Leia o texto a seguir:
As emissoras de radiojornalismo que se inseriram na rede mundial de computadores passaram a apostar em novos perfis de ouvintes, pois o jornal não está mais acessível apenas para a sua comunidade, mas o mundo tem acesso às suas informações e esse jornal, antes considerado um radiojornal local, agora é acessado em várias partes do mundo e pelas mais diferentes culturas e pessoas.
Mas o que torna esse radiojornal diferente dos tradicionais é a forma como a notícia é capturada, produzida e apresentada ao ouvinte. O radiojornalismo na internet apresenta ao ouvinte uma interatividade, que não é vista nos rádios convencionais. Ao ouvir um jornal pela internet o cidadão pode ler alguma outra informação que a emissora postou no site a respeito da notícia, muitas emissoras exibem vídeos capturados sobre o fato para dar ao ouvinte, que acaba se confundindo com leitor e expectador, uma noção mais abrangente sobre a notícia.
O radiojornalismo na internet compete com a própria mídia digital, hoje muitos internautas acabam sabendo das notícias primeiro através da web e o rádio acaba ficando em segundo plano na divulgação da informação. O radiojornalismo na internet surgiu para competir com a web e ganhar dela, pois enquanto os jornais on-line se detêm no texto, os sites das webrádios aliam texto e som, o que agrada sempre ao ouvinte.
Fonte: GOMES, Adriano; SANTOS, Emanoel. O radiojornalismo em tempos de internet. Natal, Editora da UFRN, 2017, pág. 63.
Considerando o texto acima e conceitos sobre o radiojornalismo na internet, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Com a proliferação de webrádios e outros veículos na internet, o trabalho dos jornalistas de rádio também mudou, levando muitos profissionais e buscarem novas fontes de informações e a necessidade de uma maior checagem de dados, da veracidade e confiabilidade das fontes.
PORQUE
II. A relação com os ouvintes de rádio também mudou na internet, permitindo que o público interaja e participe de várias formas, utilizando canais como as redes sociais, gravando e enviando áudios com sugestões e reclamações, tornando a cidadania mais ativa.
A respeito dessas asserções e a relação entre elas, assinale a opção correta:
Grupo de escolhas da pergunta
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Ed
há 2 meses
Vamos analisar as asserções: I. Com a proliferação de webrádios e outros veículos na internet, o trabalho dos jornalistas de rádio também mudou, levando muitos profissionais a buscarem novas fontes de informações e a necessidade de uma maior checagem de dados, da veracidade e confiabilidade das fontes. Essa afirmação é verdadeira, pois a internet trouxe novas dinâmicas e desafios para o jornalismo, exigindo mais rigor na checagem de informações. II. A relação com os ouvintes de rádio também mudou na internet, permitindo que o público interaja e participe de várias formas, utilizando canais como as redes sociais, gravando e enviando áudios com sugestões e reclamações, tornando a cidadania mais ativa. Essa afirmação também é verdadeira, já que a interatividade proporcionada pela internet realmente transforma a relação entre ouvintes e emissoras. Agora, vamos avaliar a relação entre as duas asserções. A asserção II pode ser vista como uma justificativa para a asserção I, pois a mudança na relação com os ouvintes e a necessidade de checagem de informações estão interligadas no contexto do radiojornalismo na internet. Portanto, a alternativa correta é: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade