Logo Passei Direto
Buscar

POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL m1

User badge image
Apaitra

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A gestão escolar democrática-participativa tem como característica “[...] a tomada de decisões a partir de uma organização coletiva, respeitando os objetivos comuns e assumidos por todos. Ou seja, a gestão democrática da escola defende a implementação de mecanismos de descentralização administrativa, financeira e pedagógica, sendo sustentada pela eleição para dirigente escolar, atuação efetiva do Conselho Escolar e da autonomia escolar, em que cada escola atenderá às necessidades de sua comunidade escolar”.
Está correto o que se afirma em
I. O diretor e seu vice, bem como o coordenador pedagógico, devem organizar momentos de formação continuada, na própria escola, a fim de definir junto aos demais profissionais da escola a concepção pedagógica que fundamenta as práticas pedagógicas.
II. Deve haver a participação efetiva da comunidade nos processos deliberativos, não deixando que a gestão resuma-se a meros arranjos entre funcionários públicos para atendimento de interesses corporativos.
III. A seleção do diretor deve ocorrer por eleição, concurso público ou por meio de provas e/ou títulos, a fim de evitar a influência do poder executivo.
IV. Deve haver o fortalecimento do grêmio estudantil, que além de incentivar o protagonismo juvenil, apresenta-se como a voz oficial às demandas estudantis dentro da gestão escolar.
A) II, III e IV, apenas.
B) I, II, III e IV.
C) I, II e III, apenas.
D) I e II, apenas.
E) I e III, apenas.

Estudos sobre a organização do trabalho educacional dão conta de que, inicialmente, a organização e gestão escolar assumiam uma característica burocrática e tecnicista muito próxima de uma organização empresarial. Com essa organização, a escola era planejada para ser controlada, regulada. Na década de 1980, a organização educacional assume uma abordagem mais crítica e a escola passa a apresentar suas ações permeadas por relações socioculturais e políticas.
É correto o que se afirma em
I. A gestão técnico-científica tem como princípios a racionalização e a hierarquização, sendo a divisão técnica do trabalho e a centralização de poder nas mãos do diretor suas características principais.
II. A gestão autogestionária tem como um dos seus princípios a direção centralizadora e sua característica principal é valorizar as relações pessoais e as tarefas burocráticas.
III. A gestão interpretativa tem como princípio a subjetividade e sua característica principal é dedicar maior importância à ação que organiza do que ao ato de organizar.
IV. A gestão democrática-participativa tem como princípios a coletividade e a descentralização e uma das suas características é a transparência, ou seja, as decisões e ações de gestão devem ser de conhecimento público.
A) I, II e III, apenas.
B) I e II, apenas.
C) I, III e IV, apenas.
D) I, II, III e IV.
E) III e IV, apenas.

O Projeto Político-Pedagógico (ou Projeto Educativo) é o plano global da instituição. Pode ser entendido como a sistematização, nunca definitiva, de um processo de Planejamento Participativo, que se aperfeiçoa e se concretiza na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
I. O Projeto Político-Pedagógico, instrumento de natureza democrática, embora seja, em parte, teórico, não pode ser concebido de forma apartada da realidade da instituição à qual pertence.
II. A produção de um Projeto Político-Pedagógico envolve reflexões aprofundadas a respeito da concepção de educação, associada, de forma estreita, com os anseios da sociedade a que a instituição pertence.
A) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C) As asserções I e II são proposições falsas.
D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
E) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

A escola é uma instituição social que apresenta unidade em seus objetivos (sociopolíticos) e interdependência entre a necessária racionalidade no uso dos recursos (materiais e conceituais) e a coordenação do esforço humano coletivo.
Está correto o que se afirma em
I. O sistema busca constantemente a adequação de seus processos por meio de ações de melhorias.
II. O sistema é o conjunto de documentos que expressam os resultados obtidos ou fornecem evidências das atividades realizadas.
III. O sistema é um conjunto de partes integrantes, interdependentes e interativas, que formam um todo unitário com objetivo próprio e específico.
A) I, apenas.
B) I e III, apenas.
C) II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

Analise as afirmacoes abaixo e a relação estabelecida entre elas.
A respeito dessas duas afirmações, é CORRETO afirmar que
I. A alta administração elabora o planejamento estratégico.
II. O planejamento estratégico define a missão e os objetivos da organização.
A) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
B) a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
C) as duas afirmações são falsas.
D) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
E) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

A gestão democrática pode ser definida como um processo político no qual as pessoas que atuam na e sobre a escola identificam problemas, discutem, deliberam, planejam, encaminham, acompanham, controlam e avaliam o conjunto das ações voltadas ao desenvolvimento da própria escola.
É correto apenas o que se afirma em
I. implica colocar as instituições a serviço da formação qualificada dos estudantes, tendo a participação como prática cotidiana de todos os envolvidos.
II. propicia a criação de uma cultura institucional crítico-reflexiva, cujos envolvidos tenham discernimento em relação aos conteúdos que necessitam ou não para tomarem decisões sempre coletivas.
III. pressupõe a existência de líderes capazes de orientar pessoas para o desenvolvimento de ações que visem ao cumprimento de objetivos definidos por eles.
IV. efetiva-se pelo processo de construção coletiva do projeto pedagógico e de seu acompanhamento e avaliação.
A) I e III.
B) I, II e IV.
C) II, III e IV.
D) III e IV.
E) I e II.

Compreender o mundo e a sociedade em que se vive colabora de forma eficaz com o respeito ao outro e aos seus direitos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
I. Juliana salientou que as escolas devem passar a oferecer atividades e dinâmicas relacionadas aos dons e talentos dos alunos, reconhecendo as inteligências múltiplas dos estudantes das turmas, oportunizando que cada aluno seja identificado, visto e reconhecido.
II. O pilar da educação “aprender a ser” deve ser visto objeto intencional de abordagem pelos professores, visto que no artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) consta a oportunidade de proporcionar aos estudantes momentos de descoberta, identificação, experimentação e atendimento no que se refere aos seus dons especiais e particulares.
A) As asserções I e II são proposições falsas.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

O pilar da educação “aprender a ser” deve ser visto objeto intencional de abordagem pelos professores, visto que no artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) consta a oportunidade de proporcionar aos estudantes momentos de descoberta, identificação, experimentação e atendimento no que se refere aos seus dons especiais e particulares.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
I. O pilar da educação 'aprender a ser' deve ser visto objeto intencional de abordagem pelos professores.
II. O pilar da educação 'aprender a ser' deve ser visto objeto intencional de abordagem pelos professores, visto que no artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) consta a oportunidade de proporcionar aos estudantes momentos de descoberta, identificação, experimentação e atendimento no que se refere aos seus dons especiais e particulares.
A) As asserções I e II são proposições falsas.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

A declaração de Jomtien é
A) fornecer diretrizes básicas para a formulação e reforma de políticas e sistemas educacionais de acordo com o movimento de inclusão social.
B) assegurar uma educação de qualidade a todos através de currículo apropriado, modificações organizacionais, estratégias de ensino, uso de recursos e parcerias com a comunidade.
C) satisfazer as necessidades básicas da aprendizagem de todas as crianças, jovens e adultos.
D) proporcionar a ampliação do conceito de necessidades educacionais especiais, incluindo todas as crianças na escola regular.
E) eliminar todas as formas de discriminação contra pessoas com deficiência e o favorecimento pleno de sua integração à sociedade.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A gestão escolar democrática-participativa tem como característica “[...] a tomada de decisões a partir de uma organização coletiva, respeitando os objetivos comuns e assumidos por todos. Ou seja, a gestão democrática da escola defende a implementação de mecanismos de descentralização administrativa, financeira e pedagógica, sendo sustentada pela eleição para dirigente escolar, atuação efetiva do Conselho Escolar e da autonomia escolar, em que cada escola atenderá às necessidades de sua comunidade escolar”.
Está correto o que se afirma em
I. O diretor e seu vice, bem como o coordenador pedagógico, devem organizar momentos de formação continuada, na própria escola, a fim de definir junto aos demais profissionais da escola a concepção pedagógica que fundamenta as práticas pedagógicas.
II. Deve haver a participação efetiva da comunidade nos processos deliberativos, não deixando que a gestão resuma-se a meros arranjos entre funcionários públicos para atendimento de interesses corporativos.
III. A seleção do diretor deve ocorrer por eleição, concurso público ou por meio de provas e/ou títulos, a fim de evitar a influência do poder executivo.
IV. Deve haver o fortalecimento do grêmio estudantil, que além de incentivar o protagonismo juvenil, apresenta-se como a voz oficial às demandas estudantis dentro da gestão escolar.
A) II, III e IV, apenas.
B) I, II, III e IV.
C) I, II e III, apenas.
D) I e II, apenas.
E) I e III, apenas.

Estudos sobre a organização do trabalho educacional dão conta de que, inicialmente, a organização e gestão escolar assumiam uma característica burocrática e tecnicista muito próxima de uma organização empresarial. Com essa organização, a escola era planejada para ser controlada, regulada. Na década de 1980, a organização educacional assume uma abordagem mais crítica e a escola passa a apresentar suas ações permeadas por relações socioculturais e políticas.
É correto o que se afirma em
I. A gestão técnico-científica tem como princípios a racionalização e a hierarquização, sendo a divisão técnica do trabalho e a centralização de poder nas mãos do diretor suas características principais.
II. A gestão autogestionária tem como um dos seus princípios a direção centralizadora e sua característica principal é valorizar as relações pessoais e as tarefas burocráticas.
III. A gestão interpretativa tem como princípio a subjetividade e sua característica principal é dedicar maior importância à ação que organiza do que ao ato de organizar.
IV. A gestão democrática-participativa tem como princípios a coletividade e a descentralização e uma das suas características é a transparência, ou seja, as decisões e ações de gestão devem ser de conhecimento público.
A) I, II e III, apenas.
B) I e II, apenas.
C) I, III e IV, apenas.
D) I, II, III e IV.
E) III e IV, apenas.

O Projeto Político-Pedagógico (ou Projeto Educativo) é o plano global da instituição. Pode ser entendido como a sistematização, nunca definitiva, de um processo de Planejamento Participativo, que se aperfeiçoa e se concretiza na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
I. O Projeto Político-Pedagógico, instrumento de natureza democrática, embora seja, em parte, teórico, não pode ser concebido de forma apartada da realidade da instituição à qual pertence.
II. A produção de um Projeto Político-Pedagógico envolve reflexões aprofundadas a respeito da concepção de educação, associada, de forma estreita, com os anseios da sociedade a que a instituição pertence.
A) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C) As asserções I e II são proposições falsas.
D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
E) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

A escola é uma instituição social que apresenta unidade em seus objetivos (sociopolíticos) e interdependência entre a necessária racionalidade no uso dos recursos (materiais e conceituais) e a coordenação do esforço humano coletivo.
Está correto o que se afirma em
I. O sistema busca constantemente a adequação de seus processos por meio de ações de melhorias.
II. O sistema é o conjunto de documentos que expressam os resultados obtidos ou fornecem evidências das atividades realizadas.
III. O sistema é um conjunto de partes integrantes, interdependentes e interativas, que formam um todo unitário com objetivo próprio e específico.
A) I, apenas.
B) I e III, apenas.
C) II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

Analise as afirmacoes abaixo e a relação estabelecida entre elas.
A respeito dessas duas afirmações, é CORRETO afirmar que
I. A alta administração elabora o planejamento estratégico.
II. O planejamento estratégico define a missão e os objetivos da organização.
A) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
B) a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
C) as duas afirmações são falsas.
D) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
E) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

A gestão democrática pode ser definida como um processo político no qual as pessoas que atuam na e sobre a escola identificam problemas, discutem, deliberam, planejam, encaminham, acompanham, controlam e avaliam o conjunto das ações voltadas ao desenvolvimento da própria escola.
É correto apenas o que se afirma em
I. implica colocar as instituições a serviço da formação qualificada dos estudantes, tendo a participação como prática cotidiana de todos os envolvidos.
II. propicia a criação de uma cultura institucional crítico-reflexiva, cujos envolvidos tenham discernimento em relação aos conteúdos que necessitam ou não para tomarem decisões sempre coletivas.
III. pressupõe a existência de líderes capazes de orientar pessoas para o desenvolvimento de ações que visem ao cumprimento de objetivos definidos por eles.
IV. efetiva-se pelo processo de construção coletiva do projeto pedagógico e de seu acompanhamento e avaliação.
A) I e III.
B) I, II e IV.
C) II, III e IV.
D) III e IV.
E) I e II.

Compreender o mundo e a sociedade em que se vive colabora de forma eficaz com o respeito ao outro e aos seus direitos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
I. Juliana salientou que as escolas devem passar a oferecer atividades e dinâmicas relacionadas aos dons e talentos dos alunos, reconhecendo as inteligências múltiplas dos estudantes das turmas, oportunizando que cada aluno seja identificado, visto e reconhecido.
II. O pilar da educação “aprender a ser” deve ser visto objeto intencional de abordagem pelos professores, visto que no artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) consta a oportunidade de proporcionar aos estudantes momentos de descoberta, identificação, experimentação e atendimento no que se refere aos seus dons especiais e particulares.
A) As asserções I e II são proposições falsas.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

O pilar da educação “aprender a ser” deve ser visto objeto intencional de abordagem pelos professores, visto que no artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) consta a oportunidade de proporcionar aos estudantes momentos de descoberta, identificação, experimentação e atendimento no que se refere aos seus dons especiais e particulares.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
I. O pilar da educação 'aprender a ser' deve ser visto objeto intencional de abordagem pelos professores.
II. O pilar da educação 'aprender a ser' deve ser visto objeto intencional de abordagem pelos professores, visto que no artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) consta a oportunidade de proporcionar aos estudantes momentos de descoberta, identificação, experimentação e atendimento no que se refere aos seus dons especiais e particulares.
A) As asserções I e II são proposições falsas.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

A declaração de Jomtien é
A) fornecer diretrizes básicas para a formulação e reforma de políticas e sistemas educacionais de acordo com o movimento de inclusão social.
B) assegurar uma educação de qualidade a todos através de currículo apropriado, modificações organizacionais, estratégias de ensino, uso de recursos e parcerias com a comunidade.
C) satisfazer as necessidades básicas da aprendizagem de todas as crianças, jovens e adultos.
D) proporcionar a ampliação do conceito de necessidades educacionais especiais, incluindo todas as crianças na escola regular.
E) eliminar todas as formas de discriminação contra pessoas com deficiência e o favorecimento pleno de sua integração à sociedade.

Prévia do material em texto

POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL
Questão 1) - 1,00 ponto(s)
A gestão escolar democrática-participativa tem como característica “[...] a tomada de decisões a partir de uma organização coletiva, respeitando os objetivos comuns e assumidos por todos. Ou seja, a gestão democrática da escola defende a implementação de mecanismos de descentralização administrativa, financeira e pedagógica, sendo sustentada pela eleição para dirigente escolar, atuação efetiva do Conselho Escolar e da autonomia escolar, em que cada escola atenderá às necessidades de sua comunidade escolar”.
GUIMARÃES, Joelma. Gestão educacional. Porto Alegre: SAGAH, 2017, p. 24.
 
A gestão democrática-participativa nas escolas está instituída por lei. No entanto, percebe-se que ainda não representa a realidade de muitas instituições. Para construir a gestão democrática em um processo de aprendizado coletivo, são necessários alguns quesitos. Tendo em vista essa realidade, analise as informações a seguir.  
 
I. O diretor e seu vice, bem como o coordenador pedagógico,  devem organizar momentos de formação continuada, na própria escola, a fim de definir junto aos demais profissionais da escola a concepção pedagógica que fundamenta as práticas pedagógicas.
II. Deve haver a participação efetiva da comunidade nos processos deliberativos, não deixando que a gestão resuma-se a meros arranjos entre funcionários públicos para atendimento de interesses corporativos.
III. A seleção do diretor deve ocorrer por eleição, concurso público ou por meio de provas e/ou títulos, a fim de evitar a influência do poder executivo.
IV. Deve haver o fortalecimento do grêmio estudantil, que além de incentivar o protagonismo juvenil, apresenta-se como a voz oficial às demandas estudantis dentro da gestão escolar.
 
Está correto o que se afirma em
A)
II, III e IV, apenas.
B)
I, II, III e IV.
C)
I, II e III, apenas.
D)
I e II, apenas.
E)
I e III, apenas.
POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL
Questão 2) - 1,00 ponto(s)
Estudos sobre a organização do trabalho educacional dão conta de que, inicialmente, a organização e gestão escolar assumiam uma característica burocrática e tecnicista muito próxima de uma organização empresarial. Com essa organização, a escola era planejada para ser controlada, regulada. Na década de 1980, a organização educacional assume uma abordagem mais crítica e a escola passa a apresentar suas ações permeadas por relações socioculturais e políticas.
 
GUIMARÃES, Joelma. Gestão educacional. Porto Alegre: SAGAH, 2017, p. 24-2 (adaptado).
 
 
Além das abordagens burocrática e crítica supracitadas, a organização e gestão escolar ainda apresentam outras modalidades, com características e princípios que norteiam as ações dentro da escola. São elas: a técnico-científica, a autogestionária, a interpretativa e a democrática-participativa.
  
Sobre essas abordagens, seus princípios e características, avalie as afirmações a seguir.
  
I. A gestão técnico-científica tem como princípios a racionalização e a hierarquização, sendo a divisão técnica do trabalho e a centralização de poder nas mãos do diretor suas características principais.
 
II. A gestão autogestionária tem como um dos seus princípios a direção centralizadora e sua característica principal é valorizar as relações pessoais e as tarefas burocráticas.
 
III. A gestão interpretativa tem como princípio a subjetividade e sua característica principal é dedicar maior importância à ação que organiza do que ao ato de organizar.
 
IV. A gestão democrática-participativa tem como princípios a coletividade e a descentralização e uma das suas características é a transparência, ou seja, as decisões e ações de gestão devem ser de conhecimento público.  
  
É correto o que se afirma em
A)
I, II e III, apenas.
B)
I e II, apenas.
C)
I, III e IV, apenas.
D)
I, II, III e IV.
E)
III e IV, apenas.
POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL
Questão 3) - 1,00 ponto(s)
O Projeto Político-Pedagógico (ou Projeto Educativo) é o plano global da instituição. Pode ser entendido como a sistematização, nunca definitiva, de um processo de Planejamento Participativo, que se aperfeiçoa e se concretiza na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar. É um instrumento teórico-metodológico para a intervenção e mudança da realidade. É um elemento de organização e de integração da atividade prática da instituição neste processo de transformação. Tem, portanto, valor de articulação da prática, de memória de significado da ação, de elemento de referência para a caminhada. O Projeto Político-Pedagógico envolve também a construção coletiva de conhecimento. 
 
VASCONCELOS, C. S. Planejamento: Projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 20 ed. São Paulo: Libertad Editora, 2010. p. 169. 
 
Sobre o Projeto Político-Pedagógico, analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.
  
I. O Projeto Político-Pedagógico, instrumento de natureza democrática, embora seja, em parte, teórico, não pode ser concebido de forma apartada da realidade da instituição à qual pertence.
 
PORQUE
 
II. A produção de um Projeto Político-Pedagógico envolve reflexões aprofundadas a respeito da concepção de educação, associada, de forma estreita, com os anseios da sociedade a que a instituição pertence.  
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C)
As asserções I e II são proposições falsas.
D)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
E)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL
Questão 4) - 1,00 ponto(s)
A escola é uma instituição social que apresenta unidade em seus objetivos (sociopolíticos) e interdependência entre a necessária racionalidade no uso dos recursos (materiais e conceituais) e a coordenação do esforço humano coletivo. Qualquer modificação em sua estrutura ou nas funções do processo organizacional se projeta como influência benéfica ou prejudicial nos demais. Por ser um trabalho complexo, a organização e gestão escolar requerem o conhecimento e a adoção de alguns princípios básicos, cuja aplicação deve se subordinar às condições concretas de cada escola.
 
LIBÂNEO, Carlos José; OLIVEIRA, João Ferreira; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez Editora, 2006.
 
A partir da concepção de gestão escolar democrático-participativa, analise os princípios a seguir. 
 
I. Relação orgânica entre a direção e a participação dos membros da equipe escolar.
II. Envolvimento da comunidade escolar, desde que ela não tenha direito a voto nas assembleias.
III. Formação continuada para o desenvolvimento pessoal e profissional dos integrantes da comunidade escolar.
IV. Utilização de informações concretas e análise de cada problema em seus múltiplos aspectos, com ampla democratização das informações.
 
É correto o que se afirma em 
A)
I, II e III, apenas. 
B)
I e III, apenas. 
C)
II, III e IV, apenas. 
D)
I e II, apenas. 
E)
I, III e IV, apenas. 
POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL
Questão 5) - 1,00 ponto(s)
Um Sistema de Gestão da Qualidade é um conjunto de atividades coordenadas, usadas para dirigir e controlar uma organização com base nas políticas e diretrizes estabelecidas para alcançar os objetivos determinados no planejamento estratégico. [...] Para uma instituição de ensino funcionar de maneira eficaz e eficiente tem de ter claro, em primeiro lugar, qual é seu negócio, sua missão, seus princípios e sua visão. Em segundo lugar, a instituição de ensino deve ser vista como um sistema.
 
COLOMBO, Sonia Simões, et al. Gestão educacional: uma nova visão. Porto Alegre: Artmed, 2007. 
 
O Sistema de Gestão da Qualidade trata a instituição como um todo e propõe uma gestão inteligente dos processos, que envolvem infraestrutura, pessoas, tecnologias, ideias,mercado, dentre outros, que são parte de um sistema. Sobre o conceito de sistema, analise as asserções a seguir.
  
I. O sistema busca constantemente a adequação de seus processos por meio de ações de melhorias.
 
II. O sistema é o conjunto de documentos que expressam os resultados obtidos ou fornecem evidências das atividades realizadas.
 
III. O sistema é um conjunto de partes integrantes, interdependentes e interativas, que formam um todo unitário com objetivo próprio e específico.
 
Está correto o que se afirma em
A)
I, apenas.
B)
I e III, apenas.
C)
II, apenas.
D)
II e III, apenas.
E)
I, II e III.
POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL
Questão 6) - 1,00 ponto(s)
Analise as afirmações abaixo e a relação estabelecida entre elas.
I. A alta administração elabora o planejamento estratégico.
                     PORQUE
II. O planejamento estratégico define a missão e os objetivos da organização.
A respeito dessas duas afirmações, é CORRETO afirmar que
A)
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
B)
a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
C)
as duas afirmações são falsas.
D)
a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
E)
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL
Questão 7 - (Enade, 2014) ) - 1,00 ponto(s)
A gestão democrática pode ser definida como um processo político no qual as pessoas que atuam na e sobre a escola identificam problemas, discutem, deliberam, planejam, encaminham, acompanham, controlam e avaliam o conjunto das ações voltadas ao desenvolvimento da própria escola, na busca da solução daqueles problemas. Esse processo, sustentado no diálogo, na alteridade e no reconhecimento das especificidades técnicas das diversas funções presentes na escola, tem como base a participação efetiva de todos os segmentos da comunidade escolar, o respeito às normas coletivamente construídas para os processos de tomada de decisões e a garantia de amplo acesso às informações aos sujeitos da escola.
SOUZA, A. R. Explorando e construindo um conceito de gestão escolar democrática. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.25, n.03, dez. 2009, p. 125-126 (adaptado).
 
Com base nos textos apresentados, conclui-se que a gestão democrática da educação
 
I. implica colocar as instituições a serviço da formação qualificada dos estudantes, tendo a participação como prática cotidiana de todos os envolvidos.
II. propicia a criação de uma cultura institucional crítico-reflexiva, cujos envolvidos tenham discernimento em relação aos conteúdos que necessitam ou não para tomarem decisões sempre coletivas.
III. pressupõe a existência de líderes capazes de orientar pessoas para o desenvolvimento de ações que visem ao cumprimento de objetivos definidos por eles.
IV. efetiva-se pelo processo de construção coletiva do projeto pedagógico e de seu acompanhamento e avaliação.
 
É correto apenas o que se afirma em
A)
I e III.
B)
I, II e IV.
C)
II, III e IV.
D)
III e IV.
E)
I e II.
POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL
Questão 8) - 1,00 ponto(s)
Compreender o mundo e a sociedade em que se vive colabora de forma eficaz com o respeito ao outro e aos seus direitos. É no aprender a ser que se constitui a busca pela compreensão do outro. Passando a descoberta do outro, necessariamente, pela descoberta de si mesmo é que se anseia por uma educação capaz de promover o respeito à diversidade das culturas e formas de reconhecer e reconhecer-se no mundo. Já que a educação escolar é a forma predominante de formação humana, é no espaço escolar, no espaço mesmo da educação como a defendemos que será possível a transformação que almejamos. Aprender a viver juntos e aprender a ser são saberes os quais, desenvolvidos a partir do ideal de educação humanista, têm condições de serem agentes de transformação.
 
MIRA, A. P. de; FOSSATTI, P.; JUNG, H. S. A concepção de educação humanista: interfaces entre a Unesco e o Plano Nacional de Educação. Acta Scientiarum Education, Maringá, v. 41, n. 1, jan. 2019 
 
Dado o exposto, considere a situação a seguir.
 
Em uma aula do curso de pedagogia, a professora explicou que existem algumas escolas de educação básica que ignoram as diferenças entre os alunos, que alguns professores não consideram as questões étnicas, de sexualidade, o meio social e a realidade em que cada aluno vive, os dons e talentos de cada um.  Ao final da aula, ela pediu que a aluna Juliana estudasse sobre o pilar da educação “aprender a ser” e também lesse a LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para apresentar uma aula invertida sobre a temática na aula seguinte.
 
Considerando a apresentação de Juliana, após sua leitura sobre a LDB e os pilares da educação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. Juliana salientou que as escolas devem passar a oferecer atividades e dinâmicas relacionadas aos dons e talentos dos alunos, reconhecendo as inteligências múltiplas dos estudantes das turmas, oportunizando que cada aluno seja identificado, visto e reconhecido.
 
PORQUE
 
II. O pilar da educação “aprender a ser” deve ser visto objeto intencional de abordagem pelos professores, visto que no artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) consta a oportunidade de proporcionar aos estudantes momentos de descoberta, identificação, experimentação e atendimento no que se refere aos seus dons especiais e particulares.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. 
A)
As asserções I e II são proposições falsas.
B)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
C)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL
Questão 9) - 1,00 ponto(s)
Os cenários, em geral, são utilizados nos processos decisórios de grandes organizações e instituições governamentais e até para planejar uma pequena empresa. Qual a função da análise de cenários em planejamento estratégico?
A)
Utilizar cenários como forma de auxílio no estabelecimento de planejamento estratégico, ajudando a projetar cenários negativos, onde se prevê a pior situação possível para o negócio.
B)
Utilizar cenários como forma de auxílio no estabelecimento de planejamento estratégico possibilita identificar as prováveis situações e configuração do ambiente, ajudando o gestor a estabelecer um posicionamento mais favorável e realista.
C)
Utilizar cenários com forma de garantir a visibilidade econômica ao planejamento estratégico, quando o cenário se mostra negativo ao negócio.
D)
Utilizar cenários como forma de auxílio no estabelecimento de planejamento estratégico, ajudando a projetar cenários positivos onde se imagina a melhor situação possível para o negócio.
E)
Utilizar cenários como forma de orientação ao planejamento estratégico apenas para identificação de ameaças e oportunidades.
POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL
Questão 10) - 1,00 ponto(s)
A Declaração de Jomtien é um documento elaborado na Conferência Mundial sobre Educação para todos, realizado na cidade de Jomtien na Tailândia. A Declaração fornece definições e novas abordagens sobre as necessidades básicas de aprendizagem, tendo em vista estabelecer compromissos mundiais para garantir a todas as pessoas os conhecimentos básicos necessários a uma vida digna, visando a uma sociedade mais humana e mais justa.
 
O principal objetivo da Declaração de Jomtien é
A)
fornecer diretrizes básicas para a formulação e reforma de políticas e sistemas educacionais de acordo com o movimento de inclusão social.
B)
assegurar uma educação de qualidade a todos através de currículo apropriado, modificações organizacionais, estratégias de ensino, uso de recursos e parcerias com a comunidade.
C)
satisfazer as necessidades básicas da aprendizagem de todas as crianças, jovens e adultos.
D)
proporcionara ampliação do conceito de necessidades educacionais especiais, incluindo todas as crianças na escola regular.
E)
eliminar todas as formas de discriminação contra pessoas com deficiência e o favorecimento pleno de sua integração à sociedade.
Eu estou ciente que as alternativas selecionadas ou não selecionadas, quando houver, são ações que estão sob minha responsabilidade.
Para enviar as respostas da avaliação é obrigatório preencher a "Chave de Envio" informada abaixo e clicar em "Finalizar"

Mais conteúdos dessa disciplina