisadores e da sociedade em geral por informações sobre o ensino oferecido em cada município e escola. 
II - O objetivo da avaliação é auxiliar os governantes nas decisões e no direcionamento de recursos técnicos e financeiros, assim como a comunidade escolar, no estabelecimento de metas e na implantação de ações pedagógicas e administrativas, visando à melhoria da qualidade do ensino. 
III - Sua finalidade está em avaliar apenas o desempenho do professor no Ensino Fundamental, como também, oferecer elementos para a formação continuada do mesmo. 
Assinale a alternativa correta: 
		
	
	Somente o enunciado I está correto 
	
	Somente os enunciados II e III estão corretos
	
	Somente os enunciados I e II estão corretos
	
	Somente o enunciado III está correto
	
	Somente o enunciado II está correto
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201007669679)
	
	
	A Prova Brasil foi idealizada para atender a demanda dos educadores, pesquisadores e da sociedade em geral para obter informações sobre o ensino oferecido nos municípios. Quanto a Prova Brasil podemos constatar que: 
		
	
	foi idealizada no primeiro governo de Dilma Rousseff.
	
	avalia o Ensino Fundamental com exames no 5º e 9º ano;
	
	avalia o Ensino Médio das escolas brasileiras;
	
	avalia a educação nacional na sua totalidade;
	
	é realizada a cada quatro anos;
	
	 6a Questão (Ref.: 201007310667)
	
	
	"Na verdade o método é a forma exterior e materializada em atos, que assume a propriedade fundamental da consciência: a de sua intencionalidade." (Álvaro Vieira Pinto, Ciência e Existência, Ed. Paz e Terra, 1971, pp. 71-72). A avaliação é um processo complexo, implica em várias dimensões para se executada. Ela se insere na categoria dos meios para se alcançar os fins que se tem no processo educativo. Disso podemos deduzir que: 
		
	
	A intenção nas ações não tem a ver com os métodos que se usa, pois esses dizem respeito aos meios
	
	Avaliação é um processo simples que implica em aplicar uma determinada técnica para julgar um objeto ou ação.
	
	A propriedade fundamental da consciência não diz respeito à avaliação, mas à metodologia
	
	Metodologia é uma coisa, avaliação é outra.Avaliação diz respeito aos processos didáticos e não aos processos metodológicos
	
	A avaliação se insere na dimensão da metodologia que deve ser expressão concreta dos fins que se deseja alcançar;
	
	1a Questão (Ref.: 201007171740)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Até o final da Primeira República, também conhecida como República Velha, o ensinoque predominou nas escolas brasileiras foi baseado em uma perspectiva humanística, tradicional e religiosa. Desta forma, a escola tradicional, que surgiu para ensinar aos filhos da elite nacional, centra o processo de ensino e aprendizagem no mestre, ou seja, na autoridade intelectual do professor, que tinha por função transmitir os conhecimentos sistematizados de forma lógica e precisa aos alunos. Estes, por sua vez, se encontravam em uma condição passiva e de meros receptores das verdades anunciadas pelo mestre e deveriam reproduzi-las nos testes ou provas da época. 
Qual o modelo avaliativo que prevaleceu neste período? 
		
	
	Classificatório por atender a todos os alunos de forma igualitária.
	
	Classificatório como medida do conhecimento.
	
	Diagnóstico para se identificar a prática docente e discente.
	
	Formativo por possibilitar um acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem.
	
	Diagnóstico e Formativo por oferecer elementos para o desenvolvimento das políticas educacionais da época.
	
	 2a Questão (Ref.: 201007171704)
	
	
	A organicidade da educação jesuítica foi consagrada quando Pombal os expulsou levando o ensino brasileiro ao caos, através de suas famosas aulas régias, a despeito da existência de escolas fundadas por outras ordens religiosas, como os Beneditinos, os franciscanos e os Carmelitas (Niskier, 2001, p. 34).
Sobre a reforma de Pombal no Brasil-Colônia, podemos afirmar que:
I - As aulas régias eram autônomas e isoladas, com professor único e uma não se articulava a outra.
II - O ensino se tornou disperso e fragmentado, sendo as aulas ministradas por professor com uma formação precária.
III - As aulas régias foram a primeira experiência de ensino promovido pelo Estado na história brasileira.
IV - As aulas régias tinham um caráter universal, ou seja, atendia a formação de toda a população da colônia.
Assinale a alternativa correta: 
		
	
	Somente os enunciados I e III estão corretos
	
	Somente os enunciados III e IV estão corretos
	
	Somente os enunciados I, II e III estão corretos
	
	Somente os enunciados II, III e IV estão corretos
	
	Somente os enunciados II e III estão corretos
	
	 3a Questão (Ref.: 201007171799)
	
	
	Resulta do paradigma quantitativo da aprendizagem e reduz a sua dimensão à apreciação dos resultados obtidos. Dessa forma, acaba por privilegiar o grau de domínio do conhecimento por parte do aluno. Na prática é um instrumento pontual de verificação e quantificação da aprendizagem e seus resultados são expressos numericamente. Numa dimensão mais ampla acaba por classificar os alunos ao final do período, semestre, ano, mês ou curso, a partir de níveis de aproveitamento. 
O fragmento acima está se referindo a qual modelo de avaliação? 
		
	
	Avaliação Qualitativa
	
	Avaliação Formativa
	
	Avaliação Diagnóstica
	
	Auto-Avaliação
	
	Avaliação Somativa
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201007171607)
	
	
	A complexidade da organização da vida social na cultura urbano-industrial se amplia a partir de uma determinada lógica da eficiência e da produtividade, ou seja, a da elaboração e implantação de mecanismos de controle e de avaliação do pensar e do fazer educativo. Portanto, podemos afirmar que:
I - A prática avaliativa resulta de determinadas formas de organização e atende a interesses e necessidades de um contexto histórico-social específico. 
II - As práticas avaliativas decorrem da construção de uma visão específica sobre o pensar e o fazer humano, ou seja, de toda uma fundamentação teórica.
III - No processo de ensino e aprendizagem a prática avaliativa é uma prática individual e que o docente tem autonomia sobre a mesma no processo de ensino e aprendizagem.
Assinale a alternativa correta: 
		
	
	Somente o enunciado III está correto
	
	Somente os enunciados I e II estão corretos
	
	Somente o enunciado I está correto 
	
	Somente os enunciados II e III estão corretos 
	
	Somente o enunciado II está correto
	
	 5a Questão (Ref.: 201007332086)
	
	
	O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) foi aprovado pelo então Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e por seu Ministro da Educação Fernando Haddad em __________ com o objetivo de melhorar a Educação no País em todas as suas etapas, em um prazo de __________, sendo sua prioridade a Educação Básica, que vai da __________. 
		
	
	2010, vinte anos, Educação Infantil ao Ensino Médio. 
	
	2010, vinte anos, Alfabetização na Idade Certa até o final do Ensino Fundamental. 
	
	2007, quinze anos, Educação Infantil ao Ensino Fundamental. 
	
	nenhuma das respostas anteriores
	
	2007, quinze anos, Educação Infantil ao Ensino Médio. 
	
	 6a Questão (Ref.: 201007295249)
	
	
	As teorias educacionais determinam qual o processo de avaliação a ser utilizado. Se um aluno chora porque a professora o deu ZERO. A prática apresentada é um exemplo que se refere a uma postura de avaliação denominada: 
		
	
	Qualitativa 
	
	Classificatória 
	
	Diagnóstica 
	
	Formativa 
	
	Mediadora 
	1a Questão (Ref.: 201007171648)
	
	
	Qual enunciado abaixo NÃO corresponde ao planejamento educacional na sociedade moderna? 
		
	
	Está diretamente relacionado às exigências sociais, às condições de trabalho do professor e à experiência de vida dos alunos. 
	
	Deve partir de uma realidade vivida e construir a realidade desejada. 
	
	É um documento que permite ao professor prever o tempo necessário para a abrangência de cada tópico estudado, bem como, a definição das estratégias e das atividades mais adequada. 
	
	Deve ser construído coletivamente, ou seja, com a participação de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. 
	
	É um documento neutro e objetivo, ou seja, deve apresentar apenas os objetivos e os procedimentos para a sua execução. 
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201007177581)
	
	
	Anualmente a professora de uma turma de 5º ano do ensino fundamental, de uma escola pública municipal, propõe aos alunos no final do período letivo que realizem a avaliação do seu próprio desempenho. Ela parte do pressuposto que: 
		
	
	É mais importante o aluno se situar do que ser responsabilizado por seu prórprio fracasso ou sucesso.
	
	O aluno deve saber se auto avaliar identificando exatamente o que aprendeu durante o ano letivo.
	
	O aluno é sujeito de sua aprendizagem e pode construir a sua autonomia escolhendo o que deseja aprender.
	
	O aluno deve construir a competência de se auto avaliar e ser sujeito de sua aprendizagem para melhorar o seu desempenho.
	
	O aluno é responsável por sua própria aprendizagem e deve ser responsabilizadfo por seu desempenho.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201007171800)
	
	
	Tem por finalidade fazer um levantamento dos alunos acerca de suas capacidades e/ou conhecimentos prévios antes de iniciar o processo de ensino-aprendizagem. Este modelo também permite identificar as dificuldades de aprendizagem e apontar caminhos para o desenvolvimento cognitivo dos mesmos. Além disso, tal modelo pode ser aplicado durante o percurso e, assim, redefinir os meios para que se possibilite uma aprendizagem significativa. 
O fragmento acima está se referindo a qual modelo de avaliação? 
		
	
	Auto-Avaliação
	
	Avaliação Formativa
	
	Avaliação Somativa
	
	Avaliação Qualitativa
	
	Avaliação Diagnóstica
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201007296118)
	
	
	Para que uma concepção de avaliação formativa e emancipadora se transforme em práxis pedagógica a serviço da aprendizagem e da formação plena dos alunos, torna-se necessário que as escolas invistam
		
	
	na organização de um cronograma para reuniões pedagógicas e na formação de gruposde estudo, para que os educadores possam construir seus modelos de avaliação para mensurar o rendimento dos alunos.
	
	na constituição de um coletivo pedagógico forte, na participação organizada de alunos, no diálogo crítico entre a escola, os educandos e suas famílias, e na autoavaliação institucional, entre outras ações democráticas.
	
	na constituição de conselhos de alunos, de grêmios estudantis para que os educandos possam participar da escola, organizando festas e trabalhos comunitários, colaborando com a implementação da proposta pedagógica.
	
	numa coordenação pedagógica diretiva que transforme os conselhos de classe em órgãos mais atuantes, com finalidades de aprovar ou reprovar os alunos com mais justiça, reorientando o trabalho pedagógico da escola.
	
	nenhuma das respostas anteriores
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201007667174)
	
	
	Na avaliação tradicional o que se avalia?
		
	
	a função socializadora e cultural
	
	a formação de identidade
	
	o desempenho cggnitivo
	
	a organização do trabalho escolar
	
	O processo de ensino aprendizagem
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201007312227)
	
	
	Das opções abaixo assinale a que não se refere à avaliação formativa
		
	
	É importante desenvolver as potencialidades de cada indivíduo, para gerir ele próprio seus projetos, progressos e estratégias diante dos obstáculos que surgem na vida escolar.
	
	A profissionalização dos professores é fundamental para instrumentalizá-los a construírem seus próprios sistemas de observação, interpretação e de intervenção em função dos objetos de estudo.
	
	O professor trabalha como parceiro do aluno. Tem como objetivo principal o desenvolvimento cognitivo, social, emocional e psicomotor do estudante.
	
	A avaliação é proposta pelos professores e deve reconhecer a diversidade cultural, ritmos, estilos cognitivos, de gênero, de classe social e da necessidade especial, física ou mental de cada aluno.
	
	O papel da memorização é muito importante em uma avaliação escolar baseada em noções ou temas trabalhados recentemente. E excelência escolar é a arte de refazer o que acaba de ser exercitado em aula. 
	
	1a Questão (Ref.: 201007732481)
	
	
	A didática das disciplinas interessa-se , cada vez mais, pelos erros e tenta compreendê-los, antes de combatê-los. Assim, pode-se propor que 
		
	
	o erro seja encarado como uma ameaça ao aprendizado.
	
	se utilize uma metodologia específica para corrigi-lo.
	
	diante de uma tarefa complexa, ele seja desconsiderado.
	
	se considere o erro como uma ferramenta para ensinar.
	
	se compreenda o erro como um obstáculo ao ensino.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201007183682)
	
	
	Estabeleça uma relação entre os modelos de avaliação tradicional e classificatória e uma educação dialógica e formativa.
 (1) Avaliação Tradicional   (2) Avaliação Formativa 
(   ) O objetivo principal é a promoção do aluno e a classificação do seu conhecimento em termos quantitativos e padronizados. 
(   ) A prova é o principal objeto de avaliação e muitas vezes,é vivida como pressão para controlar o comportamento cooperativo dos alunos e sua obrigatoriedade de estudo. 
(  ) A avaliação deixa de ser somente um objeto de certificação da consecução de objetivos, mas também se torna necessária como instrumento de diagnóstico e acompanhamento do processo de aprendizagem. 
(   ) A avaliação é não pensada de forma unilateral,mas também são avaliados a adequação dos conteúdos, aos métodos e aos instrumentos avaliativos. 
(   ) a avaliação é usada para saber quais objetivos foram atingidos, quais ainda faltam e quais as interferências do professor que podem ajudar o aluno. 
A ordem correta foi: 
		
	
	1 1 2 2 2 
	
	1 1 1 2 2
	
	2 1 2 2 2
	
	1 1 2 1 1
	
	2 1 1 2 2
	
	 3a Questão (Ref.: 201007183676)
	
	
	Lucas estuda na quarta série do Ensino Fundamental. Ele afirma que "a sua professora sempre diz aos alunos: antes de perguntarem pela nota, vamos juntos compreender como pensamos, que caminhos seguimos para resolver a questão; quais as estratégias que utilizamos para construir as nossas respostas e encontrarmos soluções para os problemas". Ele também explicou que, "numa reunião de pais e mestres, sua professora insistiu com as famílias que, antes de perguntarem pelas notas de seus filhos, questionem sobre o que eles aprenderam ou não aprenderam". Analisando as colocações da professora de Lucas, podemos afirmar que ela: 
		
	
	aplicou o método formativo para ensinar melhor os(as) seus(suas) estudantes, comprometendo-se com a satisfação das famílias em relação à escola.
	
	demonstrou intencionalidade formativa na avaliação e orientou as famílias para colaborarem nesse processo;
	
	explicou a perspectiva socioconstrutivista para demonstrar às famílias que seus estudantes podem ser os melhores da escola e ingressarem no mercado de trabalho.
	
	está mais interessada no rendimento dos(as) estudantes do que nas suas aprendizagens formativas.
	
	assumiu uma perspectiva formativa de avaliação, pois colocou os pais fora do processo pedagógico; 
	
	 4a Questão (Ref.: 201007769294)
	
	
	O fracasso escolar NÃO pode estar relacionado com: 
		
	
	Problema psíquico dos alunos; 
	
	Dificuldades de aprendizagem
	
	Inadequação da técnica do educador; 
	
	Questões políticas 
	
	Problemas familiares dos alunos
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201007295256)
	
	
	Numa perspectiva educacional crítica e inovadora, a avaliação educacional assume novas funções. Nesse contexto, a respeito da avaliação, assinale a alternativa incorreta:
		
	
	A prova com questões objetivas é considerada o instrumento mais adequado para uma avaliação contínua e qualitativa. 
	
	A avaliação pode indicar dificuldades apresentadas pelos alunos na aprendizagem de determinado conteúdo. 
	
	A avaliação fornece ao professor um diagnóstico sobre o estágio de desenvolvimento e aprendizagem dos conteúdos pelos alunos. 
	
	A avaliação é um processo dinâmico, que deve ocorrer durante todo o processo de ensino aprendizagem
	
	A avaliação do processo ensino-aprendizagem fornece subsídios para o planejamento das atividades escolares pelo professor. 
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201007733333)
	
	
	Relacione a segunda coluna com a primeira, de acordo com os passos para a construção da avaliação formativa-emancipadora. a) O professor precisa se perguntar sobre o seu domínio a respeito do objeto, dos conteúdos, da área do conhecimento que leciona. b) O professor precisa mostrar aos alunos que a avaliação não pode ser separada da proposta de ensino; precisa pesquisar sobre o que o aluno já sabe e o que ele precisa saber. c) O professor deve estabelecer com seus alunos o foco da avaliação - os referentes avaliativos. d) O professor precisa convencer os alunos de que eles podem errar, que seus erros não serão punidos, mas que são elementos pedagógicos valiosos. ( ) Escolha dos focos e eixos da avaliação e construção dos referentes avaliativos, dos elementos observáveis. ( ) Autoavaliação da formação de cada profissional nas diferentes áreas do conhecimento e para as funções que desempenha na escola, indo em busca do aperfeiçoamento, da qualificação, da formação plena. ( ) Diálogo crítico sobre o processo de construção do conhecimento/aprendizagem dos alunos. ( ) Análise do papel e função do erro na aprendizagem/avaliação, requerendo correção, mas não punição. A ordem correta da relação entre as colunas é:
		
	
	a, d, b, c. 
	
	c, a, b, d.
	
	d, c, b, a. 
	
	b, c, d, a
	
	a, b, c, d. 
	
	
	
	1a Questão (Ref.: 201007316185)
	
	
	O fracasso escolar não pode ser considerado como:
		
	
	Produto de massificação da escolamoderna;
	
	Acidente natural; 
	
	Fenômeno produzido historicamente;
	
	Resultado de um projeto da sociedade.
	
	Fenômeno Humano;
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201007769359)
	
	
	Sobre o fracasso escolar podemos afirmar que: I - A escola nega a historicidade do aluno enquanto sujeito concreto, ou seja, que vive experiências concretas em todos os espaços sociais que vivencia e reflete o aprendizado, as tensões e as contradições das mesmas. II - É importante compreender que os profissionais da educação de uma Instituição de Ensino também são sujeitos reais e concretos com uma historicidade. III - A escola potencializa o saber do aluno, fazendo-o reelaborar a sua visão de mundo, de homem e sociedade. Assinale a alternativa correta: 
		
	
	Somente o enunciado I está correto 
	
	Somente os enunciados I e II estão corretos 
	
	Somente o enunciado II está correto 
	
	Somente os enunciados II e III estão corretos 
	
	Somente o enunciado III está correto 
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201007171775)
	
	
	Na segunda metade da década de noventa, do século passado no Governo de Fernando Henrique Cardoso, que se iniciou a adoção de uma política de avaliação mais efetiva para o Ensino Superior. O processo teve início em 1995 com a lei 9.131que estabeleceu o Exame Nacional de Cursos (ENC) - popularmente conhecido como - Provão-, a ser aplicado a todos os estudantes concluintes de campos de conhecimento pré-definidos. 
A respeito do ENC é correto afirmar que: 
I - Tal proposta encontrou resistências em vários setores da comunidade acadêmica tendo sido boicotado, por vários anos, pelo movimento estudantil, bem como, sofreu críticas de vários pesquisadores na área da educação. 
II - O exame acabou se constituindo como parte da cultura da educação superior no Brasil. 
III - Sua aplicação resultou na classificação anual dos cursos a partir de uma conceituação em escola de cinco níveis (conceituação A, B, C, D e E). 
IV - Sua aplicação possibilitou o Estado desenvolver políticas de valorização do magistério no Ensino Superior e, consequentemente, a melhoria de sua qualidade. 
Assinale a alternativa correta: 
		
	
	Somente os enunciados II, III e IV estão corretos
	
	Somente os enunciados III e IV estão corretos
	
	Somente os enunciados I, II e IV estão corretos
	
	Somente os enunciados II e III estão corretos
	
	Somente os enunciados I, II e III estão corretos
	
	 4a Questão (Ref.: 201007171764)
	
	
	O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) tem por finalidade:
I - identificar mérito e valor das instituições, áreas, cursos e programas, nas dimensões de ensino, pesquisa, extensão, gestão e formação;
II - melhorar a qualidade da educação superior, orientar a expansão da oferta;
III - promover a responsabilidade social das Instituições de Ensino Superior, respeitando a identidade institucional e a autonomia;
IV - promover a transformação das relações de poder no mundo contemporâneo e possibilitar a construção de um novo modelo de sociedade.
Assinale a alternativa correta: 
		
	
	Somente os enunciados II, III e IV estão corretos
	
	Somente os enunciados I, II e III estão corretos
	
	Somente os enunciados I, II e IV estão corretos
	
	Somente os enunciados III e IV estão corretos
	
	Somente os enunciados II e III estão corretos
	
	 5a Questão (Ref.: 201007171763)
	
	
	O PAIUB - Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras de 1993, tinha por finalidade: 
		
	
	Desenvolver mecanismos para a autonomia universitária dos setores públicos e privados.
	
	Fazer uma avaliação das práticas docentes visando uma valorização do magistério no Ensino Superior.
	
	Fazer um diagnóstico da Educação Superior.
	
	Propor uma sistemática de avaliação institucional.
	
	Propor nova política de educação superior.
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201007769269)
	
	
	Uma das preocupações recorrente de professores e educadores, em geral, são entender as causas do sucesso ou do fracasso dos alunos. A avaliação é uma das formas de correção desse problema. Dessa forma o bom desempenho escolar do aluno deve envolver alguns itens, EXCETO:
		
	
	Notificação ao Conselho Tutelar do Município, 
	
	o atendimento educacional especializado com a equipe técnica pedagógica da escola.
	
	Intervenções pedagógicas, conforme Programa de Ação elaborada para o aluno. 
	
	Os professores de sala de aula com atenção especial. 
	
	atendimento a familia
	
	
	
	1a Questão (Ref.: 201007183662)
	
	
	Tendo como pressuposto a necessidade de uma postura respeitosa dos profissionais da educação com a realidade sócio-cognitiva dos educandos e considerando-os sujeitos ativos, críticos e criativos do processo ensino-avaliação-aprendizagem, é INCORRETO afirmar que 
		
	
	a avaliação é um instrumento educativo que informa e faz uma valorização do processo de aprendizagem desenvolvido pelo aluno, visando oferecer-lhe, em todo momento, propostas educativas adequadas à sua necessidade.
	
	a diversificação dos instrumentos avaliativos favorece a compreensão do processo ensino aprendizagem.
	
	diversificar instrumentos avaliativos é simplesmente adotar vários instrumentos aleatoriamente, independentemente da intencionalidade da avaliação.
	
	a avaliação é espaço de mediação - aproximação - diálogo entre as formas de ensinar dos professores(as) e percursos de aprendizagem dos alunos. 
	
	A avaliação deve ser coerente com os objetivos educacionais e as metodologias utilizadas para o ensino.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201007191453)
	
	
	Atualmente, no campo educacional, boa parte da literatura indica a necessidade de se organizar o trabalho educativo de forma participativa. Esta defesa considera que a cultura urbano-industrial vem exigindo graus complexos de organização do pensamento, das formas de comunicação e das práticas sociais, dentre elas, as práticas pedagógicas. Sendo assim, um trabalho para se constituir como consistente e coerente deve ser pensado e organizado por todos, gerando um sentimento de co-responsabilidade com o mesmo.
Quais as alternativas abaixo estão de acordo com o enunciado acima? 
I - A avaliação é o principal instrumento de diagnóstico e análise sobre a prática docente e discente.
II - A avaliação permite identificar se os objetivos propostos se concretizaram.
III - A avaliação oferece elementos ricos para que se repense as estratégias, a organização do conteúdo, a relação professor-aluno, o desenvolvimento biopsicosocial do aluno e a própria prática avaliativa.
IV - A avaliação decorre da visão de mundo do professor e, portanto, não tem uma relação direta com o planejamento da Instituição de Ensino.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	Somente os enunciados I, II e III estão corretos
	
	Somente os enunciados I e II estão corretos
	
	Somente os enunciados II e III estão corretos
	
	Somente os enunciados I e III estão corretos
	
	Somente os enunciados II, III e IV estão corretos
	
	 3a Questão (Ref.: 201007191454)
	
	
	Qual dos enunciados abaixo NÃO corresponde à Tendência Liberal Tradicional?
		
	
	A idéia de que o ensino consiste em repassar os conhecimentos para o espirito da criança é acompanhada de outra: a de que a capacidade de assimilação da criança é idêntica à do adulto, apenas menos desenvolvida. 
	
	A aprendizagem, assim, é receptiva e mecânica, para o que se recorre freqüentemente à coação. 
	
	Enfatiza a instrução, entendida como transmissão de conteúdos selecionados, organizados prévia e logicamente. 
	
	Valorização da atividade do aluno pela descoberta pessoal que passa a compor a estrutura cognitiva. 
	
	Transmitir o saber sistematizado e acumuladohistoricamente.
	
	 4a Questão (Ref.: 201007676890)
	
	
	Na Idade Média, desenvolveram-se dentro da Igreja, instituições que tinham corporações de mestres e aprendizes, com privilégios e autonomia administrativa, e significaram importante avanço intelectual. O texto anterior refere-se:
		
	
	às Universidades
	
	às Bibliotecas; 
	
	aos Conventos; 
	
	aos Museus; 
	
	às Irmandades
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201007312501)
	
	
	Qual dos enunciados abaixo NÃO corresponde à Tendência Liberal Tradicional?
		
	
	A aprendizagem, assim, é receptiva e mecânica, para o que se recorre frequentemente à coação.
	
	Enfatiza a instrução, entendida como transmissão de conteúdos selecionados, organizados prévia e logicamente.
	
	Transmitir o saber sistematizado e acumulado historicamente.
	
	A ideia de que o ensino consiste em repassar os conhecimentos para o espirito da criança é acompanhada de outra: a de que a capacidade de assimilação da criança é idêntica a do adulto, apenas menos desenvolvida.
	
	Valorização da atividade do aluno pela descoberta pessoal que passa a compor a estrutura cognitiva.
	
	 6a Questão (Ref.: 201007770287)
	
	
	Qual tendência pedagógica tem como concepção de avaliação a prática vivenciada entre educador-educandos no processo de grupo e, às vezes, através de autoavaliação? 
		
	
	Progressista Crítico-Social dos Conteúdos
	
	Progressista Libertária 
	
	Progressista Libertadora 
	
	Liberal Tradicional 
	
	Liberal Tecnicista 
	
	
	
	1a Questão (Ref.: 201007316185)
	
	
	O fracasso escolar não pode ser considerado como:
		
	
	Produto de massificação da escola moderna;
	
	Acidente natural; 
	
	Fenômeno produzido historicamente;
	
	Resultado de um projeto da sociedade.
	
	Fenômeno Humano;
	
	 2a Questão (Ref.: 201007769359)
	
	
	Sobre o fracasso escolar podemos afirmar que: I - A escola nega a historicidade do aluno enquanto sujeito concreto, ou seja, que vive experiências concretas em todos os espaços sociais que vivencia e reflete o aprendizado, as tensões e as contradições das mesmas. II - É importante compreender que os profissionais da educação de uma Instituição de Ensino também são sujeitos reais e concretos com uma historicidade. III - A escola potencializa o saber do aluno, fazendo-o reelaborar a sua visão de mundo, de homem e sociedade. Assinale a alternativa correta: 
		
	
	Somente o enunciado I está correto 
	
	Somente os enunciados I e II estão corretos 
	
	Somente o enunciado II está correto 
	
	Somente os enunciados II e III estão corretos 
	
	Somente o enunciado III está correto 
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201007171775)
	
	
	Na segunda metade da década de noventa, do século passado no Governo de Fernando Henrique Cardoso, que se iniciou a adoção de uma política de avaliação mais efetiva para o Ensino Superior. O processo teve início em 1995 com a lei 9.131que estabeleceu o Exame Nacional de Cursos (ENC) - popularmente conhecido como - Provão-, a ser aplicado a todos os estudantes concluintes de campos de conhecimento pré-definidos. 
A respeito do ENC é correto afirmar que: 
I - Tal proposta encontrou resistências em vários setores da comunidade acadêmica tendo sido boicotado, por vários anos, pelo movimento estudantil, bem como, sofreu críticas de vários pesquisadores na área da educação. 
II - O exame acabou se constituindo como parte da cultura da educação superior no Brasil. 
III - Sua aplicação resultou na classificação anual dos cursos a partir de uma conceituação em escola de cinco níveis (conceituação A, B, C, D e E). 
IV - Sua aplicação possibilitou o Estado desenvolver políticas de valorização do magistério no Ensino Superior e, consequentemente, a melhoria de sua qualidade. 
Assinale a alternativa correta: 
		
	
	Somente os enunciados II, III e IV estão corretos
	
	Somente os enunciados III e IV estão corretos
	
	Somente os enunciados I, II e IV estão corretos
	
	Somente os enunciados II e III estão corretos
	
	Somente os enunciados I, II e III estão corretos
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201007171764)
	
	
	O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) tem por finalidade:
I - identificar mérito e valor das instituições, áreas, cursos e programas, nas dimensões de ensino, pesquisa, extensão, gestão e formação;
II - melhorar a qualidade da educação superior, orientar a expansão da oferta;
III - promover a responsabilidade social das Instituições de Ensino Superior, respeitando a identidade institucional e a autonomia;
IV - promover a transformação das relações de poder no mundo contemporâneo e possibilitar a construção de um novo modelo de sociedade.
Assinale a alternativa correta: 
		
	
	Somente os enunciados II, III e IV estão corretos
	
	Somente os enunciados I, II e III estão corretos
	
	Somente os enunciados I, II e IV estão corretos
	
	Somente os enunciados III e IV estão corretos
	
	Somente os enunciados II e III estão corretos
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201007171763)
	
	
	O PAIUB - Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras de 1993, tinha por finalidade: 
		
	
	Desenvolver mecanismos para a autonomia universitária dos setores públicos e privados.
	
	Fazer uma avaliação das práticas docentes visando uma valorização do magistério no Ensino Superior.
	
	Fazer um diagnóstico da Educação Superior.
	
	Propor uma sistemática de avaliação institucional.
	
	Propor nova política de educação superior.
	
	 6a Questão (Ref.: 201007769269)
	
	
	Uma das preocupações recorrente de professores e educadores, em geral, são entender as causas do sucesso ou do fracasso dos alunos. A avaliação é uma das formas de correção desse problema. Dessa forma o bom desempenho escolar do aluno deve envolver alguns itens, EXCETO:
		
	
	Notificação ao Conselho Tutelar do Município, 
	
	o atendimento educacional especializado com a equipe técnica pedagógica da escola.
	
	Intervenções pedagógicas, conforme Programa de Ação elaborada para o aluno. 
	
	Os professores de sala de aula com atenção especial. 
	
	atendimento a familia
	
	1a Questão (Ref.: 201007183662)
	
	
	Tendo como pressuposto a necessidade de uma postura respeitosa dos profissionais da educação com a realidade sócio-cognitiva dos educandos e considerando-os sujeitos ativos, críticos e criativos do processo ensino-avaliação-aprendizagem, é INCORRETO afirmar que 
		
	
	a avaliação é um instrumento educativo que informa e faz uma valorização do processo de aprendizagem desenvolvido pelo aluno, visando oferecer-lhe, em todo momento, propostas educativas adequadas à sua necessidade.
	
	a diversificação dos instrumentos avaliativos favorece a compreensão do processo ensino aprendizagem.
	
	diversificar instrumentos avaliativos é simplesmente adotar vários instrumentos aleatoriamente, independentemente da intencionalidade da avaliação.
	
	a avaliação é espaço de mediação - aproximação - diálogo entre as formas de ensinar dos professores(as) e percursos de aprendizagem dos alunos. 
	
	A avaliação deve ser coerente com os objetivos educacionais e as metodologias utilizadas para o ensino.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201007191453)
	
	
	Atualmente, no campo educacional, boa parte da literatura indica a necessidade de se organizar o trabalho educativo de forma participativa. Esta defesa considera que a cultura urbano-industrial vem exigindo graus complexos de organização do pensamento, das formas de comunicação e das práticas sociais, dentre elas, as práticas pedagógicas. Sendo assim, um trabalho para se constituir como consistentee coerente deve ser pensado e organizado por todos, gerando um sentimento de co-responsabilidade com o mesmo.
Quais as alternativas abaixo estão de acordo com o enunciado acima? 
I - A avaliação é o principal instrumento de diagnóstico e análise sobre a prática docente e discente.
II - A avaliação permite identificar se os objetivos propostos se concretizaram.
III - A avaliação oferece elementos ricos para que se repense as estratégias, a organização do conteúdo, a relação professor-aluno, o desenvolvimento biopsicosocial do aluno e a própria prática avaliativa.
IV - A avaliação decorre da visão de mundo do professor e, portanto, não tem uma relação direta com o planejamento da Instituição de Ensino.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	Somente os enunciados I, II e III estão corretos
	
	Somente os enunciados I e II estão corretos
	
	Somente os enunciados II e III estão corretos
	
	Somente os enunciados I e III estão corretos
	
	Somente os enunciados II, III e IV estão corretos
	
	 3a Questão (Ref.: 201007191454)
	
	
	Qual dos enunciados abaixo NÃO corresponde à Tendência Liberal Tradicional?
		
	
	A idéia de que o ensino consiste em repassar os conhecimentos para o espirito da criança é acompanhada de outra: a de que a capacidade de assimilação da criança é idêntica à do adulto, apenas menos desenvolvida. 
	
	A aprendizagem, assim, é receptiva e mecânica, para o que se recorre freqüentemente à coação. 
	
	Enfatiza a instrução, entendida como transmissão de conteúdos selecionados, organizados prévia e logicamente. 
	
	Valorização da atividade do aluno pela descoberta pessoal que passa a compor a estrutura cognitiva. 
	
	Transmitir o saber sistematizado e acumulado historicamente.
	
	 4a Questão (Ref.: 201007676890)
	
	
	Na Idade Média, desenvolveram-se dentro da Igreja, instituições que tinham corporações de mestres e aprendizes, com privilégios e autonomia administrativa, e significaram importante avanço intelectual. O texto anterior refere-se:
		
	
	às Universidades
	
	às Bibliotecas; 
	
	aos Conventos; 
	
	aos Museus; 
	
	às Irmandades
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201007312501)
	
	
	Qual dos enunciados abaixo NÃO corresponde à Tendência Liberal Tradicional?
		
	
	A aprendizagem, assim, é receptiva e mecânica, para o que se recorre frequentemente à coação.
	
	Enfatiza a instrução, entendida como transmissão de conteúdos selecionados, organizados prévia e logicamente.
	
	Transmitir o saber sistematizado e acumulado historicamente.
	
	A ideia de que o ensino consiste em repassar os conhecimentos para o espirito da criança é acompanhada de outra: a de que a capacidade de assimilação da criança é idêntica a do adulto, apenas menos desenvolvida.
	
	Valorização da atividade do aluno pela descoberta pessoal que passa a compor a estrutura cognitiva.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201007770287)
	
	
	Qual tendência pedagógica tem como concepção de avaliação a prática vivenciada entre educador-educandos no processo de grupo e, às vezes, através de autoavaliação? 
		
	
	Progressista Crítico-Social dos Conteúdos
	
	Progressista Libertária 
	
	Progressista Libertadora 
	
	Liberal Tradicional 
	
	Liberal Tecnicista 
	
	
	
	1a Questão (Ref.: 201007191487)
	
	
	Alunos brasileiros de 4a série não sabem ler horas em relógios de ponteiros e são incapazes de realizar divisões simples ou multiplicar números de dois algarismos. Alunos da 8ª série não sabem percentual nem trabalhar fração sem o apoio de figuras [...] O Prova Brasil mostrou que a maioria dos estudantes de escolas públicas urbanas na 4a série tem dificuldades em leitura. Após quatro anos de estudo eles tiveram rendimentos classificados como críticos no teste de português que analisa a capacidade de compreender textos. Alunos da 4a série têm dificuldades de entender histórias em quadrinhos mais complexas (Jornal O Globo, 2006, p.12).
O conteúdo da matéria acima nos permite afirmar que:
I - a reprodução da desigualdade social através do sistema de ensino; 
II - as condições socioeconômicas são fatores determinantes para explicar os resultados da avaliação por parte das camadas populares no ensino superior; 
III - a superação de tal quadro depende exclusivamente do trabalho do professor e da escola.
Assinale a alternativa correta: 
		
	
	Somente o enunciado II está correto
	
	Somente os enunciados I e II estão corretos
	
	Somente os enunciados II e III estão corretos
	
	Somente o enunciado III está correto
	
	Somente o enunciado I está correto
	
	 2a Questão (Ref.: 201007191478)
	
	
	(...) Sabemos que outras formas mais sutis de castigar têm sido utilizadas ainda hoje, tais como: a gozação com um aluno que não foi bem; a ridicularização de um erro; a ameaça de reprovação; o teste relâmpago, como tem sido denominado o que é realizado para pegar os alunos de surpresa. Um teste relâmpago, como bem diz o nome, deve ser algo que assusta e, se possível, mata. (LUCKESI, Cipriano. Prática Escolar: do erro como fonte de castigo ao erro como fonte de virtude). 
O fragmento acima nos permite afirmar que: 
		
	
	No processo de ensino e aprendizagem não cabe a construção de novos conhecimentos, pois assim, professores e alunos não correm o risco de cair no erro e na ilusão. 
	
	A avaliação é um instrumento de verificação do saber transmitido como verdade pelo professor e oferece elementos para que o mesmo possa punir o aluno mediante a sua falta de conhecimento. 
	
	No processo de aprendizagem todo aluno encontra-se sujeito aos erros e as ilusões do processo de descoberta e, portanto, do ato de conhecer. 
	
	No processo de ensino cabe ao professor diagnosticar as dificuldades do aluno e, assim, rever a sua metodologia de trabalho. 
	
	No processo de aprendizagem o erro não pode ser potencializado como condição de novas descobertas. 
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201007191477)
	
	
	No passado, em nossa prática escolar, castigava-se fisicamente. No Sul do País, era comum um professor utilizar-se da régua escolar para bater num aluno que não respondesse com adequação às suas perguntas sobre uma lição qualquer. No Nordeste brasileiro, esta mesma prática era efetivada por meio da palmatória, instrumento de castigo com o qual o professor batia na palma da mão dos alunos. A quantidade de palmadas dependia do juízo deste professor sobre a possível gravidade do erro (LUCKESI, Cipriano. Prática Escolar: do erro como fonte de castigo ao erro como fonte de virtude). 
O fragmento acima evidencia uma prática de qual modelo de escola? 
		
	
	Escola Tecnicista
	
	Escola Nova
	
	Escola Tradicional
	
	Escola Libertadora
	
	Escola Libertária
	
	 4a Questão (Ref.: 201007191462)
	
	
	Os enunciados abaixo se referem à concepção de avaliação de qual tendência pedagógica?
I - As tarefas escolares são, quase sempre, padronizadas, enfatizando-se os exercícios, repetições e memorizações. 
II - Sua finalidade está em verificar o produto da aprendizagem, ou seja, visa a medir a exatidão e a quantidade da reprodução do conteúdo ensinado. 
III - Ocorre através da aplicação de provas, exames, testes que evidenciam a aquisição dos fatos, dados e informações transmitidas em sala de aula. 
Assinale a alternativa correta: 
		
	
	Tendência Liberal Renovada Não-Diretiva
	
	Tendência Progressista Libertária
	
	Tendência Liberal Tecnicista
	
	Tendência Progressista Libertadora
	
	Tendência Liberal Tradicional
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201007191468)
	
	
	Aprender é desenvolver a capacidade de processar informações e lidar com os estímulos do ambiente, organizando os dados disponíveis da experiência. Sendoassim, se valoriza os conteúdos compreendidos como universais acumulados historicamente pela humanidade e que são, constantemente, criticados a reelaborados, em função das diferentes realidades sociais. Desta forma, busca-se articular a cultura erudita e popular, estabelecendo-se uma relação de continuidade. 
O pensamento acima expressa a concepção de aprendizagem de qual tendência pedagógica? 
		
	
	Liberal Tecnicista
	
	Progressista Libertária
	
	Progressista Libertadora
	
	Progressista Crítico-Social dos Conteúdos
	
	Liberal Tradicional
	
	 6a Questão (Ref.: 201007191495)
	
	
	Afirma-se que o fracasso escolar é produzido na e pela escola, mas reduz-se esta produção à sua inadequação técnica. Na verdade, continua- se a compreender o fracasso escolar como resultado de variáveis individuais, embora nessas teses a variável independente investigada seja a capacidade profissional do professor (PATTO, Maria Helena Souza; ANGELUCCI, Carla Bianca; KALMUS, Jaqueline & PAPARELLI, Renata. O estado da arte da pesquisa sobre o fracasso escolar (1991-2002): um estudo introdutório. São Paulo: USP - Educação e Pesquisa, v.30, n.1, p-5172, jan/abr. 2004: 60).
O fragmento acima expressa qual concepção teórica sobre o fracasso escolar?
		
	
	O fracasso escolar como problema psíquico
	
	O fracasso escolar como questão política
	
	O fracasso escolar como questão institucional
	
	O fracasso escolar como problema técnico
	
	O fracasso escolar como problema individual

Mais conteúdos dessa disciplina