Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

No contexto das construções civis, é comum a realização de alienação por hipoteca para levantamento de capital de giro para execução de empreendimento ou obra no próprio imóvel. Quando o adquirente realiza a compra na construtora ou na incorporadora desse imóvel, ele toma conhecimento da hipoteca preexistente. Levando em consideração tal prática e o entendimento predominante acerca dos tribunais nacionais, analise as afirmativas a seguir.
Está correto o que se afirma em:
I. Os adquirentes, novos proprietários do bem, que comprarem de construtora ou incorporadora imóvel que tenha sido dado em hipoteca para agente financeiro que financiou a obra, não sofrerão qualquer efeito dessa hipoteca.
II. Em razão da preexistência da hipoteca, vincula-se o adquirente que comprou de construtora ou incorporadora imóvel que tenha dado em hipoteca para agente financeiro que financiou a obra aos seus efeitos.
III. A construtora ou incorporadora deve realizar imediatamente a quitação da hipoteca para conseguir realizar a venda do imóvel.
IV. Não importa se a hipoteca foi realizada antes ou depois de firmado o compromisso de compra e venda junto com a construtora, uma vez que, quitado o bem, a hipoteca não terá efeitos contra esses novos proprietários.
I e III, apenas.
I e IV, apenas.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.

O Direito Civil possui uma divisão didática para tutelar a relação jurídica existente entre um bem e seu sujeito, denominada Direito das Coisas, iniciando, pela ordem apresentada na Lei nº 10.406/2002, na tratativa do direito de posse.
Considerando o conceito de possuidor como aquele que, de fato, realiza o exercício de algum dos poderes inerentes à propriedade, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
I. ( ) É possuidor o inquilino que mora na residência alugada.
II. ( ) É possuidor o gerente da fazenda que a administra em uma relação de emprego com seu proprietário.
III. ( ) É possuidor o representante comercial que tem consigo o produto que deverá ser entregue ao comprador.
IV. ( ) É possuidor o empregado doméstico que fica na guarda da residência enquanto o empregador proprietário não retorna.
V. ( ) É possuidora a empresa de locação de veículos enquanto seu cliente permanece com seu veículo em utilização contratual.
V, F, F, F, F.
V, F, F, F, V.
V, F, F, V, V.
V, V, F, F, V.
F, F, F, V, V.

O art. 422 do Código Civil dispõe ser obrigação dos contratantes guardar a boa-fé e a probidade em ruas relações. Em que pese a maioria dos casos atuais de transmissão de propriedade serem realizadas por contratação, é prevista a possibilidade de aquisição sem o requisito da boa-fé.
Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. A boa-fé pode ser afastada do negócio de compra e venda de imóvel entre construtora e particular se esta prejudicar o comprador na posição de consumidor.
II. Pode ocorrer aquisição de propriedade por usucapião, mesmo que a posse do adquirente seja tomada sem boa-fé.
III. Por ser princípio jurídico, a boa-fé se torna inafastável, visto que os demais direitos surgem dela.
IV. A boa-fé nas negociações envolvendo compra e venda de imóveis sempre terá justificativa apenas no pagamento adequado do valor do imóvel.
III e IV, apenas.
I e IV, apenas.
I e II, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.

O direito de propriedade é demonstrado como um dos direitos reais. O art. 1.225 do Código Civil elenca como tais direitos reais: a propriedade; a superfície; as servidões; o usufruto; o uso; a habilitação; o direito do promitente comprador do imóvel; o penhor; a hipoteca; a anticrese; a concessão de uso especial para fins de moradia; a concessão de direito real de uso e a laje.
Assinale a alternativa que apresenta todos os atributos de propriedade, segundo o Código Civil.
Gozar, reaver, usar e dispor.
Reaver, vender, comprar e ter.
Gozar, reaver, usar e adquirir os frutos.
Dominar, possuir, registrar e usar.
Demarcar, plantar, construir e pagar impostos.

Segundo o art. 1.475 do Código Civil, é nula a cláusula que proíbe o proprietário de alienar seu imóvel hipotecado. Portanto, ainda que haja uma hipoteca garantindo uma obrigação com o proprietário anterior, este pode realizar a venda do imóvel para um novo proprietário.
Diante do exposto, sobre como a hipoteca terá eficácia com esse novo proprietário do bem hipotecado, analise as afirmativas a seguir.
I. Não obriga o novo proprietário, visto que a hipoteca é negócio jurídico realizado entre o antigo proprietário, devendo seu credor buscar a substituição da garantia.
II. Obriga o novo proprietário em razão de ser caso de presunção relativa que o preço na venda do imóvel tenha sido diminuído em razão da hipoteca.
III. Obriga o novo proprietário por sequela do bem, visto que se acompanham os ônus registrados de hipoteca, ainda que o imóvel tenha registrado uma compra e venda posterior.
IV. Não obriga o novo proprietário em razão de o valor pago na compra ser suficiente, via de regra, ao pagamento da dívida hipotecária.
I e IV, apenas.
I e III, apenas.
III, apenas.
II, apenas.
IV, apenas.

Os meios de aquisição da propriedade são aqueles em que a legislação atribui poderes e qualidades para transmitir ou declarar os atributos da propriedade (usar, gozar, dispor e reaver) vinculados a uma pessoa que será denominada proprietário. Dessa forma, será proprietário de um bem aquele sujeito que tiver a titularidade de todos os atributos, ainda que exercidos limitadamente. Em se tratando do aperfeiçoamento de uma transmissão de propriedade imóvel por compra e venda, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
I. (v ) Deve ser formalizada a compra e venda em escritura pública, sendo esta levada à registro do Cartório de Registro de Imóveis.
II. ( f) A propriedade de imóveis, assim como a propriedade de coisas móveis, transmite-se pela tradição.
III. ( v ) A propriedade imóvel é transmitida pela assinatura e, portanto, há vigência do instrumento particular de compra e venda.
IV. ( v ) Por ser direito real, deve haver o respeito formal da realização de escritura pública de compra e venda, sendo transmitida a propriedade a partir da lavratura do instrumento.
F, F, V, V.
V, F, V, F.
V, F, V, V.
V, F, F, V.
V, F, F, F.

O direito de propriedade garante atributos aos seus sujeitos. Um desses atributos consiste na faculdade de realizar a exploração econômica da propriedade ou dos frutos produzidos por ela, por exemplo, utilizar uma fazenda para criação de gado ou um imóvel urbano para renda por contratação de locação, respeitando a função socioecológica da propriedade. Referente ao exposto, assinale a alternativa que melhor nomeia esse atributo.
Gozar.
Reaver.
Dispor.
Demarcar.
Usar.

O direito de propriedade garante atributos aos seus sujeitos. Um desses atributos consiste na faculdade de seu sujeito utilizar da coisa de modo e no momento que entenda conveniente dentro de sua autonomia privada, respeitando a função socioecológica da propriedade. Acerca do exposto, assinale a alternativa que melhor nomeia esse atributo.
Usar.
Dispor.
Gozar.
Reaver.
Fruir.

Existem várias classificações da posse, conforme quesitos a serem observados. Em se tratando do tempo de posse, esta pode ser classificada em posse velha ou posse nova, sendo de relevância tal dado para fundamentar ações e interditos possessórios. A partir do exposto, assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, o prazo para essas classificações.
Prazo superior a 24 horas / prazo inferior a 24 horas.
Prazo superior a 90 dias / prazo inferior a 90 dias.
Prazo superior a 180 dias / prazo inferior a 180 dias.
Prazo superior a ano e dia / prazo inferior a ano e dia.
Prazo superior a 30 dias / prazo inferior a 30 dias.

O detentor é aquele que, em razão de vínculo de subordinação com o real possuidor, permanece em contato com a coisa ( corpus ), mas apenas como um preposto do verdadeiro possuidor, existindo, via de regra, uma justificativa contratual que subordine as ações do detentor à vontade do possuidor. Diante do exposto e considerando as formas de quem o detentor é constituído, analise as afirmativas a seguir.
Está correto o que se afirma em:
I. Por existir uma contratação prévia determinando a obrigação de cuidar da coisa, como uma contratação de emprego, por exemplo, o detentor fica subordinado à vontade de seu empregador.
II. Por cláusula em contrato determinando claramente que não há transferência de posse, mas apenas situação de detenção, o possuidor pode não ter contato com a coisa a mais de 1 ano e um dia.
III. Pela situação fática, sem qualquer contratação, que tenha estabelecido contato com a coisa e o sujeito, estabiliza-se uma subordinação em relação ao bem e à pessoa possuidora.
IV. Há alienação de locação de imóvel para moradia, em relação ao inquilino que toma o contato com a casa para estabelecer sua residência.
I, II e III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e IV, apenas.
I e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

No contexto das construções civis, é comum a realização de alienação por hipoteca para levantamento de capital de giro para execução de empreendimento ou obra no próprio imóvel. Quando o adquirente realiza a compra na construtora ou na incorporadora desse imóvel, ele toma conhecimento da hipoteca preexistente. Levando em consideração tal prática e o entendimento predominante acerca dos tribunais nacionais, analise as afirmativas a seguir.
Está correto o que se afirma em:
I. Os adquirentes, novos proprietários do bem, que comprarem de construtora ou incorporadora imóvel que tenha sido dado em hipoteca para agente financeiro que financiou a obra, não sofrerão qualquer efeito dessa hipoteca.
II. Em razão da preexistência da hipoteca, vincula-se o adquirente que comprou de construtora ou incorporadora imóvel que tenha dado em hipoteca para agente financeiro que financiou a obra aos seus efeitos.
III. A construtora ou incorporadora deve realizar imediatamente a quitação da hipoteca para conseguir realizar a venda do imóvel.
IV. Não importa se a hipoteca foi realizada antes ou depois de firmado o compromisso de compra e venda junto com a construtora, uma vez que, quitado o bem, a hipoteca não terá efeitos contra esses novos proprietários.
I e III, apenas.
I e IV, apenas.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.

O Direito Civil possui uma divisão didática para tutelar a relação jurídica existente entre um bem e seu sujeito, denominada Direito das Coisas, iniciando, pela ordem apresentada na Lei nº 10.406/2002, na tratativa do direito de posse.
Considerando o conceito de possuidor como aquele que, de fato, realiza o exercício de algum dos poderes inerentes à propriedade, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
I. ( ) É possuidor o inquilino que mora na residência alugada.
II. ( ) É possuidor o gerente da fazenda que a administra em uma relação de emprego com seu proprietário.
III. ( ) É possuidor o representante comercial que tem consigo o produto que deverá ser entregue ao comprador.
IV. ( ) É possuidor o empregado doméstico que fica na guarda da residência enquanto o empregador proprietário não retorna.
V. ( ) É possuidora a empresa de locação de veículos enquanto seu cliente permanece com seu veículo em utilização contratual.
V, F, F, F, F.
V, F, F, F, V.
V, F, F, V, V.
V, V, F, F, V.
F, F, F, V, V.

O art. 422 do Código Civil dispõe ser obrigação dos contratantes guardar a boa-fé e a probidade em ruas relações. Em que pese a maioria dos casos atuais de transmissão de propriedade serem realizadas por contratação, é prevista a possibilidade de aquisição sem o requisito da boa-fé.
Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. A boa-fé pode ser afastada do negócio de compra e venda de imóvel entre construtora e particular se esta prejudicar o comprador na posição de consumidor.
II. Pode ocorrer aquisição de propriedade por usucapião, mesmo que a posse do adquirente seja tomada sem boa-fé.
III. Por ser princípio jurídico, a boa-fé se torna inafastável, visto que os demais direitos surgem dela.
IV. A boa-fé nas negociações envolvendo compra e venda de imóveis sempre terá justificativa apenas no pagamento adequado do valor do imóvel.
III e IV, apenas.
I e IV, apenas.
I e II, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.

O direito de propriedade é demonstrado como um dos direitos reais. O art. 1.225 do Código Civil elenca como tais direitos reais: a propriedade; a superfície; as servidões; o usufruto; o uso; a habilitação; o direito do promitente comprador do imóvel; o penhor; a hipoteca; a anticrese; a concessão de uso especial para fins de moradia; a concessão de direito real de uso e a laje.
Assinale a alternativa que apresenta todos os atributos de propriedade, segundo o Código Civil.
Gozar, reaver, usar e dispor.
Reaver, vender, comprar e ter.
Gozar, reaver, usar e adquirir os frutos.
Dominar, possuir, registrar e usar.
Demarcar, plantar, construir e pagar impostos.

Segundo o art. 1.475 do Código Civil, é nula a cláusula que proíbe o proprietário de alienar seu imóvel hipotecado. Portanto, ainda que haja uma hipoteca garantindo uma obrigação com o proprietário anterior, este pode realizar a venda do imóvel para um novo proprietário.
Diante do exposto, sobre como a hipoteca terá eficácia com esse novo proprietário do bem hipotecado, analise as afirmativas a seguir.
I. Não obriga o novo proprietário, visto que a hipoteca é negócio jurídico realizado entre o antigo proprietário, devendo seu credor buscar a substituição da garantia.
II. Obriga o novo proprietário em razão de ser caso de presunção relativa que o preço na venda do imóvel tenha sido diminuído em razão da hipoteca.
III. Obriga o novo proprietário por sequela do bem, visto que se acompanham os ônus registrados de hipoteca, ainda que o imóvel tenha registrado uma compra e venda posterior.
IV. Não obriga o novo proprietário em razão de o valor pago na compra ser suficiente, via de regra, ao pagamento da dívida hipotecária.
I e IV, apenas.
I e III, apenas.
III, apenas.
II, apenas.
IV, apenas.

Os meios de aquisição da propriedade são aqueles em que a legislação atribui poderes e qualidades para transmitir ou declarar os atributos da propriedade (usar, gozar, dispor e reaver) vinculados a uma pessoa que será denominada proprietário. Dessa forma, será proprietário de um bem aquele sujeito que tiver a titularidade de todos os atributos, ainda que exercidos limitadamente. Em se tratando do aperfeiçoamento de uma transmissão de propriedade imóvel por compra e venda, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
I. (v ) Deve ser formalizada a compra e venda em escritura pública, sendo esta levada à registro do Cartório de Registro de Imóveis.
II. ( f) A propriedade de imóveis, assim como a propriedade de coisas móveis, transmite-se pela tradição.
III. ( v ) A propriedade imóvel é transmitida pela assinatura e, portanto, há vigência do instrumento particular de compra e venda.
IV. ( v ) Por ser direito real, deve haver o respeito formal da realização de escritura pública de compra e venda, sendo transmitida a propriedade a partir da lavratura do instrumento.
F, F, V, V.
V, F, V, F.
V, F, V, V.
V, F, F, V.
V, F, F, F.

O direito de propriedade garante atributos aos seus sujeitos. Um desses atributos consiste na faculdade de realizar a exploração econômica da propriedade ou dos frutos produzidos por ela, por exemplo, utilizar uma fazenda para criação de gado ou um imóvel urbano para renda por contratação de locação, respeitando a função socioecológica da propriedade. Referente ao exposto, assinale a alternativa que melhor nomeia esse atributo.
Gozar.
Reaver.
Dispor.
Demarcar.
Usar.

O direito de propriedade garante atributos aos seus sujeitos. Um desses atributos consiste na faculdade de seu sujeito utilizar da coisa de modo e no momento que entenda conveniente dentro de sua autonomia privada, respeitando a função socioecológica da propriedade. Acerca do exposto, assinale a alternativa que melhor nomeia esse atributo.
Usar.
Dispor.
Gozar.
Reaver.
Fruir.

Existem várias classificações da posse, conforme quesitos a serem observados. Em se tratando do tempo de posse, esta pode ser classificada em posse velha ou posse nova, sendo de relevância tal dado para fundamentar ações e interditos possessórios. A partir do exposto, assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, o prazo para essas classificações.
Prazo superior a 24 horas / prazo inferior a 24 horas.
Prazo superior a 90 dias / prazo inferior a 90 dias.
Prazo superior a 180 dias / prazo inferior a 180 dias.
Prazo superior a ano e dia / prazo inferior a ano e dia.
Prazo superior a 30 dias / prazo inferior a 30 dias.

O detentor é aquele que, em razão de vínculo de subordinação com o real possuidor, permanece em contato com a coisa ( corpus ), mas apenas como um preposto do verdadeiro possuidor, existindo, via de regra, uma justificativa contratual que subordine as ações do detentor à vontade do possuidor. Diante do exposto e considerando as formas de quem o detentor é constituído, analise as afirmativas a seguir.
Está correto o que se afirma em:
I. Por existir uma contratação prévia determinando a obrigação de cuidar da coisa, como uma contratação de emprego, por exemplo, o detentor fica subordinado à vontade de seu empregador.
II. Por cláusula em contrato determinando claramente que não há transferência de posse, mas apenas situação de detenção, o possuidor pode não ter contato com a coisa a mais de 1 ano e um dia.
III. Pela situação fática, sem qualquer contratação, que tenha estabelecido contato com a coisa e o sujeito, estabiliza-se uma subordinação em relação ao bem e à pessoa possuidora.
IV. Há alienação de locação de imóvel para moradia, em relação ao inquilino que toma o contato com a casa para estabelecer sua residência.
I, II e III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e IV, apenas.
I e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
1. No contexto das construções civis, é comum a realização de alienação por hipoteca para levantamento de capital de giro para execução de empreendimento ou obra no próprio imóvel. Quando o adquirente realiza a compra na construtora ou na incorporadora desse imóvel, ele toma conhecimento da hipoteca preexistente. Levando em consideração tal prática e o entendimento predominante acerca dos tribunais nacionais, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Os adquirentes, novos proprietários do bem, que comprarem de construtora ou incorporadora imóvel que tenha sido dado em hipoteca para agente financeiro que financiou a obra, não sofrerão qualquer efeito dessa hipoteca.
II. Em razão da preexistência da hipoteca, vincula-se o adquirente que comprou de construtora ou incorporadora imóvel que tenha dado em hipoteca para agente financeiro que financiou a obra aos seus efeitos.
III. A construtora ou incorporadora deve realizar imediatamente a quitação da hipoteca para conseguir realizar a venda do imóvel.
IV. Não importa se a hipoteca foi realizada antes ou depois de firmado o compromisso de compra e venda junto com a construtora, uma vez que, quitado o bem, a hipoteca não terá efeitos contra esses novos proprietários.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	I e III, apenas.
	
	
	I e IV, apenas.
	
	
	I e II, apenas.
	
	
	III e IV, apenas.
	
	
	II, III e IV, apenas.
1 pontos  
PERGUNTA 2
1. O Direito Civil possui uma divisão didática para tutelar a relação jurídica existente entre um bem e seu sujeito, denominada Direito das Coisas, iniciando, pela ordem apresentada na Lei nº 10.406/2002, na tratativa do direito de posse.
 
BRASIL. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Brasília-DF, 2002. Diário Oficial da União . Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2002/L10406compilada.htm. Acesso em: 7 out. 2019.
 
Considerando o conceito de possuidor como aquele que, de fato, realiza o exercício de algum dos poderes inerentes à propriedade, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. (  ) É possuidor o inquilino que mora na residência alugada.
II. (  ) É possuidor o gerente da fazenda que a administra em uma relação de emprego com seu proprietário.
III. (  ) É possuidor o representante comercial que tem consigo o produto que deverá ser entregue ao comprador.
IV. (  ) É possuidor o empregado doméstico que fica na guarda da residência enquanto o empregador proprietário não retorna.
V. (  ) É possuidora a empresa de locação de veículos enquanto seu cliente permanece com seu veículo em utilização contratual.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	V, F, F, F, F.
	
	
	V, F, F, F, V.
	
	
	V, F, F, V, V.
	
	
	V, V, F, F, V.
	
	
	F, F, F, V, V.
1 pontos  
PERGUNTA 3
1. O art. 422 do Código Civil dispõe ser obrigação dos contratantes guardar a boa-fé e a probidade em ruas relações. Em que pese a maioria dos casos atuais de transmissão de propriedade serem realizadas por contratação, é prevista a possibilidade de aquisição sem o requisito da boa-fé.
 
BRASIL. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Brasília-DF, 2002. Diário Oficial da União . Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2002/L10406compilada.htm. Acesso em: 7 out. 2019.
 
Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.
 
I. A boa-fé pode ser afastada do negócio de compra e venda de imóvel entre construtora e particular se esta prejudicar o comprador na posição de consumidor.
II. Pode ocorrer aquisição de propriedade por usucapião, mesmo que a posse do adquirente seja tomada sem boa-fé.
III. Por ser princípio jurídico, a boa-fé se torna inafastável, visto que os demais direitos surgem dela.
IV. A boa-fé nas negociações envolvendo compra e venda de imóveis sempre terá justificativa apenas no pagamento adequado do valor do imóvel.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	III e IV, apenas.
	
	
	I e IV, apenas.
	
	
	I e II, apenas.
	
	
	II, apenas.
	
	
	I e III, apenas.
1 pontos  
PERGUNTA 4
1. O direito de propriedade é demonstrado como um dos direitos reais. O art. 1.225 do Código Civil elenca como tais direitos reais: a propriedade; a nsuperfície; as servidões; o usufruto; o uso; a habilitação; o direito do promitente comprador do imóvel; o penhor; a hipoteca; a anticrese; a concessão de uso especial para fins de moradia; a concessão de direito real de uso e a laje.
 
BRASIL. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Brasília-DF, 2002. Diário Oficial da União . Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2002/L10406compilada.htm. Acesso em: 7 out. 2019.
 
Assinale a alternativa que apresenta todos os atributos de propriedade, segundo o Código Civil.
	
	
	Gozar, reaver, usar e dispor.
	
	
	Reaver, vender, comprar e ter.
	
	
	Gozar, reaver, usar e adquirir os frutos.
	
	
	Dominar, possuir, registrar e usar.
	
	
	Demarcar, plantar, construir e pagar impostos.
1 pontos  
PERGUNTA 5
1. Segundo o art. 1.475 do Código Civil, é nula a cláusula que proíbe o proprietário de alienar seu imóvel hipotecado. Portanto, ainda que haja uma hipoteca garantindo uma obrigação com o proprietário anterior, este pode realizar a venda do imóvel para um novo proprietário.
 
BRASIL. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Brasília-DF, 2002. Diário Oficial da União . Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2002/L10406compilada.htm. Acesso em: 7 out. 2019.
 
Diante do exposto, sobre como a hipoteca terá eficácia com esse novo proprietário do bem hipotecado, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Não obriga o novo proprietário, visto que a hipoteca é negócio jurídico realizado entre o antigo proprietário, devendo seu credor buscar a substituição da garantia.
II. Obriga o novo proprietário em razão de ser caso de presunção relativa que o preço na venda do imóvel tenha sido diminuído em razão da hipoteca.
III. Obriga o novo proprietário por sequela do bem, visto que se acompanham os ônus registrados de hipoteca, ainda que o imóvel tenha registrado uma compra e venda posterior.
IV. Não obriga o novo proprietário em razão de o valor pago na compra ser suficiente, via de regra, ao pagamento da dívida hipotecária.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	I e IV, apenas.
	
	
	I e III, apenas.
	
	
	III, apenas.
	
	
	II, apenas.
	
	
	IV, apenas.
1 pontos  
PERGUNTA 6
1. Os meios de aquisição da propriedade são aqueles em que a legislação atribui poderes e qualidades para transmitir ou declarar os atributos da propriedade (usar, gozar, dispor e reaver) vinculados a uma pessoa que será denominada proprietário. Dessa forma, será proprietário de um bem aquele sujeito que tiver a titularidade de todos os atributos, ainda que exercidos limitadamente. Em se tratando do aperfeiçoamento de uma transmissão de propriedade imóvel por compra e venda, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. (v  ) Deve ser formalizada a compra e venda em escritura pública, sendo esta levada à registro do Cartório de Registro de Imóveis.
II. (  f) A propriedade de imóveis, assim como a propriedade de coisas móveis, transmite-se pela tradição.
III. ( v ) A propriedade imóvel é transmitida pela assinatura e, portanto, há vigência do instrumento particular de compra e venda.
IV. ( v ) Por ser direito real, deve haver o respeito formal da realização de escritura pública de compra e venda, sendo transmitida a propriedade a partir da lavratura do instrumento.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	F, F, V, V.
	
	
	V, F, V, F.
	
	
	V, F, V, V.
	
	
	V, F, F, V.
	
	
	V, F, F, F.
1 pontos  
PERGUNTA 7
1. O direito de propriedade garante atributos aos seus sujeitos. Um desses atributos consiste na faculdade de realizar a exploração econômica da propriedade ou dos frutos produzidos por ela, por exemplo, utilizar uma fazenda para criação de gado ou um imóvel urbano para renda por contrataçãode locação, respeitando a função socioecológica da propriedade. Referente ao exposto, assinale a alternativa que melhor nomeia esse atributo.
	
	
	Gozar.
	
	
	Reaver.
	
	
	Dispor.
	
	
	Demarcar.
	
	
	Usar.
1 pontos  
PERGUNTA 8
1. O direito de propriedade garante atributos aos seus sujeitos. Um desses atributos consiste na faculdade de seu sujeito utilizar da coisa de modo e no momento que entenda conveniente dentro de sua autonomia privada, respeitando a função socioecológica da propriedade. Acerca do exposto, assinale a alternativa que melhor nomeia esse atributo.
	
	
	Usar.
	
	
	Dispor.
	
	
	Gozar.
	
	
	Reaver.
	
	
	Fruir.
1 pontos  
PERGUNTA 9
1. Existem várias classificações da posse, conforme quesitos a serem observados. Em se tratando do tempo de posse, esta pode ser classificada em posse velha ou posse nova, sendo de relevância tal dado para fundamentar ações e interditos possessórios. A partir do exposto, assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, o prazo para essas classificações.
	
	
	Prazo superior a 24 horas / prazo inferior a 24 horas.
	
	
	Prazo superior a 90 dias / prazo inferior a 90 dias.
	
	
	Prazo superior a 180 dias / prazo inferior a 180 dias.
	
	
	Prazo superior a ano e dia / prazo inferior a ano e dia.
	
	
	Prazo superior a 30 dias / prazo inferior a 30 dias.
1 pontos  
PERGUNTA 10
1. O detentor é aquele que, em razão de vínculo de subordinação com o real possuidor, permanece em contato com a coisa ( corpus ), mas apenas como um preposto do verdadeiro possuidor, existindo, via de regra, uma justificativa contratual que subordine as ações do detentor à vontade do possuidor. Diante do exposto e considerando as formas de quem o detentor é constituído, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Por existir uma contratação prévia determinando a obrigação de cuidar da coisa, como uma contratação de emprego, por exemplo, o detentor fica subordinado à vontade de seu empregador.
II. Por cláusula em contrato determinando claramente que não há transferência de posse, mas apenas situação de detenção, o possuidor pode não ter contato com a coisa a mais de 1 ano e um dia.
III. Pela situação fática, sem qualquer contratação, que tenha estabelecido contato com a coisa e o sujeito, estabiliza-se uma subordinação em relação ao bem e à pessoa possuidora.
IV. Há alienação de locação de imóvel para moradia, em relação ao inquilino que toma o contato com a casa para estabelecer sua residência.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	I, II e III, apenas.
	
	
	I e II, apenas.
	
	
	I, II e IV, apenas.
	
	
	I e IV, apenas.
	
	
	II, III e IV, apenas.
image2.wmf
image1.wmf

Mais conteúdos dessa disciplina