Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANA
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
3
2 DESENVOLVIMENTO
4
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS …..................................................................................8 
REFERÊNCIAS............................................................................................................9
1 INTRODUÇÃO
Esse portifolio tem como objetivo discorrer sobre a gestão escolar democrática com o auxílio das ferramentas digitais em seu ambito. Essa abordagem tem como referência uma situação geradora de aprendizagem ocorrida na “escola estadual Mario Quintana” que busca uma solução através do apoio da comunidade escolar e utilização de recursos digitais.
Para isso abordaremos as especificidades da gestão e sua ideia de atuação escolar, e em seguida o surgimento da tecnologia no mundo pedagógico e como inrega-las em prol do avanço escolar.
A escola vem se adaptando cada vez mais com a inserção da tecnologias em todos os ambientes, e na area da gestão não deve ser diferente, por isso utiliza-la como aliada para nos dar um suporte que facilite nossa atuação é inteligente, necessário e inovador.
Em tempos que carregamos varias funções digitais na palma da mão, deve-se buscar um avanço e deixar de lado o ensino rigido e limitado assim como a sua administração. Por isso é indispensável buscar apoio nesta ferramenta que esta em constante mudança e avança diariamente, seus benefícios na comunidade escolar auxiliam gestores, professores e alunos, e deve ser usado de maneira consciente.
As tecnologias da informação vem provocando mudanças nas salas de aula, instiga os interesses do aluno em aprender e prende sua atenção. Sua integração esta vinculada a política de equidade e devem ser aproveitadas como uma janela de oportunidades do ambiente pedagógico.
2 DESENVOLVIMENTO
A gestão escolar possui dois enfoques que devem ser integrados atualmente, para alcançar uma gestão escolar eficiente. Para isso é preciso integrar administração concisa e democracia como duas faces da gestão garantido qualidade total e participação coletiva. 
Para gerir uma escola com qualidade administrativa, deve-se pensar em alguns pontos. O primeiro deles é a estrutura organizacional da escola, que dispoe das funções escolares como um todo e que devem estar contidas em seu regimento. O segundo ponto trata sobre o conselho da escola, que devem ser compostos de 50% da escola e 50 % de usuários, eleitos para deliberar, discutir e fiscalizar assuntos pertinentes a escola. O próximo ponto é a direção, deve-se dirigir todas as atividades da escola, auxiliado por seus componentes e embasados na legislação. O quarto ponto a ser pensado é o setor administrativo que trata de documentos, atendimento ao publico, e serviços auxiliares. O ponto seguinte refere-se ao setor pedagogico, professores, coordenador, psicologos, responsáveis por ministrar e planejar as aulas. O sexto ponto diz respeito a instituições auxiliares, algumas instituições mantém gremio estudantil ou associações de pais como apoio integrado a escola. O ultimo ponto é o corpo docente que tem como objetivo ensinar.
“A condição básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de periódicos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar. (FRAUCHES; FAGUNDES, 2012, p. 64). “
Gerir por tanto implica em processos de tomadas de decisões em todos os ambitos, é a realização do trabalho e a coordenação do esforço coletivo, com ações racionais que implicam em resultados, utilizados de instrumentos como: planejamento, organização, direção, formação continuada e avaliação para atingir os seus objetivos .
No mundo contemporâneo gerir requer um novo olhar, o que ressalta a importância em nos aprofundarmos nos estudos de politicas publicas, com isso vemos que a escola atual requer outros tipos de iniciativas para atender as novas necessidades da escola.
“Nesta era da informação e comunicação, que se quer também era do conhecimento, a escola não detém o monopólio do saber. O professor não é o único transmissor do saber e tem de aceitar situar-se nas suas novas circunstâncias que, por sinal, são bem mais exigentes. (ALARCÃO, 2007, p.15 )
Com isso percebe-se mudanças significativas no ambiente escolar, como o uso de tecnologias digitais, as famosas TICS no meio pedagógico que exige a aquisição de novas experiências, habilidades e competências, além de criar dilemas nos momentos de tomada de decisão. 
[...] ao ter acesso as tecnologias da informação e sua transformação em conhecimento durante todo o período escolar, os alunos serão posteriormente agentes de mudança nos diversos setores ao influir naturalmente no uso destas; o uso adequado destas tecnologias estimula a capacidade de desenvolver estratégias de buscas, estimula o desenvolvimento de habilidades sociais, a capacidade de comunicar efetiva e coerentemente, a qualidade da apresentação escrita das idéias, permitindo a autonomia e a criatividade. (MERCADO, 2002, p.26) 
As primeiras ideias de utilização na escola surgiu na decada de 60, por Ricardo Nassif, com a finalidade de tornar a comunicação pedagógica mais dinâmica. Tempos depois as ideias e concepções de como aplica-los mudam, e por influência do baheveorismo, passou a ser utilizado como feedback, onde os professores utilizavam da ferramenta das midas digitais para o controle de resultados no processo de modelagem de comportamento.
Essa nova interação diaria das tecnologias digitais como ferramenta de apoio em atividades rotineiras do nosso dia a dia, integrou-se a escola e influenciou um novo contexto pedagógico, que possibilita ricas e inovadoras abordagem educativas nesse contexto. Apesar disso ainda é comum encontrar pais de alunos que alegam não saber lhe dar com ferramentas tecnológicas, principalmente na população mais carente, por isso algumas escolas optam por realizar oficinas e palestras que informam um pouco mais sobre esse assunto a fim de adapta-los ao novo cenário.
Uma alternativa de integrar escola, alunos, pais e instituições auxiliares é através do jornal digital. Com ele é possível compartilhar informações e notícias pertinentes a escola, alem de compartilhar registros de projetos, oficinas e trabalhos escolares. Há ainda a possibilidade de manter um espaço aberto a sugestões, criticas e elogios, possibilitando mudanças positivas que melhoram a qualidade de atuação da escola, e que aproximam a comunidade escolar dos conteúdos e assuntos pertinentes a rotina diaria da educação.
JORNAL DIGITAL 
	OBJETIVOS
	Facilitar a comunicação e o compartilhamento de informações entre todos os membros da comunidade escolar.
Possibilitar um espaço aberto e de livre acesso para apresentação de ideias e sugestões.
Promover a interação digital como ferramenta de apoio para o ambiente pedagógico.
	JUSTIFICATIVA 
	O jornal digital promove um acesso facilitado, para que toda a comunidade escolar mantenham-se informados sobre assuntos pertinentes a escola como, matriculas, rematriculas, reuniões projetos, retiradas de boletim, etc.
Facilita também o esclarecimento de duvidas, discussões sobre criticas e ideias, na palma das maos e sem sair de casa.
	ESTRATÉGIAS
	Para a implementação do jornal, deverá ser realizada uma reunião para definir a estrutura do site e quais tematicas e assuntos serao realizados.
Depois de traçarem as informações, deverá ser criado o site e uma pagina nas redes sociais paradivulgações dos temas. O site deverá conter informações como endereço, telefone, link para redirecionamento para rede social, quais serão as series que são disponibilizadas na escola, aba para divulgação de projetos e chat de ouvidoria com espaço para criticas, sugestões e elogios. E aba de notícias.
	FORMAS DE DIVULGAÇÃO
	Sera utilizado um web site e uma pagina de rede social para implementação do jornal. Uma guia deve ser impressa e colocada no mural da escolasempre que houver atualização.
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
As tecnologias digitais estao presentes na nossa rotina diaria, e facilitam a execução de tarefas. No meio pedagógico não é diferente as tics abrem um leque de possibilidades que enriquecem, facilitam e instigam o aprendizado, possibilitando uma aula dinâmica e criativa.
A gestão escolar também pode se beneficiar das tecnologias digitais principalmente na participação democrática, onde deve abusar do uso de ferramentas digitais como aplicativos e web sites que facilitam a comunicação entre os membros envolvidos na escola, além de servir como forma de divulgação de informações de maneira rapida e eficiente.
O jornal digital é uma excelente forma de divulgação, ele possibilita acesso a notícias, registro de oficinas, festividades do conforto de casa, no intervalo do trabalho, otimizando tempo, economizando transporte, e facilitando aos pais, responsaveis e a comunidade escolar o acesso a informações simples como matrículas, mensalidades, sem que tenham a necessidade de deslocar-se. Possibilita ainda aos pais a possibilidade de acompanhamento da rotina de atividades diarias dos seus filhos através de registros fotográficos.
REFERÊNCIAS
LIBANEO, José carlos.O sistema de organização e gestão da escola. Teoria e pratica. 4 edição. Goiania. Alternativa. 2001. Disponível em: http://www.faal.com.br/arquivos/complm/semana2texto4.pdf Acesso em: 11/08/2021
MARTINS, Angela Maria; Machado, Cristiane. Mediação de conflitos em escola: entre normas e percepções docentes. Caderno de pesquisa. 2016. Vol.46, n 161. Disponível em: https://doi.org/10.1590/198053143798 Acesso em: 11/08/2021
VEIGA, Lima passos Alencastro. Revista Retratos da escola. v.7, n.12. Pag. 159-166. Brasília. 2013. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/articie//view/270/446 Acesso em 12/08/2021
OLIVEIRA, Elaine de Abel; Meyer, Patrícia. JORNAL ELETRÔNICO ESCOLAR: UMA NOVA ABORDAGEM DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO. Congresso nacional de educação. São carlos. 2008. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2008/639717.pdf Acesso em: 12/08/2021
“UMA GESTÃO PARTICIPATIVA EM AMBIENTES DIGITAIS”
O PAPEL DA GESTÃO PARTICIPATIVA E AS MIDIAS COMO FERRAMENTA DE AUXILIO NO PROCESSO DE DIVULGAÇÃO
Trabalho de pedagogia apresentado como requisito parcial para a obtenção de média bimestral de todas as disciplinas.
Orientador: Prof. 
Ilheus
2021
EMILIANA calheira de araujo sousa
GLEISIELE CONCEIÇÃO SANTOS
MILENA SOUSA MENDES
RAMAYANA CAÍRES silva chaves
Ilheus
2021
EMILIANA calheira de araujo sousa
GLEISIELE CONCEIÇÃO SANTOS
MILENA SOUSA MENDES
RAMAYANA CAIRES silva chaves
PEDAGOGIA
“UMA GESTÃO PARTICIPATIVA EM AMBIENTES DIGITAIS“
O PAPEL DA GESTÃO PARTICIPATIVA E AS MIDIAS COMO FERRAMENTA DE AUXILIO NO PROCESSO DE DIVULGAÇÃO

Mais conteúdos dessa disciplina